Bourdais, Sarrazin, Lamy, Peugeot

SÃO PAULO (briga de gente grande) – Choveu hoje, e o grid das 24 Horas de Le Mans ficou definido pelos tempos de ontem. Na pole, a primeira vitória da Peugeot diante da Audi: o trio Sébastien Bourdais, Stéphane Sarrazin e Pedro Lamy, com o 908 que a marca do leãozinho fez para derrotar os R10.

Serão 54 carros no grid da corrida que não morro sem cobrir uma lá, acampado.

Jaime Melo Jr. é o 41º na geral e terceiro na GT2. Thomas Erdos parte em 21º na geral e em sexto na P2. Christian Fittipaldi ficou em 30º na geral e em sexto na GT1.

A largada, sábado, acontece às 10h de Brasília.

O grid está aqui. É legal ver as diferenças abissais de tempos (mais de um minuto do primeiro ao último) e passear pelos nomes dos pilotos, para saber por onde andam alguns desaparecidos.

E não falta gente conhecida. Numa olhada de soslaio, encontrei McNish, Gené, Villeneuve, Pirro, Boullion, Gounon, Johansson, Nakano, Yoong, Beretta, Papis, Magnussen, o filho do Prost, Enge, Herbert, Salo, Caffi, Montermini e até Adrian Newey!

O site oficial da prova está aqui, com centenas de fotos.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
FAB1000
FAB1000
16 anos atrás

Rapaziada acho que me enganei com a AUDI. Eles deviam estar escondendo mesmo o jogo pois já bateram o record de LeMans e estão em 1o e 2o!!!

ricardo bifulco
ricardo bifulco
16 anos atrás

Oi Flavio! Tudo bem?
Comecei uma nova matriz do DKW , porque a outra original teve alguns problemas, mas a nova está ficando ainda melhor!!
A carretera Mickey Mouse se tudo der certo, sai até o final do ano e o 96 tambem.

Eu nao vou fazer estes DKWs p venda, pois, já tem um grupo de amigos que vinha trabalhando em um modelo p autorama; mas fica tranquilo que eu vou te dar 1 Mickey mouse e a replica do nosso querido 96 em autorama construidos por mim. Pode me cobrar!!!
A unica condicao é que eu quero ver voce andar com ele na pista com a galera do farnel por lá.
Eu vou contaminar todos voces com o virus do autorama..ah se vou….

Um abraçao!!!

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

Eu ainda acho que vai dar Audi. Podem não ser tão rápidos quanto os Peugeot mas são resistentes e já conhecem os atalhos, assim como os Vettes em relação aos Aston Martin. A chance dos Pescas seria o pau quebrar entre a Peugeot e a Audi a ponto deles moerem os carros. Quase impossível…
Nenhuma emissora vai passar a corrida, nem o Speed. Saudades do Espaço Motor do João Mendes que sempre passava um progama inteiro de uma hora sobre a corrida daquele ano, no máximo quinze dias após a prova.
Na verdade a Porsche amarelou para LeMans nesse ano, assim como a Acura. Os dois estavam dando uma canseira nos tanques da Audi na ALMS nas corridas mais curtas. Como ainda não confiam na resistência dos carros prefiriram não arriscar mesmo sendo muito mais competitivos que os LMP2 europeus. Amarelaram como eu disse.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Bifulco, aproveitando a ilustre presença… quando sai o #96 de autorama???

ricardo bifulco
ricardo bifulco
16 anos atrás

Oi Flavio!, oi Pessoal!

Pelo ampor de Deus! Tem alguma maneira de assistir esta corrida pelo menos via internet em um daqueles downloads que a gente faz p assostor Tv no micro?
P……%*&!!, todo ano nenhuma emissora passa esta corrida em tempo real. Serah que o Speed Channel vai passar algo? O site deles no Brasiol é uma porcaria e nao dá p saber nada!!!

Tks!

FAB1000
FAB1000
16 anos atrás

Comuna, vai ter que torcer muito pra essa velha 550 conseguir alguma coisa. Vai tomar pau até dos 1os GT2.

