Gira mondo, gira (quinta)

SÃO PAULO (não preciso dizer muito) – Teremos duas corridas ao norte da Venezuela nos finais de semana vindouros, e talvez seja um bom momento para falar dela, a Venezuela.

Há uma gritaria horrorizada contra a não-renovação da concessão à RCTV, emissora que, em 2002, pregava, no ar, o golpe e, sem grandes subterfúgios, o assassinato de Hugo Chávez.

O golpe deu errado, como se sabe, Chávez voltou ao poder e nem por isso prendeu alguém da RCTV, ou mandou fechar suas portas. Apenas, cinco anos depois, fez o que lhe permite a Constituição: não renovou sua concessão. Sem violência. Sem truculência. Que os donos da RCTV procurem outros negócios. Inclusive no setor de TV a cabo, paga.

É vingança? Vendetta pessoal? Não creio. A RCTV evidentemente ultrapassou os limites, desrespeitou a lei e as normas da civilidade. Não cumpriu seu papel, e toda TV tem, sim, um papel social. De mais a mais, elas, as TVs, só existem porque os governos lhes concedem o privilégio de existir. Donde o termo “concessão”. Por ter ultrapassado os limites, a RCTV não teve sua concessão renovada. Por um governo, não por um presidente. Foi o governo da Venezuela que o fez.

Como muito bem fariam vários governos brasileiros nos últimos anos se não renovassem determinadas concessões, também. Das emissoras, por exemplo, que só existem na forma de caça-níqueis com seus programas inescrupulosos, sua pregação religiosa chinfrim, sua jogatina eletrônica que nada, absolutamente nada, acrescenta ao escopo cultural e intelectual da população. Servem, apenas, para picaretas ganharem dinheiro fácil. E como ganham… Mas no Brasil há enorme leniência quanto a isso. Nada se cobra dessa malta que há décadas enriquece vendendo tempo e espaço que, em última análise, pertencem ao Estado.

Perguntam-me, com frequência, o que acho de Chávez e do que está acontecendo na Venezuela. Respondo apenas que aquela é uma democracia, ele foi eleito e reeleito, e se controla o Congresso, é porque a oposição se recusou a disputar as eleições. Problema dela. Não há partidos proibidos na Venezuela. Todos poderiam participar do pleito. Recusaram-se a jogar. Perderam.

Se Chávez agride o apuradíssimo senso estético de nossa classe média, que é igualzinha à classe média venezuelana, porque tem cara de índio e não usa ternos italianos bem cortados, paciência. Se a “Veja” dispara impropérios contra um chefe de Estado vizinho, se alguns jornalistas o ofendem de maneira grotesca (outro dia escutei um comentarista esportivo chamá-lo de “cretino” em uma emissora de rádio de SP), se apresentadores de telejornais fazem caras e bocas quando noticiam o que se passa na nossa fronteira norte, paciência, também.

Chávez comete erros, cometeu-os no passado (tentou dar um golpe, também), mas por eles respondeu à Justiça venezuelana. Não virou presidente por um sopro divino, mas foi eleito pelo sistema que nós, aqui, tanto prezamos. Não é um ditador.

A ele devemos respeito. Todos.

Para quem se interessa realmente pelo assunto, recomendo a leitura do artigo de Bob Fernandes no “Terra Magazine”. E os vídeos que ele indica, que aqui já foram postados meses atrás.

Subscribe
Notify of
guest

224 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz
Luiz
16 anos atrás

Assisti um documentário sobre o Fidel ontem no Nat Geo e a história se repete na Venezuela.
Apoiar isso é algo doentio, não acesso mais esse blog emsinal de protesto.
E se gostam tanto dessa porcaria de socialismo ditatorial, vão morar em Cuba.

Luiz
Luiz
16 anos atrás

Assisti um documentário sobre o Fidel ontem no Nat Geo e a história se repete na Venezuela.
Apoiar isso é algo doentio, não acesso mais esse blog emsinal de protesto.
E se gostam tanto dessa porcaria de socialismo ditatorial, vão morar em Cuba.

