Piquet, 15

SÃO PAULO (tirou de letra) – Efemérides, efemérides… Ontem, dia 7, fez 15 anos do acidente de Piquet em Indianápolis. Ele quase perdeu as pernas, mas no ano seguinte voltou, de muletas, para desafiar o oval mais famoso do mundo.

Cobri as duas corridas, mas como a batida aconteceu nos treinos, em 1992, eu não estava lá ainda. Em 1993, quando chegou no grid, Nelson me jogou o boné vermelho com patrocínio da Arisco, troféu que guardo com muito carinho, embora seja o “reserva”. É porque um cabra safado passou a mão no tal boné na sala de imprensa, mas fui às garagens da equipe quando Nelson abandonou e pedi outro.

Esse, guardei direitinho.

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
walter
walter
16 anos atrás

Quando chega a vez, não tem jeito.
Se não chega a vez, não precisa se preocupar.
As batidas de Piquet, Berger e Alboreto na Tamburello são tão ou mais horríveis que a do Senna. Mas nenhuma peça bateu no crânio deles.
A batida de Regazzoni em Long Beach não foi pior que essa do Piquet, mas ele ficou paraplégico.
É bom que o Piquet tenha escapado dessa com pernas e pés.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Somente na Tamburello os acidentes de Berger e Piquet já são mais violentos que o do Senna.
Senna jamais teria morrido se a peça da suspensão não tivesse voado no capacete.
Esse acidente em Indy, por exemplo, nada pegou a viseira do Piquet, apesar da quantidade de metal que voou.
Ou seja, Senna foi fatalidade mesmo.

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
16 anos atrás

Foto incrível…
Ainda bem que machucou só os pés…poderia ter sido bem pior !

carburando
carburando
16 anos atrás

Nao se trata de truque: o capacete está bem perto do muro mesmo. o Piquet nao morreu porque o carro dobrou e nao se partiu e assim dando a impressao de ter ´´entrado´´no muro. que porrada nervosa essa!!

Enhoquem Massa
Enhoquem Massa
16 anos atrás

Eu vi lá da janela do motel em que estavamos a cena toda, foi muito pior do que vcs imaginam! Daqui de cima a visao é total.

Kapetta
Kapetta
16 anos atrás

O Senna morreu num acidente aparentemente menos grave… e o Piquet só está mancando um pouco… isto prova uma coisa: VASO RUIM NÃO QUEBRA !!! EH EH EH…

Tatú
Tatú
16 anos atrás

Se tivesse acontecido o pior, vocês sabem do que eu tô falando e graças a Deus que não aconteceu, será que teria tido tudo aquilo que aconteceu na passagem do Senna, e que a Globo tão bisonhamente explorou ? Acho que não. Longa vida ao Nelson e descanse em paz Ayrton.

Tatú
Tatú
16 anos atrás

Outra coisa. Essa imagem é impressionante pra c…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Helio, desculpe, mas você viu o vídeo?
Ele não jogou o carro no muro não, ele rodou para o lado certo, mas o carro rodou muito rápido, virou a mais e bateu de frente.

Marcog
Marcog
16 anos atrás

Seabra, WTF !!!

Fui pro motel no dia que o Senna morreu… triste bagaray, mas, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa…..rsrsrs

José A. Matelli
José A. Matelli
16 anos atrás

Há quem diga que foi um furo no pneu. Seja lá o que for, mostra como essas coisas eram para homens. Hoje em dia, são para meninos que chegam conhecendo as pistas pelo videogueime…

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Helio,

Na verdade não foi vacilo do Piquet, mas sim um reflexo condicionado que ele trouxe dos circuitos mistos que é sempre de corrigir o carro quando a traseira desgarra. Acaba sendo um movimento instintivo.

Helio
Helio
16 anos atrás

acho que o Piquet vacilou. tentou corrigir o carro , só que em oval isso só serve para que o carro bata de lado ou de frente no muro . se ele deixasse como estava , batia de traseira e não se machucava. faltou experiencia em ovais para ele mas sobrou sorte

Neno
Neno
16 anos atrás

Nelson deu férias para os seus pés KKK (lembram do anúncio de rider onde ele dizia isso?)

