Enquanto vocês dormiam…

SÃO PAULO (outro papo) – …nós fazíamos formidáveis modelos de Ekranoplan, e testávamos tudo no Mar Cáspio.

Como não havia satélites-espiões, testávamos à vontade. Agora vocês copiam tudo e perdeu a graça.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

no final do vídeo onde eles aparecem sucateados, tem um dentro do “hangar” ainda inacabado que seria o maior de todos Ekranoplanos, se os outros já eram grandes esse seria imenso, mas a união soviética caiu antes …

Darwin
Darwin
16 anos atrás

Uma dica! Quem usa o Google Earth, pesquisa por ekronoplan que ele vai indicar 2 deles, à beira do Mar Cáspio!!! Dá pra ver perfeitamente, e o maior deles é o que estava preparado com lança-mísseis.

Gárgula
Gárgula
16 anos atrás

É o efeito solo na agua, essa jabiraca eh gigante, existe um modelo que dispara misseis, topar com um desses no mar deve dar medo mesmo

cruz
cruz
16 anos atrás

vi um documentário no discovery a uns 3 ou 4 anos atrás, fantástico – e, ao contrário do q escreveu alguém aqui, esses monstros não tinham nada errado, tranportavam tropas e deixou a cia com a pulga (enorme) atrás da orelha e só pararam por que urss afundou.

Henrique
Henrique
16 anos atrás

Estes ekranoplans são fantásticos, como eram algumas das soluções bélicas soviéticas. O Monstro do Mar Cáspio, como ficou conhecido, devia realmente meter medo ao aparecer nas fotos espiãs dos U-2 e SR-71 Blackbird… No entanto, o meu favorito é o Spasatel, dêem uma procurada no Google que vocês encontram detalhes sobre ele.
Abraços!

Jef
Jef
16 anos atrás

O erro no projeto foi que nossos camaradas se esqueceram de que este belo equipamento deveria submergir, dai então quando viesse à superficie vindo das profundessas dos mares, levantaria um belo voo, tal qual os golfinhos saltam alegremente.

É isso!

vitão
vitão
16 anos atrás

avião que não “avoa” e pensa que é barco…hummmm…para dar tão errado deve ser feito pela Lada, né ?

1GT
1GT
16 anos atrás

Umca característica que nunca deixei de apreciar nos russos é a de serem arrojados em suas idéias.
Regiões como o norte da Rússia onde não se sabe onde o gelo é sólido ou não…essa solução é válida.Transporte rápido e eficiente de grandes volumes de tropas e cargas abaixo do nível do radar em tempos de guerra, e transporte de passageiros em tempos de paz. Talvez hoje com as tecnologias atuais tenha espaço para eles.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Carlos Miguez:
Obrigado pela aula. Muito didatica e elucidativa.

Rodrigo Moraes:
Colocou muito bem.

Marayl:
Nesse hãnm… assunto, não perco meu tempo. Provavelmente creem da criogenía também. Fazer o que?

Veloz: querido amigo, dá uns centavinhos de crédito pro povo de lá…pelo menos eles tentaram né?
E não deixe de acelerar…

Thi@go
Thi@go
16 anos atrás

Não seria mais fácil construirem aviões ou navios propriamente ditos?

Marayl
Marayl
16 anos atrás

ai meu deus começou essa bestiera de “bandeira tremulando onde não há vento”, “é tudo uma farsa” , “o céu não tem estrelas” e por ai vai.
primeiro a bandeira “tremula”, só durante a partida do foguete, que ejeta gases e assim a bandeira fazendo a bandeira tremular, enfim acho que as próprias acusações e argumentos do pouso na lua se constituir de uma farsa, já constituem de um argumento poderoso para provar que não foi, afinal os caras iam montar “a mentira do século” dessa maneira tão tosca e tão cheia de furos ? e os russos, que eram concorrentes ferrenhos dos EUA na corrida espacial ? cairam como patinhos nessa mentira ? ou descobriram e preferiram ficar calados ? improvável né !

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

No link que o Paulo passou aqui embaixo ( http://www.youtube.com/watch?v=JE0H-NFupqY&mode=related&search=
) dá pra ver que o negócio é tão espetacular que o narrador russo comenta até em português, no momento 2:00, “eita, %!$&#”. Achei sensacionais os barcos/aviões/hovercrafts. O problema é que a URSS só se desenvolveu rapidamente porque desviou toda a grana do social pro militar e porque não valorizava a vida do indivíduo. A cada vôo destes que aparecem, devem ter precedido uns 10 que não deram certo e onde morreu um monte de gente. Foi assim também na busca do espaço, e ainda hoje a China assim o faz. Estatisticamente, não morre muita gente, mas gente não é estatística. Quando é da sua família, pouco importa se é 1 ou 10% da população, é imoral do mesmo modo.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Isso aí parece ser um urubu que se fantasiou de pavão e quis dar uma de pato. Como não deu certo, aliás como tudo por lá, acabou parecendo o Patolino pilotando a Bat-Lancha numa poça de Gorbanchov City.