Luiz
Luiz
16 anos atrás

Assisti um documentário sobre o Fidel ontem no Nat Geo e a história se repete na Venezuela.
Apoiar isso é algo doentio, não acesso mais esse blog emsinal de protesto.
E se gostam tanto dessa porcaria de socialismo ditatorial, vão morar em Cuba.

Cesar Piloto
Cesar Piloto
16 anos atrás

ELIANE CANTANHÊDE

O inocente e os culpados
BRASÍLIA – “O que a gente vê de bonito na imprensa brasileira? Quais são as mensagens que nos provocam a viajar no final de semana? Não tem”, disse Lula ontem, num evento em Brasília sobre turismo, conforme relato do repórter Pedro Dias Leite.
Ainda de Lula: “Se fala de Pernambuco, é morte; se fala do Ceará, é morte; se fala da Bahia, é morte. Aí a pessoa diz: “Espera aí, não vou sair daqui não, vou ficar dentro de casa”.
E ainda olha, vê se não tem uma fresta, para não vir bala perdida”.
Ou seja, gente: quem é culpado pelo Vavá, pelos mensaleiros, pelos aloprados do dossiê, pelo crescimento econômico haitiano, pelo fracasso do Fome Zero e do Primeiro Emprego, pelo caos aéreo, pela queda do Boeing, pela violência em Pernambuco, pelos atentados em São Paulo, pelas balas perdidas no Rio? A imprensa! A imprensa brasileira!
Enquanto isso, Lula continua sem ter culpa em nada, nunca.
Aconteça o que acontecer, doa a quem doer, investigue-se quem se investigar, Lula estava, está e estará acima de qualquer coisa. A imprensa é culpada sempre. Lula é inocente sempre. Sem discussão.
E ele também pode falar o que bem entender, na hora em que bem entender, do jeito que bem entender. O que soaria absurdo na boca de alguém, na dele é “capacidade de comunicação”. O que seria pura e simplesmente errado na boca de alguém, ainda mais de um presidente da República, na dele é apenas engraçadinho, talvez esperteza. O resto, o Bolsa Família apaga.
Foi extemporâneo, portanto, criticar a ministra Marta Suplicy ontem por ter recomendado a todos que viajem à vontade, “relaxem e gozem”. Se o chefe fala sem cerimônia sobre o “ponto G” num encontro público com Bush, por que Marta não pode falar o que quiser num evento no próprio ministério? Cada governo tem o palavreado e o linguajar que merece.

Jorge Bush
Jorge Bush
16 anos atrás

A próxima vez que eu ver assuntos de política nesse blog, vou colocar um virus nesse blog e quem acessar será contaminado

Jorge Bush
Jorge Bush
16 anos atrás

esse tal de pandini é o que?
será que ele é o “affeffor ” (como diria o Lulladão) do companheiro Gomes

saddan hussein
saddan hussein
16 anos atrás

Gomes,

Limite-se a falar sobre futebol, pois política e automobilismo certamente não são o seu forte.

Jorge Bush
Jorge Bush
16 anos atrás

Pandini não sei das quantas

Ridículo são esses burgueses metidos a comunistas que se dizem jornalistas e recebem uma graninha para serem garotos propaganda da esquerda corrupta e prepotente.

Pandini
Pandini
16 anos atrás

Por enquanto, este texto sobre a Venezuela recebeu exatos 219 comentários (incluindo este).

Uma ínfima parte deve ter agido com inteligência: mesmo discordando, procurou saber mais sobre o assunto.

Outro percentual, também pequeno, manifestou discordância com civilidade. Com diferentes níveis de argumentação, mas não é este o ponto agora.

A escória, que infelizmente é maioria, partiu para manifestações explíticas de ignorância e intolerância, com ofensas e xingamentos. Outros, mais polidos, simplesmente disseram que o Flavio deveria escrever só sobre automobilismo e nunca mais tocar em outros assuntos – política, por exemplo. O mais surrealista é que estas pessoas, implicita ou explicitamente, se consideram defensoras da democracia.

Ridículo.

