Ah, os ingleses…

SÃO PAULO (bem a calhar) – Nestes dias em que Alonso reclama da McLaren porque Hamilton é inglês, e etc. e tal, cai como uma luva a coluna Retrovisor de Roberto Brandão no Grande Prêmio, lembrando os tempos de Piquet e Mansell na Williams.

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
george
george
11 anos atrás

Alguém sabe onde essa foto foi publicada pela primeira vez?

Selton
Selton
16 anos atrás

Nigel manseel tinha o pé mais pesado e era mais rápido que Piquet, porém quebrava e batia mais o carro.
Piquet era mais técnico e regular. Poupava o equipamento. Essa era a diferença básica entre os dois

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
16 anos atrás

Pessoal, conta ae a história que o Piquet toda vez que via o mansel chamava ele de panaca, mas com um sorriso no rosto e de maneira cordial e educada. como o mansel não sabia do que se tratava, ele achava graça e nem ligava. mas qnd ele sou be o q era…. Quem souber em detalhes dessa história, manda um comentario, por favor!!!!!!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

O pessoal está exagerando nas críticas ao Mansell, o leão era um elemento que faz muita falta na F1 atual, e sempre fará.
Não era um imbecil de mecânica, como dizem, inclusive ele foi o piloto que melhor tirou vantagem da suspensão ativa. Seu conhecimento técnico não era ruim, suas desvantagens estavam na questão de lidar com as dificuldades humanas, que sem dúvida são mais importantes. E nessa questão humana Piquet era mestre.

Mansell tinha enorme capacidade de controlar o carro e tirava tempo quando conseguia se concentrar como ninguém.
Mas lidava muito mal até mesmo com as próprias emoções.

Nigeu Manseu
Nigeu Manseu
16 anos atrás

Piquet era da escola do Emersom. Ganhava quando os outros quebravam

Celso
Celso
16 anos atrás

Acho que o Fernandinho deveria pedir uns dois dedos de boa prazo com o Piquet e aproveitar as dicas do Tri para também ser tri.

Luiz Carlos
Luiz Carlos
16 anos atrás

Como comparar o maior perdedor da F1 com o Tri-campeão Piquet ?
Não pode, Mansel era muito rápido mas um piloto inferior ao Piquet, muito inferior. Foi um período difícil para o nosso campeão,porque nada mais nada menos, Patrick Head puxava a sardinha para o inglês, e a coisa só não foi para o brejo porque Piquet era muito esperto e Frank nunca foi mau caráter mas, quase perdemos essa. Enquanto isso Prost com sua impecável regularidade ia comendo pelas beiradas.
O francês era competente mas muito rabudo. Grande Piquet, Tri-Campeão sou seu fã…….!

Cassius Clay Regazzo
Cassius Clay Regazzo
16 anos atrás

Mansell… um idiota veloz!!!
Piquet… um gênio das pistas e tri capeão mundial. Comparar os dois? Coisa de gente que não tem o que fazer…

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
16 anos atrás

Não sei se a Williams fez sabotagem contra Piquet, mas e se o campeonato chegasse aberto na última corrida?
Poderia acontecer a mesma coisa que aconteceu com Carlos Reuteman em 81. Enquanto Jones, vencia de ponta a ponta, o argentino que tinha sido o pole, se arrastou pela pista misteriosamente. Mas ela deu os melhores pneus e equipamento para Mansell.
Mas Piquet sabia se virar muito bem nessas situações.
No GP da Alemanha por exemplo, ele largou em 5o., ultrapassou Prost, Berger, Senna e Rosberg e assumiu a ponta. Parou cedo para colocar pneus novos e voltou em terceiro. Depois, quando a Williams chamou Mansell pelo rádio para uma troca, Piquet ouviu e entrou no box antes de Mansell e pegou os pneus reservados ao inglês. A televisão mostrou Patrick Head dando um chilique ao ver que o carro que chegava era de Piquet e não de Mansell. Depois o dirigente, todo estabanado se lembrou de pegar o rádio e avisar Mansell para não entrar. O inglês foi obrigado a dar mais uma volta com os pneus deteriorados, enquanto Piquet, voltava à pista com pneus novos para buscar a vitória.

