Simplesmente demais
SÃO PAULO (trabalho no Dia do Trabalho) – Com alguns dias de atraso, as lindas imagens de Nick Heidfeld dando umas bandas pelo antigo traçado de Nürburgring.
O evento foi promovido pela BMW Sauber na semana passada e reuniu, segundo as informações disponíveis, 45 mil pessoas ao longo dos mais de 20 km da pista.
A F-1 não corre lá faz tempo, desde o acidente com Lauda em 1976. Mas garanto: se sugerirem aos 22 pilotos uma prova lá, todos aceitam na hora.
Ah, quem mandou o vídeo foi o blogueiro Alexandre Carvalho. Vale cada segundo.
Beleza Vitão. Só uma correção: Onde se lê ” abaixo de 6 min “, na verdade foi abaixo de 7min. Acho que o Bellof fez na casa de 6 min e10 seg. Em 83 já estavam construindo a pista de GP atual, por isso da utilização dessa configuração de pista. Quem observar o mapa da pista no post, é só observar onde está escrito ” Formel 1 Grand-Prix-Kurs. Aquela área amarela é o local da pista de GP atual. Quem como eu é fã dessa pista, pode baixar um vídeo muito legal no emule de algumas voltas do treino para as 24Hrs de nurburgring, acho eu que de 2003 ou 04. Numa BMW Hans Stuck barbariza dando uma volta numa variante reduzida do circuito de GP, e logo depois mergulhando sem dó no paraíso verde. Imperdível.
No jogo GTR 2 há esta pista (não original do jogo), com as configurações pista toda (inclui a pista da F1), só a “turista” e uma que lembra o circuito original.
Tatú, foi isso mesmo que eu quis dizer sobre os F-1 antigos .
Sobre o 956/962 , no video que vi eles estavam em baixa velocidade e passavam por fora do concreto. Já li em algum lugar que o concreto era muito áspero para os pneus, então é ok passar em uma volta de treino, mas nào dá para usar o tempo todo na corrida. Acho que o Icky teve um problema em corrida por causa do pneu desgastado.
Discordo um pouco do Vitão. Talvez os F1 de hoje tenham algum problema em fazer o Karussell por dentro, mas os antigos não tinham. Até os F2 com efeito solo e tudo acredito que faziam a curva por dentro. Nesse vídeo da última prova de protótipos em 83, também vi que um dos Porsches fazia o Karussell por fora, mas tem outro no qual o Stefan Bellof bate o recorde para essa configuração de 20,8 Km com um tempo abaixo de 6 min, em que claramente se vê ele utilizando a parte inclinada de cimento. Essa configuração foi a mesma utilizada pelo Heidfeld no sábado, e suprime a reta principal e boxes do circuito sendo que existe uma variante e boxes alternativos onde se lê Km 0 no diagrama aí do post. Dá para se observar no final do vídeo uma parte larga e bem suja da junção das duas pistas onde o Heidfeld passa com a BMW, e antes dela a curva a direita para a pequena reta do Km 0. Provavelmente o Heidfeld só partiu da reta principal e a percorreu uma única vez. Depois só usou a pista de 20,8 Km.
Nao é que eu queira ser do contra… mas imaginem a F1 neste circuito nos dias de hoje: conseguiria ser mais chato que na Hungria, porque nao tem quase nenhuma reta (com exceçao daquela de 3 KM) e pontos de ultrapassagem. Sei lá, esperar 17km para ver uma única possibilidade de ultrapassagem… Ou seja, como diria o Burti, nao muda muito em relaçao ao que é hoje em dia.
Pro Bianchini : o acidente do Lauda ocorreu porque o motor explodiu, uma biela foi buscar ar mais fresco do lado de fora do bloco, e como a suspensão era presa no bloco, a nova configiração do bloco provocou uma reação inesperada do eixo traseiro, causando o esterçamento da roda traseira, que veja só, deveria ser fixa! O pobre Lauda nada pode fazer a essa nova modalidade de direcionamento , o que quase o levou a ser parte do cardápio do dia (picanaha austríaca à moda alemã).
Jonny Ó , os carros de protótipo e de F-1 não podem percorrer a parte interna da curva, porque o desnível é muito acentuado entre o alfalto e o concreto, e certametne o fundo do carro rasparia, se não ficasse enrroscado mesmo.
No GPTotal tem um texto e fotos de uma visita que fiz ao Nordscheiëfe (porcure na coluna Friends, acho que ainda está publicado). Dá para ver que o desnível é bem grande.
