Clássico no ar

SÃO PAULO (coisa mais linda) – O blogueiro Thiago Sabino pede para avisar que domingo o Aero Clube de Rio Claro comemorou seu aniversário e colocou para voar este DC-3 impecavelmente restaurado (imagino que pelo pessoal da TAM).

É de arrepiar mesmo, como disse o Thiago. Quem aqui já voou num DC-3?

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
carlos alberto dias de campos
carlos alberto dias de campos
13 anos atrás

Maravilha, na Cruzerio do Sul , ainda na década de 60 tinhamos vários DC-3 voando na RIN- Rede de Integração Naciona,, no Amazonas, Acre, pousavam em Eirunepê, Taruacá, Forte Principe da Beira, Tefé, Maués, Cruzeiro do Sul, levavem viveres, suprimentos, gente, voavam “VOR” voando olhando o rio, pistas de piçarra, terra, no arquivo da Cruzeiro de fotos, haviam alguns flechados pelos índios, no Leme que era de lona encerada, ou material parecido, afora vários indios em volta destas águias com cmtes. a Cruzeiro voou muito DC-3, nome de meu filho ,Douglas.

Marco A Minussi
Marco A Minussi
14 anos atrás

Show de aeronave, tive o prazer de ve-la bem pertinho no aeroporto de Torres – RS, dias antes de ser enviada para São Paulo.
Alguém sabe onde exatamente ele esta ?
Saudades de voar neste avião, que era utilizado pelo CAN onde peguei carona com a família pela Aeronautica.
Abraços a todos apaixonados por aviação.
Marco

Roberto Fróes
Roberto Fróes
16 anos atrás

Além de ter voado várias vezes em um desses, tive o imenso prazer de pilotá-lo. Na época, não achei que fosse um prazer, devido ao TREMENDO PESO dos comandos. E o imenso desprazer de vê-lo se acabar (virou sucata) depois de um pouso forçado, sem trem de pouso, no interior de Pernambuco. Quem pilotava era o proprietário, que o havia transformado para avião de carga. Uma pena…

Ike
Ike
16 anos atrás

Lindo,,, icone da aviação,,,,meus pais quando se casaram foram em lua de mel num destes da Varig, tem uma foto daquelas tradicionais na porta do avião.

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Só corrigindo

Esse avião foi comprado pelo Colvara, Letti, Machado e Leonardo.

A VRG deu apoio de manutenção na reforma do avião, em troca da exposição das suas cores. Parceiros como AGS ( mangueiras) , Honeywell ( aviônicos), Goodyear ( pneus e vulcanizados) , Aeromot ( peças diversas), Garmin ( aviônicos – GPS), Pratt& Whitney ( motores) foram fundamentais para se colocar o avião nas condições em que se encontra.

Ele está aliviado de peso máximo de decolagem, de acordo com laudo de peso-balanceamento feito pelo CTA.

O Constellation vem aí. 2008 pra 2009….aguardem!!!!

Abraços.

ricardo bifulco
ricardo bifulco
16 anos atrás

Oi Flavio! oi pessoal!

Este é um dos meus avioes preferidos!!! Eu tinha um kit 1/72 da Italeri.

A proposito, ouvi dizer que este é o unico aviao em toda história, cuja estrutura nao tem limites de hora de voo.

Se isto procede, é mais um merito para esta maravilha!!

Um abraço,

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Sim Claudio R. , existe a Belize mexicana e praticamente é uma continuação do país Belize.
Não conheço a história da criação desse país porém, creio que foi como a dos outros paises hispânicos vizinhos, brigas sangrentas entre os arrendatários da coroa espanhola pelo ouro alheio.
Nos tempos de hoje voa-se e navega-se sem problema algúm por lá onde parece nem haver uma fronteira oficial.
E tanto o México como Belize são belíssimos lugares para se visitar.
Abraço.

roger
roger
16 anos atrás

Ah! ele foi pintado ‘á la Varig ‘ pra fazer um curta que rodou no festival de Gramado….. Baita cagada ao meu ver….

roger
roger
16 anos atrás

Este avião foi do Letti, Sporleder, Machado e mais um manicaca danado!
Reformaram todo no Aeroclube de Belem Novo em Porto alegre!
A Varig deu uma mãozinha…ou como interpretarem.
O avião fazia vôos nos fins de semana á 30/50 pilas e o pessoal ia todo trajado á epoca!!!!
-uma pena ter saido de onde saiu, mas como diria meu pai…gaúcho bom sai de casa prá ganhar dinheiro!!!
(que m.e.r.d.a o PT fez a aqueles pagos!!!)