Certamente os 908 são mais rápidos que os R10 convencionais, por esse motivo, acredito que a Audi tenha levado todos os R10 pra correr nos EUA, enquanto que a PEUGEOT desenvolveu seus carros na Europa.

Pode até ser que a AUDI esteja escondendo o jogo, mas eu não sei não, acho apenas que ela não quis levar pau da Peugeot antes de LeMans.
Pra mim, a AUDI se retira oficialmente de LeMans esse ano, depois de vencer LeMans quando não tinha concorrentes oficiais e tem vencido com o 1o motor diesel, deixando os carros para as equipes independentes.

Alguem sabe pq os Wankel foram banidos como alguns falaram?

Ano passado o motor a Diesel, que é mais econômico, foi o diferencial para ganhar dos Pescarolo, que a cada ano chegava mais perto dos alemães.
Esse ano quam anda de gasolina já era, babau…
Me estranha muito o fato da Porche não levar seus LMP-2 pra corrida desse ano, mesmo se mostrando bastante competitivos nos EUA. Chegaram a dar pau nos R10 nos autodromos pequenos e mais travados. Disseram ano passado, que os carros iriam pra pista de LeMans em 2007, alguém sabe porque os maiores vencedores de Lemans não estarão lá?

FAB1000
FAB1000
16 anos atrás

Comuna, vai ter que torcer muito pra essa velha 550 conseguir alguma coisa. Vai tomar pau até dos 1os GT2.

Certamente os 908 são mais rápidos que os R10 convencionais, por esse motivo, acredito que a Audi tenha levado todos os R10 pra correr nos EUA, enquanto que a PEUGEOT desenvolveu seus carros na Europa.

Pode até ser que a AUDI esteja escondendo o jogo, mas eu não sei não, acho apenas que ela não quis levar pau da Peugeot antes de LeMans.
Pra mim, a AUDI se retira oficialmente de LeMans esse ano, depois de vencer LeMans quando não tinha concorrentes oficiais e tem vencido com o 1o motor diesel, deixando os carros para as equipes independentes.

Alguem sabe pq os Wankel foram banidos como alguns falaram?

Ano passado o motor a Diesel, que é mais econômico, foi o diferencial para ganhar dos Pescarolo, que a cada ano chegava mais perto dos alemães.
Esse ano quam anda de gasolina já era, babau…
Me estranha muito o fato da Porche não levar seus LMP-2 pra corrida desse ano, mesmo se mostrando bastante competitivos nos EUA. Chegaram a dar pau nos R10 nos autodromos pequenos e mais travados. Disseram ano passado, que os carros iriam pra pista de LeMans em 2007, alguém sabe porque os maiores vencedores de Lemans não estarão lá?

Mandrake
Mandrake
16 anos atrás

Não achei o layout da pista no site oficial, mas ele está aqui

http://www.silhouet.com
/motorsport/tracks
/lemans2.html

Eu ficaria maluco com uma prova de F1 por lá… mas o circuito não atende aos requisitos de chatice da F1 atual.

1GT
1GT
16 anos atrás

Marcog…
Todo ano o Divila tá na Pescarolo Sport!
Li uma vez uma coluna dele dizendo que por mais vitórias que tenha, o sonho dele é Lemans.

Marcog
Marcog
16 anos atrás

O Divila não participa da Pescarolo Sport, que tá em 6o na geral ?

Comuna
Comuna
16 anos atrás

Vou torcer para este aqui, camarada!

Alexei Vasiliev/Tomas Kostka/Robert Pergl (RUS/CZE/CZE), 4min09s088 – Ferrari 550 Maranello, Convers MenX Team, classe GT1

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Corridaça! Essa é uma das que eu sonho ir. (Spa e Monza na F-1 e Indianápolis – IRL são as outras). Quem sabe, um dia…

1GT
1GT
16 anos atrás

Aposto minhas fichas nos Peugeot…as duas que correram no ALMS desse ano levaram…possivelmente a Audi vem escondendo o jogo para as 24h.
Ano que vem, depois de muita choradeira, a Peugeot vai ceder seus motores diesel pro tio Pesca.
Esse ano promete ser uma bela briga de foice em Lemans.

