Bonito de se ver
SÃO PAULO (não deu) – Instantâneo de Emerson Fittipaldi a bordo de sua primeira Lotus. Foi no fim de semana em Goodwood, o maior evento de carros históricos de competição do mundo.
Uns dois meses atrás escrevi para os organizadores. Queria levar o #96 para lá. Por que não, uai? Recebi uma resposta educadíssima dos organizadores. Me disseram que há uma certa fila de espera. “De alguns anos”, pontuaram.
Mas pediram que eu mandasse um dossiê sobre o #96. De quais provas ele participou, quando correu, quem o pilotou.
Acabei não mandando nada.
Caique, acho que o Emerson na F1 usou o capacete com aba anti-sol apenas em 74, nas primeiras corridas com a McLaren. No Brasil usava o aberto, com aba, na F-Ford inglesa e na F3 tambem, mas o Caique sabe muito mais do que eu e eh possivel que esteja certo. Abracos, Fred. (Eu nao consigo nem colocar acento no computador…)
Ave Emerson!
Grande cara, chegou sozinho, entrou na equipe do campeão do mundo e venceu sua primeira corrida rapidinho.
Um ano e meio depois era campeão do mundo: uma fera!
A Lotus com tubo na lateral era a de Fórmula 2 (com a qual ele correu, inclusive, no Brasil, nos campeonatos de F2 de 1971 e 1972).
ô Fávio!
Como mamãe dizia:
Pretensão e água benta, cada um usa o quanto quizer.
Ei moçada, nao esqueçam do Chico Landi esse sim um desbravador!! …Emerson forever!
Grande Rato. Taí a pessoa que me fez gostar desse esporte maluco !
Luiz Fernando
Velho RATO! Ele Já é quase um mito do esporte. Fico imaginando dirigir esses carros cheios de gasolina tudo num chassi de chapinha de aluminio que ao menor impacto detonava todo o cockpit, freios meia boca e suspensoes que quebravam toda hora. Emerson é um sobrevivente numa época que morriam dois ou tres pilotos todo ano só na F1!
Rafael,
Este é o Capacete que o Emerson usou de 1970 a 1975, exatamente com esta pintura. O fato de usar um Sticker com J. Player, mostra que com este adesivo ele pilotou em 72 e 73, mas o capacete era esse com CAFÉ DO BRASIL, a Bandeira e a cor Azul Escuro quase Preto e Abóbora Fluorecente. Em algumas ocasiões ele usava um protetor para sol exatamente como o Cevert.
O capacete não é o de 70, na viseira está escrito john player.
Jason e Vitão
Dois Malzoni (dos 3) que competiram em novembro de 1999 no Monterey Historic Races que aconteceu naquele ano, em Laguna Secca, pertenciam a Boris Feldman e Eduardo Mello. Realmente causaram interesse e geraram reportagens por lá.
Vâmo incentivar o Homi a “exportar” o # 96!
Ô Flávio!
Põe o link aí daquelas corridas que tem na Europa, com os carros de F1 antigos, que apareceu no Limite algumas semanas atrás…
Inclusive.., o Mario Andretti rodava uma Lotus bem parecida com essa.., se duvidar é a mesma.
Valeu
O senso de humor do Flavio é peculiar! Quer dizer que quando pediram o nome do piloto e onde o carro correu, não mandou nada? hehehe
JAson, os MAlzoni que foram para Montherey chamaram tanto a atenção que tiveram fotos publicadas na revista Road&Track
FG
Acho que vc. deve mandar material sobre o # 96 sim! As fotos do RR são espetaculares, fora o que vc. deve ter que ainda não foi publicado.
Dúvido que haja outro DKW original correndo até hoje!
A Audi (daqui e de lá) através dos museus de fábrica, não se interessariam em ajudar? Nós, Vemaguistas, ficariamos muito orgulhosos duma representação dessas! E se não der para Goodwood, que tal outros eventos…
que tal a lotus 72 ou o brabham do pace feitas de fibra de carbono?… seria divertido ver o que dava.
a primeira lotus do emerson não tinha um “tubo”, nas laterais ,bem na divisão das cores ?
de qualqer forma são lindas.
Pessoal boa tarde! Alguém teria mais fotos e detalhes técnicos do Lotus 49??
Esse capacete do Émerson é muito mais bonito do que aquele que ele adotou quando foi correr na terra do Tio Sam.
O Caique matou a pau !
O dia que colocaram o Radio de comunicação e baniram os turbos, foi o começo do fim.
Em minha opinião deveriam começar proibindo todo e qualquer tipo de asa fora o aerofólo dianteiro e traseiro, deveriam jogar fora o radio, o controle de tração, o cambio CVT e essa história de asa, chão etc móvel e trazer de volta o pneus slick. Poderiam deixar a telemetria, mas somente para coleta de dados sem interação do BOX com o carro.
Acredito que aí as coisas começariam a mudar de verdade, o resto é paliativo e no mais a mais estes carros já se distanciaram tanto dos de rua que sinceramente não consigo mais ver aonde poderia ocorrer uma transferência de tecnologia, aliás carro hoje também já perdeu a graça. Se quebra na rua você olha e chama o guincho porque não dá para fazer absolutamente mais nada sem computador.
Ah sim, o salário dos pilotos também poderia ser menor, não acredito que se justifique certos absurdos que são pagos e não ha necessidade.
Um abraço a todos e boa semana !
Foi numa dessas, de “perguntar não ofende”, que três Malzoni foram parar no Monterey Classic, anos atrás!
Ha Ha Ha Ha Ha.
O #96 vai ofuscar o brilho dessas máquinas maravilhosas.
Por falar em Emerson…
há um documentário dividido em 10 partes no youtube, chamado “A Era dos Campeões”!! Fala sobre Emerson, Nelson e Ayrton!! vale a pena!
O futuro é construído no presente, respeitando e entendendo o passado.
O Capacete era exatamente este. Essa foi uma categoria espetacular…até que proibiram os turbos e colocaram rádios para pilotos e equipes.