Rato na ESPN

SÃO PAULO (imperdível, como se diz) – A ESPN (internacional) apresenta hoje em primeira exibição o programa “Perfis”, às 19h30, inteirinho sobre Emerson Fittipaldi.

O Rato dá uma entrevista exclusiva, fala sobre tudo e mais um pouco, e ainda tem sua trajetória contada e comentada por personalidades como Tony Kanaan, Christian e Wilson Fittipaldi, Raul Boesel, Celso Itiberê, Chico Rosa e um tal de Flavio Gomes.

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

Giancarlo Baghetti correu em duas provas extracampeonato em 1961, antes de estrear no Mundial de Pilotos no GP da França, com uma Ferrari 166 V-6 da equipe Federazione Italiana Scuderie Automobilistiche:

Em 25/04/1961 ele venceu o GP de Siracusa, que foi disputado pelas principais equipes da categoria.
Resultado:
1 – Giancarlo Baghetti – Ferrari 166
2 – Dan Gurney – Porsche 718/2
3 – Joachin Bonnier – Porsche 718/2
4 – Jack Brabham – Cooper T-55
5 – Roy Salvadori – Cooper T-53 (Yeoman Credit)
6 – Jim Clark – Lotus 18
7 – Lorenzo Bandini – Cooper T-51 (Centro Sud)
8 – Stirling Moss – Lotus 18 (Rob Walker)
Não terminaram:
Innes Ireland – Lotus 18
John Surtees – Cooper T-53 (Yeoman Credit)
Graham Hill – BRM P-48/57
Tony Brooks – BRM P-48/57

Em 14/05/1961 ele venceu o GP de Nápoles, desta vez correndo apenas contra equipes e pilotos particulares sem muita expressão:
Resultado:
1 – Giancarlo Baghetti – Ferrari 166
2 – Gerry Ashmore – Lotus 18 (Tim Parnell Racing)
3 – Lorenzo Bandini – Cooper T-51 (Centro-Sud)
4 – Ian Burgess – Lotus 18 (Camoradi International)
5 – Roberto Bussinelo – DeTomaso-Osca S-4
6 – Bernard Collomb – Cooper T-53
7 – Roy Salvadori – Cooper T-53 (Yeoman Credit)
8 – Tim Parnell – Lotus 18 (Tim Parnell Racing)

Ricardo Cunha

Antonio Seabra
Antonio Seabra
17 anos atrás

Coroinha,

Embora a estoria do Baghetti esteja realmente nos anais da F1 como ainda não igualada, existe um fato: o Baghetti já tinha participado de diversas provas de F1 extra campeonato, com a Ferrari . Inclusive acho que ele já tinha ganho uma destas provas extra campeonato, que, naquela epoca haviam muitas (quem tiver registro de estatisticas pode verificar). A pouco tempo a Autosprint trouxe uma materia sobre estes GPs extra campeonato, e houve alguns anos em que o n° de provas extras foi maior do que o n° de provas oficiais !
Antonio

MarcioVS
MarcioVS
17 anos atrás

gostei do programa. Pena que foi curto.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Todos os três brasileiros que conseguiram ser campeõs mundias têm sua importância, e merecem nosso respeito.
Preferências à parte, devemos externar nossa profunda gratidão pelo que Emerson fez. Ele simplesmente abriu as portas do automobilismo internacional para os que vieram após. E aqui vai o meu “muito obrigado, RATO !”

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
17 anos atrás

Corridas de Emerson Fittipaldi na F-1 em 1970:

1 – GP Inglaterra – oitavo colocado – Lotus 49 C
2 – GP Alemanha – quarto colocado –
Lotus 49 C
3 – GP Áustria – décimo-quinto colocado – Lotus 49 C
4 – GP Estados Unidos – Primeiro colocado – Lotus 72
5 – GP México – Não terminou – Lotus 72
A Lotus não correu no GP da Itália, após o acidente fatal de Jochen Rindt nos treinos de sábado, nem no GP do Canadá, enquanto revisava as Lotus 72.