Danilo kondrasovas T
Danilo kondrasovas T
16 anos atrás

Queria ver mesmo é um Antonov255 de perto. Deve ser uma coisa maravilhosa.

coelho
coelho
16 anos atrás

Voei nesse bicho aí mesmo, aqui no RS. Levei minha filha pra voar pela primeira vez e ela adorou! Me torra a paciencia toda hora querendo mais. Era uma festa o voo que se fazia nele sobre Porto Alegre. Sorte dos paulistas, que mantenham ele no ar.

Aces High
Aces High
16 anos atrás

Tem até uma frase famosa do Einsenhower, dizendo que as 4 coisas que levaram à vitoria na II Guerra foram a bomba atomica, o jipe, a bazuca e o C-47

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Kd o Mestre Joa.
Será que ele já “mexeu” num destes???

Philipe Pacheco
Philipe Pacheco
16 anos atrás

LInda demais a foto mesmo.
Esse DC-3 hoje é do mesmo dono de um Boeing 737 BBJ, dono esse que tb tem um banco aqui no Brasil..

Eduardo Mario
Eduardo Mario
16 anos atrás

O colega tem razão. Os pilotos confiavam plenamente nesse avião operando muitas vezes fora do envelope de voô. Principalmente decolando de pistas curtas desprovidas de qualquer auxilio com excesso de carga…era o avião perfeito para isso…nesse video mostra uma decolagem tipica do DC-3 decolando em uma pista curta de terra com muita lama….é o Jeep voador…..http://www.youtube.com/watchv=z1jmDeiWIRA&mode=related&search=

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Vale o comentário, apesar de não me lembrar do link. A versão militar do DC3, o C-47, , tem histórias inacreditáveis do que faziam com esse avião na segunda guerra, especialmente na Oceania, por ali… A ficha técnica que o amigo postou abaixo, era literalmente rasgada, pq , naquelas circunstancias , passavam por cima de tudo. Carregavam muito mais gente que a prudenca recomendava, voavam muito mais alto que o teto de serviço e outras maluquices impensáveis hoje. E escreveram grandes histórias de heroismo e altruísmo; esse avião é um ícone em qualquer lugar onde voou..Vou procurar o link e depois posto aqui. E pensar que a maioria virou panela de pressão…..putz!

Marcelo Borges
Marcelo Borges
16 anos atrás

Voei muito no Douglas DC-3 nas cores da FAB.
E com meu pai pilotando.

Eduardo Mario
Eduardo Mario
16 anos atrás

Descrição dessa lenda: Monoplano de asa baixa, em alumínio, equipado com dois motores Pratt & Whitney “Twin Wasp” R-1830-92, 14 Cil. Radiais, de 1.200 hp a 2.700 rpm, capacidade dos tanques de combustível 2.264 L – óleo lubrificante 150 L; hélices Hamilton Standard, hidromáticas, tipo 23 e 50 de 3 pás; piloto automático “Sperry Gyroscope”. Possui capacidade para 28 passageiros e 4 tripulantes, autonomia de vôo de 8 horas, teto operacional de 3.000 m velocidade de cruzeiro de 270 / 298 Km/h, velocidade máxima em vôo nivelado de 330 / 370 kph e 1.900km de alcance normal (equivalente à distância aproximada entre São Paulo e Maceió. Uma viagem São Paulo-Rio era feita em 2 horas e meia, por exemplo).

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Voei nesse mesmo, no RS.
Aliás, qualquer um podia voar, pois era só pagar.
POrém não havia essa pintura da varig no leme.