Joao Carlos
Joao Carlos
16 anos atrás

É sempres assim, os petistas, quando as coisas acontecem para o lado deles sempre é justo, mensalão pode, falar para o povão que vender a Vale é errado e ela ser a maior financiadora da campanha petista pode, se chavez tira a TV, também pode… Daqui a pouco o Lula dá o golpe, mas aí pode…

Marcos Paulo
Marcos Paulo
16 anos atrás

O blog do Luis Carlos Azenha da uma boa noção do que ocorreu com a RCTV. O problema é que o pessoal não consegue filtrar informação. Está de parabéns Flávio, continue com seus comentários o mundo não é só automobilismo, mesmo semando a discódia entre alguns.
Abraços

X.N.
X.N.
16 anos atrás

Flávio Gomes, voce , o Pandini , os trouxas dos estudantes da USP QUE ESTÃO EM GREVE gostam de verdade é da DITADURA. VOLTA DITADURA MILITAR, VOLTA. Volta e dá borrachadas nesse bando de vagabundois.

Jorge Bush
Jorge Bush
16 anos atrás

Flávio Gomes,

O jornalista da periferia
O pequeno burguês comunista

Pedro Neto
Pedro Neto
16 anos atrás

Só mais um.
Não me lembro a patente dele mas é golpista e ditador como qualquer outro.

ALEX GRANJA
ALEX GRANJA
16 anos atrás

“A ele devemos respeito. Todos”
Vc esté louco?
eu não devo nada a este FDP, vagabundo e ditador, quero que ele se F….

Ailton
Ailton
16 anos atrás

Que decepção, defeder o idiota do Chaves!!!!!

Será que se fosse o seu site que o governo arrancar do ar você acharia democrático?

Chaves, Fidel, e o outro palhaço da Bolivia não merecem crédito e sim cadeia.

R. Andrius
R. Andrius
16 anos atrás

Vai ver gosta do Chavez pq talvez ele ordene a refabricação de Ladas.

Eric
Eric
16 anos atrás

Quem quiser dar um golpe de Estado, fechar o Congresso, e governar em um estilo Pinochet: tomar o poder, mas colocar no governo quem entende do assunto, para resolver os principais problemas do País, como educação, saúde, Previdência, infra-estrutura, entre outros, estou dentro.

Fernando
Fernando
16 anos atrás

Defender o Chavez?
Bom, é seu direito sem dúvida mas estou decepcionado.

cmd URCO
cmd URCO
16 anos atrás

sou militar e PRETO com muito orgulho e comando um batalhao do EXERCITO BRASILEIRO mais isso nao interessa ! onde estao ? os burguesinhos espertos ? nenhum teve CORAGEM de responder minhas PERGUNTAS abaixo ! se tiver algum HONESTO na sala …responda por favor as questoes ?????????????

beto
beto
16 anos atrás

Gomes,

Não gosto de Lula, chaves, Morales e fidel ,entre vários outros.
Lula na minha opinião é mais esperto.
Foi massaacrado por parte da mídia, endeusado por outra parte.
No poder não retaliou ninguém, e por mais cínicas que pareçam suas respostas a tantas denúncias, ele lida bem com tudo isso, mantêm-se popular, e não deixamos de ter várias opiniões de joirnalistas a ler e ouvir. Isso é democracia.
Ao deixar morrer esta emissora, fica claro que parte do que se pensa, ficará abafado. O próximo passo é a cartilha socialista, de lavagem celebral. Para nós melhor, pois o povo da venezuela, jamais poderá competir intelectualmente conosco !

Marcus Mayer
Marcus Mayer
16 anos atrás

Caro Flávio Gomes:

Quem aqui ingressa e deixa um comentário é motivado pela sua competência e pelo seu histórico no jornalismo automotor.

Quem o critica pelo posicionamento político é seu leitor.

Leve em consideração que o debate está girando em torno da liberdade de imprensa e do direito à crítica.

É perfeitamente admissível que você tenha pontos de vista políticos que não coincidem com os da maioria. Mas isso não tem nenhum problema, pois vivemos numa sociedade plural e democrática.

Contraditório parece a um jornalista defender o cerceamento às liberdades, sobretudo, a de opinião.

Não tenho a ilusão de que vá rever todas as suas convicções políticas, mas acredito que seja inteligente o bastante para refletir a respeito dessa questão.

Não acredito que você seja defensor do autoritarismo nem de qualquer ditadura. Talvez não tenha idade suficiente para lembrar o período negro da história brasileira quando houve censura.