roger
roger
16 anos atrás

Aliás…o barulho do Wankel….é de matar de lindo.
Ouvi os Matra, Ferrari V12 ao vivo, mas acho que este é ….como um caça (a pistão)em picada!!!!
LOUCURA TOTAL LINDO!

roger
roger
16 anos atrás

Pois eu tenho uma doença terrível e vou dividir brevemente com a ‘irmandade’;
-tem que se ir antes de morrer á qualquer autódromo do mundo (quando em viagem), cheio, vazio ou que seja apenas escombros de um!!!!
No Br, fora (PRINCIPALMENTE).
Estive em 1989 na corrida, que estava em completa ebulição Jaguar Silk Cut contra Sauber Mercedes.
O camping dentro do autódromo, as lojas, parques de diversão, a profussão de quiosques de marcas de cerveja, o chinaredo (mulherada), o barulho…c.a.r.a.l.h.o.s. é uma LOUCURA.
Sem igual!!!!!
(Talvez S.P.A?!?!?)
Um dia quero ir denovo pra ficar de quinta feira até sair de maca no domingão!

Rodrigo Tosetti
Rodrigo Tosetti
16 anos atrás

Estava vendo o grid , o que tem de cara “ruim” é brincadeira , não tem uma vaguinha para mim, não ?

Péricles Leite
Péricles Leite
16 anos atrás

A Mazda tentou retornar com os motores rotativos na ALMS mas foi um fracasso, tanto que esse ano está correndo com um motor 4 L, 2.0 l turbo desenvolvido pela AER na Lola LMP2 da Equipe BK. Os motores rotativos tem duas desvantagens em relação aos motores “convencionais”: maiores consumo e requisitos de refrigeração, o que gera um maior arrasto aerodinâmico.

Hoje o ACO fez uma conferência para mostrar as novas regras que serão adotadas a partir do ano que vem, e principalmente as mudanças na LMP1 a partir de 2011: carros com maior potêncial de identificação com as marcas, motorização híbrida, bio-combustíveis, hidrogênio, freios regenerativos, etc.

A F1 que se cuide, pois o antigo Campeonato Mundial de Marcas pode voltar com força total, e dessa vez, o ” Tio Bernie” não vai poder fazer nada para atrapalhar, como na época do Grupo C (“c” de consumo).

Maiores informações aqui: http://www.the-paddock.net/content/view/241658/49/

R/T
R/T
16 anos atrás

Ta, sei disso Marcelim

Mas, porem, digo que a Audi “daria” pau pois o R8 era (antes de ser limitado) rapidissimo, então, “teoricamente”, dadas as evoluções inerentes ao tempo, ainda assim seria um carro superior, tendo em conta ainda que o 787 explorava brechas no regulamento, fato que levou a vencer os Mercedes Sauber C9 (ou C10, não lembro)

Rodrigo Mendes de A.
Rodrigo Mendes de A.
16 anos atrás

Flavioooooo nao vai falar nada da TC 2000???

Joaquim Souza
Joaquim Souza
16 anos atrás

Dá-lhe Peugeot!

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Apenas 0,6 segundos de diferença entre o primeiro e o segundo, em marcas diferentes demonstram o que será a mais fantástica corrida de carros do mundo.

A dúvida é se os novos Peugeot terão a resistência que os Audi já mostraram que tem. Agora o fato de haver um minuto de diferença entre o primeiro e o ultimo é decorrente da diferença de construção, de motores, de características de cada um,o que permite a colorir com tutti il colori del’arcobaleno .
Vou torcer para o Villeneuve fazer a tríplice coroa.

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

A Categoria de Endurance-Protótipos está renascendo depois que o Sr. Ecclestone quase conseguiu mata-la, como está tentando fazer com o Mundial de Rally e com a MotoGP que são categorias INFINITAMENTE melhores que a F1 de hoje, por isso é que só agora as fábricas estão voltando. Ano que vem teremos a Porsche de volta.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Na verdade, justamente o oposto da F-1, que na época só tinha dois ou três times que contavam e hoje conta com seis times de montadoras(a Spiker não conta) enquanto a outra categoria está praticamente abandonada, com a Audi correndo praticamente sozinha…

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

R/T, na verdade, a Mazda só venceu a Le Mans 1991.

