Acidente de Kubica: imagem inédita
SÃO PAULO (esses blogueiros multinacionais…) – Pois é, temos espiões deste blog espalhados por todos os cantos do mundo. Como tivemos na Tribuna 34 do circuito Gilles Villeneuve, domingo. É o Geraldo Sincero (que nome sensacional!), que mora por lá e… ah, deixa que ele mesmo conta a história.
Nunca imaginei que iria mandar algo para você, digamos que prefiro me informar que ceder informações. Mas vamos ao que interessa. Eu moro na cidade de Québec, no Canadá, onde curso doutorado em engenharia elétrica. No último domingo estive em Montreal para acompanhar o GP. Por uma dessas coincidências da vida eu resolvi filmar todas as relargadas da corrida apenas para mostrar aos meus pais e amigos o quão impressionante é essa F-1 de que gosto tanto. Estava sentado na Tribuna 34, bem de frente para o hairpin. Logo, acabei filmando o impressionante acidente do Kubica em uma das relargadas.
O filme que preparei está no link do YouTube. Eu sei que a TV mostrou em todos os detalhes o acidente, e as fotos publicadas são impressionantes. Mas esse vídeo mostra uma outra visão do acidente e a reação do público na arquibancada. Que se manteve em silêncio e apreensivo até a saída da ambulância.
Para mim, outro detalhe impressionante que não vi em lugar algum é que atrás do primeiro muro que a BMW de Kubica bate estão dois fiscais de pista, a Toro Rosso do Speed e o próprio Speed sentado no chão. Se você reparar no final do vídeo, que está em slow-motion, pode perceber que o Speed levanta logo após o carro de Kubica se chocar e os fiscais nem se mexem até entenderem o que aconteceu. A coisa poderia ter sido pior se aquele primeiro muro não estivesse lá para protegê-los.
Acrescentaria que se ele passa por cima do muro, pega os carros do outro lado do hairpin. Muito interessante, mesmo, a imagem do Sincero. Valeu!
É o típico caso em que o errado acabou dando certo. Primeiro ainda acho que o Trulli deu um chega-pra-lá nele. O BMW saiu da pista catapultado pela zebra (o que não deveria acontecer), deu uma raspada no primeiro guard-rail ainda com a frente levantada e bateu com um fundo no segundo guard-rail. Tinha tudo pra continuar capotando de frente até chegar na outra pista, mas voltou rolando para a própria pista. Se tivese batido de frente no guard-rail e não raspado, estaria fazendo companhia ao Zanardi…
Celso, acho que você não prestou atenção ao acidente. O muro não é a quase 90 graus em relação à pista. Veja foto de satélite do local em http://www.probiom.com.br/montreal2.jpg . Tanto o muro está num ângulo suave que o carro foi parar apenas a 200 m do local do impacto. A única falha do local foi a lombada e o gramado, provavelmente aquele local seja pavimentado depois. Quanto à sua dúvida sobre ser melhor o muro reto ou lateral… Fala sério! O Senna morreu por um azar incrível, uma dezena de pilotos já tinha batido ali e saído do carro andando. Já o muro de frente é desta pra uma melhor na hora, na velocidade que os caras andam…
Outra foto do acidente do Zanardi
http://www.morticom.com/bloodandgutsinjuriesimage034.jpg
Já que estamos em dias de relembrar acidentes graves, essa foto do Zanardi é cruel hein ainda bem que ele se recuperou e não morreu nesse trágico acidente.
http://www.mikeskaggs.com/images/zanardi-crash.jpg
Acredito que o muro será modificado para o próximo ano deixando de fazer um angulo de praticamente 90º para uma saída parecida com essa. Mas o que será mais perigoso?, uma batida de frente ou um batida em angulo trazendo pneu e suspenção em direção a cabeça do piloto, como no caso do Senna.
http://www.youtube.com/watch?v=3o02imLxWJc
Eu tava la tambem, do outro lado da pista e so vi quando o carro dele se desmontou apos acertar o muro, muito impressionante mesmo. Na hora inevitalvemente lembrei do acidente do Senna, que teve uma energia de impacto muito semelhante (talvez ateh menor). O pior foi a angustia por noticias, pois a narracao do autodromo praticamente ignorou o ocorrido. Fiquei com a impressao que mesmo que algo muito grave tivesse ocorrido com ele, a corrida continuaria como se nada tivesse ocorrido, o que seria muito chato.
