Bourdais, Sarrazin, Lamy, Peugeot

SÃO PAULO (briga de gente grande) – Choveu hoje, e o grid das 24 Horas de Le Mans ficou definido pelos tempos de ontem. Na pole, a primeira vitória da Peugeot diante da Audi: o trio Sébastien Bourdais, Stéphane Sarrazin e Pedro Lamy, com o 908 que a marca do leãozinho fez para derrotar os R10.

Serão 54 carros no grid da corrida que não morro sem cobrir uma lá, acampado.

Jaime Melo Jr. é o 41º na geral e terceiro na GT2. Thomas Erdos parte em 21º na geral e em sexto na P2. Christian Fittipaldi ficou em 30º na geral e em sexto na GT1.

A largada, sábado, acontece às 10h de Brasília.

O grid está aqui. É legal ver as diferenças abissais de tempos (mais de um minuto do primeiro ao último) e passear pelos nomes dos pilotos, para saber por onde andam alguns desaparecidos.

E não falta gente conhecida. Numa olhada de soslaio, encontrei McNish, Gené, Villeneuve, Pirro, Boullion, Gounon, Johansson, Nakano, Yoong, Beretta, Papis, Magnussen, o filho do Prost, Enge, Herbert, Salo, Caffi, Montermini e até Adrian Newey!

O site oficial da prova está aqui, com centenas de fotos.

Comentários

  • Oi Flavio! Tudo bem?
    Comecei uma nova matriz do DKW , porque a outra original teve alguns problemas, mas a nova está ficando ainda melhor!!
    A carretera Mickey Mouse se tudo der certo, sai até o final do ano e o 96 tambem.

    Eu nao vou fazer estes DKWs p venda, pois, já tem um grupo de amigos que vinha trabalhando em um modelo p autorama; mas fica tranquilo que eu vou te dar 1 Mickey mouse e a replica do nosso querido 96 em autorama construidos por mim. Pode me cobrar!!!
    A unica condicao é que eu quero ver voce andar com ele na pista com a galera do farnel por lá.
    Eu vou contaminar todos voces com o virus do autorama..ah se vou….

    Um abraçao!!!

  • Eu ainda acho que vai dar Audi. Podem não ser tão rápidos quanto os Peugeot mas são resistentes e já conhecem os atalhos, assim como os Vettes em relação aos Aston Martin. A chance dos Pescas seria o pau quebrar entre a Peugeot e a Audi a ponto deles moerem os carros. Quase impossível…
    Nenhuma emissora vai passar a corrida, nem o Speed. Saudades do Espaço Motor do João Mendes que sempre passava um progama inteiro de uma hora sobre a corrida daquele ano, no máximo quinze dias após a prova.
    Na verdade a Porsche amarelou para LeMans nesse ano, assim como a Acura. Os dois estavam dando uma canseira nos tanques da Audi na ALMS nas corridas mais curtas. Como ainda não confiam na resistência dos carros prefiriram não arriscar mesmo sendo muito mais competitivos que os LMP2 europeus. Amarelaram como eu disse.

  • Oi Flavio!, oi Pessoal!

    Pelo ampor de Deus! Tem alguma maneira de assistir esta corrida pelo menos via internet em um daqueles downloads que a gente faz p assostor Tv no micro?
    P……@%*&!!, todo ano nenhuma emissora passa esta corrida em tempo real. Serah que o Speed Channel vai passar algo? O site deles no Brasiol é uma porcaria e nao dá p saber nada!!!

    Tks!

  • Comuna, vai ter que torcer muito pra essa velha 550 conseguir alguma coisa. Vai tomar pau até dos 1os GT2.

    Certamente os 908 são mais rápidos que os R10 convencionais, por esse motivo, acredito que a Audi tenha levado todos os R10 pra correr nos EUA, enquanto que a PEUGEOT desenvolveu seus carros na Europa.

