Fortaleza chamando

SÃO PAULO (caminhando) – Domingo, em Fortaleza, aconteceu a segunda etapa da CTM 2000, categoria cuja criação noticiamos aqui no ano passado e que, alvíssaras!, saiu do papel.

E saiu direitinho. Foram 18 carros no grid, o que é digno de aplausos, tratando-se de uma categoria montada no Nordeste, com todas as dificuldades que isso representa.

Parabéns a todos. Os carros são bonitos, a motorização é interessante e barata, e os autódromos fogem do Centro-Sul. A próxima corrida será em Caruaru, dia 8 de julho.

Pessoal do Ceará, por favor, manifeste-se aqui. Queremos detalhes! Público, agito, qualidade dos pilotos, qualidade da corrida, contem tudo!

Ah, a vitória foi do pernambucano Brunno Santos.

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Yuri Barbosa
Yuri Barbosa
16 anos atrás

quem quiser ter uma ideia boa de como foi a prova transmitida pela Bandsports, tem um link no youtube http://www.youtube.com/watch?v=4hWwpvuGLnQ
e pessoal tem o site tbm http://www.ctm2000.com.br
muito bommmm

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Uma pena mesmo, Renan, pois 4 botões e o menu fueltech traria mais qualidade técnica para a coisa. Não existe motivo nenhum para se fechar a programação em nome da competitividade, já que diversidade faz mais diferença para o espetáculo.

Renan
Renan
16 anos atrás

Amigos a injeção do carro não pode ser alterada,todos os carros possuem senha de codificação so obtida pelos organizadores,eles colocam 1 mapa so em todos os carros,ja pra deixar a igualdade a pleno! motor com +- 196hp, peso de carro e piloto 840kg, velocidade fim de reta em Fortaleza em media 207 km/h, campeonato com 8 etapas os 2 piores resultados sao descartados, provas em Fortaleza e Caruaru,com grande possibilidade de fazer 1 em Brasilia ja q o autodromo da Paraiba nao deve sair esse ano! espero q tenha deixado boas informações! ah media de publico nas 2 provas foi de 7 mil pessoas!

renato ferreira
renato ferreira
16 anos atrás

quem é vc meu caro amigo rafael andrezo .mito tú pegou pesado

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Reparei que os motores usam injeção Fueltech, que é programável.
Interessante, pois podemos imaginar que assim o acerto do motor fica em parte com a equipe, valorizando mais o bom trabalho.
Melhor que ter tudo extremamente padronizado.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Gustavo, me deixe te corrigir:
O motor da Stock é ruim sim em alguns aspectos, como o peso, que é totalmente incompatível com o chassis usado, e o carro fica desequilibrado, com má aerodinâmica e bem feinho.
Além disso, apesar de toda a história do motor V8, ele pouca utilidade tem para o marketing da indústria nacional, pois é um motor de bem pouco mercado.
Um motor 4 cilindros diminuiria esses problemas todos.

Rafael Andrezo
Rafael Andrezo
16 anos atrás

Me parece ser muito interessante essa categoria! Motor AP 2000 forjado, mecânica simples mas eficiente, enfim, fiquei até interessado, vou conversar com meus patrocinadores! Hehehehe Fiquem de olho no Renato Ferreira, correndo pela equipe do Pará, um mito do automobilismo brasileiro, que sabe tudo de carro de corrida!

Deka 3234
Deka 3234
16 anos atrás

É isso aí !
É disso que estava começando a sentir falta no blog! Mais corridas!
CTM 2000 nada tem, nem de parecido, com StockCar!
As propostas são completamente diferentes assim como as realidades locais de cada uma.
Parabéns pro Ceará!
Keep up the good work FG!.

Gustavo Sirelli
Gustavo Sirelli
16 anos atrás

Keke, me expressei mal sobre o motor da Stock. Não é que ele seja ruim, fraco ou coisa assim. O que quis dizer é que é ruim ser motor único, “igual” pra todo mundo.

Gostaria de saber se dá pra vender carros só com a bolha, sem provar que o todo é realmente melhor.

César Costa e outros comunicólogos que andam por aí podem se manifestar, por favor?

