Dica dos blogueiros: perfil de Senna
SÃO PAULO (texto bom é outra coisa) – Alguém indicou num dos comentários este perfil de Ayrton Senna escrito pelo competentíssimo Paulo Markun. O detalhe é que o texto é de 1990, e por isso vale ainda mais como fonte de informação quente e de época.
Vale a leitura, claro.
É óbvio que Senna era um sujeito normal, com todos os defeitos e qualidades que nos fazem ser o que somos.
Quanto ao cuidado com a imagem, que por isso era artificial ou fabricada, eu entendo que, enquanto piloto ou personalidade esportiva, ele estava certo em fazer o que fez. Babaca nessa época foi a imprensa, que deixou de ter uma opinião crítica sobre o ídolo e o cobriu apenas lendo o que se lhe ditava sua assessoria.
Nunca fui fã do ícone Senna. Mas gostava do piloto (detestava as transmissões da Globo). Deixou saudade.
valeu flávio
Gomes:
Depois da dura que você me deu eu li o texto que é muito bom realmente. Mas que é grande, ah como é grande!
Perfeito Junior, simplesmente perfeito.
Eu gostei do texto do Markun no sentido de deixar claro que o Senna era um sujeito absolutamente normal, humano com defeitos e virtudes de todo ser humano normal. Eu tenho uma tese sobre individualidade:
– De longe ninguém é normal, de perto então…
Seria o mesmo que eu cobrar o seu passado de militante político e a sua coerência hoje. Cobrar do Airton Senna atendimento a todos que o procuravam, é crueldade.
Da mesma forma que eu não cobro coerência do Markun, eu acho ele um dos melhores jornalistas e apresenta um dos melhores, senão o melhor programa de entrevistas da nossa televisão, que é Roda Viva da TV Cultura.
Problemas de relacionamento a gente tem até com irmão que recebe a mesma educação que a gente. Mas levar isso como verdade absoluta é estupidez.
Imaginem um sujeito saindo do Brasil (meados da época de 80), brigar no ambiente mais competitivo do mundo, que é a F-1, saindo de um país de 3° mundo onde a fracassomania parece ser o lema. Videm o Barrichello!!!
– Bom, mas o Piquet não é assim?
Não é porque cada ser humano, é um. Não se pode cobrar a espontaniedade do Piquet no Senna, nem delicadeza no lingajar do Piquet.
Como eu achei que em determinadas entrevistas o Piquet foi gratuitamente grosso com o Galvão Bueno. Nem por isso acho que e perdeu suas qualidades de piloto. Cada qual com a sua personalidade.
Muito pior é uma ilustre personalidade pública que desde a sua aparição na mídia, só mente e é absolutamente cínico. Escravizou a população, humilha os mais pobres e mídia não acorda. O Airton Senna nunca foi o principal problema do país. Muito pelo contrário.
Não existe imparcialidade em jornalismo e na mídia em geral , qualquer opinião é parcial e é emitida sob o ponto de vista do observador.
Mas jornalistas em geral gostam de se sentir intocáveis e acima do bem e do mal o que não corresponde a realidade. Muito do que Markum escreveu ele ouviu dizer e nem sequer presenciou.
Daniel Fiedman, uma coisa:
1 – O único que bateu o recorde de vitórias do Ayrton na F-3 foi Ian Magnussen.
Li o tal texto. Também me baseando na afirmativa de que todos os textos não são imparciais, prefiro o do Markum, que é bem mais imparcial que este texto da Veja, afinal tudo então é uma questão de gosto ou preferência e eu sempre achei o Senna um primor pilotando e um sujeito estranho e dissimulado fora do cockpit. Eu por exemplo n]ão faria nenhum negócio com ele pelo simples fato que não faço negócios com quem conversa comigo sem me olhar, olho no olho e o senna, fora do Cockpit nunca encarava, o que me dá mais confiança no que o Markum escreveu.
Flavio, eis um texto da Revista Veja de um periodo parecido
http://veja.abril.com.br/arquivo_veja/capa_21021990.shtml
Vale muito a leitura também e com grande valor histórico.
Sobre o texto do Markun, acho interessante mas lembremos que não é imparcial (nenhum texto é)
Todos nós sabemos o que jornalistas escrevem sobre personalidades quando essas não dão a devida atenção pra mídia ou a evitam
Sempre insinuam “estrelismo” ou que é “ingrato” com a mídia.
Markun disse por exemplo que nenhuma análise de Senna era muito positiva.