Luís Sérgio
Luís Sérgio
16 anos atrás

também é feio…

Eduardo Mario
Eduardo Mario
16 anos atrás

Esse DC-3 ficou por algum tempo no patio do aeroporto de Blumenau até que o pessoal do aeroclube do rio grande do sul que fica em Porto Alegre comprou e com a ajuda da Varig o restaurou….como se diz na giria dos pilotos…avião bonito voa bem….e esse é uma lenda

marcos
marcos
16 anos atrás

Tecnologia russa.

DC-3 varilov

Gil Roberto Tichauer
Gil Roberto Tichauer
16 anos atrás

Uma de minhas frustrações é não ter jamais voado num DC-3, avião do qual sou grande admirador. Espero poder um dia realizar este sonho!

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Eu certamente já andei de DC3 quando pequeno, com meus pais, mas não me lembro.
Acho este um dos mais belos aviões de todo o mundo.

Minoru
Minoru
16 anos atrás

Eu também voei num DC-3 em Cuba.
Avião clássico e aliás, a quem possa interessar, um passeio muito legal é conhecer o Museu Nacional da USAF, na base aérea de Wright Patterson que fica em Dayton,OH; estive lá a semana passada e o museu é referência no assunto com um acervo impressionante, sendo que cheguei na abertura, fiquei o dia inteiro e ainda faltou ver os aviões presidenciais e os experimentais (os famosos “X”-planes) pois ficam em hangar separado e há a necessidade de reserva pois os lugares no ônibus são limitados e descobrí isso tarde demais.

E o melhor de tudo é que tudo é grátis (exceto o IMAX).

Recomendadíssimo!!!

http://www.nationalmuseum.af.mil/

Cesarov Zuigeberov
Cesarov Zuigeberov
16 anos atrás

Eu nunca tive esse prazer, mas acho que é um dos aviões mais lindos feitos até hoje…

Ricardo Moura
Ricardo Moura
16 anos atrás

Assino em baixo o que o Bugre falou, o evento na AFA é sensacional.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Voei até de DC2. Conhecia um comandante que comparava as duas aeronaves dizendo que, o DC2 era como pilotar uma carroça puxada por 2 cavalos, cada um querendo ir prum lugar diferente e o DC3 eram duas vacas leiteiras pastando placidamente que obedeciam sem atritos…Vai entender… Fora isso já voei em tanto tipo diferente de avião movido a hélice, inclusive os da FAB, , Bufalo, Catalina e tantos mais. Depois vieram os jatos, começando com os Caravelli. Aí, perdeu a graça. Legal saber que existe ao menos um inteiro ainda voando por aí. Ao que recordo, o último em uso pela FAB era batizado de ‘maestro’ (em cada pouso um conserto). Com ‘s’ não com ‘c’!!!

Bugre
Bugre
16 anos atrás

Em 2005 ele esteve no Domingo Aéreo na AFA em Pirassununga. O ronco dos motores é lindo. O engraçado eram as garrafinhas PET penduradas sob os motores pra pegar o óleo que pingava dos cilindros inferiores do radial. Falando em Domingo Aéreo, é um evento imperdível pra quem gosta de aviação e acontece no ultimo domingo de outubro, anualmente. Todo ano aparecem umas 50.000 pessoas! É de grátis.

Jason
Jason
16 anos atrás

Caíque,

Aquele DC-3 que ficava no Aterro está exposto no tempo, no antigo Parque de Manutenção da Varig, na Ilha – e não no Musal…

Jason
Jason
16 anos atrás

Já voei em dois: um em Cuba e o outro foi… esse aí da foto, aqui no Rio!

Sou doido por DC-3.

1GT
1GT
16 anos atrás

Nesse DC-3 eu entrei quando visitei as instalações da Varig em Porto Alegre lá pelos idos de 99 acho eu, belo exemplar, como o próprio museu que havia lá dentro (não sei ao certo se ainda existe) que tinha farto material dos primórdios de nossa aviação comercial.

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

Veloz,
Aqui no Aterro do flamengo, por mais de 15 anos tinha um colocado lá para que as crianças brincassem.
A coisa de uns 10 anos atrás a VARIG retirou o Avião do parque do Flamengo, fez o restauro e o enviou para o Museu Aero Espácial no Campo dos Afonsos. de repente o da Foto é este.