Se você escrevesse para uma coluna que fosse tirada do ar por algum censor de algum governo autoritário, em função das opiniões que emite, talvez não fosse tão intransigente para defender o autoritarismo de um Hugo Chávez.

Reflita e tente aprimorar sempre. Voltar atrás é mais virtuoso do que insistir num erro.

Observe que quando uma polêmica causa quase unanimidade de opiniões em uma direção, alguém está errado.

Obrigado pela oportunidade democrática de permitir que nos expressemos. O Chávez, não permite!

La da Rússia
La da Rússia
16 anos atrás

Lula, Chávez e o valor das palavras

Assisti ao documentário de televisão dos irlandeses Kim Bartley e Donnacha O”Brian que estavam na Venezuela em abril de 2002 por ocasião do golpe contra o presidente Hugo Chávez. O documentário trai a simpatia dos seus autores por Chávez – mas mostra de maneira convincente como foi escandalosa a participação no golpe da rede de televisão RCTV que agora não teve renovada sua concessão para continuar no ar.

Chávez teve cinco longos anos para processar a RCTV – e não o fez. Com razão, poderia tê-la denunciado por desrespeito à Constituição ao estimular um golpe de Estado e apoiá-lo depois. Chávez controla o Judiciário venezuelano. Seria capaz de arrancar dele qualquer tipo de punição contra a RCTV. Preferiu tentar cooptar os donos da rede. Como não conseguiu, deixou que se esgotasse o prazo de concessão para ao cabo não renová-lo.

Cometeu uma ilegalidade? Não. A lei ampara seu ato. Mas nem todo ato legal é moralmente defensável. Por exemplo: a lei brasileira permite que se retifique até cinco anos depois a declaração de imposto de renda para se incluir bens ou rendimentos que ficaram de fora. Imaginem se o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) tivesse se valido do expediente para justificar despesas que teve posteriormente com a jornalista Mônica Veloso e sua filha de três anos.

Renan teria ferido a lei? Não. Mas teria agredido a moral e o que se convencionou chamar de bons costumes.

A democracia na Venezuela não avançou um só centímetro com a decisão de Chávez de apagar o sinal da RCTV. Pelo contrário. O que avança ali é o domínio de Chávez sobre os meios de comunicação privados. A liberdade de imprensa na Venezuela está claramente ameaçada – e só um cego não vê. Também não vê quem compartilha os valores de Chávez – no todo ou em parte. É o caso do PT que lançou nota de apoio a Chávez.

E com a entrevista que concedeu à Folha de S. Paulo, é também o caso de Lula. Ele poderia ter ficado com aquela conversa mole de que deve cuidar do Brasil assim como Bush deve cuidar dos Estados Unidos e Chávez da Venezuela – mas não. Avalizou o comportamento de Chávez (leia aqui). Não poderia ter sido mais claro quando disse: “O fato de ele não renovar a concessão é tão democrático quanto dar [a concessão]. Não sei porque a diferença entre dois atos democráticos”.

Talvez Lula ainda se sinta refém da ajuda que recebeu de Chávez para se eleger em 2002. Talvez seu conceito de democracia seja limitado e tosco. Ou talvez ele tenha se expressado mal. Hoje, ainda na Alemanha onde se encontra para para a reunião de cúpula do G8, Lula tentou consertar o que havia dito ao jornal e acabou se complicando ainda mais. Negou que tivesse aprovado o gesto de Chávez. Para acrescentar em seguida:

– Eu acho que o mesmo Estado que oferece uma concessão pode cassá-la.

– Não tenho detalhes para saber se houve desrespeito à constituição do país, mas aqui no Brasil nós temos regras e elas estão na constituição.

– O que eu quero deixar claro é que cada país toma conta do seu nariz.

Sabe-se da dificuldade que Lula muitas vezes enfrenta para expressar o que de fato pensa. Por outro lado, sabe-se da facilidade que tem para manipular as palavras. Sabe-se também o quanto é useiro e vezeiro em dizer uma coisa e fazer outra (alô, alô controladores de vôos!). E, por fim, sabe-se quanto é ralo seu compromisso com suas próprias convicções. Assim faz política desde que se meteu com ela há pouco mais de 25 anos.