Ele poderia pegar a de Murray Walker, Ron Dennis, Jo Ramirez, Gerhard Berger, Galvão Bueno, Frank Williams
Mas preferiu citar apenas seus desafetos Alain Prost, Reginaldo Leme (que estava faturando em cima do nome Senna, esse sim o motivo da briga), Balestre, Jackie Stewart
Senna como todo homem vencedor tinha muitos desafetos.. usar isso para insinuar que ele é mascarado e fabricado é uma outra coisa
Michael Jordan, Tiger Woods, Roger Federer.. todos essas cuidam de sua imagem também..
Qual o problema de Senna fazer o mesmo? ele apenas foi um dos primeiros a ter esse excesso de zelo..
Achei o mais incrível os dados sobre a forma física dele. gostem ou não Senna era O Cara. Muito acima dos outros na técnica, na forma física , no profissionalismo, no carisma, no cuidado com os negócios, no cuidado com a sua imagem.
Sem dúvida que a sua chegada não agradou os grandes figurões e pilotos da época . Mas perguntem hoje ao Bernie Ecclestone o que Senna representou para a Formula 1 e se um cara como ele faz falta ou não ?
Senna não era Deus, não era santo, não era perfeito, não era invencível , mas que foi quem mais marcou a Formula 1 , isso foi . Para muitos foi mas ninguém no mundo consegue agradar a todos e nem ele conseguiu.
eu sinto falta daquela Formula 1, não só dele , mas do Prost , do Piquet, do Mansell. Sinto mesmo, estou gostando deste ano do Massa e do Hamilton, do Alonso. Espero que esta nova geração traga de volta o brio e a esportividade daqueles tempos. Porque ultimamente a Formula 1 ficou muito óbvia, asséptica, sem graça, mas acho que vai melhorar nesta temporada com a disputa mais acirrada de pontos.
Gostei de ler este texto que vale muito pela época em que foi escrito. quando Senna ainda tinha apenas um título.
Souza,
O Video do You Tube eu já tinha visto. O que eu não sei é passar o meu para o You Tube.
Abraços.
Daniel é só copiar endereço que postei e colar no seu browser que ele já começa a carregar.Aperte o play Ele utrapassou o Lauda antes dele abandonar. E ia ultrapassar o Prost na volta em que a corrida foi paralisada
Não, ninguém pode. Deixa de ser preguiçoso. Ler faz bem.
Souza,
Tenho comigo o Video da Globo, já que deixei gravando porque não estaria em casa na hora da corrida. Não sei como se coloca no You Tube, mas exatamente nesta volta o Lauda para bem em frente ao café e o G. Bueno rindo diz que ele vai tomar um cafézinho. O Lauda tinha perdido 2 posições nas 2 ultimas voltas em que o McLarem andou.
Daniel o texto é do Markun , reclame com ele.
E o video da ultrapassagem do Senna sobre o Lauda está no youtube
http://www.youtube.com/watch?v=zCE0Kip5vUk
Senna não era um um menino bonzinho porque meninos bonzinhos não vão a lugar nenhum na formula 1
ele apenas cuidava de sua imagem e defendia seus interesses e pontos de vista assim como qualquer outro piloto.
Sempre defendí a idéia de que Senna, além de possuír um talento extraordinário, fazia uso como ninguem dos recursos de mídia, marketing pessoal, auto-promoção, etc, por isso foi o 1º piloto a ter uma acessoria da imprensa e uma agencia própria de fotografia.
Nada contra, mas esses recursos ajudaram muito para que o identificassem como ele queria, com uma personalidade meio incólume, invulnerável, o que destoava um pouco com o ambiente natural da F1 e dos seus pilotos.
Abçs.
Neste texto faltou o episódio em que o Senna picou o shortinho do Berger todo.
Souza,
Duas Coisas:
1- O Senna não ultrapassou o Lauda. Este parou com defeito e estacionou o McLaren na Porta do Café, inclusive foi uma Brincadeira do Galvão na hora.
2- Este Recorde do Senna na F3, foi TRANQUILAMENTE batido pelo ODIADO Antônio Pizzonia.
Adoro o Markun. Grande jornalista, com um passado brilhante, especialmente na época da ditadura.
Porém, ele deveria prestar mais atenção em quem coloca seus textos no site. Erros básicos, como trocar Reginaldo por Reinaldo, são no mínimo chatos.
É um belo texto, sem dúvida. E acredito piamente em tudo o que está escrito ali. Mas, convenhamos, Markun quis dar uma alfinetada em Senna. Isto de classificar construção de imagem como algo negativo é pífio. Que mal há nisso? Piquet não é reconhecido em sua totalidade por isso, não lidava bem com a imprensa e com a mídia.
Embora concordando com a essência da história, não é possível deixar passar em branco detalhes tendenciosos.