Mattos
Mattos
16 anos atrás

Mansell fez mais poles? Venceu mais corridas? Então ele é pior q o Piquet, pois foi campeão UMA VEZ! E o Piquet 3!!!! Sabem o q é isso? EFICIÊNCIA! Comparar Mansell ao Piquet é sacanagem… E mais, se os números dele são melhores, é por conta dos anos q ele teve naquele carro INFINITAMENTE superior da Williams no fim de sua carreira.. Aliás, o único título dele foi nesse carro, pq também nem tinha como perder aquele campeonato…

Mattos
Mattos
16 anos atrás

As histórias são similares, porém existe uma diferença bem significante. Tecnicamente falando, o Piquet sobrava (e muito) em cima do Mansell. Já na McLaren é o Hamilton q tá sobrando…
E concordo com um post anterior aqui, falar q o Mansell era superior ao Piquet é um ABSURDO! Só pra completar, o título do Piquet em 87 é o mais histórico da F1 moderna, pois ele foi o único piloto q foi campeão contra a própria equipe! Só q a Williams sim favorecia muito o inglês, dava o melhor carro, copiava ajustes, melhores pneus… Piquet já chegou ao ponto de entrar nos boxes no lugar do Mansell, pra pegar os pneus do companheiro, pois sabia q eram melhores… E isso é comprovado, a equipe ficou furiosa! No caso do Alonso é choradeira mesmo, isso sim…

jung
jung
16 anos atrás

mais um texto preciso, rico e bem escrito do brandão.

Dr. Kortoiva
Dr. Kortoiva
16 anos atrás

O Mansell SÓ passou a ser sistematicamente mais rápido que o Piquet após o acidente deste em Imola. Piquet nunca mais foi um piloto rápido após este acidente. Apenas em Monza, com a suspensão ativa, Piquet foi superior.
E quando mostrou que o carro ativo andava mais que o convencional, vencendo em Monza, a Williams resolveu não correr mais com esse carro.

Marcelo L. Gmurczyk
Marcelo L. Gmurczyk
16 anos atrás

Sou suspeito pra falar. Piquet foi, pra mim, um dos melhores pilotos que vi correr. Nem sempre o + rápido é o melhor. Um bom piloto tem que ser, antes de tudo, um excelente mecânico. Como disse o ex-projetista da saudosa Lotus, Peter, ‘se derem o melhor carro para qualquer piloto, ou ele bate na 1ª curva ou ganha a corrida’. Mas…comparar Mansell com Piquet sinceramente é como colocar Nakajima do Hall da Fama.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Mansell não era melhor piloto que Piquet, de maneira nenhuma. Mas podemos dizer que ele era mais rápido, simplificando a questão.
Piquet soube tirar a incrível capacidade do Mansell de controlar um carro com muito habilidade mental.

Eros Cavalero
Eros Cavalero
16 anos atrás

Angelo. Respeito sua opinião. Mas penso diferente. Sandice pq? Por não concordar com você? Nelson foi um dos grandes sim, não contesto. Mas já expliquei o q eu acho.

Ângelo Mello
Ângelo Mello
16 anos atrás

Meu caro Eros, esporte não pode ser traduzido simplesmente em números… Não é só pq o Mansell venceu mais corridas e fez mais poles em 87 que ele fpoi melhor piloto. Me desculpe, mas isso é uma sandice. Piquet ficou de fora por duas corridas por acidente, passou o resto do ano ainda sentindo os efeitos de um pancada violentíssima e ainda tinha toda equipe jogando abertamente contra ele. E o cara foi campeão com 2 etapas de antecipação. E mesmo que o Mansell tivesse sido campeão em 87, o Piquet continuaria sendo melhor, pq a disputa não foi honesta. O Piquet é um gênio, só não vê quem não quer…

Eros Cavalero
Eros Cavalero
16 anos atrás

É, pode acontecer co qualquer um. Disse q não trio os méritos do Piquet. Soube jogar, acertava o carro como ninguém, psicologicamente forte. Mas piloto, dentro do carro, Mansell foi melhor sim. Veja quem fez mais poles, vitórias e quem andou mais na frente de quem qdo estavam na pista… Porém, Nelson mereceu pq soube jogar.

Tuareg
Tuareg
16 anos atrás

Já vi muita besteira neste blig, mas os comentários desta postagem foram records. Dizer que Mansell era mais piloto que Piquet? Que Piquet só foi campeão por causa de uma porca solta?

Pessoal, Piquet esta em qualquer lista dos 10 maiores pilotos de todos os tempos da F-1. Vocês sabem quantos tri-campeões tem na categoria? Além de Piquet apenas + 4 pilotos chegaram a esta marca. Agora campeões de apenas uma temporada temos vários James Hunt e Andrettis da vida.

Um campeonato é composto de várias etapas. Em uma o carro quebra, em outra o piloto bate e em outas ganha. O fato de um piloto ter uma porca solta em uma corrida não signifca nada pois isso é da corria e pode acontecer com qualquer piloto.