Diga-se a seu favor que a maioria dos políticos procede como ele. Diga-se em seu desfavor que ele se tornou igual à maioria dos políticos que um dia exorcizou como picaretas.

Carlose
Carlose
16 anos atrás

Gomes:
è como disse alguém comentando esta infeliz matéria sua:

Put a keep are you

se é que você me entende…

Hugo Chavez
Hugo Chavez
16 anos atrás

Mi gran amigo y camarada Gómez

Mui sensiblizado por su articulo em su blog, jo gustaria de enviar te lo dinero, la grana, la bufunfa, la comission que nosotros aciertamos.Basta que usted me infuerme la cuenta

Gracias de su hermano

Hugo Chavez – El imperador

Luiz
Luiz
16 anos atrás

O Aloisio é pai de um amigo meu. E o Cmte Urco é um Gorilão. Pelo que me lembro.

Cacthos
Cacthos
16 anos atrás

Corrigindo: Mais de 2 respostas do Gomes (acho que é recorde).
Aê Gomes, pela quantidade de gente “pedindo demissão” como comentarista do blog, acho que você devia postar mais polêmicas. Assim dá uma filtrada…
Fui (o 200°)!

Cacthos
Cacthos
16 anos atrás

198 (199 agora) comentários nesse post!!! Algumas estatísticas rápidas:
34 pedidos para o Gomes não colocar mais esse tipo de assunto;
12 pessoas falando mal dos Ladas (o pessoal não perde uma chance);
318 comentários metendo o pistão no Chávez;
2 respostas do Gomes;
1 idiota comentando sobre os outros comentários (esse).
Fui!

Érico Calixto
Érico Calixto
16 anos atrás

Você assimilou a cartilha socialista do Chavez direitinho! Parabéns.

Christian S
16 anos atrás

Sinistro:

A RTVC usou seu poder para colaborar na derrubada de um governo legalmente eleito. Desta forma usou um bem cedido pelo povo através de seu governo, contra o próprio povo. Desta forma o povo, representado por seu governo não renovou sua concessão. Note: ela não foi tirada do ar de um momento para outro, ficou no ar até o vencimento de seu ‘contrato’.

Observação: não gosto muito do Chavez não. Porém neste caso, ele tem razão.

Acho que se fosse um governo de direita e a emissora tivesse auxiliado um golpe de esquerda, acredito que seria retirada do ar assim que o governo de direita resssumise.

Ah o povo não usufrui de nada gratuito na tv aberta tudo o que ele assiste é pago via os produtos/serviços que consome. Não existe tv grátis, nem almoço.

as emissoras de tv deveriam ser administradas por pessoas eleitas pelo povo em votação não obrigatória assim como qualquer outro cargo eletivo e nas urnas eletrônicas deveria existir um botão NULO.

Alexandre
Alexandre
16 anos atrás

Só um exercício de pensamento: O que aconteceria se a concessão da Globo fosse suspensa por …deixa ver… um mês! Eu gostaria de ver isso acontecendo para ver a reação das pessoas. Desorientação completa, pelo menos a princípio. Sem futebol, sem novela, sem informação confiável, isenta e imparcial. Acho que depois as pessoas procurariam outras fontes saudáveis de entretenimento, como a tão isenta Record.
Ah, eu gostaria de ver isso acontecendo, gostaria sim…

carlos
carlos
16 anos atrás

As respostas tambem sao toscas,
by the way.

Quem?
Quem?
16 anos atrás

Seria o Cmd Urco o Aloisio?

SINISTRO
SINISTRO
16 anos atrás

Acho que está faltando conhecimento sobre questões básicas como Estado de Direito, liberdade de expressão e o instituto de concessões públicas.

O primeiro aspecto é que o exercício do poder em ambiente democrático não deve se pautar pelos interesses pessoais da figura que, transitoriamente, está ocupado o poder. Então, deixa eu entender: o texto acha correto que se utilize o poder de Estado para vinganças pessoais? Incrível! É uma volta sem precedentes ao patrimonialismo mais tosco que existe! Uma defesa da privatização completa do Estado em favor dos interesses pessoais do poderoso de plantão, que, na Venezuela, está conseguindo seu principal objetivo: perpetuar-se no poder! Acho que não demora muito para vermos aqui uma defesa apaixonada pela instauração de uma monarquia na Venezuela, com a disposição de Chaves como Rei. Só falta isso, pois o resto já foi defendido: patrimonialismo, uso do Estado para interesses pessoais! Isso tudo na pena de um jornalista!!!!