Mateus
Mateus
16 anos atrás

Vou me abster de fazer comentários positivos ou negativos a essa iniciativa, que por si só é boa. Quero abrir uma discussão e saber a opinião da Matuzaiada que entende do negócio.
O que é mais barato, fazer uma categoria usando chassis tubulares, tendo o gasto de desenvolvê-lo, ou pegar chassis do veículo que iria pra rua, tirá-lo da linha de produção antes do final para adaptá-lo a condições de corrida (a exemplo do que a peugeot fazia com os 206 na época que a copa peugeot competia no CBR)?????
Me veio essa dúvida pois há muitas categorias seguindo o exemplo da stock (a CTM 2000, a falecida Super Clio e demais).

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Essa categoria parece ser uma Stock melhorada, pois usa motores mais compatíveis com nossa realidade, melhor aerodinâmica, que é outro problema grave.

Ainda falta algumas coisas, mas é melhorando aos poucos que se chega lá. Acho que meu raciocínio é bem pouco revolucionário…

Vamos citar o que falta: O piloto deveria aparecer melhor, o chassis deveria ser de carro de série e reforçado, não existe utilidade de apenas usar tubular, e devia entrar na discussão o uso de vários motores de várias marcas a baixo custo.

Wagner Scaglione
Wagner Scaglione
16 anos atrás

Por ser no nordeste é uma categoria bacana.

CTM2000 = Categoria Turismo Multimarcas

Só que é monobolha e monomarca.

Mesquita
Mesquita
16 anos atrás

HAHAHAHAHAAHA,
É igual ao Stock Car e o agora diz que gosta…… boa essa….

jucabala
jucabala
16 anos atrás

bom, o Gomes achou lindo…. com certeza

jucabala
jucabala
16 anos atrás

a iniciativa é 10, com certeza, mas o design do chassis é meio baiano, não…..huahauhau

Cacthos
Cacthos
16 anos atrás

Um problema do autódromo do Eusébio é que as “arquibancadas” existem apenas ao longo da reta principal. A situação é mesma de assistir uma corrida em Interlagos na frente dos boxes: só é possível ver os carros na reta. Há muito tempo atrás (começo dos anos 90) ainda era possível acompanhar quase todo o traçado, pois os boxes eram apenas construções simples (terreo). Mas resolveram construir estruturas “VIP” em cima dos boxes, tirando a visão das arquibancadas. Resumindo: se você não conseguir credencial para a área VIP, fica muito chato acompanhar a prova.
Bom, mas como a última vez que vi corrida lá faz tempo (2000 acho), não sei se novas arquibancadas foram construídas.
Fui!
p.s.: “escriba doistempista”… um marco na história dos comentários do blog… hehehehe

Joe
Joe
16 anos atrás

Categoria muito legal.Tem bons videos no youtube.Mas o importante é que é a primeira categoria escola regional da Stock-Car. Vida longa a Stock!!!!

revelador
revelador
16 anos atrás

será que não tem uma vaguinha pro Pizzonia por lá não? Stock v8 ele não gostou, a GP2 ele não acelerou, o resto a gente já sabe…. é o fim mesmo….

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Bolha por bolha, não vejo a menor diferença da Stock (a não ser pelos custos). Bem podiam ter feito umas bolhinhas de carros antigos, né? Já imaginou uma Stock Classic com DKW, Gordinis, Fiats etc etc etc?

Keke Rosberg
Keke Rosberg
16 anos atrás

É…

O motor do Stock é ruim…

Bom é o AP 2000 né…

Gustavo Sirelli
Gustavo Sirelli
16 anos atrás

Antes de mais nada, os caras merecem parabéns pela nova categoria.

Não acho que caiba qualquer comparação entre CTM2000 e a Stock.

O que me incomoda na Stock não é o chassi tubular nem a bolha, mas o fato de que é tudo horrível: o chassi é ruim, o motor é ruim etc etc etc. O outro problema é que existem 4 bolhas diferentes, mas nenhuma das montadoras investe de verdade. A bolha poderia até ser de fibra e o chassi até tubular desde que o motor fosse VW, GM, Mit ou Peugeot.

Sobre a CTM2000, vou tentar ver uma corrida pra saber o que é. A idéia é boa, a iniciativa é ótima, mas que a bolha é horrorosa, não há dúvidas.

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
16 anos atrás

Brunno Santos, que com seus “dois enes”, como diria titio Mário Vianna (baaaaaaanheeeeeeeeeeiraaa), é filho de Rogério “Jegue” dos Santos, talvez o melhor piloto do Nordeste em todos os tempos.

diego arone
diego arone
16 anos atrás

show de bola !!!
nota :

A direção é de uno mille??!!!!!!!!!!