Guilherme Corrêa
Guilherme Corrêa
16 anos atrás

Nelson….
Vc é… simplemente o melhor

Abçs
Guilherme Corrêa

Andre
Andre
16 anos atrás

enquanto um ficava de gracinha e o outro fingia caganera, o Alain Prost foi lá e faturou o título com muita competência. bons tempos, ainda tinha o Senna que arrebentava nos treinos com sua Lotus preta.

1986 foi uma das melhores temporadas de todos os trempos

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

“Massa mania”, na verdade o final da história é outra, pelo menos o final:

Segundo Piquet, ele tirou o papel para ver se o Mansell estava mal mesmo ou era mentira. Mansell entrou no banheiro, como tinha feito o dia inteiro, reclamando que estava mal, e quando saiu o Piquet o confrontou. Se não tinha papel, como ele tinha feito?
Na verdade Mansell nem sabia que não tinha papel, ele estava fingindo a dor de barriga, e o Piquet o desmascarou.

Segundo o Piquet, ele fazia essas coisas para chamar atenção.

Massa mania
Massa mania
16 anos atrás

Meritos de cada um dos dois a parte..

Fico com a brincadeiras que o Piquet fazia com o Mansell.

A pior se não me falha a memória é que, uma certa vêz o Mansell abusou de comida mexicana, e ficou com um violenta diarréia.

Ele entrava no carrro fazia o treino , voltava para o box e ia correndo para o banheiro..

Uma certa hora o Piquet percebeu a situação e escondeu todos os rolos de papel higienico do motor home..

Que quando o Mansell foi ao banheiro em um destes (pit stops), e procurou o papel após uma lauta evacuada….

Dizem alguns que hurrava como um leão pedindo socorro..

ôh situação chata!!! he he he

Vermeulen
Vermeulen
16 anos atrás

Piquet é simplesmente o melhor piloto que o Brasil já teve. Conquistou um título em 81 de Brabham na raça, desperdiçou a temporada de 82 a desenvolver os motores turbo da BMW, que foram primordiais para vencer a Renault de Alain Prost. E na Williams, conquistou um título tendo a própria equipe com adversária. Estava sempre disposto a levar um projeto adiante e nunca reclamou por não ter à disposição o melhor carro.

Paulo Ribeiro
Paulo Ribeiro
16 anos atrás

Como esse Mansell tinha cara de pastel…Era um animal : sobrava agressividade e faltava massa cinzenta.

Eros Cavalero
Eros Cavalero
16 anos atrás

Ronald, Luiz Fernando e Red Five: Concordo com vcs! Bom debatr com pessoas de nível. Mas se não fosse a porca na Hungria, o campeão seria Mansell. Explico: A diferença final foi 12 pts. Tire 3 do Piquet e de 9 p Mansell….empatam nos pts, mas Mansell ganharia, se assim terminasse, por ter 7 vitórias contra 2 de Piquet…

COELHO
COELHO
16 anos atrás

Era o cara e ponto final !! Aos detratores : Qual piloto deixou tantas inovaçoes para as futuras geraçoes?? Ex: pit stop, aquecimento de pneus, suspensão ativa entre outras. Digam aí, citem quem contribuiu mais técnicamente com a categoria e ainda achava tempo pra deitar e rolar na cabeça dos outros e viver a vida na boa? AVE PIQUET!!!!!

Júlio
Júlio
16 anos atrás

Olá
Do quarteto Pique/Mansel/Prost/Senna que proporcionou os melhores pegas dos anos 80, acho o Mansel o mais fraco. Tinha um estilo força bruta, “ou vai ou racha”, rachando muitas vezes. Podia ser o mais espetaculoso, em batidas e saídas de pista. Mas quando a pista era ou estava difícil prevaleciam os outros três.
Abraços.

Thiago
Thiago
16 anos atrás

O Piquet tinha tanta moral com a Honda, que no fim de 87, pra 88, levou-a para Lotus. Andaram com aquele carro amarelo com o numero 1 em 88, e babau.

Foi necessário um Mansell na vida do Piquet para ele se coroar, assim como foi necessário um Prost, para o Senna se firmar. Desmerecer um , ou outro, é negar que o outro precisou de um para crescer (filosófico, mas acho que é por aí)

E parem com essa P…(*&(*#¨@utaria de viuvas, já deu no saco , de ambos os lados!!!!!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
16 anos atrás

Piquet era excelente, e merece todos nossos elogios, mas de fato dentro do carro ele não era páreo para o Mansell. Compensava, entretanto, endo um magnífico acertador de carros (e como isso contava naquela época !), e tinha muita habilidade para conduzir um carro. Saudades daquele tempo !