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

Quando pequeno voei 3 vezes Rio- São Luis -Rio, nos DC3 da Real Linhas Aéreas. Tenho inclusive um DC3 montado e decalcado com a Pintura da Real.

Claudio R.
Claudio R.
16 anos atrás

Caro Veloz,

Existe uma cidade no México chamada Belize? Conheço um país chamado Belize que fica pertinho do México.
http://www.belize.gov.bz

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, bom dia.
Sou também apaixonado por aviões e esse DC-3 para mim é um dos mais bonitos e estéticos já criados.
Aqui perto de casa foi criado a muitos anos atrás um pseudo projeto-futuro-talvez-quem sabe-um dia, Museu da Aviação na Cidade Universitária-USP e ví um modelo desse sendo corroido pelo tempo e abandono ano após ano na entrada do que seria esse pseudo-talvez-quem sabe um dia, museu.
Num dos encontros de motos que fazemos no Pacaembú todo o fim de mês, perguntei ao comandante Rolim, (que era doido por motos também e sempre aparecia por lá) por que ele não comprava ou arrendava aquela nave para restaurá-la como merecia e êle me respondeu que já tinha entrado em negociações para isso com os orgãos (in)competentes. Logo depois êle morreu mas seu maravilhoso museu continuou como legado de honra a êle e espero que aquele despresado DC-3 da USP seja esse belo pássaro aí da foto.
E sobre a pergunta se alguém já voou num DC-3 respondo que sim, eu já voei num deles e foi um dos voos mais tranquilos e serenos que já fiz. Foi no México na cidade de Belize, num desses passeios panorâmicos para turistas. A nave estava caindo aos pedaços mas mesmo assim não inspirava medo ou desconfiança. Voava macio e seguro e “el comandante” permitiu que eu me sentasse no banco do co-piloto que estava vazio e curti demais o pesseio de quase 1 hora por um bom trecho da costa leste mexicana. Deixou até eu “pilotá-lo” em alguns momentos e percebi como era facil domar aquele enorme volante de Jeep e seus pedais que me lembraram os dos ônibus elétricos de São Paulo.
Que bella caranga aérea.
Parabéns a quem restaurou esse pássaro.
Sugiro que o próximo seja um Contelation…

Luiz Mazzoni
Luiz Mazzoni
16 anos atrás

Saudoso devo dizer que ja fui comissario desta reliquia! Muito engracado mesmo!!! Quando os passageiros queriam cafe, nos pediamos que eles fossem ate a galley 1 de cada vez para nao desbalancear o aviao!!! Comandante viajava com a janela aberta….*rs

Adriana
Adriana
16 anos atrás

A Ford tinha um desses. Eu voei nele varias vezes. Era muito legal…tinha sofá cama…uma cozinha modernissima…era a casinha de boneca perfeita. O melhor é que ele parado ficava inclinado, pois a frente é mais alta que a traseira. Bons tempos.

Massa Mania
Massa Mania
16 anos atrás

Lindo este avião, tive o prazer de visitar um destes a 1 ano com minhas filhas no Museu de tecnologia, localizado na marginal pinheiros , sentido jockey clube 100 mestros antes da cidade universitária.

Entrei no avião e eles está em ótimo estado, não do ponto de vista mecanico como este, afinal voar é voar..

Mas adorei entrar em seu interior, com suas poltronas largar.

Dificil escalá-lo pois ao enbtrar no avião voc~e tem que escalar o correfor cuja inclinação é ligeiramente ingrema.

Dificil mesmo foi sentar no apertado acento do piloto.. coisa que consegui distraindo a guia do local.

Fascinante inesquecível..

Jápensou voar em uma belezura dessas …

Marcelo Marchiori
Marcelo Marchiori
16 anos atrás

Que coisa mais linda!!! Essa eu queria ter visto ao vivo!!! Valeu!

