Categoria nova na praça

SÃO PAULO (bem-vinda) – Juro que não conhecia, e perdão pela falta de informação. Foi criada neste ano uma nova categoria de monopostos na Europa chamada Formula Master, ou IFM (acrescente o International ao nome), que corre junto com o WTCC no Velho Continente, sempre em rodadas duplas.

O campeonato já começou, teve seis provas (Valência, Pau e Brno) e, pelo jeito, tem bastante gente correndo. Um deles é brasileiro, Cláudio Cantelli Jr., de 18 anos, paranaense de Guarapuava que no ano passado disputou a F-Renault por aqui. Quem me avisou foi seu irmão, Rodrigo Cantelli.

Os carros são feitos pela Tatuus italiana e usam motores de 2 litros e 250 hp.

Dêem uma olhada no site da categoria, vejam o carro e digam o que acharam… De minha parte, prometo ficar atento. Porque sem categorias de monopostos no Brasil, essa pode ser uma boa opção para a garotada começar na Europa sem ter de passar do kart direto para uma Fórmula 3, por exemplo.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Nela corre um tal de Johnny Ceccotto Jr….

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
16 anos atrás

Nossa… mais uma categoria com penduricalhos! Chamem os donos de lojas do Mercado de Lustres de Benfica para dar um fim nisso!

brasil
brasil
16 anos atrás

ABRE O OLHO…penduricalhos estao ai …e porque sao eficientes… e melhoram …a aerodinamica deixem de ser saudosistas…o passado se foi…o futuro e lindo…so os velhos nao acham pois aproxima seu fim…mais todos ficaram velhos e morrerao…entao que venha o futuro !!!

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
16 anos atrás

Nunca ouvi falar da categoria, nunca assisti a uma corrida, não sei o quanto anda, mas achei o carro belíssimo. E comparado aos penduricalhos da F1atual, esse carro tá lisinho. E considerem também que ele usa pneus slicks e não deve ter os freios de carbono da F1. Deve possibilitar ultrapassagens sim (isso é um achismo, claro)…

Renato
Renato
16 anos atrás

pô, o carro é bacana hem?

aposto que anda mais que o Honda do Barrichello!

Bruno
Bruno
16 anos atrás

Deka, nem a GP2, com um sobrenome Senna no grid, não ta fazendo com que a globo fale nem no auto esporte mais… porque passariam algo sobre a IFM?

luissergio
luissergio
16 anos atrás

parece um F1…lindo.

Rodrigo Flareço
Rodrigo Flareço
16 anos atrás

Cara eu sabia que o Cantelli tava na Europa mas não lembrava o nome da categoria. Também sou de Guarapuava e vi ele correndo no kart e na f renault. E o carro parece ser bom! Categoria a ser observada essa!

Allan
Allan
16 anos atrás

Gostei da asa traseira! Esse deveria ser o visual de um F1… Exceto pela altura do spoiler dianteiro e a parte inferior do bico (que deveriam ficar “pregados” no chão). Certamente não ocorreria perda de downforce e entrar colado na traseira de outro carro em curvas médias e velozes seria vantajoso, e não prejudicial.

Aliás, pela potencia, tal formula, se muito mais em conta que a F3, certamente irá aposentar essa ultima… Carros muito semelhantes…

DICK 87
DICK 87
16 anos atrás

O problema do Pizzonia é ELE.

Deka 3234
Deka 3234
16 anos atrás

Preço bom, mais moderno que a F-3,
boa plataforma para desenvolvimentos futuros. Aero sofisticada (um pouquinho de penduricalhos demais).
Divulgação ruim! Péssima!
Tá precisando de nomes “famosos” ao volante, e de marketing na linha Globo/Galvão/Carlos Col por trás!
Chato mas eficiente!

Cleber.
Cleber.
16 anos atrás

Lindo, o carro! Muito parecido com um F-1…

brasil / jose
brasil / jose
16 anos atrás

meu querido tecnologia …sofisticacao…seguranca…quanto mais + melhor ´volte-se ao futuro que e a real … tecnogia so facilita nossa vida ! e esse papo que as ultrapassagens estao prejudicas pela tecnologia e furado ! e so o piloto ter raca e coragem que ele comsegue ultrapassar…

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

muita asa,aerofolio e parafernalias de f1 que ira complicar pro novato que inicia na f3
fe3 e um bolido pronto no maximo aerofolio trazeiro e pedal de acelerador,celula de reaproveitamento de energia,etc e etc e pra gp2 e f1
muito sofisticado e caro pra quem comeca
jc
sete lagoas

sem chance
sem chance
16 anos atrás

como disse alguém aí embaixo, essa categoria se posiciona entre a F3 e GP2. Inclusive pensou-se em chamá-la de GP3 em algum momento.