Morcego
Morcego
16 anos atrás

O video da mega porrada:

http://www.youtube.com/watch?v=cW-dSwYlQLE

Realmente a foto é assustadora. Um milagre mesmo salvou o Piquet…

Caio, o de Santos
16 anos atrás

Vídeo do golpe, da Arisco e do Blog do Estadão, ainda hoje, na Confraria!

Toskos
Toskos
16 anos atrás

Seabra, por acaso você voltou no motel ? Acompanhado, quero dizer.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
16 anos atrás

A foto é realmente impressionante. Me lembro que eu estava indo pro motel, muitissimo bem acompanhado, quando houvi a notiica no radio do carro: imediatamente voltei, deixzei a gata em casa e fui para a minha casa para ver as noticias na TV …
Entretanto, esta foto deve ter sido tirada momentos após o choque, com o carro já tendo girado cerca de 45°, dado que o angulo de ataque no muro foi bem menor.
De qualquer forma o Nelson sobrevivu por milagre !!! Graças a Deus.
Dificil dizer que o Nelson errou…a teroria da epoca é que, ao ver um pedaço de metal solto na pista, a direção de prova acendeu a luz vermelha de interrupção do treino, e o Nelson desacelerou para entrar no box (era a curva antes da entrada..). Sob efeito da desaceleração o carro escorregou e o Nelson teria tentado corigir. Os experientes de Indy recomendam que, quando a traseira sai, deve-se virar o volante pra dentro e deixar rodar, que é pro carro vir para o lado interno da pita e perder velocidade rapido. Este é o grande risco de Indy para os que não tem experiencia lá: tentar corrigir e chicotar para o muro. O Mansel teve um acidente similar, nos primeiros trinos em oval, só que som consequencias…
Grande Nelson, um dos meus (poucos) idolos !!!!

Antonio

Mandrake
Mandrake
16 anos atrás

A foto é realmente imrpessionante.

E o Piquet estava indo bem nos treinos… tinha tudo pra dar um pau nos americanos.

Além dele ter sido um gênio como piloto, uma outra coisa q não se pode negar é o bom gosto pra mulher: só casou com gatas!

jovino
jovino
16 anos atrás

Dá a impressão que o carro entra dentro do muro. É realmente impressionante como ele escapou dessa e ainda anda normalmente. Veloz, um dia deste o Nelson estava no encontro de motos no Terraço Shopping desfilando com uma das motos que ele comprou naquela loja de motos que você o conheceu. O cara é mesmo do ramo.

Jovino

cassio souza
cassio souza
16 anos atrás

Ainda lembro deste dia como se fosse hoje .
Cheguei à noite na escola apos um dia inteiro de trabalho um amigo me deu a noticia .
Na hora matei a terceira aula e fui na cantina ver o Jornal Nacional .
Graças a Deus o pior não aconteceu .
Agora tem duas curiosidades :
1 – O Piquet utilizava este dia o #27 , o mesmo do Vilineuve quando morreu em 1982 .
2 – Os três grande campeões brasileiros na F-1 sofreram acidentes graves na carreira ( Emerson , Piquet e Senna ) .
Infelizmente somente dois sobreviveram .

José Antonio Samora
José Antonio Samora
16 anos atrás

Fiquei impressionado ao ver esta foto e ver que a cabeça/capacete está muito próxima do muro.
Voce também viu?

Kirk
Kirk
16 anos atrás

Como muitos aqui fiquei chocado quando soube do acidente. Fiquei colado na TV pra receber mais noticias. Estava aguardando a 500 milhas daquele ano com ansiedade ja que o Piquet estava andando bem nos treinos e ai… achei que ele ia ter sorte de sobreviver, e que nao tinha como salvarem as pernas dele, mas o Dr. Terry Tramel (e’ assim que se escreve o nome dele) fez um verdadeiro milagre, que permitiu ao Nelsao continuar pilotando quando lhe dava vontade. Cirurgiao de primeira.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

O que mais impressiona no Piquet é o espírito dele. Ele é o tipo de home que sempre tive medo de ser.

Hägar, o Horrível.
Hägar, o Horrível.
16 anos atrás

HOJE!!!!!