Rodrigo Tosetti
Rodrigo Tosetti
16 anos atrás

Apareceram vários admiradores do ” Leão” , tudo bem . Quantos títulos mundiais? só 1. E depois da Saída do Piquet? O que aconteceu com a Willians ? Mestre Brandão disse abaixo que irá escrever uma Coluna sobre a Honda , suas equipes e pilotos. Seria muito bom que alguns aquilo pudessem ler a mesma. É bastante esclarecedora e didática , pelo que sei da história

anselmo da cantuária
anselmo da cantuária
16 anos atrás

Weider,
aconselho o uso do dicionário.

Ronald
Ronald
16 anos atrás

Na minha concepção, acho que Mansell era mais habilidoso e rápido que Piquet, e este era mais estratégico e constante…para mim Mansell tinha muito mais habilidade, mas pouca, digamos, inteligência emocional…e Piquet era o oposto disso. Além disso, Piquet se garantia por ser ótimo acertador.

Red Five
Red Five
16 anos atrás

Júlio,
A ultrapassagem foi em 86.

Eros,
Em 87 foi 6×3 pro Mansell. Mas, mesmo sem a porca o Piquet teria sido campeão, já que praticamente ignorou as duas últimas corridas (vencidas pelo Berger).

E eu também acho que dentro do carro (velocidade, controle, espetáculo) o bigode era melhor que o Piquet.
Mas o fato de ser melhor dentro do carro não quer dizer que tenha sido melhor no geral. Piquet era completo, Mansell, como já foi dito aqui, supostamente não era bom acertador de carro (estranho, visto que era engenheiro), e tinha uma certa dificulade com zebras e grama (e com o Senna, que jogou o ele pra fora em diversas oportunidades) quando não andava em primeiro.

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Felizes de nós que podemos ter vários campeões, babaquice carinha chamar um e outro de viúva de fulano… todos podemos ter nossas preferências.

Em tempo:
1. piquet foi campeão com mecânica simplória e avançada, motor aspirado, turbo e gerenciamento eletrônico.

2. a williams,leia-se patrick head, pegava os acertos do piquet.

3. enquanto piquet bolou e fez a suspensão ativa dar certo, a equipe decidiu continuar com o sistema pré-histórico porque o mansell não sabia nem o que era amortecedor
-> resultado: perderam os títulos de 86, certos.
-> Senna aproveitou a idéia, levou para a Lotus e dá-lhe alegria.

Se Mansell era tão bom quanto se falou, teria feito papel melhor na Lotus e não teria perdido o campeonato de 91 para o Senna, pois a williams já era de outro mundo.

Em 92, mesmo campeão, vacilou também, e vai ser lembrado por ser um show man, não um gênio.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
16 anos atrás

Júlio,

Muito bem lembrado.
Está certo que a McLaren sempre foi mais organizada que a Williams e provou poder administrar 2 pilotos de ponta nos tempos de Prost e Senna.
Só que nenhum deles era britânico!
O Bairrismo e a força da imprensa britânica devem ser considerados neste campeonato.
Se o Massa for competente, consistente e esperto, pode ganhar o campeonato sem ter o melhor carro.
Vamos torcer.

Júlio
Júlio
16 anos atrás

Olá
Que a disputa acirrada Piquet/Mansel sirva de exemplo ao Massa, que pode dar uma de Prost e levar a melhor, mesmo com o carro aparentemente inferior, como aconteceu em 86. Já que falaram em Gp da Hungria, até hoje não vi ultrapassagem mais bonita que a do Piquet em Senna nesta pista, na curva 1, por fora, de lado, não lembro o ano.
Abs

Roberto Brandão
Roberto Brandão
16 anos atrás

XC,
Na coluna, o jejum de 16 anos foi o de Hunt (1976) a Mansell (1992).
Vale lembrar que Mansell e a Williams pastaram um bocado depois da saída de Piquet.

Uma das cosas mais importantes, à época, e que mudou para sempre os bastidores da F-1, foram as negociações envolvendo Piquet, Honda, McLaren, Williams, Prost e Senna, no ano do tri-campeonato de Nelson. Mas isto será outra coluna.

Talvez tenha sido a última vez em que pilotos encurralaram equipes e seus chefes nas negociações. Muito complexa, cheia de idas e vindas, que culminou com o desafeto entre os brasileiros, provocando o racha na torcida.

