Ao mestre, com carinho
SÃO PAULO (e todas as reverências possíveis) – É bom dar uma passeada pelo Bandeira Quadriculada de vez em sempre. Paulo Peralta, um dos grandes historiadores do automobilismo brasileiro, vem fazendo um trabalho excepcional em seu site, e merece todos nossos aplausos.
Recentemente, colocou no ar uma matéria com um de meus maiores amigos, Miguel Crispim, a quem devo muito de minha paixão por DKWs.
Dispensa apresentações? Sempre que o vejo passeando por Interlagos, sendo reverenciado por quase todo mundo, penso que sim. Mas é claro que os mais novos podem não conhecer sua história.
Então leiam no link acima. E saibam que Mestre Crispa está firme e forte, e que depois de trabalhar com Maseratis e Porsches neste ano pegou de novo o bichinho das corridas.
Na foto abaixo, o cara no volante é um tal de Fangio. Crispim estava de bituca observando se o argentino ia fazer alguma besteira com seu carrinho de estimação. E de estimação da Vemag, com seu entre-eixos reduzido para arrasar a concorrência nas pistas de rua…
Sei lá entende acho que o da foto sou eu entende, quando eu era preto claro
assinado : Pelê
nesta foto podemos ver outras pessoas conhecidas da época.
Ao lado direito do Crispim o Reis
(Antonio Manoel da Silva Reis) que na época era do depto. de competições da Vemag. (esse sabia tudo).
Ao fundo da pra reconhecer o saudoso Expedito Marazzi, ao lado de Roberto Dal Pont.
Comentário do Fangio após essa volta em Interlagos: “Brasileños san locos…”
Referia-se à extrema instabilidade desse carro m curvas de alta, ou até mesmo em retas. O carro passarinhava o tempo todo…
Mas nas curvas, fazia-as como um capeta… Palavras do Crispim… O Alemão que nasceu de noite, segundo o Mestre Lettry. Grande Manoel Crispim Ladeira!
Amigos
A MOTORSPORT BRASIL – que está nas bancas com o Roberto Moreno na capa – e o meu modesto blog támbém prestaram homengens ao nosso Crispim. Quanto ao comentário de que a mídia deixa essa história de lado, concordo. Aqui, na MOTORSPORT BRASIL, temos tentado fazer a nossa parte.
Abração,
O Site Bandeira Quadriculada é muito legal e o Peralta é gente finíssima.
Tem um artigo no site do Anísio campos (www.obvio.ind.br/index2.htm) que conta sobre esta visita do fangio ao Brasil, em 1965, quando ele dirigiu a Mickey Mouse em Interlagos. A autoria do artigo, claro, é do “Volante 96” hehehe.
Abraços a tds
Interessante a foto. Notar que o Flavio , quando dos primórdios do #96 ( quando ainda era #12), colocou o mesmo cinto que ainda segura o capô do Mickey Mouse, naquele célebre protesto no parabrisas.
Bons tempos que o automobilismo nacional era patrocinado por montadoras, e não por farmacopéias.
vida longa ao mestre crispim.
Flávio, ele não pode te dar uma mão no #96 não? Mesmo que seja informal, algum toque, alguma dica, sei la, afinal se o Doutor em DKW ta ali do teu lado…..
Que história maravilhosa. Eu leio tudo isso e me deparo com o cenário atual.
É revoltante o que andam fazendo com o automobilismo nacional!
Belo site, está em meus favoritos!
Olá
Bela homenagem ao Crispim, que acredito ser o único mecânico naquela galeria de grandes pilotos, entre os quais destaca-se o Pedro Carneiro Pereira, que era uma espécie de FG de sua época. Quanto ao ao Fangio, penso que devia estar a procurar o acelarador, freio, embreagem…
Grande Crispim, de grandes histórias.
Mas notem um detalhe na foto: Há uma certa apreensão de todos na foto. Fangio e os observadores. Ninguém sorri.
Tá na cara que a dequinha não tava muito a fim de funcionar.
Tradição é tradição.
Se não me falha a memória, tem uma coluna do flávio, no grande prêmio, sobre o crispim.
Inclusive contando uma passagem com o Piquet.
Não lembro o título, mas vale a pena garimpar.
Se a mídia mostrasse quem realmente ajudou a fazer esse País,como o CRISPIM e outros abnegados de diversas outras atividades, teríamos memória.Mas ela,a mídia, adora modetriz ,mistura de “modelo” com meretriz.
O gringo tá olhando pro painel.
Será que o carango não queria pegar???
Sem Comentários. Está na hora do Goodwood Brasileiro ou Latino!. Quem sabe na F1 de pista nova!
Para quem já levou Tio Bernie de carona!!!!! O Émerson com a 49-c, Flavio com o 96, Alex Barros com a Mobillete, o Nélson com o Patinho Feio guiado pelo Alex rebocando a Willians 6, pode parar. 7.960 mts de antigamente. De Lamare, Orestes Berta. Surtei ! hahahah.
Que maravilha está imagem!!!
O Campeão sendo acompanhado por uma multidão de curiosos.
Certamente este povo todo estava olhando para o carro, que é LINDO!!!!