Como se não bastasse, o cancelamento da concessão foi feita com base em uma constituição e uma legislação feita pelo próprio Chaves! Que piada!

E essa história de que a RCTV ultrapassou os limites? Ora, em democracias os limites são estabelecidos por meio de leis, e instituições que irão aprovar, cumprir e aplicar tais leis. Saber se alguém passou ou não dos limites não fica a cargo das opiniões de jornalistas supostamente engajados e muito menos de governantes de plantão! E são essas mesmas instituições que julgarão se a tv está cumprindo os papéis que dela se exige na ordem democrática.

Outra confusão completa que se faz no texto é sobre concessões. Ora, somente em organizações sociais muito rudimentares “as TVs, só existem porque os governos lhes concedem o privilégio de existir”. Novamente defesa do patrimonialismo mais tosco que existe!!! Caro Flávio Gomes, você posta no seu blog sem permissão de ninguém! As empresas e as pessoas são livres para exercer suas atividades em democracias como a nossa, não demandando autorizações de governos! Isso acontece, inclusive, com meios de comunicação. Não se exige concessão para jornais e revistas, mas se exige concessão para rádios e TV, pois para que se veicule o conteúdo usa-se um recurso que já foi escasso: espectro de radiofreqüência. Além disso precisa de uma certa coordenação do Estado para que uma emissora não transmita na freqüência da outra. Não existe escassez de espectro na Venezuela, e o Chavez poderia muito bem colocar sua TV no ar sem tirar a RCTV! A RCTV só deveria ser tirara do ar, como tantas TV´s foram tiradas, aqui no Brasil, inclusive, quando a população não mais a querer assistir, reduzindo sua audiência, e a levando a falência. Ou seja, quem decide se a TV deve ficar ou não no ar é o povo, a população, que está usufruindo dos serviços. E no caso da Venezuela não existia motivo algum para se tirar a freqüência da RCTV, a não ser a veneta pessoal do Chaves. Que piada ver tanta desinformação por aqui.

O fato do Chaves ter sido eleito e reeleito não garante que aquilo ali é uma Democracia. Hitler tb foi eleito na Alemanha. Fulgêncio foi eleito em Cuba! Mas parece que os esquerdinhas tem memória seletiva. Democracia não é só eleições. Democracia é eleições diretas, amplas, gerais e secretas. Democracia é liberdade de expressão. Democracia é respeito às minoriais. Nossa! Reduzir a Democracia a voto é tosco! Muito tosco!

msottili
msottili
16 anos atrás

Perfeito FG, uma voz que fala e pensa sem influencia dessa midia que só pensa em si.

cmd URCO /  RAUL CAS
cmd URCO / RAUL CAS
16 anos atrás

pode contar com minha total ajuda…,pois somente uma revolucao que leve os corruptos ao paredao…dara geito no nosso querido BRASIL…sds ao cmd FIDEL e lhe desejo muita saude e vida longa…viva CHAVES…viva EVO…fora LULA !!!!

Rodrigo
Rodrigo
16 anos atrás

Até onde eu sei, a proposta deste blog sempre foi falar de tudo, nao só automobilismo ou futebol. Até onde eu sei, quem resolve e se responsabiliza pelo que vai ser escrito é o dono do blog, nao uma cambada de patrulheiros que discurdam da opinião do gomes. Eu nao concordo com tudo que li, mas valorizo demais o direito de cada um defender seus pontos de vista para ficar jogando pedras. Feliz daquele que sabe respeitar a opinião do próximo.

Raúl Castro
Raúl Castro
16 anos atrás

Cmd URCO,
Hablarei con mi hermano acerca de ti. Tengo certeza de que poderemos hacer una coalizión para aplicar la revolución en Brasil. Con tuas ideas y o apoio de los amigos de blog del gomes, haberemos de tener y acabar con la conversa fiada del sapo barbudo.

