Ao mestre, com carinho

SÃO PAULO (e todas as reverências possíveis) – É bom dar uma passeada pelo Bandeira Quadriculada de vez em sempre. Paulo Peralta, um dos grandes historiadores do automobilismo brasileiro, vem fazendo um trabalho excepcional em seu site, e merece todos nossos aplausos.

Recentemente, colocou no ar uma matéria com um de meus maiores amigos, Miguel Crispim, a quem devo muito de minha paixão por DKWs.

Dispensa apresentações? Sempre que o vejo passeando por Interlagos, sendo reverenciado por quase todo mundo, penso que sim. Mas é claro que os mais novos podem não conhecer sua história.

Então leiam no link acima. E saibam que Mestre Crispa está firme e forte, e que depois de trabalhar com Maseratis e Porsches neste ano pegou de novo o bichinho das corridas.

Na foto abaixo, o cara no volante é um tal de Fangio. Crispim estava de bituca observando se o argentino ia fazer alguma besteira com seu carrinho de estimação. E de estimação da Vemag, com seu entre-eixos reduzido para arrasar a concorrência nas pistas de rua…

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JOSÉMARIA MIRANDA TE
JOSÉMARIA MIRANDA TE
16 anos atrás

Sei lá entende acho que o da foto sou eu entende, quando eu era preto claro

assinado : Pelê

J Zumbrunsky
J Zumbrunsky
16 anos atrás

nesta foto podemos ver outras pessoas conhecidas da época.
Ao lado direito do Crispim o Reis
(Antonio Manoel da Silva Reis) que na época era do depto. de competições da Vemag. (esse sabia tudo).
Ao fundo da pra reconhecer o saudoso Expedito Marazzi, ao lado de Roberto Dal Pont.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
16 anos atrás

Comentário do Fangio após essa volta em Interlagos: “Brasileños san locos…”
Referia-se à extrema instabilidade desse carro m curvas de alta, ou até mesmo em retas. O carro passarinhava o tempo todo…
Mas nas curvas, fazia-as como um capeta… Palavras do Crispim… O Alemão que nasceu de noite, segundo o Mestre Lettry. Grande Manoel Crispim Ladeira!

Américo Teixeira Jr.
Américo Teixeira Jr.
16 anos atrás

Amigos

A MOTORSPORT BRASIL – que está nas bancas com o Roberto Moreno na capa – e o meu modesto blog támbém prestaram homengens ao nosso Crispim. Quanto ao comentário de que a mídia deixa essa história de lado, concordo. Aqui, na MOTORSPORT BRASIL, temos tentado fazer a nossa parte.

Abração,

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

O Site Bandeira Quadriculada é muito legal e o Peralta é gente finíssima.

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
16 anos atrás

Tem um artigo no site do Anísio campos (www.obvio.ind.br/index2.htm) que conta sobre esta visita do fangio ao Brasil, em 1965, quando ele dirigiu a Mickey Mouse em Interlagos. A autoria do artigo, claro, é do “Volante 96” hehehe.

Abraços a tds

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Interessante a foto. Notar que o Flavio , quando dos primórdios do #96 ( quando ainda era #12), colocou o mesmo cinto que ainda segura o capô do Mickey Mouse, naquele célebre protesto no parabrisas.

Bons tempos que o automobilismo nacional era patrocinado por montadoras, e não por farmacopéias.

vida longa ao mestre crispim.

Flávio, ele não pode te dar uma mão no #96 não? Mesmo que seja informal, algum toque, alguma dica, sei la, afinal se o Doutor em DKW ta ali do teu lado…..

Joaquim Souza
Joaquim Souza
16 anos atrás

Que história maravilhosa. Eu leio tudo isso e me deparo com o cenário atual.

É revoltante o que andam fazendo com o automobilismo nacional!

Belo site, está em meus favoritos!

Júlio
Júlio
16 anos atrás

Olá
Bela homenagem ao Crispim, que acredito ser o único mecânico naquela galeria de grandes pilotos, entre os quais destaca-se o Pedro Carneiro Pereira, que era uma espécie de FG de sua época. Quanto ao ao Fangio, penso que devia estar a procurar o acelarador, freio, embreagem…

Irving
Irving
16 anos atrás

Grande Crispim, de grandes histórias.

Mas notem um detalhe na foto: Há uma certa apreensão de todos na foto. Fangio e os observadores. Ninguém sorri.

Tá na cara que a dequinha não tava muito a fim de funcionar.

Tradição é tradição.

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Se não me falha a memória, tem uma coluna do flávio, no grande prêmio, sobre o crispim.
Inclusive contando uma passagem com o Piquet.
Não lembro o título, mas vale a pena garimpar.

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Se a mídia mostrasse quem realmente ajudou a fazer esse País,como o CRISPIM e outros abnegados de diversas outras atividades, teríamos memória.Mas ela,a mídia, adora modetriz ,mistura de “modelo” com meretriz.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

O gringo tá olhando pro painel.
Será que o carango não queria pegar???

Dú
16 anos atrás

Sem Comentários. Está na hora do Goodwood Brasileiro ou Latino!. Quem sabe na F1 de pista nova!
Para quem já levou Tio Bernie de carona!!!!! O Émerson com a 49-c, Flavio com o 96, Alex Barros com a Mobillete, o Nélson com o Patinho Feio guiado pelo Alex rebocando a Willians 6, pode parar. 7.960 mts de antigamente. De Lamare, Orestes Berta. Surtei ! hahahah.

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Que maravilha está imagem!!!
O Campeão sendo acompanhado por uma multidão de curiosos.
Certamente este povo todo estava olhando para o carro, que é LINDO!!!!