Ricardo Cunha

Rick Lucas
Rick Lucas
17 anos atrás

Acabou de terminar. Que programa lindo! Parabéns.

Colin Chapman
Colin Chapman
17 anos atrás

Me orgulho de ter dado uma oportunidade para esse rapaz….. sabia que tinha futuro….. hoje vivo tranquilo no Brasil em uma praia paradisíaca…..

Raphael
Raphael
17 anos atrás

Alguém sabe quando reprisa isso ?

Coroinha
Coroinha
17 anos atrás

O melhor estreante na f1 nunca foi o Emerson e tampouco o Hamilton que não ganhou nenhuma. Giancarlo Baghetti de Ferrari Shark Nose ganhou a primeira corrida que participou. Ainda é um fato inédito e único. Depois não fez mais nada.

timão
timão
17 anos atrás

Ei caca, você nem viu e já está falando mal.
você é uma caca mesmo!!
viva o Emmo (rato)
é imperdivel!!!

timão
timão
17 anos atrás

Ei caca, você nem viu e já está falando mal.
você é uma caca mesmo!!
viva o Emmo (rato)
é imperdivel!!!

Daniel
Daniel
17 anos atrás

Há alguma reprise programada???19:30 vou estar ‘refém ‘ do Papa. No máximo, pego pela metade.

Bruno Merlin
Bruno Merlin
17 anos atrás

Ele tinha uma regularidade espantosa nos anos de F1 e ainda duelou muitas vezes com o maravilhosos Stewart. Resolver dar as caras nos Estados Unidos também foi muito interessante (profissional e empresarialmente – apesar de ele não ser lá um sucesso como dono de equipe, é um empresário de sucesso). Admiro toda sua carreira e tudo o que fizerem por ele ainda é pouco diante de seu êxito nas pistas.

Doug
Doug
17 anos atrás

puxa-saco aqui é mato.

Cowboy
Cowboy
17 anos atrás

Peço licença ao Caique e ao Romeu para assinar também o comentario do ilustre Veloz-HP. O programa merece replay.

caíque 1971
caíque 1971
17 anos atrás

Concordo plenamente com a discussão dos senhores tiveram ontem no Limite.

Se Senna e/ou o Gilles Villeneuve não tivessem morrido na pista não seriam tão idolatrados como são.

Na minha concepção de automobilismo brasileiro o Rato é o cara (tirando as revoluções do Piquet).

Existe um documentário que rola no canal Brasil “O Fabuloso Fittipaldi” sobre o 1° campeonato do Rato e lá percebe-se a real dificuldade pela qual ele passou, duvido muito que um Senna ou Rubens tivessem disposição para tal.

Fico muito chateado porque o brasileiro não dá valor aos seus reais heróis, mesmo depois da sua morte.

Deodoro da Fonseca: assassino que dizimou quase toda população masculina do Paraguai, financiado pela Inglaterra, Paraguai era uma super-potencia no século 19.
Floriano Peixoto: matou tanta gente sufocando a Revolução Federalista que a cidade de Nossa Senhora do Desterro mudou o nome para Florianópolis para não ter sua população jogada na vala.
Ulisses Guimarães: “pai da democracia” viveu a vida toda mamando nas tetas da ditadura militar. Proclamou uma constituição (88) que só ferra agente, e deixa os políticos e juizes roubarem, matarem, renunciarem e voltar na próxima eleição.
Tancredo Neves: 1° ministro nos militares para evitar que João Goulart assumisse a presidência, lutou pelas “diretas já” mais quando viu que seria eleito pela forma indireta e que pelas diretas provavelmente não o seria, mudou de casaca.

O que é herói para você?

sorria vc mora no 3° mundo.

Caio, o de Santos
17 anos atrás

Puts, eu ficarei ouvindo “Na Geral” com o ar quente ligado esperando o trânsito se mexer com o Papa solto por aí.
Aliás, se fizerem com o trânsito o que fizeram para o Bush, a coisa vai ser fácil.
Mas ouvi que será o exército que organizará.
Sei não!!!