Uma coisa que fica visivel e a falta de areas de escape. Se quisessem que a F-1 corresse la novamente, teria que acontecer uma reforma gigante, que iria acabar com o circuito. Melhor deixar como esta…
Na boa. Ou o Heidfeld pipocou feio, ou o pessoal da BMW pediu que ele fizesse o Karussell por fora. Não sei se os carros de hoje têm condições de fazer aquela curva apoiados na parte inclinada de cimento. Tenho no computador um vídeo da prova de 75, e dá gosto de ver Lauda, Hunt, Regazzoni, Depailler e cia; fazendo aquela curva controlando no acelerador. No final da curva, quando termina a inclinação, dá pra se notar o barulho do motor numa subida abrupta de rotação. O barulho dos antigos flat 12 da Ferrari e Ford V8 também deixaram saudades. Bons tempos.
Bem legal o vídeo, mas se procurarem no youtube vocês verão em 6 ou 8 partes a última prova do mundial de esporte-protótipo em 1983 que teve por lá…e alguns carros não entram no carrossel.
Link dos vídeos:
http://www.youtube.com/
results?search_query=
nurburgring+1983&search=Search
Bacaninha, pena que tem cena repetida.
Fiquei vendo o vídeo e pensando: já pensou se quando mutilaram Interlagos tivessem ao menos deixado o asfalto lá nos velhos trechos? Porque em Nurburgring está intacto… imagina poder fazer o mesmo no velho Interlagos? Tipo ter colocado o FD-01 rodando no circuito antigo… a gente que é mais novo poderia ter sentido o gosto de ver um carro fazendo as míticas 1 e 2…
Mas bacana o evento… vídeo 10!
Pena que não tem a volta interira on-board, só trechos.
abs
Alguém marcou o tempo de volta da bagaça? Tá certo, era um evento e tinha hora ue o carro quase parava para ser filmado mas…quando um F! andou pela última vez lá virou em quanto? E hoje como seria o tempo de volta?
abçs
Guilherme Corrêa
Pra quem gosta, %!@$&@#é um bom prato, portanto, pra quem gosta de jogos de computador, eu recomendo o simulador de corridas chamado Grand Prix Legends. O jogo representa a temporada de F1 de 1967, porém já existem Mods com os carros de 69 e 65 também. Pra encontrar o jogo em lojas é dificil, mas como não fabricam mais, não tem problema nenhum em baixar pela internet, é só conseguir um bom lugar pra achar.
Sendo em 1967, os carros são espetacularmente difíceis de pilotar, e as pistas são fabulosas, inclusive, com esse traçado de Nurburgring. Eu gosto, e digo que vale a pena experimentar.
Lágrimas nos olhos!
Pena que não gravaram a volta inteira…
O braço do Galvão Bueno diz que tem ódio (no bom sentido) do Reginaldo Leme pq sempre que eles botavam o Porsche do Galvão em Nürburgring, o Regi conseguia fazer a Carrosel por dentro e ele, não.
Tenho os GPs completos da lemanha desde 1963, transmissão da TV alemã. É impressionante esse circuito!
Minha conexão discada não me permitiu ver o vídeo, mas tenho um pequeno comentário a fazer: no mapa faltou a indicação da (extra-oficialmente) Lauda-Kurve, aquela curva onde o Niki quase virou leitão à pururuca. É aquela viradinha a esquerda entre a Ex-Muhle e a Bergwerk. O austríaco deve ter chegado bem rápido lá…
Nossa, esse vídeo é demais! Impressionante como o asfalto está bem conservado.
O Jonny\\’O falou uma coisa que eu também reparei. Aos 00:58s o Heidfeld evita entrar no famoso Carrossel que é aquela curva à esquerda bem inclinada. Deve ser por conta das ondulações da pista, e pela jogada que o carro dá na saída dessa curva.
Muito legal.
Mas ficou um gosto na boca de que ficou faltando alguma coisa, por exemplo ,logo no começo do video nas primeiras curvas o Heidfeld faz uma curva por fora,se raparar bem é uma curva que o lado de dentro é inclinada ,é por ali que Heidfeld deveria passar, acho que é a tal curva cega que o Nelson Piquet disse uma vez que para fazer bem a tal curva deve-se olhar uma arvore que tem antes dela e quando vc estiver de frente com ela é a hora de virar o volante e deixar o carro mergulhar na curva inclinada.
Outra coisa que ficou faltando é o inicio da reta antes da ultima curva que dá acesso aos boxes, nela é onde se tem um grande desnivel onde o carro literalmente salta .
Com certeza o Heidfeld não decolou.
formidavel, acho q a F1 deveria ser assim, correr em circuitos longos com um numero menor de voltas muito mais dificil do piloto pegar a manha da pista aumentando a competividade entre eles.abç
simplismente espetacular
‘ I’ll never forget today as long as I live ‘
sem palavras muiiiiii lindooo !!! espetaculo!!!