Barra, 1964
SÃO PAULO (direto do produtor) – Sidney Cardoso, que anda às voltas com scanners e fotos para o livro que está saindo, arrumou um tempinho para mandar este vídeo espetacular com uma corrida na Barra da Tijuca em 1964. Cariocas, babem! Vejam que maravilha de corrida de rua, apesar do risco para o público inimaginável nos dias de hoje.
Ganhou Chico Landi de Karmann-Ghia (de lata) 1.600 cc. Marinho com o Malzoni é um show à parte. O Marivaldo (acho que é ele) rodando ao tentar passar seu Chico, idem.
Enfim, uma daquelas pequenas jóias a que a gente tem tido o prazer de assistir ultimamente.
Amigos
Desculpem-me só estar comentando hoje, isso se deve ao fato de estar atrasando a publicação de um livro escrito por quatro freqüentadores destes blog, pois estou escaneando fotos tamanho 20×25 com 300Dpis, com isso os arranhões aparecem e fico a maior parte do tempo consertando-os.
Petrus Portilho
Quem saiu na curva foi o Marivaldo.
Também achei este um dos melhores filmes, tive a sorte dele vir parar em minhas mãos através de João Bigs Targine e Pedro Paulo.
Caro Milton Bonani
O César Costa te respondeu o que pensei.
Pablo
A Motorola na época era bem conhecida aqui por fabricar os melhores rádios de carros.
Ao anônimo que disse: ” O KG do Professor nada tem a ver com os carros da Dacon. Este era de lata mesmo”.
Por favor, dê uma olhada neste endereço:
http://www.obvio.ind.br/Circuitos%20de%20rua%20do%20Rio.htm
vc deve ser proprietario de porsche …e me desculpe a brincadeira …pois apesar delas sairem de frente …gosto delas… pois falam alto… e sao alemaes… para meu ver carros …sao os Alemaes…o resto e …b.osta…hahahaahrsrsrsr…
prezado . ja… andei e dei PAU …num 911 turbo 6 canecos… full injectiom 74 e Falava Alto… fora os mais novos que ja andei…so que nas curvas …realmente …saia Muito de Frente… ! brinquei… falando a Verdade …que o Fusca de 6 canecos turbo …era Ruim de curva…hehehehhrsrsr…mais bom de Reta… meu amigo…proprietario da Porsche …ficou ate hj… bravo…mais sou sincero e tenho o costume de falar a verdade !!! e… e… o seguinte…carro… chama-se Mercedes Benz…e so escolher o que… esta…dentro das suas possibilidades… vc … compra…e vc anda-ra no melhor do mundo !!!!!!!!! e na hora de vender…vc vende…pois os menos favorecidos…sonham …em ver a linda estrela de 3 pontas…pra la e pra ca…sob deu comando…e …ponto final…fui…claro ???
Jorge Almeida,
Você matou a charada !
O Porsche do Fiapo era muito mais carro do que o KG do Professor !
MAS ele se afobou !
Dá para ver que ele vinha mais rápido ! Tentou fazer o velho por fora, pegou sujeira e escapou !
Brasil,
No 930 que vc andou, a coisa é diferente !
Este carro tem diferencial autoblocante !
Daí a sensação do “sair-de-frente” !
Mas foi, na verdade, pela ação do diferencial, que empurra a frente do carro para a tangente das curvas.
Nos idos de 1975, um bração de Sampa, pegou um DeTomaso Pantera, cujo câmbio ZF tem um blocante 90%, e foi acelerar na madrugada !
Resultado: Deu um pancão no muro do Ibirapuera e acabou com o carro !
Os carros com blocante realmente contornam as curvas mais rápido, mas é preciso ter pé-de-veludo !
Abraços !
Brasil
Não me parece que a rodada do Marivaldo com o Porsche foi devido o efeito macaco. Se você observar melhor verá que ele tentando ultrapassar Chico Landi entrou por fora pegando a sujeira da pista.