Mário Coelho Bessa
Mário Coelho Bessa
16 anos atrás

O carro é muito bonito, a proposta interessantíssima e custo compatível com a proposta…

Entretanto, muito vem se discutindo nos últimos tempos que os penduricalhos aerodinâmicos nos carros de F1 vêm impossibilitando a disputa, as ultrapassagens, enfim, a briga por posições…

Tudo por causa da aerodinâmica.

Vocês não acham que este carro tem muitas asas, asinhas, aletas, reentrâncias?

Acho beeeeem diferente de um F3…

Vamos aguardar pra ver

FerAvallone
FerAvallone
16 anos atrás

Vc deve conhecer sim, FG, eh que no Grande Premio a categoria foi noticiada como F-S2000, apesar de na Europa so ser chamada de F-Master…categoria sem muito prestigio por enquanto, sem nenhum piloto ou equipe com muita historia…em termos de hp/custo nao eh mal. Mas, pelo menos nessa primeira temporada, isso eh tudo que oferece. Nao seria a melhor estrategia tirar um piloto do kart para ela, ja que eh uma F3 “crescida”, e internacional. Na minha opiniao, nossos pilotos saindo do kart precisam de um F-Ford ou similar com muitos (30+) carros no grid, para seu batismo em carros, inclusive pelo custo. Isso os prepararia melhor para a F3 SUDAM, Euro ou Inglesa, se nao forem passar por uma F-Renault 2000 fora. Acho importante andarem em um carro “barato”, desenvolvido, e amplamente usado no mundo como F-Ford, F-Renault, F3, etc. Nunca vamos mudar o fato de que o automobilismo eh um esporte caro, mas os patrocinios reais ja mudaram – desapareceram. Nao vai ser de graca, mas essas categorias de base tem que ser muito baratas…infelizmente ate o kart tem ido para o outro lado e se tornado cada vez mais caro…

brasil
brasil
16 anos atrás

esse deveria ser tambem o caminho a seguir no Brasil…formaria jovens pilotos a custo reduzido e preparados a enfrentar o dificil caminho a f 1 …e essa ridicula nascar brasileira deveria ser extinta e seria melhor os genericos lavarem seus lucros nesta categoria bem mais promissora e interessante para todos …agora os velhos pilotos dinossauros mudem para a terra do mickey mouse e vao brincar naquela Ridicula categoria de pilotos Obesos e lentos !!!!

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Projetar e fabricar bons carros, sempre foi natural, aqui inclusive.

Impressiona mesmo é a dificuldade de tornar as competições e categorias sustentáveis.

Criamos carros e categorias novas, gerindo-as de forma débil.

Será uma revolução quando conseguirmos administrar e gerenciar uma categoria de forma com que ela se estabeleça e sirva a várias gerações.

Engenheiros em nível top, faltam os empreendedores e principalmente administradores com amor ao esporte, em primeiro lugar.

Rodrigo
Rodrigo
16 anos atrás

Esse carro foi construído no regulamento que a Fia vai impor a F-3 a partir no ano que vem, ou seja, não é uma categoria para quem acabou de sair do kart, já que se trata basicamente de um F-3.
Foi nesse carro que o Bruno andou em Monza, ou tentou, pois logo nas primeiras voltas ele deu uma panca e destruiu o carro….

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
16 anos atrás

Flavio,

sem meter o pau porque isto é fácil, difícil é fazer melhor.

Está na hora de você engatar uma ou outra viagem para corridas para se atualizar… .

Por favor não me copreenda mal, é apenas o meu feeling.

Bruno
Bruno
16 anos atrás

Gomes, essa ae é aquela categoria que o Bruno Senna deu umas voltas em monza no começo do ano.
é essa ae que usa aquele esquema de reaproveitamento da energia.
o sistema ainda não tá implantado, ma o negócio é o seguinte: freia-se no fim da reta, a energia das rodas nao passa totalmente pro motor, uma parte dela é levada a uma célula, que então carrega uma bateria. a energia elétrica é armazenada na bateria, e quando o piloto aciona um botão no volante, a energia então faz funcionar um motor que fica entre a embreagem e o motor de verdade, dando assim uns hp’s a mais. como se fosse um botão de nitro.

os carros ja vem equipados com “suporte” ao equipamento, porém, não estão instalados, até onde sei.
to a par disso porque a empresa onde trabalho tá fazendo as jaquetas do Cantelli Jr.

Rodrigo Masson
Rodrigo Masson
16 anos atrás

Viu o precinho de um carro completo?
107.770,00 Euros.
Vamos fazer uma vaquinha e montar uma equipe brasileira.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

A Aerodinâmica parece ótima! Bem moderna, e o tamanho do carro deve dar um coportamento parecido com um F1.
Será que é caro?