Assim nasce um Trabi
SÃO PAULO (gente fazendo carros) – Podem tirar sarro, podem dizer o que quiserem. Mas não troco a fábrica dos Trabant em Zwickau com seus operários dando um toque humano em cada carrinho por nenhuma dessas cujas fotos circulam na internet, cheias de robôs, piso branco impecável e computadores fazendo tudo.
As imagens, dica do Filipe WD40, são deliciosas, assim como neste outro vídeo que mostra a pacata Zwickau com seus Trabis passeando alegremente, o caminhão trazendo carrocerias, a empilhadeira estocando peças.
E aqui, cenas do cotidiano da DDR, a Frau abastecendo o Trabi numa linha manhã de outono.
What a wonderful world…
A fábrica da honda em Sumaré utiliza um sistema parecido no final da linha de produção…
Eu não me canso de ver esse 1° vídeo. Eu se vejo um cara como o Bigode alí, fazendo o controle de qualidade desse jeito num carro meu… Eu bato nele!
O que é isso, rapaz?
Assentamento de porta na marreta?
Faça-me o favor!!!
Os humorísticos da TV atualmente não tem a mínima graça,bem que poderiam substituí-los por alguns filmetes sobre Trabis como esses, são muito mais engraçados. Aliás, FG, rezo fervorosamente para que vc esteja sendo apenas ironico, porque as vezes parece que vc leva isso muito a sério.
O do Trabi a 160 km/h me lembrou de uma expressão que se usava no meu tempo: bateu no VDO… lembram?
Quase morri de rir quando ele enfiou o pé no capô pra ajeitar o encaixe… ia mandar a conta da funerária aí, humf!
Montagem do Bugatti Veyron, quase igual à do Trabi…
http://www.youtube.com/watch?v=Di0TMV1sdkc
Automação? Just-in- time? Robôs? Que isso, meu rapaz?!?!?!
Mas o vídeo mais legal eu achei foi
-starting my trabant, e
– trabant a 160km/h.
Isso é state of art e tecnologia juntos: um bloco W16 esculpido por uma máquina NC(o normal é que se molde o bloco na fundição):
http://www.youtube.com/watch?v=GU32Q6QXtWQ
Provavelmente só os motores de F-1 devem ser construídos assim…
Quase igual à fábrica da Ferrari:
http://www.youtube.com/watch?v=UJmfd8UKK7Y
Precisão germânica…
Mas não pense que as linhas de produção diferem muito disso aí não.
Os robôs fazem tudo, em formas e encaixes pré-moldados, então é dificílimo de sair algo fora de medida ou de encaixe.
Mas quando acontece de dar algum problema, lá vão os caras consertar a peça defeituosa na porrada e na solda manual. Se não resolver, aí é que trocam ela…
E pelo menos os trabis passaram no teste de infiltração, ao contrário dos caríssimos vectra nacionais(novo) que eram cheios de “goteiras”…
Não é possível, Gomes, você está querendo nos empurrar o Trabant agora?
Está enjoando dos Ladas e agora nos exibe uma mercadoria pior ainda?
[ assim eu não aguento…]
Os filmes são bem legais. Pena que eles não mencionam as datas. O ajuste fino das portas e capo é engraçado. Deve ser daí que surgiu a expressão “feito a martelo”.
Antigamente existia um comentário que, os carros feitos às segundas-feiras eram os piores, principalmente quando o Corinthians perdia. Não sei se ainda é assim.
Há um comentário no segundo filme que o material utilizado é um derivado do fiberglass mais barato chamado Duroplast.
O tanque de gasolina fica acima do motor. Será que eles têm bomba de gasolina ou vai por gravidade?
Todos os videos são ótimos, em especial as musicas…
Ficam algumas questões: porque nossos carros não são feitos de plástico? Desse maneira, não enferrujariam …
Porque eles não são todos da cor azul celeste? Assim, não esquentariam tanto ao sol…
Porque não são feitos e ajustados pelas mãos ( e pés) humanos? Seria a solução para o desemprego, pois de acordo com o vídeo nem exigem mão-de-obra especializada…
Um abraço a todos…
Sorry: a frau pagou 12.900 marcos orientais..
Esta é de matar:
“was nicht passt, wird passend gemacht ;-)” = (tradução livre): o que não encaixa a gente dá um jeito.
Diz tudo sobre os carrinhos…
A mencionada “frau” se alegra de finalmente ter comprado seu trabi (com algumas peças de papelão prensado), após ter esperado “somente” 15 anos na fila. Pagou 5.900 marcos orientais (o que era uma merreca) e espera ficar com o carro por pelo menos 10 anos.
Saudades do comunismo ?!
Francamente….
Esse pessoal deve ter ficado BEM TRISTE quando derrubou o muro…
Sensacional o mecanismo para os últimos ajustes… rsrsrsrs
em meio àquele terrível sotaque do leste alemao, a Frau informou que esperou 15 anos na fila para receber o “carro”.
Hilário ! O sistema para ajeitar o capô é muito complexo (rs) Sem falar nas ferramentas de precisão .
Quanta tecnologia .
Muito bacana. Legal mesmo. Valeu.