    Pode até ser que a AUDI esteja escondendo o jogo, mas eu não sei não, acho apenas que ela não quis levar pau da Peugeot antes de LeMans.
    Pra mim, a AUDI se retira oficialmente de LeMans esse ano, depois de vencer LeMans quando não tinha concorrentes oficiais e tem vencido com o 1o motor diesel, deixando os carros para as equipes independentes.

    Alguem sabe pq os Wankel foram banidos como alguns falaram?

    Ano passado o motor a Diesel, que é mais econômico, foi o diferencial para ganhar dos Pescarolo, que a cada ano chegava mais perto dos alemães.
    Esse ano quam anda de gasolina já era, babau…
    Me estranha muito o fato da Porche não levar seus LMP-2 pra corrida desse ano, mesmo se mostrando bastante competitivos nos EUA. Chegaram a dar pau nos R10 nos autodromos pequenos e mais travados. Disseram ano passado, que os carros iriam pra pista de LeMans em 2007, alguém sabe porque os maiores vencedores de Lemans não estarão lá?

  • Comuna, vai ter que torcer muito pra essa velha 550 conseguir alguma coisa. Vai tomar pau até dos 1os GT2.

    Certamente os 908 são mais rápidos que os R10 convencionais, por esse motivo, acredito que a Audi tenha levado todos os R10 pra correr nos EUA, enquanto que a PEUGEOT desenvolveu seus carros na Europa.

    Pode até ser que a AUDI esteja escondendo o jogo, mas eu não sei não, acho apenas que ela não quis levar pau da Peugeot antes de LeMans.
    Pra mim, a AUDI se retira oficialmente de LeMans esse ano, depois de vencer LeMans quando não tinha concorrentes oficiais e tem vencido com o 1o motor diesel, deixando os carros para as equipes independentes.

    Alguem sabe pq os Wankel foram banidos como alguns falaram?

    Ano passado o motor a Diesel, que é mais econômico, foi o diferencial para ganhar dos Pescarolo, que a cada ano chegava mais perto dos alemães.
    Esse ano quam anda de gasolina já era, babau…
    Me estranha muito o fato da Porche não levar seus LMP-2 pra corrida desse ano, mesmo se mostrando bastante competitivos nos EUA. Chegaram a dar pau nos R10 nos autodromos pequenos e mais travados. Disseram ano passado, que os carros iriam pra pista de LeMans em 2007, alguém sabe porque os maiores vencedores de Lemans não estarão lá?

  • Aposto minhas fichas nos Peugeot…as duas que correram no ALMS desse ano levaram…possivelmente a Audi vem escondendo o jogo para as 24h.
    Ano que vem, depois de muita choradeira, a Peugeot vai ceder seus motores diesel pro tio Pesca.
    Esse ano promete ser uma bela briga de foice em Lemans.

  • Pois eu tenho uma doença terrível e vou dividir brevemente com a ‘irmandade’;
    -tem que se ir antes de morrer á qualquer autódromo do mundo (quando em viagem), cheio, vazio ou que seja apenas escombros de um!!!!
    No Br, fora (PRINCIPALMENTE).
    Estive em 1989 na corrida, que estava em completa ebulição Jaguar Silk Cut contra Sauber Mercedes.
    O camping dentro do autódromo, as lojas, parques de diversão, a profussão de quiosques de marcas de cerveja, o chinaredo (mulherada), o barulho…c.a.r.a.l.h.o.s. é uma LOUCURA.
    Sem igual!!!!!
    (Talvez S.P.A?!?!?)
    Um dia quero ir denovo pra ficar de quinta feira até sair de maca no domingão!

  • A Mazda tentou retornar com os motores rotativos na ALMS mas foi um fracasso, tanto que esse ano está correndo com um motor 4 L, 2.0 l turbo desenvolvido pela AER na Lola LMP2 da Equipe BK. Os motores rotativos tem duas desvantagens em relação aos motores “convencionais”: maiores consumo e requisitos de refrigeração, o que gera um maior arrasto aerodinâmico.

    Hoje o ACO fez uma conferência para mostrar as novas regras que serão adotadas a partir do ano que vem, e principalmente as mudanças na LMP1 a partir de 2011: carros com maior potêncial de identificação com as marcas, motorização híbrida, bio-combustíveis, hidrogênio, freios regenerativos, etc.