Carlos Miguez
Carlos Miguez
16 anos atrás

Não eram aviões, mas sim navios que “aprenderm a voar”, utilizavam o conceito WIG (asa no solo) ou efeito solo. Os motores dianteiros são utilizados na partida, os traseiros mantém o vôo (entre 0,5 m e 5,0 m)com grande econômia; o nível ideal é de 2,5 mts. O KM (foto) Kaspeeysky Monstr – O Monstro do Mar Cáspio era o mais famoso dos ekranoplanos (540 ton e 430 km/h). Os mais poderosos eram os “Lun” (380 ton e 500 km/h), aparece no filme com os lançadores de mísseis no dorso. Os operacionais ( 236ª Divisão de Assalto) eram os Orlyonok (125 ton e 400 km/h), para desembarque de tropas, com motor (18.000 shp) turbo-helice contra-rotativa na cauda, 2 jatos no nariz, e estrutura pivotante (dobrava-se) logo atrás da cabine, dando acesso ao compartimento de cargas Os americanos ahavam que eram hidro-aviões intercontinentais para dar apoio aos submarinos sovieticos. Foram retirados de serviço em 2000.
Existem modelos cívis em operação na Australia (bi-motores a pistão) do tamanho de um Piper Navajo – uns 6 lugares.

brasil
brasil
16 anos atrás

e isso ai Reginaldo…agora o pouso na lua ja esta mais do que provado que foi uma farsa…a bandeira dos usa…tremulando onde nao ha vento …as fotos que aparece o espaco sem estrelas…depois se quiser tento achar um site que vai lhe mostrar que foi uma montagem riducula…e mais se eu fosse dar um passeio no espaco…comfiaria minha vida a uma nave Russa pois e 10 vezes mais segura que estes problematicos onibus dos usa…valeu…

Paulo Garcia
Paulo Garcia
16 anos atrás

Tem esta belezura voando no you tube
http://www.youtube.com/watch?v=JE0H-NFupqY&mode=related&search=

Abs,

Alexandre Reis
Alexandre Reis
16 anos atrás

Esse com toda certeza foi inpirado no Tubarão-Martelo.

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

A propósito Flávio, já que você curte tanto sua apreciação russa, por que não também falar de Embraer, Pam Air, e tanta história que temos aqui?
Colaboradores não faltaram.

Se há um espaço para isso, aqui pode ser mais que adequado.
Valeu!

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Pelas guerras e confiltos, muito foi inventado e desenvolvido.

E o mundo é muito mais além de Boeing.

Se é para ser saudosista, Flávio, por favor joga aqui alguma coisa sobre o Concorde. Valeu!

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Brasil:
Eu sou menos comunista que qq um por aqui, e já ficou claro pelas minhas inumeras postagens. Vc tem razão em parte no que afirma. O que salvou em parte o projeto espacial conjunto foram os foguetes Aurora.
Depois do acidente com o onibus espacial, já houveram 3 ou 4 voos até a estação e, até agora estão resolvendo os problemas que se apresentam.
Os resultados espaciais espetaculares, ficam do lado dos states que realizaram feitos incríveis (homem na lua, jipinho em marte e por aí vai) Os russos são melhores na automação espacial. E os chineses vem comendo pelas beiradas.
Com relação a industria do petroleo, não há muito o que dizer. Dinheiro tem de monte por lá na mão de meia dúzia e estes, estão se lixando com o povo. Vai demorar muito para mudar isso, se é que mudará um dia.
E os pioneiros no espaço foram os alemães. Ainda bem que Hitler perdeu a guerra…
valeu também.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

A aviação russa é sem sombra de dúvida a mais formidável do mundo.
Ponha a foto também do grande urso.

brasil
brasil
16 anos atrás

Reginaldo…nao sou comunista e prefiro o Brasil em todos aspestos…mais enquanto os americanos estao em decadencia vj sua moeda ladeira abaixo…os Russos crescem 9 % ao ano e estao cheios da grana do petroleo e gas pois sao de longe…os maiores produtores do mundo…quanto a pedir ajuda tecnologica…tambem esta enganado…pois vou te citar um campo top…a industria espacial…se nao fosse pela competencia e eficiencia Russa os astronaltas da estacao orbital tinham passado fome…pois com o colapso e acidente daquele onibus espacial deles…gracas aos perfeitos e seguros foquetes soyus Russos os astronaltas em orbita nao passaram fome e sede pois emergencialmente foram rapidamente abastecidos pela nave Russa…vj levou quase 5 anos daquele desastre para agora …a semana passada …que finalmente os americanos comseguiram decolar outro Bus…no campo espacial os Russos sao os pioneiros e ate hj dao de 10 nos eua…. valeu…….

Ivan
Ivan
16 anos atrás

É impressionante o que o homem é capaz de fazer quando em guerra. Tais veículos seriam muito uteis para transporte civil, uma pena que não foram desenvolvidos.

No entanto, é como diz Fidel Castro: com o que os EUA gastam por mês na guerra do Iraque, seria possível formar 1 milhão de médicos, ou 5 milhões de engenheiros-agrônomos.

Certamente mais úteis que as várias geringonças militares feitas por aí…

Rafael Mello
Rafael Mello
16 anos atrás

Que graça!!
Que leveza!!
Que mobilidade!!

Só uma duvida: Pra que servia mesmo??

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

A Aviação de guerra é fantastica nos projetos e a industria russa, seguramente, é de ponta, ou pelo menos foi. Máquinas dignas de estarem em museus, vão apodrecendo. Uma pena. Falta de respeito pelo gênio humano que floresce em qualquer lugar, inclusive lá. Putz!!! cada máquina. Algumas eu já conhecia pelo Discovery. Hoje, se quiserem fazer a mesma coisa, irão pedir ajuda nos…states…qua qua qua!!!! É o lado bom da coisa, renderam-se a livre iniciativa.

TH
TH
16 anos atrás

Este veículo não é somente um avíao – ele voava com uma altitude extremamente baixa ( poucos metros da superfície ) por causa do desenho da sua asa – foi desenvolvido para locomoção de grandes cargas e baixo custo.

Rodolfo I. Vieira F.
Rodolfo I. Vieira F.
16 anos atrás

Pode nos passar mais informações sobre o que vem a ser este avião ?