Veloz, após gravar, sobe pro Neoh…

Pedro Araújo
Pedro Araújo
17 anos atrás

Já programei meu videocassete!

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

Unanimidade..Emerson é o grande responsável por tudo de bom que aconteceu no nosso automobilismo, abriu as portas da F1 pra Moco, Piquet, Senna e os demais, teve coragem para construir o Copersucar, o F6-A é um dos mais lindos de todos os tempos, abriu as portas da Indy com um carro cor de rosa numa corrida em Miami pra Tony, Helio, Meira e outros, enfim esteve a frente de tudo e de todos .. vida longa ao Rato !!!

L. Fernando
L. Fernando
17 anos atrás

Foi ele, Emerson, quem colocou o ovo em pé. Como bem disse o Piquet.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

O horário é meio complicado, mas o bom é que esse programa Perfis passa o mês todo, em diversos horários, se não me engano… então, oportunidades de ver o Rato falando sobre sua grande carreira não vão faltar…

Infelizmente, não cheguei a ver Emerson correndo na F1 ao vivo, mas aprendi a admirar sua carreira nos tempos de F-Indy, final dos anos 80, aquela grande vitória em 1989 em Indianápolis… todas as homenagens a ele!

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Vou assistir.
Aliás, ontem, o seu comentário no programa Limite da ESPN Brasil, sobre as mortes de Gilles Villeneuve e Ayrton Senna, foi excelente.
Se tivesse ocorrido com Émerson Fittipaldi, este sim o grande nome de nosso automobilismo, já teriam mudado até o nome do Palácio do Planalto.
Mas, o cara está aí vivo e sequer há um autódromo com o nome dele.
Até o surgimento de Lewis Hamilton, Émerson foi o estreante mais bem sucedido na F-1, vencendo em sua quarta corrida na categoria, após um quarto e terceiro lugares.
Ao comentário sobre o Copersucar, de um outro blogueiro :
NUNCA antes ou depois, na história do automobilismo, um Fórmula 1 foi construído FORA da Europa, mais especificamente Inglaterra, Alemanha, França e Itália. Nem nos EUA.
Mas, humildemente, construimos um que, em 1978, terminou o campeonato de marcas à frente de Williams, McLaren, Renault e Arrows, entre outras. Em 1980, terminou à frente de Ferrari e Alfa Romeo, empatado com a McLaren e Arrows.
No índice de quebras (% sobre largadas), obteve melhor desempenho que Ferrari, Williams, Jordan e Sauber.
E tem otário que acha tudo isso pouca coisa!
Viva Émerson, o único piloto a igualar as marcas de Clark e Graham Hill, bi-campeões de F-1 e vencedores em Indianápolis.

Valmir Chicarolli
Valmir Chicarolli
17 anos atrás

Será que o Helio Castroneves participará? kkkkkk

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Este programa é inédito. Ajudei a produzi-lo entre fevereiro e março deste ano. Pode ser que tenham feito outro Perfis sobre Emerson, mas não é o mesmo.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Caique, deixa um espaço para a minha assinatura aí tambem…

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
17 anos atrás

Este programa não é inédito . Passou no ano passado. Comprei a um certo tempo um DVD sobre a carreira do Emerson , com entrevistas e tudo, da 4Rodas…

Caíque.
Caíque.
17 anos atrás

Veloz,

Assino em baixo.

stavo
stavo
17 anos atrás

se ele falar do copersucar eu desligo a tv na hora!

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
17 anos atrás

Engraçado, tenho quase certeza de já ter visto um “Perfis” com o Emerson.

Caca
Caca
17 anos atrás

Ainda que tenhamos uma carência ENORME sobre programas desse cunho na TV, mesmo nos canais especializados, acho esse “Perfis” muito mal produzido.

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

19:30 estarei no trânsito, com Papa e tudo, que pena…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Meu ídolo supremo no automobilismo brasileiro.
Vou assistir e gravar para assistir depois, de novo.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Flávio, a ESPN disponibiliza esses materiais em DVD?

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

IMPERDÍVEL!