Fred Parente
Fred Parente
16 anos atrás

Para quem nunca saiu de São Paulo, vale a pena lembrar um pouco sobre as criações automobilisticas daqui do Nordeste, em especial do Ceará, que fazem ou fizeram sucesso pelo Brasil afora. Dentre elas podemos citar: O jipe Troller (hoje existe a copa Troller em todo Brasil); A categoria ESPRON, protótipo que o Nelson Piquet levou pra Brasilia e foi um grande sucesso, fazendo até preliminar do GP Brasil em Interlagos na década de 90 e agora esse novo Protótipo, batizado de Categoria CTM200, que futuramente estará em todos os autódromos do Brasil, pois é infinitamente mais barato do que a Stockcars, mais ágil, pois a aerodinâmica permiti, apesar do motor menos potente. Outro fato interessante e que diferencia, é que nas primeiras duas corridas não saíram caindo aos pedaços pela pista, como acontece normalmente nas corridas da Stock.
Bolha por bolha prefiro esta, refrescada pela brisa das praias de Fortaleza e genuinamente Cearense!

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

A incoerência na análise do escriba doistempista está estampada nas suas palavras. Porém, como já dizia Shakespeare, “existe mais coisa entre o céu e a terra, do que supõe nossa vã filosofia”…….

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
16 anos atrás

Uma “monobolha” candidata a ser uma “multibolha”. Só isso. Agora fico sem entender pq o Flávio “frita” a Stock e elogia a CTM.

Abraço

Fábio

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Provavelmente o gomes gostou dessa bolha.

É tão disforme que consegue se parecer com um DKW…

Dú
16 anos atrás

Que bela foto! Lá no setor nordeste da malha nacional, o estilo, a limpeza da carenagem sem parecer uma paginas amarelas. Perfeito, creio que dificuldades mil, mas a Veneza Diesel, o sus verde, o 49 e até o tipo 0- . Pintura bonita. Não interêssa se é carroceria de autorama, digo bôlha. Mas que o design no conjunto vende a imagem, alimenta o égo do piloto e dá o retôrno ao patrocinador. E assim vai o esporte a motor no Brasil. Ah, nem vou atrás, mas quem viu no Boletim da Stock retrasado um chassis deitado, e observou na construção da bagaça. A ZF deveria se manifestra pelos pontos de solda……….

censor
censor
16 anos atrás

Flávio, a Stock Car é feia, tudo igual, gaiola igual, bolha das montadoras que não tem vergonha na cara, o motor feito por uma única empresa, etc.,etc.
Já a “Stockinha” CTM é bonita, tudo igual, gaiola igual, mas futuramente com bolha das montadoras que estarão muito certas de apoiar a categoria mesmo que o motor seja AP para todos, motor feito por uma única empresa para é claro reduzir os custos, etc.,etc. Segundo o site deles, as bolhas serão adaptadas para outras montadoras que venham a se interessar, etc., etc.
Uma maravilha!!
Cadê a coerência? Dois pesos duas medidas? Para os amigos tudo, para os adversários a lei?
Triste, não a categoria (parabéns prá eles, nota 10).
Dar o braço a torcer? Nunca.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
16 anos atrás

Não achei os carros feios. Com tambem não acho os Stoks feios.

Gostei, pode melhorar mas gostei.

Jonny'O
16 anos atrás

Parabéns ao pessoal do Ceará ,uma categoria desenvolvida por pessoas que amam automobilismo.
Vai ser um sucesso e ainda vai melhorar muito ,com certeza!

Speed Arosi
Speed Arosi
16 anos atrás

Caros amigo
Parabéns a todos os envolvidos, mais uma categoria que nasceu da vontade de pilotos e engenheiros afccionados por automobilismo, e pelo que pude observar desde o lançamento, acompanho na Bandsport, é muito bem preparada.
Quanto ao carro, não são lindos, a frente é muito baixa, mas são protótipos que seguem uma linha exclusiva, apesar de “parecer” com Polo, não querendo enganar ninguem com sua bolha.
Espero que possam um dia vir a São Paulo e correr com uns 20 ou 24 carros em Interlagos e quem sabe convencer a galera por aqui, que nem só de “Nextel” vive nosso automobilismo.
Anselmo / SBC

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Rafael, vocês estão de parabéns.
Copiei e colei também, lá na Confraria!