Muito bom o texto , pena que tem gente que gosta de falar besteira do Senna , o cara é reconhidamente um dos melhores de todos os tempos e sem dúvida o mais rápido .
Flavio , e essa treta do Senna com o Reginaldo , como foi a a história ?
Fabrício,
Genio das Pistas eu concordo, mas Genio dos Negócios com as qualidades que voce escreveu, tipo frio, calculista; aí eu prefiro nem comentar porque agridiria a qualidade de Genio das Pistas. Vamos ficar só com o piloto, porque o resto é mais defeito e soberba que qualidades.
Para aqueles que acham que é Andrea de Cesaris, gostaria que soubessem que era ELIO de Angelis. Este foi o primeiro piloto com o qual o Senna teve problemas.
Esse texto só provou que Senna além de genio das pistas. .era um genio dos negocios e da imagem.. determinado, frio, calculista, antecipou todas as tecnicas que como disseram, todos os garotos usam hoje..
Sabia usar a midia a seu favor, corria atrás do que queria.. e com isso chegou ao topo do mundo
Sobre os 40 milhoes que o Markun disse. .obviamente ele nao se referia a REAIS pq o dinheiro nem existia na epoca.. eram 40 milhoes de cruzeiros.. que deveriam ser uns 4 ou 5 milhoes de dolares…
interessante o texto, mostra o quão fabricado ele era, mesmo sendo um talento superior
mas acho que a data do texto esta errada, porque está 03/90, nessa data ele ainda não era bicampeão como o texto relata depois
Muito bom o texto, altamente imparcial
Grande texto, sem ufanismos e outras tolices do tipo. Um retrato autêntico de uma grande personalidade sem eleva-lá a um plano superior onde estão as divindades. Esse sim foi o Ayrton que eu acompanhei e não o “herói” vendido pela mídia depois de sua morte.
Bom Texto…mais…Muito…Longooooooooooooooooo !!!!!!!!!!!!!!!
Gostei. Muito! Traça um perfil fora do que estamos acostumados. Gostei ainda mais de saber do quanto ele ralou para conseguir que os jornalistas lhe dessem atenção, uma pena que depois tenha tido a humildade de reconhecer.
Ayrton parece ter antecipado técnicas de relação profissional que hoje é comum entre os garotos. Qualquer pirralho tem seu assessor de imprensa hoje em dia.
Mas o texto comete sérios pecados também, trazer a tona uma suposição de que aquela casa custou mais de 40 milhões foi demais! Ele nem ganhava isso numa temporada! Detalhe que pode ser perdoado.
Gosto do Senna e do Markun também.
Corrigindo:
texto é imparcial. Fala verdades; e essas as vezes gostamos de ouvir, outras vezes preferimos que NÃO tivessem sido ditas ou escritas.
O Senna NUNCA foi DEUS e como SER HUMANO tinha qualidades e defeitos, aliás graças a DEUS. O que se precisa é parar de idolatrar uma pessoa comum, que como 99% dos famosos tinha duas caras. Duro é se ler coisas do tipo:
Eternas saudades, Nosso Eterno, etc, parece coisa de gente esquisita, mal resolvida.
Muito bom o texto do Markum, aliás, tirando mesmo essa imprecisão no nome do Andrea de Cesaris, uma boa escrita, como pude perceber no livro dele sobre Anita Garibaldi…
Mas de toda a leitura do artigo, tiro exatamente o que sempre achei do Senna: um talento nas pistas e uma ficção fora delas. Tudo era medido, antecipando o que são as celebridades de hoje, pela imagem, falsa se preciso fosse… por isso que gostava do Piquet, mais “na lata”, real…
Mas sem dúvida um ótimo retrato do Senna como esportista e apaixonado pelo que fazia…
O texto é imparcial. Fala verdades; e essas as vezes gostamos de ouvir, outras vezes preferimos que tivessem sido ditas ou escritas.
O Senna NUNCA foi DEUS e como SER HUMANO tinha qualidades e defeitos, aliás graças a DEUS. O que se precisa é parar de idolatrar uma pessoa comum, que como 99% dos famosos tinha duas caras.
Texto muito grande. Deu preguiça. Alguém pode fazer um resumo?
Muito bom, mesmo. Sem aquela aura mítica em torno do Senna, ainda mais por se tratar do ápice dele. Só 2 coisinhas: ”Andrea de Angelis” na matéria do Paulo Markun e ”O finlandês, que caiu 15 pontos em relação à dupla da Ferrari nas duas últimas corridas(…)” no site. Ele corre na Ferrari hoje. Abraços.