Hägar, o Horrível.
Hägar, o Horrível.
16 anos atrás

Ao Clone do Ceregatti,

OS carros da CART, hoje ChampCar, até hoge só usam nas suspensões METAL e nada de fibra de carbono ou kevlar. O metal ao qual o Ceregatti falou foi este, vê se aprende.

Episcopo
Episcopo
16 anos atrás

Me lembro de quando vi este acidente na tv ! Bateu uma tristeza enorme de imaginar que a carreira (e talvez a vida) de um dos pilotos que mais admiro tinha se encerrado…
Ainda bem que o cara é e sempre foi durão, e que como disseram abaixo, a dona encapuzada não tinha conseguido o visto para os EUA naquele dia…
Vida longa ao Mestre !!!

Dú
16 anos atrás

Não sei se tinha lata junto, mas uma vêz no Jô o Nelson mostrou umas fotos. Aquele monte de carne o açougueiro daqui punha pra moer que não servia mais para nada. No livro ele conta da recuperação, morfina e tal, o cara sofreu. Mas dai, descobriu o sistema de rastreamento, criou a Autotrac. Tal história, há males que vem para o bem. Piquet nos pancão era chegado em bater a cebeça !!! Na tamburello tbm encheu o casco no muro. Sobre motos, no site da Truck, http://www.formulatruck.com.br/noticias.php?id=86/ tem esta história de uma pequena viagem.. Grande Nélson Piquet.

Claudio Cereargatti
Claudio Cereargatti
16 anos atrás

Como esse Ceregatti é mentiroso, “recortaram o metal junto com a perna”, quando naquela época os carros já eram de fibra de carbono…

Marcog
Marcog
16 anos atrás

Fabio, o angulo da “porrada”, somado ao fator “barra da suspensão” foram determinantes para diferenciar um acidente do outro.

Ainda que acertando o muro de frente, o carro do Piquet sofre menos com a desaceleração do que aconteceu com Senna, e sem o agravante do ricochete que a cabeça do Ayrton sofreu com o golpe da barra da suspensão.

Chegou a hora de um, e ainda não era a hora do outro. Prefiro pensar assim.

Fabio
Fabio
16 anos atrás

O destino é interessante… acidente por acidente, esse foi muito mais grave que o do Senna (as fotos não deixam dúvidas). Mas, para a sorte do Piquetzão, a dona encapuzada não conseguiu visto para entrar nos EUA nesse dia.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
16 anos atrás

A foto é impressionante mesmo. Seria mais uma tragédia brasileira no automobilismo. Que bom que Piquet está vivo, com toda sua ironia e sagacidade.

Felipaoabc
Felipaoabc
16 anos atrás

Concordo com o Felipe Maciel. Essa foto é muito impressionate…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Lembro que vi essa foto muito tempo depois do acidente.
É realmente impressionante, e tem uma outra que o resgate está chegando e o capacete está meio torto na cabeça, todo desengonçado.
Não sei se é verdade, mas ouvi dizer que moeu tanto a frente do carro, que cortaram tudo junto ao redor do que sobrou das pernas e pés dele, e foi tudo num pacote só pro hospital, uma massa de metal retorcido e uma massa de carne moída.
Diziam que a primeira operação serviu apenas para separar o que era perna e o que era metal…
Mas mesmo assim, com tudos esses agravantes o cara está aí, cada vez mais velho.
E cada vez com a língua mais ferina.
Haja Piquet, um sobrevivente.

Marcog
Marcog
16 anos atrás

Me expressei mal aí embaixo:

Perguntei ao FG o que ele achava DA NOTÍCIA, não do fato de eu ler as colunas do Lívio….

Marcog - fugindo só
Marcog - fugindo só
16 anos atrás

Nos primórdios do WarmUp, eu era assinante do Estadão e sempre lia a coluna do Livio. Um dia, mandei um e-mail pro FG perguntando o que ele achava disso, pois tinha lido uma notícia no Warmup que era razoavelmente conflitante.

A resposta, “a la Gomes”, foi algo do tipo: ” – Bem feito, quem mandou ler o que ele escreve ?”