    A F1 que se cuide, pois o antigo Campeonato Mundial de Marcas pode voltar com força total, e dessa vez, o ” Tio Bernie” não vai poder fazer nada para atrapalhar, como na época do Grupo C (“c” de consumo).

    Maiores informações aqui: http://www.the-paddock.net/content/view/241658/49/

  • Ta, sei disso Marcelim

    Mas, porem, digo que a Audi “daria” pau pois o R8 era (antes de ser limitado) rapidissimo, então, “teoricamente”, dadas as evoluções inerentes ao tempo, ainda assim seria um carro superior, tendo em conta ainda que o 787 explorava brechas no regulamento, fato que levou a vencer os Mercedes Sauber C9 (ou C10, não lembro)

  • Apenas 0,6 segundos de diferença entre o primeiro e o segundo, em marcas diferentes demonstram o que será a mais fantástica corrida de carros do mundo.

    A dúvida é se os novos Peugeot terão a resistência que os Audi já mostraram que tem. Agora o fato de haver um minuto de diferença entre o primeiro e o ultimo é decorrente da diferença de construção, de motores, de características de cada um,o que permite a colorir com tutti il colori del’arcobaleno .
    Vou torcer para o Villeneuve fazer a tríplice coroa.

  • A Categoria de Endurance-Protótipos está renascendo depois que o Sr. Ecclestone quase conseguiu mata-la, como está tentando fazer com o Mundial de Rally e com a MotoGP que são categorias INFINITAMENTE melhores que a F1 de hoje, por isso é que só agora as fábricas estão voltando. Ano que vem teremos a Porsche de volta.

  • Na verdade, justamente o oposto da F-1, que na época só tinha dois ou três times que contavam e hoje conta com seis times de montadoras(a Spiker não conta) enquanto a outra categoria está praticamente abandonada, com a Audi correndo praticamente sozinha…

  • R/T, na verdade, a Mazda só venceu a Le Mans 1991.

    Até porque naquela época existiam times poderosos como a Mercedes, Porsche e tantos outros.

    Hoje em dia, a Audi corre praticamente sozinha e bastou aparecer a Peugeot para dar pau neles.

    Sem contar que naquela época, a Mercedes tinha pilotos como Michael Schumacher, Heinz-Harald Frentzen, Karl Wendlinger e tantos outros…

    Hoje em dia só tem dejetos da F-1 e pilotos desconhecidos ou velhos…

  • Na P1, , 16 carros, e 18″ de diferença no tempo…isso é covardia..
    Sei não, acho que o Lion leva…Dependendo to tamanho da chuva, tudo pode acontecer…Também quero saber se pela Net vai dar para acompanhar com imagens em tempo real.

  • Quando da ultima enquete do grande premio, eu votei que era essa a corrida que eu mais gostaria de ganhar. Po, 24 horas… Sou doido por F1, mas vencer 24 de pilotagem no Circuit de la Sarthe seria O sonho…

  • Domingo se não acontecer nenhum imprevisto, o Leão que nos treinos apenas RONRONOU, irá rugir e engolir aquela Marca que se apoderou de Quatro Argolas por vontade da Volkswagen, já que seu logo era o mais feio entre as marcas que constituian a Auto Union, e Eu chegarei logo atrás dos Leões.

    Le Lion só não vencerá se tiver problemas mecânicos e o Vencedor será o Pilotado pelo Jacques Villeneuve.
    Allez le Bleus!!!

  • Essas 24h vão ser transmitidas via internet ou em algum canal fechado?

    Queria assistir pelo menos alguns trechos.

    Ah, para quem gosta de corridas de turismo, nesse final de semana tem 2a etapa da CTM2000 aqui em Fortaleza. A transmissão é a cargo da BandSports. O site da categoria é: http://www.ctm2000.com.br.

    (Não sou da organização, mas gostaria de divulgar mais uma categoria que nasce)