O engraçado disto tudo é que na revista Quatro Rodas diz que ele derrapou ao tentar passar dois Gordinis… Os caras não estavam no lugar, chutaram e o filme desmentiu.
meu querido…valeu pelas dicas… diriji no ano de 74 uma porsche 911 turbo vermelha com aquele aerofolio traseiro lindo jogada no chao…e gostei muito do desenpenho na epoca…mais a estabilidade nao gostei da distribuicao de peso do carro…achei que saia de frente pois tem muita forca e peso comcentrada na traseira…mais na epoca…esse amigo meu abafava na cidade com a caranga e ele era boa pinta e gente boa e pegava muitos gatinhas…mais ao terminar o PAU que dei na caranga com ele ao meu lado…parei ao lado da 280 s que meu pai tinha na epoca e curti com ele…gostei…mais esse fusca de 6 cilindros anda muito e sai muito de frente…heheehehsrsr ele ficou puto com a brincadeira…me chamou para bater um pega …pois e claro a esportiva porsche ganharia facil de uma clasica mercedes familiar…sei que ai pegou…ate hj me refiro a porsche como um fusca de 6 cilindro e os proprietarios ficam pu.tos com a brincadeira heheheehrsrsr valeu..
Brasil,
Em primeiro lugar, o Porsche 356 é 4 dilindros. E a suspensão traseira é exatamente igual a do Fusca e KG, com semi-eixos oscilantes.
O motor 6 cilindros só apareceu no 911, e que assim como o 912, passaram então a ter a suspensão traseira realmente independente, com homocinéticas.
Os primeiros Porsche 911, de 1966 até meados de 1967, eram mais curtos no entre-eixos, e, devido ao peso do motor 6 cilindros, tinham uma tendência maior a “abanar” a traseira. Mas isto era até divertido !
Hoje seriam a paixão dos tarados por drift.
prezado …comecei a bater pegas com os carros de meu pai com 13 anos…tirava a copia da chave…esperava ele dormir ou ter certeza que nao sairia de casa e heheheehrsrsr era PAU… ate de madrugada…gastava meio tanque numa noite mole…no outro dia meu pai pegava o carro e Fingia que nao percebeu nada…com 15 anos ele comecou a me emprestar o carro… pois sabia que nao tinha geito mesmo de segurar…batia muitos pegas de moto e de carro e gracas ao meu santo forte …estou aqui ainda…com 21 anos sai de casa para trabalhar em uma das fazendinhas da familia e nesta epoca corria de motocros e fazia loucuras com a moto…mais depois que david bailey …o ayrton senna do motocros ficou paralitico…tomei um balde de agua gelada na cabeca… e acordei para o perigo que corria pois era seu FA …e vi meu idolo na cadeira de rodas…foi um choque…vendi a moto e acalmei…mais nao me arrependo das loucuras que fazia…se tivesse morrido… teria ido feliz….mais aquela cadeira de rodas do david bailey me chocou mais que se ele tivesse morrido…o que acho que teria sido melhor…quanto o efeito citado acho que e aquele que os fuscas originais fazem …levantar a suspensao trazeira e as rodas alterarem o camber ou caster bruscamente como se estive-se batendo palmas…ja vi muitos fusquinhas capotarem quando isto acontece heheehrsrsr…os porches antigos eram praticamente um fusca de 6 cilindros e nao tinham grande estabilidade como vimos no filminho…so se estivesse jogado no chao brabo …e altera-se a cambagem traseira…ai sim faziam muita curva…acho que deu para vc entender a minha versao do efeito macaco…valeu
e lá no meio passa um DKW número 96, não?
muito legal!
brasil,
É isso mesmo. Boa filosofia de vida. O que adianta morrer com cem anos sem ter feito p@#$a nenhuma na vida.
O que seria um “efeito macaco” ? Alguém poderia explicar?
Valeu pela data, Ricardo! :-)
Efeito macaco no 356 ????
Acho que o meu veio com defeito !
Tem isso naum !
(aparece cada uma…)
Além da trauletada do Fiapo com o 356, é interessante ver o primeiro Malzoni com a traseira redonda. E feia…
O KG do Professor nada tem a ver com os carros da Dacon. Este era de lata mesmo.
gostei … adoro ver a galera feliz….e dando PAU …seja onde for e em que epoca for…o negocio e pegar a caranga e mandar o PAU …se morer dane-se moreu feliz !!!!
