Ajuda aos universitários

SÃO PAULO (mãos à obra!) – O Pablo Engenheiro, blogueiro de primeira hora e farneleiro idem, está participando ativamente do projeto de um carro “mileage” na Escola de Engenharia da USP de São Carlos. E precisam de uma força na estética da bagaça.

Seu grupo está construindo o carro na raça, com recursos próprios, já que não conseguiu patrocinador.

Diz Pablito: “Agora estamos na fase de moldar e construir a carroceria, mas não temos ninguém na equipe com dotes artísticos para criar o esquema de pintura e até quem pinte o carro. Daria pra você postar no blog um novo ‘concurso de pintura’, ou fazer um pedido pra alguém de boa alma nos ajudar? Esse é um fundamento de peso na competição, e não temos tempo nem grana pra correr atrás de um profissional”.

Única exigência: usar as cores do logo da equipe. Como temos artistas em profusão aqui, vamos dar uma força para nosso brother. As sugestões devem ser enviadas diretamente para o Pablo no endereço [email protected].

E o Pablo pode colocar aqui nos comentários mais informações técnicas sobre o carro, que a turma adora.




Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Léo Engelmann
16 anos atrás

FG, quer assistir algo parecido com a carenagem desse carro? Veja o último capítulo ( tem 30′ ) de uma série apresentada pela TV Cultura, “A História da Bicicleta”, exibida em fins da dáceda passada.

Diogo Fujikawa
Diogo Fujikawa
16 anos atrás

Solberg,
Valeu pelas dicas. Quanto ao pneu iremos usar os michelin que recebemos quando pagamos a inscrição, são os mesmos usados na Shell Eco-Marathon. Quanto a cobertura dos penus, tb acho fundamental mas talvez não dê tempo de fazer estamos muito em cima da hora e na correria. Estamos trabalhando em cima dos cubos para diminuir o atrito.
Com certeza os competidores internacionais estão níveis acima, talvez isso se deva a falta de patrocinio aqui no Brasil, as empresas não dão tanta atenção as equipes dessa competição. Aliás estamos precisando de patrocinadores, estamos trabalhando com pouquíssimo dinheiro.
Se quiser ver umas fotos e conversar mais sobre o projeto pode me mandar um e-mail. [email protected]
Abraços.

Solberg
Solberg
16 anos atrás

Pablo e Diogo,

Sucesso na empreitada que sei que não é fácil. Se me permite uma “dica” de engenheiro, vão atrás dos pneus especiais de baixo atrito de rolamento da Michelin (1opção de longe) ou da Bridgestone (2opção). Neste tipo de competição, a baixas velocidades, o atrito de rolamento e o arrasto dos pneus é muito maior que o arrasto do resto do carro inteiro. Assim, dois aspectos importantes são cobrir os pneus (deixar o mínimo de área aberta) e utilizar modelos de baixo atrito de rolamento.
Outra boa dica é estudar muito bem os competidores internacionais deste tipo de prova (tem equipe fazendo 10mil km/l) e as equipes internacionais de carros movidos a energia solar, que enfrentam um problema parecido de maximizar o uso da energia disponível. Os campeões são os caras do Nuna (TUDelft) e do Aurora (australia).
Se quiserem mais informações, é só avisar. Abraços e sucesso!!!
De um engenheiro de materiais ex-minibaja.

Munck
Munck
16 anos atrás

Smooth, parabéns a você e a todos que formam a equipe, já estava na hora da EESC participar da competição. Boa sorte na construção dos carros e na competição, se eu puder estarei lá para conferir
abraço

Pablo
Pablo
16 anos atrás

Flávio, obrigado por dar essa força pra gente…

Então, o Diogo já explicou como funciona a brincadeira. Estamos correndo pra deixar dois carros prontos o quanto antes, um elétrico e um à gasolina. Qualquer ajuda á muito bem vinda, e os interessados estã convidados a nos visitar tanto na escola, como na competição, que será no Templo.

Obrigado a todos pela atenção.

Felipe Mopntanheiro
Felipe Mopntanheiro
16 anos atrás

Caros engenheiros,

Começarei a desenvolver um layout para vocês, simples e funcional, em breve envio pelo email. Espero que gostem.

Abraços.

1GT
1GT
16 anos atrás

Tá aí um negócio que nunca desenhei…vamos ver que tipo de inspiração pinta na cabeça…
Parabéns pela iniciativa!

Christian S
16 anos atrás

Ai Diogo, também moro em São Carlos tem um cara aqui que pinta capacetes razoavelmente bem apesar de ter um gosto duvidoso, sabe pintar. Procurei pela loja dele estes dias e ele tinha mudado. Então a dica passa a ser ir a uma loja chamada AG Motopeças que fina uma esquina pra cima da pça Sta. Cruz (no sentodo contramão) e perguntar lá quem faz este tipo de serviço eles, eu acho, podem indicar alguém capaz.
Boa Sorte!

Speed Arosi
Speed Arosi
16 anos atrás

Ae Pablo
Boa sorte e muita engenharia na empreitada.
Quanto a pintura!, aguarde que o designers de plantão, já já aparecem

Diogo
Diogo
16 anos atrás

Olá pesoal, sou diretor geral da equipe. Estamos construindo dois protótipos, um a gasolina com 31cc de 1000W que estamos tentando adaptar uma injeçãoeletrônica e outro elétrico de 300W com a mesma carenagem. A competição ocorrerá no kartódromo de Interlagos e visa o minimo consumo, o recorde nacional é da UFMG com 600Km com um litro de gasolina. A competição será dia 28 de Julho e está aberta ao público. Qualquer coisa entre em contato. Abraços.

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

morei 9 anos em são carlos, é um lugar que atrai pessoas talentosas, como foi o caso dos trabalhos com super-condutores, energia solar e experimentos que iniciaram-se lá para desenvolver-se no espaço.

enquanto isso, em países mais corretos, empresas firmam parcerias com universidades para financiar estudos e projetos e dividir dividendos de possíveis patentes.

Bugre - mão na grade
Bugre - mão na grade
16 anos atrás

Vou dar uma idéia! Pinta de VERMELHO e coloca um DRAGÃO VERDE na lateral!!

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Duvido.
Quando o Mauricio Sabe-Tudo Morais ver isso aqui, não vai dar nem pro cheiro!!!

Marcello
Marcello
16 anos atrás

E aí Thiago, não vai se candidatar a pintura? è bem mais desafiador, e legal, do que pintar capacetes.

Abraço a todos

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Bonito o veículo. É elétrico?

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Bem, só espero que ele não seja o piloto do protótipo.
Salvo se as regras exigirem peso minimo superior a 90 kgs do condutor.
Avisa aí, quando, onde e horário será a competição e se estara aberta aos ‘curiosos’. Boa sorte na empreitada.