Bem legal essa imagem. Desmente um monte de gente que disse que o circuito do Canadá tinha que ser fechado, que é uma aberração, que os fiscais de pista largaram o carro do Speed na área de escape e outras besteiras. O Kubica teve muito azar, bateu no pior ponto possível (a ponta de um dos muros), mas ainda assim não bateu de frente em nenhum momento. Os muros são sempre em ângulos bastante suaves em relação à pista. Morei no Canadá e já acelerei nesta pista, e posso dizer que ela é muito bacana, bem diferente das pistas videogame atuais, que têm áreas de escape tão amplas que o piloto pode errar o quanto quiser, depois é só voltar pra pista e tentar de novo. No Canadá é diferente, é preciso ser preciso (eu também sei escrever frases péssimas…).
Que imagem impressionante! O primeiro muro realmente salvou a vida dos fiscais…
Ter visto isso ao vivo deve ter sido mais impressionante ainda… e, melhor, não teve que aturar o Galvão instalando o “clima de velório”, mesmo com a TV mostrando o polonês mexendo a mão enquanto o carro ainda se arrastava… Eu não sei porque ainda não desligo o volume da tv e ligo o rádio…
FG, existe a possibilidade de a Eldorado começar a transmitir as corridas? Você e o João Carlos Albuquerque formariam uma bela dupla numa possível transmissão!
Geraldo, impressionante esta imagem!
Também impressiona a velocidade que os carros passam ali.
Valeu.
Meus parabéns p/ o engenheiro do circuito, o primeiro muro salvou a vida do kubica.
geraldo sincero (show esse nome mesmo)
valeu pela imagem
Impressionante essa pancada. No ângulo da TV achei que ele tivesse acertado o carro do Speed parado perto do muro…
caraca !!! to chocado……. como este maluko ainda fala em correr em Indiana !!!
Sobre a velocidade de Kubica, na narração inglesa, ele cita uma velocidade de aproximadamente 190mph, outra informação eu li 180mph, de qualquer maneira, quase 300km/h…
Mais uma imagem e mais uma reflexão:
Kubica aumentou seu parzo de validade aqui na terra, p.q.p!!!
Mais uma imagem e mais uma reflexão:
Kubica aumentou seu parzo de validade aqui na terra, p.q.p!!!
Belíssima tomada Geraldo Sincero…
Acho legal nomes diferentes por motivos óbvios.
E aquelas piadinhas de português já saiu de moda faz tempo.
É Joaquim da padaria e blá blá blá, eu rio para conservar a amizade.
Putz, impressionante… só isso a dizer… impressionante…
Que pancada….quem estava atrás daquele muro duvido que não tenha borrado as cuecas hehe…
Impressão minha ou o Trulli jogou ele pra fora?
Acho que pode pintar mais imagens por aí. Já tinha visto uma um pouco mais próxima nesse mesmo setor. Só que essa do blogueiro está muito melhor…
Ontem eu tinha registrado essa informação nos comentários da batida, a respeito da posição do carro do Speed, mas não tinha visto o próprio por lá…se não tá atrás do muro, ou sentado, como alguns tem mania de ficar, o americano ia levar a pior, ou ao menos ou um susto maior ainda.
Acabei de ler num blog (vai lembrar agora qual…), que há uma imagem mostrando a asa traseira da BMW se desprendendo do carro antes dele sair da pista. Procede a informação ?
É incrível como em todo lugar da pista deve se ter cuidado. O cara bateu no local mais improvável e por sorte todos estavam atrás do muro, inclusive o speed.
Que pancada! Hoje eu li a coluna de um grande jornalista que cobre a F1, e ele escreveu que aquele muro fica muito perto da pista, mas não vejo como recuá-lo ele está no meio das duas pistas, e se ele não estivesse ali a coisa seria pior.
Esse video mostra POR QUE Kubica não morreu. Simples assim, Esbarrou primeiro com a roda traseira e depois meio chanfrado quando da panca principal. A estrutura da suspensão absorveu boa parte do impacato e a célula de sobrevivencia, aguentou o tranco. Se tivesse sido de frente, como pareceu pelas imagens originais, babau. Esse pode entrar na fila e pagar o segundo ingresso para continuar vivo. Mereceu mesmo.Parabéns ao blogueiro. Estava no lugar certo na hora certa e com uma visão privilegiadíssima. Podem apostar que, ano que vem, haverá por lá uma camara de tv.
por esse angulo deu impressao de maior velocidade ainda…..
FG, eu vi esse pessoal atrás do muro no primeiro replay da pancada, durante a corrida. Foi por pouco.
Beleza de contribuição.
Penso que, agora que foi provado que os cockpits são seguros, deveria se liberar os vídeos do resgate (se é que existam), quando tiram o piloto do resto do carro.
O Capelli havia colocado no blog um vídeo ainda melhor, também da 34.
Já foi tirado do ar pela FOM.
Esse deve durar pouco também.
queria ter ouvido o som da batida
deve ter sido bem loco!