.
.
16 anos atrás

Eu voei !!!!
E também de C-47, Scandia, Grumman Albatross H-16, Constellation S-H, Viscont, Comet, Avro, Dart-Herald, Electra, DC8, DC9, e mais alguns que até esqueci o nome…

Renatovo
Renatovo
16 anos atrás

FG,
Sorteie uma miniatura de DC-3 lá na ESPN, ou na Eldorado…

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Valeu Flavio!

Estive lá pra prestigiar os amigos do ACRC. Na verdade o DC-3 é como disseram aí embaixo: Era do Aeroclube do Rio Grande do Sul, num pool de 4 comandantes ex-Varig que reformaram o avião ( antes ele era o PT-KZG e ficava em Santa Catarina) e o puseram nas cores da Varig. Foi vendido a um empresário de Mococa-SP. Um dos pilotos do DC-3 ,faz parte do ACRC, e colocou o VBN para fazer umas passagens lá. É o único DC-3 em condições de vôo em todo Brasil. Tive oportunidade de entrar por dentro e ter praticamente uma aula de pilotagem do bicho, que tem lá suas manhas, apesar de, me dizer meu colega, ser tão fácil de pousar quanto um paulistinha ( guardadas as devidas proporções).

ME PARECE que esse mesmo empresário já adquiriu um Lockheed Constellation nos EUA e ele está em reforma para ficar no mesmo padrão ( de acabamento, não pintura) do VBN. ME PARECE novamente que ele vem em 2008, começo de 2009. Mas eu não contei isso hein……. ehhehehe

De resto festa perfeita, digna das grandes tradições do Aero Clube de Rio Claro.

Qualquer dia passo pro Flavio a foto do PT-19 que temos no nosso Aero Clube em Pirassununga.

Abraços pessoal.

Saulo Novaes
Saulo Novaes
16 anos atrás

Eu voei em Araras, nas feiras aéreas anuais que tinham por lá. Como eu trabalhei nas feiras, conheci o comandante e ele falou que era só esperar o próximo vôo. O barulho da turbina chega a ser delicioso, e a decolagem em “dois tempos” é uma maravilha!
E quem eu lembro que fez uma parte da restauração foi a VEM – Varig Engenharia e Manutenção, mas agora como a Gol comprou, já não sei quem vai cuidar dessa máquina…

PH
PH
16 anos atrás

A coisa mais velha que já voei foi um MD11 da Varig (nem sei se é tão velho assim) e a mais bacana foi um Embraer 145 (moro em São José, meu sogro trabalhou lá por 25 anos, etc). Mas me interesso por máquinas clássicas (carros, motos, aviões) e embora não tenha nenhum deles, costumo ler sobre o assunto. Uma dica sobre aviões antigos é o JetSite (www.jetsite.com.br), que tem muita informação para curiosos como eu ou para aqueles que quiserem matar saudades. Achei bem legal o site, recomendo.

Zalex
Zalex
16 anos atrás

Na minha infância, todas as férias voávamos no DC-3 da Varig… vôos de 5 horas para o nordeste com 4 a 5 escalas. Era Show!

Alex
Alex
16 anos atrás

Lindo, simplesmente lindo!

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Eu voei de DC-3, Convair (parecido com DC-3), Constellation, Dart Herald (asa alta), Hirondelle (asa alta), Focker (asa alta), Avro, Viscount, YS11 (Samurai), Electra II, e uma cacetada de jatos …

Harerton Dourado
Harerton Dourado
16 anos atrás

O PP-VBN foi restaurado faz algum tempo pela Varig Engenharia e Manutenção (VEM) e era operado pelo Aeroclube do Rio Grande Sul. Este era o avião que realizava os vôos com a tripulação caracterizada com roupas de época. Inclusive as revistas de bordo eram “O Cruzeiro”, e snme “Manchete” de muitos anos atrás. Recentemente este avião havia sido vendido e, pelo jeito, o dono atual ainda o mantém caracterizado. Muito show! Até onde eu sei não existe nenhum Electra cicil operacional no Brasil. Esse avião também era um show a parte!

ricardo carrard
ricardo carrard
16 anos atrás

este dc 3 nao foi reformado pela tam nao,foi reformado em porto alegre no args e foi vendido no ano passado para mococa sao paulo