Até porque naquela época existiam times poderosos como a Mercedes, Porsche e tantos outros.

Hoje em dia, a Audi corre praticamente sozinha e bastou aparecer a Peugeot para dar pau neles.

Sem contar que naquela época, a Mercedes tinha pilotos como Michael Schumacher, Heinz-Harald Frentzen, Karl Wendlinger e tantos outros…

Hoje em dia só tem dejetos da F-1 e pilotos desconhecidos ou velhos…

R/T
R/T
16 anos atrás

Essa vai pro Marcelim, onboard em leMans com o 787 Wankel
http://www.youtube.com/watch?v=ceKixXx5Rj8

Lindo ruido, mas ainda assim tomaria pau feio dos gloriosos Audi, em especial dos R8 “pré limitação” (antes das limitações impostas pelo Automobile Club d ‘ Ouest e pela ALMS)

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Na P1, , 16 carros, e 18″ de diferença no tempo…isso é covardia..
Sei não, acho que o Lion leva…Dependendo to tamanho da chuva, tudo pode acontecer…Também quero saber se pela Net vai dar para acompanhar com imagens em tempo real.

Rafael Duarte
Rafael Duarte
16 anos atrás

Quando da ultima enquete do grande premio, eu votei que era essa a corrida que eu mais gostaria de ganhar. Po, 24 horas… Sou doido por F1, mas vencer 24 de pilotagem no Circuit de la Sarthe seria O sonho…

Rodrigo Tosetti
Rodrigo Tosetti
16 anos atrás

Acho que dá R10

Caíque Pescarolo
Caíque Pescarolo
16 anos atrás

Domingo se não acontecer nenhum imprevisto, o Leão que nos treinos apenas RONRONOU, irá rugir e engolir aquela Marca que se apoderou de Quatro Argolas por vontade da Volkswagen, já que seu logo era o mais feio entre as marcas que constituian a Auto Union, e Eu chegarei logo atrás dos Leões.

Le Lion só não vencerá se tiver problemas mecânicos e o Vencedor será o Pilotado pelo Jacques Villeneuve.
Allez le Bleus!!!

Rafael Ramos
Rafael Ramos
16 anos atrás

Essas 24h vão ser transmitidas via internet ou em algum canal fechado?

Queria assistir pelo menos alguns trechos.

Ah, para quem gosta de corridas de turismo, nesse final de semana tem 2a etapa da CTM2000 aqui em Fortaleza. A transmissão é a cargo da BandSports. O site da categoria é: http://www.ctm2000.com.br.

(Não sou da organização, mas gostaria de divulgar mais uma categoria que nasce)

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Outro vídeo, com o wankel 4 rotores andando….

http://www.youtube.com/watch?v=K1BWv7iPFUg

Esse motorzinho moeria esse lixo de Audi atual, caso continuasse a sua evolução, além de ter um ronco infinitamente mais lindo.

Lucas
Lucas
16 anos atrás

Até que enfim uma montadora sem medo de enfrentar a Audi! Essa 24 Horas promete ser bem agitada.

Abraços!

Palhaço Trocadalho
Palhaço Trocadalho
16 anos atrás

Na verdade o Prost tem dois filhos correndo aí: o Nicolas Prost e o Alain Filhol.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

ô gomes, já que tu gosta de coisas heterodoxas, vai ai uma:
O mazda 787B, a legenda, vencedora do Le Mans 1991, aquecendo…

http://www.youtube.com/watch?v=9675TKafw3g

Imperdível para todo “audiófilo” de roncos de motores.

Vale lembrar que o motor rotativo foi banido das competições posteriormente….

vitão
vitão
16 anos atrás

Ah, esqueci de mencionar : fecho no R-10 .

vitão
vitão
16 anos atrás

o Newey demoliu o GT-40 dele na Classic Le Mans. Pobre F-430.