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
16 anos atrás

Flavio Gomes,
Na boa, leio seu blog todo dia, é o único que leio diariamente. E vi vários comentários já postados que dizem uma coisa certa. Vamos continuar a falar de automobilismo e futebol (seus textos sao muito bons, alem dos comentarios na ESPN).
Grande abraço,
Rafael

Kenny
Kenny
16 anos atrás

desconfio sempre de quem gosta de Lula e de Lada

Ozzy
Ozzy
16 anos atrás

Prefiro voce comentando culinaria. Acho que voce se sai melhor

Pe. Antonio Vieira
Pe. Antonio Vieira
16 anos atrás

Essa é uma questão interessante: renovar, ou não, a concessão é ato discricionário do presidente do país? Não seria uma ditadura das maiorias? Os telespectadores da RCTV não têm direito de acesso ao conteúdo que eles produzem, bem ou mal?

Sinceramente, não considero a decisão legítima, pois não acho que se trata de um ato discricionário de um sujeito que exerce um mandato, em nome do povo.

Se incitaram a morte, praticaram um crime. Que o responsável fosse processado, mas a RCTV, pessoa jurídica distinta dos seus administradores, é do povo que a assiste.

Ditadorzinho de republiqueta latina, sem nível para a envergadura do mandato que exerce.

Ainda bem que sou brasileiro. Prefiro um governo do Collor ou do Lulla. Ao menos, somos realmente um país livre.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Cuidado, eu como criancinhas!

Como sempre digo: Jó, dai-me paciência…

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Eu já tenho um maravilhoso Lada Laika. Agora estou atrás de um Samara, de um Niva e de uma Station.

herminio
herminio
16 anos atrás

O automobilismo de competição, assim como uma miríade de outras de atividades, só existe como consequência do capitalismo livre e democrático, é como se fosse uma “festa” ou “consagração” deste. Não achas então que tu, sendo socialista (ao menos assim parece), está trabalhando com algo que é incompatível com a sua ideologia? Este é o grande erro dos socialistas! Vivem em um país livre e (por modismo, falso intelectualismo, ignorância, etc) sonham com países onde seria impossível a sua atividade/liberdade.No país do teu sonho, caro Gomes, você seria provavelmente algo assim: burocrata carimbador, censor, editor da TV estatal, guarda distrital, e se conseguisse ser algo como assistente de algum secretário regional do Partido você teria direito a possuir um maravilhoso LADA LAIKA. Iria comentar, como membro do comitê para assuntos da juventude socialista, o Campeonato das Corridas de Trator da sua sub-região distrital revolucionária.

cmd URCO
cmd URCO
16 anos atrás

avatar CUNHA…responda minhas questoes ??? e pare de LATIR !!!

Luiz
Luiz
16 anos atrás

Gomes,

Gosto do seu blog e leio todos os dias. Curto muito as pérolas que você coloca aqui e acho que a maioria também.

Mas por favor deixe essas coisas fora disso. Cada um tem a sua opinião e acho não é legal levantar esse tipo de polêmica aqui.
Minha formação politica é 180º diferente da sua, mas não vou entrar em polêmica sobre isso não.

um abraço

Luiz

sereno
sereno
16 anos atrás

Caro Luiz Carlos,

Você disse tudo…..

Luiz Carlos
Luiz Carlos
16 anos atrás

Se o Flavio Gomes queria polêmica com esse post, conseguiu…!
Se queria confrontar suas idéias com os blogueiros já deve estar arrependido, pouquíssimos concordaram com ele. Numa verdadeira democracia suas teses não passariam de um simples discurso vazio. Alguns que partilham das mesmas idéias dele e coincidência ou não, também se intitulam jornalistas, insinuam, aos que se contrapõem aos seus julgamentos, que são influenciados por revistas e reportagens de telejornais. É uma falta de respeito muito grande fazer esse tipo de julgamento, e muita petulância, achar que toda a pessoa que não partilha de suas convicções, não é inteligente o suficiente para fazer seu próprio juízo da situação.
É importante salientar que esses senhores falam como profissionais da imprensa mas a rigor não fazem parte dela

cmd URCO
cmd URCO
16 anos atrás

e a VALE …. acham que foi correta a doacao para um vagabundo desse TESOURO ????