Ico:
As 100 Milhas da Guanabara de 1964 foram disputadas no dia 26 de julho.
Ricardo Cunha
Fiquei impressionado com a precisão do Landi para fazer a curva sempre no mesmo ponto interno da curva..admirável.
Porsche 356 e o temível efeito macaco em curvas…que escapada feia…pegou alguém?
Maravilha!!!!!!!!!
Cesar Costa,
Obrigado pelo esclarecimento.
Também achei estranho esse fato. Como pode a classificação geral ser mais lenta que uma outra categoria qualquer? Muito estranho mesmo.
Milton Bonani;
Se vc olhar a classificação geral verá que o vencedor foi o Luizinho Pereira Bueno (Berlineta), embora com um tempo maior que o do Chico Landi (Kg-Porsche), que foi colocado numa categoria Especial. Acho que era isso que o Sidney se referia. Coisas do tapetão, que aconteciam desde aquela época…
O cara que atropelou a assistência foi o Marivaldo Fernandes (Porsche)
Eu estava lá!
O Malzoni era o primeiro protótipo,ainda em chapa de alumínio.
Ótimo vídeo. As imagens estão boas apesar da idade. Tem um comentário do Sidney Cardoso ao final do vídeo que eu não entendi. Diz ele : “Foi por essas e outras que Paulo Goulart retirou precocemente das pistas sua Equipe Dacon.”
Alguém saberia explicar?
Gomes, de uma verificada ai na sua caixa de emails, te mandei umas fotos dessa época a pelo menos 2 meses atras, nao sei se chegou, inclusive com o Landi pilotando KG
Sensacional as imagens!!! Isso sim, corrida de verdade, com carros de verdade…
Trilha sonora 10!
Para quem gosta de postar vídeos saiu o youtube.com.br Em português ficou mais fácil ´postar né, não?
Até eu vou colocar meus vídeo no youtube agora!
legal demais !!!!!
neguinho sentando a bota com uma penca de gente na beirada da pista.
loucura total ! hehehehe
muito legal tambem, ver a barra quase sem prédios ou casas na época hoje a abelardo bueno mal dá para andar com o trânsito e os mal educados que param em fila dupla e as vezes até tripla.
Só um detalhe: o que a Motorola fazia no Brasil em 1964 pra justificar o patrocínio do Porsche?
Praticamente um rally com ultrapassagens…
Sensacional!
Ico,
Na prova de 65, no mesmo local, com vitória do Perereca/ Tempestade, o Chiquinho Lameirão fez um Stike com seu Malzone. este traçado se fosse usado hoje teria uma média perto de 200 km/h com carros 2 litros e seu traçado deveria ter algo como uns 5/6 km de extensão, poderia ser usado hoje em dia sem nenhuma mudança, só com inversão de mãos em 100m de pista.
Êta povo lôco…
ái que inveja…
Ô seu Gomes, falando nisso, será que o senhor não fala muito pouco do seu Chico Landi não ????
Mais uma curiosidade, please: a prova foi em Julho, mas alguém tem o dia exato? Obrigado! :)
SENSACIONAL!!!!
Uma pergunta a quem esteve lá: ninguém se machucou naquela escapada nao?
Quem saiu na curva foi o Marinho, não foi?
Valeu Sidney, acho que esse é um dos melhores !
Abraço
Petrus
Estava lá!
Firme e forte, bem no espelho da curva do S, com toda a irresponsabilidade dos meus 15 anos…
Lembro que o carro que mais me impressionou foi o Malzone do Marinho que andava uma barbaridade. Os outros, até mais velozes, eram os “importados” e portanto, “tinham a obrigação” de andar na frente…
E o cara que colocou esse video no Youtube tem muitos outros legais na página principal…
Cara, que lindas imagens!!
Que perigo para o publico hein. Mas era isso que atraia as pessoas.
As Dekas mandando ver na pista. KKKKK…
Juro que vi um clone do #96 no video kkkkkkkk…
Essas ruas hoje são tomadas de condomínios de luxo.
Saudades do Circuito de JPA, viu…