Logo, logo, Farnel aí em cima!!!

brasil
brasil
16 anos atrás

parabens… galera do lindo nordeste…esse polo ta lindo no chao e falou ALTO…peguem as carangas e de o PAU …valeu

renato
renato
16 anos atrás

largaram 18 carros com pilotos de brasilia,ceará,são paulo,r.g.do norte existem pilotos do kart ,protótipos,copa clio e até da stock que é o caso de mano rola

cod4100
cod4100
16 anos atrás

Esse é bonito e o Corolla é feio???

uahuahauhauhauahauhauahuahauahuahauha

Kamarada
Kamarada
16 anos atrás

FG, Deixa eu ver se entendi:

– O Chassis é tubular.
– A carroceria é bolha de fibra de vidro.
– O motor é igual e fornecido pela organização do evento.
-A bolha além de tudo é uma trapizonga com adesivos dianteiros que imitam os faróis do VW Pólo.

E você me diz que achou estes carros bonitos?

Acho louvável qualquer iniciativa que vise incentivar o automobilismo nacional fora das panelas de SP e do Sul. Ponto para a CTM, que creio, ninguém por essas bandas há de discordar.

Mas daí a dizer que a trapizonga é bonita. Faça me o favor.

EdisPJ
EdisPJ
16 anos atrás

Pra falar a verdade, eu nem sabia que no Nordeste tem diversos autódromos…legal. Isso deveria ser mais divulgado e entrar pro calendário das competições nacionais (tem mais de 2????).

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
16 anos atrás

Eu assisti a primeira etapa, choveu e foi bem legal o pega, acompanho esta categoia desde quando apareceu a primeira vez na midia, demorou mas saiu e saiu bem feita! Vale a pena assistir!
Abracos!

Marcog
16 anos atrás

Verdade, FG. Se você achou esse carro bonito, e um Stock feio, por favor, nada mais justo que explique os porquês.

Esclarecendo: acho OS DOIS bonitos. Aliás, não lembro de um genuíno carro de corrida que não tenha achado bonito…

Célio
Célio
16 anos atrás

Acho que muita gente aqui se admirou de existirem carros no nordeste, imagia autódromo, aqui não existe só seca e fome não galera.

Rafael Ramos
Rafael Ramos
16 anos atrás

Flávio, valeu pela divulgação da CTM2000!
Faltaram só os créditos da foto!!

A CTM2000 começou este ano e as disputas já estão bem interessantes. No youtube tem os pegas da 1a corrida e talvez até ja tenha desta 2a etapa também.
A próxima corrida será em Caruaru. Acredito que no mesmo autódromo onde a Formula Truck corre.
Ainda neste ano haverá corrida no autódromo de João Pessoa (que está em reformas).

Todas as corridas são transmitidas ao vivo pela BandSports e vale a pena acompanhar.
Pena que o público presente no autódromo foi minguado. Acho que os ingressos caros (cujos preços até baixaram ao longo da semana) assustaram as pessoas.

Minha sugestão pra aumentar o público presente seria melhorar a divulgação e cobrar apenas um kg de alimento para a entrada nas arquibancadas externas (onde o ingresso chegou a custar R$ 20,00 e caiu até R$ 12,00).

No final das contas, é uma categoria interessante, relativamente barata (se comparada com algo semelhante) e bastante disputada.
Foi um final de semana divertido para quem pôde conferir.

Alex
Alex
16 anos atrás

O autodromo da Paraíba está sendo construido. As obras deveriam estar concluidas em Abril, mas parece que atrasaram. Vamos esperar pra ver

kazero
kazero
16 anos atrás

O Corolla é feio e esse então é o que?

Panda
Panda
16 anos atrás

rs, dessas bolhas o Gomes gostou

Mas enfim, vi no calendário que haverá uma corrida em João Pessoa. Onde tem autodromo lá? Ou será em pista de rua?

Luís Sérgio
Luís Sérgio
16 anos atrás

esse tumbém é fei…

Carlos Eduardo Braga
Carlos Eduardo Braga
16 anos atrás

Assisti essa corrida domingo até começar a F1, achei muito interessante e os “pegas” são ótimos, e a primeira vez que vejo, mas com certeza vou acompanhar essa categoria. o traçado do circuito muito interessante.
Confesso aqui que “desconhecia” esses circuitos no Nordeste.

Sidão
Sidão
16 anos atrás

olhei as fotos no site , o chassis é tão simples que fiquei a fim de um , que tal uma copa nacional ?? o mesmo regulamento , em cada autodromo uma seletiva e no fim do ano uma champion league ??