Assim nasce um Trabi

SÃO PAULO (gente fazendo carros) – Podem tirar sarro, podem dizer o que quiserem. Mas não troco a fábrica dos Trabant em Zwickau com seus operários dando um toque humano em cada carrinho por nenhuma dessas cujas fotos circulam na internet, cheias de robôs, piso branco impecável e computadores fazendo tudo.

As imagens, dica do Filipe WD40, são deliciosas, assim como neste outro vídeo que mostra a pacata Zwickau com seus Trabis passeando alegremente, o caminhão trazendo carrocerias, a empilhadeira estocando peças.

E aqui, cenas do cotidiano da DDR, a Frau abastecendo o Trabi numa linha manhã de outono.

What a wonderful world…

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafa GK
Rafa GK
16 anos atrás

A fábrica da honda em Sumaré utiliza um sistema parecido no final da linha de produção…

Júnior - o verdadeir
Júnior - o verdadeir
16 anos atrás

Eu não me canso de ver esse 1° vídeo. Eu se vejo um cara como o Bigode alí, fazendo o controle de qualidade desse jeito num carro meu… Eu bato nele!
O que é isso, rapaz?
Assentamento de porta na marreta?
Faça-me o favor!!!

Belair
16 anos atrás

Os humorísticos da TV atualmente não tem a mínima graça,bem que poderiam substituí-los por alguns filmetes sobre Trabis como esses, são muito mais engraçados. Aliás, FG, rezo fervorosamente para que vc esteja sendo apenas ironico, porque as vezes parece que vc leva isso muito a sério.
O do Trabi a 160 km/h me lembrou de uma expressão que se usava no meu tempo: bateu no VDO… lembram?

Sucrilhos
Sucrilhos
16 anos atrás

Quase morri de rir quando ele enfiou o pé no capô pra ajeitar o encaixe… ia mandar a conta da funerária aí, humf!

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Montagem do Bugatti Veyron, quase igual à do Trabi…

http://www.youtube.com/watch?v=Di0TMV1sdkc

Júnior
Júnior
16 anos atrás

Automação? Just-in- time? Robôs? Que isso, meu rapaz?!?!?!
Mas o vídeo mais legal eu achei foi
-starting my trabant, e
– trabant a 160km/h.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Isso é state of art e tecnologia juntos: um bloco W16 esculpido por uma máquina NC(o normal é que se molde o bloco na fundição):

http://www.youtube.com/watch?v=GU32Q6QXtWQ

Provavelmente só os motores de F-1 devem ser construídos assim…

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Quase igual à fábrica da Ferrari:

http://www.youtube.com/watch?v=UJmfd8UKK7Y

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Precisão germânica…

Mas não pense que as linhas de produção diferem muito disso aí não.

Os robôs fazem tudo, em formas e encaixes pré-moldados, então é dificílimo de sair algo fora de medida ou de encaixe.
Mas quando acontece de dar algum problema, lá vão os caras consertar a peça defeituosa na porrada e na solda manual. Se não resolver, aí é que trocam ela…

E pelo menos os trabis passaram no teste de infiltração, ao contrário dos caríssimos vectra nacionais(novo) que eram cheios de “goteiras”…

Marcelo Dias
Marcelo Dias
16 anos atrás

Não é possível, Gomes, você está querendo nos empurrar o Trabant agora?
Está enjoando dos Ladas e agora nos exibe uma mercadoria pior ainda?

[ assim eu não aguento…]

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Os filmes são bem legais. Pena que eles não mencionam as datas. O ajuste fino das portas e capo é engraçado. Deve ser daí que surgiu a expressão “feito a martelo”.

Antigamente existia um comentário que, os carros feitos às segundas-feiras eram os piores, principalmente quando o Corinthians perdia. Não sei se ainda é assim.

Há um comentário no segundo filme que o material utilizado é um derivado do fiberglass mais barato chamado Duroplast.

O tanque de gasolina fica acima do motor. Será que eles têm bomba de gasolina ou vai por gravidade?

Kapetta
Kapetta
16 anos atrás

Todos os videos são ótimos, em especial as musicas…
Ficam algumas questões: porque nossos carros não são feitos de plástico? Desse maneira, não enferrujariam …
Porque eles não são todos da cor azul celeste? Assim, não esquentariam tanto ao sol…
Porque não são feitos e ajustados pelas mãos ( e pés) humanos? Seria a solução para o desemprego, pois de acordo com o vídeo nem exigem mão-de-obra especializada…
Um abraço a todos…

R.
R.
16 anos atrás

Sorry: a frau pagou 12.900 marcos orientais..

R.
R.
16 anos atrás

Esta é de matar:
“was nicht passt, wird passend gemacht ;-)” = (tradução livre): o que não encaixa a gente dá um jeito.
Diz tudo sobre os carrinhos…

R.
R.
16 anos atrás

A mencionada “frau” se alegra de finalmente ter comprado seu trabi (com algumas peças de papelão prensado), após ter esperado “somente” 15 anos na fila. Pagou 5.900 marcos orientais (o que era uma merreca) e espera ficar com o carro por pelo menos 10 anos.
Saudades do comunismo ?!
Francamente….

Beren
Beren
16 anos atrás

Esse pessoal deve ter ficado BEM TRISTE quando derrubou o muro…

Gustavo Sirelli
Gustavo Sirelli
16 anos atrás

Sensacional o mecanismo para os últimos ajustes… rsrsrsrs

fabao
fabao
16 anos atrás

em meio àquele terrível sotaque do leste alemao, a Frau informou que esperou 15 anos na fila para receber o “carro”.

Conde
Conde
16 anos atrás

Hilário ! O sistema para ajeitar o capô é muito complexo (rs) Sem falar nas ferramentas de precisão .
Quanta tecnologia .

Fabricio Ferri
Fabricio Ferri
16 anos atrás

Muito bacana. Legal mesmo. Valeu.