Tudo porque Piquet e a Honda estavam furiosos com a Wlliams e a imprensa britânica. Será uma coluna.

Milton M Bonani
Milton M Bonani
16 anos atrás

Nelson Piquet como sempre engraçadinho. Quando sacaneavam com ele ficava nervoso.

Eros Cavalero
Eros Cavalero
16 anos atrás

Viuvice??hauhuahuauhu…Engraçado q as pensionistas do Piquet acham q qualquer um q não acha PIquet um gênio é viúva…q ignorância e preconceito. Piquet tomou pau de Mansell na pista, é fato, vc querendo ou não. Teve méritos? Claro q sim! Mas é fato, q se não fosse a porca na Hungria, Mansell era campeão com 7 X 2 em vitórias. Querendo vc ou não. Agora, me poupe de viuvisse. Nunca torci pro Senna não…hahuhuha…As pensionistas são piores q as viúvas. Não aceitam opinião contrária e ainda alegam ser total desconhecimento de F 1. Faz-me rir.

Ângelo MEllo
Ângelo MEllo
16 anos atrás

Eros, falar que mansell é melhor que piquet é passar recibo de total desconhecimento sobre F-1. Mansell corria com o os acertos de piquet, que desenvolveu a suspensão ativa sozinho e via todo benefício ir pro inglês (suspensão ativa que era uma novidade, foi deixada de lado depois que Piquet saiu da Willians e foi retomada no início dos anos 90). Se o Frank, que é um homem de palavra, tivesse no comando da equipe Piquet seria campeão em 86 e em 87 com o pé nas costas. Mansell era um estúpido rápido e Piquet um gênio. Sem mais.
E sobre 87, Piquet foi campeão apesar de ficar fora de duas corridas e coma equipe jogando abertamente contra ele. Coisa pra poucos… Engula a sua viuvice.

Eros Cavalero
Eros Cavalero
16 anos atrás

A história do papel higiênico todo mundo conta errado. Piquet esclareceu no documentário “A era dos campeões”. Ele viu q era mentira do Mansell as idas e vindas ao banheiro e tirou todo o pael higiênico de lá. Como Mansell continuou o teatro, depois Nelson perguntou: “É caganeira mesmo, de verdade”? Mansell respondeu afirmativamente e Nelson disse: “Como vc se limpou se eu tirei todo o papel de lá”? Era teatro do Leão,não ficou sujo nada…

André Gonçalves
André Gonçalves
16 anos atrás

piquet, meu ídolo. pelo talento, pela “falta” de habilidade com a imprensa, pela ironia e sinceridade. Flávio, conte a história do roubo de papel higiênico do Piquet, que deixou o Mansell, digamos, meio sujo no aeroporto.

Eros Cavalero
Eros Cavalero
16 anos atrás

Piquet foi muito bom no acerto dos carros mesmo. Mas como piloto, Mansell foi melhor. Teve sorte esse Piquet. Não fosse a porca do Mansell na Hungria e Nelson seria vice em 87, com apenas 2 vitórias tendo o melhor carro do grid ante 7 vitórias de Nigel Mansell…Sem dizer q em 1986 já ficou atrás de Nigel, e este só perdeu o título pq foimuito burro e não parou nos boxes na Austrália.

Endrigo
Endrigo
16 anos atrás

XC-MAN, o período de 16 anos que o Brandão se refere é de 1976 a 1992 e não de lá pra cá.

xororo
xororo
16 anos atrás

o Piquet era a cara do Xitãozinho hahaha é só pegar na viola..

Paulo
Paulo
16 anos atrás

Dá uma olhada nos mullets do Piquet que coisa ridícula ! uhauhauhauh

XC-MAN
XC-MAN
16 anos atrás

Os ingleses estão a 10anos sem título e não a 16 como o texto.
Damon Hill foi campeão em 1996.

Rodrigo Tosetti
Rodrigo Tosetti
16 anos atrás

Perfeito Brandão. Bem , que poderia ser traduzido para espanhol e enviado para aquele asturiano chorão

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Mais uma aula de mestre Brandão…

É por essas e outras que sempre fui fã de Nelson Piquet, por conta dessa malandragem no bom sentido, de saber tirar coelho da cartola, de não ficar choramingando, mas trabalhar, fuçar, buscar soluções para passar por cima de quem fosse na pista… tanto que 1987 foi campeão mesmo ficando fora de algumas provas depois daquela pancada na Tamburello…

E mais um detalhe: como a Williams daqueles tempos era bonita, aquela combinação de cores era bacana…