Depois dessa, acabei por tomar duas decisões na vida:

1 – Acabei, aos poucos, deixando de ler as notícias de F-1 do Estadão

2 – Nunca mais mandei e-mail pro FG… visto que pouco tempo antes já tinha tomado outra dessas…

Felipe Maciel
Felipe Maciel
16 anos atrás

Essa imagem me impressiona mais que o próprio vídeo do acidente. Nossa…

Júnior
Júnior
16 anos atrás

Esse é um dos motivos as quais eu não gosto de oval. Machucou, causou dano físico, matou, não é comigo. A velocidade, plasticidade das imagens, são impressionantes na Indy. As 55Milhas já matou muita gente. Tá louco, rapaz! Não gosto de ver desgraça alheia.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Esta imagem é impressionante.

Fugindo do tema
Fugindo do tema
16 anos atrás

Fuga espetacular do tema…….
Vocês viram a repercursão da Coluna do FG sobre a STOCK…????
Se não então leiam a coluna do LIVIO ORICHIO no http://www.estadao.com.br….
De preferência deixem alguns comentários lá….
Voltamos a nossa programação normal….
Fui

Fabio
Fabio
16 anos atrás

K-C-TA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Antonio Vieira
Antonio Vieira
16 anos atrás

Estréia em Indianápolis, com um dos melhores tempos, e acontece uma m… dessa! Não fosse isso ele até poderia ter a vitória no currículo. Mal menor, pelo menos ainda está entre nós. E ainda mais: depois desse milagre ele ainda teve coragem de pilotar muitos outros carros, desde Indianápolis até Le Mans. Saudades, Piquet!

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Foi terrivel este dia , nos dias anteriores a Bandeirantes estava fazendo uma cobertura sobre a prova em que todos os dias a noite tinha um especial ,e o Piquet estava muito bem humorado ,fez varias entrevistas , e estava muito rapido , só havia duvidas sobre a confiabilidade do motor Buick.
Uma pena ,pois seu substituto Al Unser Pai ,terminou em terceiro a corrida.

Hägar, o Horrível.
Hägar, o Horrível.
16 anos atrás

Alessandro,

A gente vê que seu comentário é de alguém que não conhece e nem sabe a história desse piloto. Vai pesquisar um pouquinho.

Alessandro
Alessandro
16 anos atrás

Esse acidente deve ter afetado a cabeça dele…
ele só fala %!$&#

Marcio-RJ
Marcio-RJ
16 anos atrás

Que porrada bem dada hein!!?? Ainda bem que hoje em dia só manca um pouco.
Grande Piquet!!!!

Fabio Domingues
Fabio Domingues
16 anos atrás

Muito bruto este acidente….. a foto impressiona…. e saber que ele tá aí…..

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Basta vêr pela foto que até na hora do porrão o cara foi macho.
E hoje está andando, mancando um pouco só da perna esquerda, mas se quiser ainda acelera mais que a maioria dos pilotinhos “frufrus” atuais.
E ainda, prá humilhar de vêz os humildes kagões, acelera uma moto como poucos e encara facil mais de 250 km “Sem tirar a mão, enrolando o cabo até o talo, só parando prá encher o tanque e páu de novo”, segundo ele mesmo me disse a 3 meses atrás, portanto, 15 anos depois dessa foto horrivel aí de cima.
Grande Lord Nelson, esse é macho.

Ângelo Mello
Ângelo Mello
16 anos atrás

Qdo ouvi a notícia no plantão da Globo estava meio dormindo e não entendi direito… fiquei torcendo pra que fosse o Emmerson e não o Piquet o “piloto brasileiro” de que falava a notícia. Claro, não me orgulho disso, mas serve pra demonstrar o tanto que eu sempre fui fã do Piquet. Tb chorei muito nesse dia. Realmente, ele escapou por milagre. E sempre me impressionou como ele teve coragem de voltar a Indy apenas um ano depois e não toitalmente recuperado do acidente. Por essas e outras que sou um fã incondicional do Piquet, do Zanardi e de outros heróis das pistas.

gilles
gilles
16 anos atrás

um dos cinco melhores mais conhecido como o quinto melhor