Hamilton x Alonso = Senna x Prost

SÃO PAULO (agora preciso escrever) – Só para abrir a discussão, é preciso registrar as grandes semelhanças entre o que está acontecendo na McLaren agora e o que aconteceu em 1988.

Senna desembarcou no time de Ron Dennis naquele ano como um jovem promissor tendo, como companheiro, um já bicampeão mundial consagrado, Alain Prost.

Ayrton chegou chegando, como se diz. E lá pela metade do ano, diante do encantamento do mundo com aquele garoto brasileiro que, na prática, tinha pela primeira vez a chance de ser campeão, Prost admitiu com um sorriso amarelo que não seria capaz de derrotá-lo.

Senna não era uma novidade integral, afinal partia para sua quinta temporada na F-1. Mas provocava no público as mesmas reações de simpatia que Hamilton: o jovenzinho contra o campeão, num time grande, sem medo de cara feia.

Lewis é estreante e enfrenta, em sua primeira temporada, um outro bicampeão, Alonso. Que pode não ser nenhum veterano em fim de carreira pela idade, mas já está em seu sétimo ano de F-1 (em 2002 foi apenas piloto de testes). Ganha dele, abre um sorriso juvenil a cada pódio e conquista o mundo.

Tudo isso na mesma equipe.

Hamilton x Alonso é a versão século 21 de Senna x Prost. Aquele duelo não acabou muito bem, os dois tornaram-se inimigos, odiavam-se. Era bom para a imprensa, um prato cheio, mas ruim para o ambiente.

O que vai acontecer com Lewis e Fernandinho, só o tempo dirá, etc. e tal.

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EVAIR ALVES
15 anos atrás

A briga de Senna e Prost ainda durou algum tempo, já Hamilton e Alonso apenas uma temporada o que não pode ser comparado, pois Senna era dez vezes melhor que Hamilton, e Prost melhor do que Alonso, hoje a F1 ficou muito mais facil para os pilotos do que na epoca de Senna, Piquet, Prost e outros grandes pilotos, porque naquele tempo se pilotava na raça e na vontade, agora existem muitas tecnologias a favor dos pilotos.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Marcelim

Como já foi mencionado abaixo, a parabólica é feita em alta velocidade, e algumas curvas de Silverstone também são bem rápidas.
Tudo bem, que seja 200 km/h, não, que seja a 80. É mais fácil fazer com uma ou duas mãos?

Paulo
Paulo
16 anos atrás

Quanto a essa polêmica do câmbio manual/câmbio automático, é bo lembrar que Michael Schumahcer já deu seu depoimento, dizendo que os automáticos tornaram a direção muito mais fácil e agradável. E me disseram que Barrichelo já disse a mesma coisa.

Massa Mania Saudoso!
Massa Mania Saudoso!
16 anos atrás

Alguem do circo de 2007, teria coragem de voltar no tempo e encarar a galerinha da foto abaixo??

http://www.gptotal.com.br/2005/Colunas/LuisFernando/Img/20061206/01.jpg

D U V I D O!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Massa Mania
Massa Mania
16 anos atrás

Marcelin.

O exemplo foi dado no Domingo, a curva que antecede a reta dos boxes de indianápolis é feita quase nisso, está certo que fica inclinada depois.

Mas como o radar acusa a velocidade máxima global de aproxu=imadamente 300e pouco logo no início da reta, naquele curvão o piloto já está (por aí mesmo).

Imaginado-ser com um cambio manual o piloto teria que usar uma mão por um bom tempo… dando motor..

Imagine faser isso com alguem no (cangote acelerando atraz da caixa de cambio) he he he!!
EXTINTA TAMBURELLO
Lembro quando o Airton perdeu o controle do carro na “curva” Tamburello estava a quase 300 ou mais.. sei que não é novidade.. mas vale a pena lembrar que é uma curva também

MONZA
Tem a curva que precede a reta final de monza, cuja velocidade deve ser aproximadamente 200 ou mais..

As ultima existe desde a formula um do Emerson e Jack Ickx.

E os caras a faziam cambiando!!!

Resumo ninguem está comparando talentos de ontem e hoje..

Apenas que os engenheiros estão dando uma moleza muito grande para a “moçada” de hoje

E sono para nós!!!.

Formula um para mim tem que ser …”Á lenha”..

Cambio manual (bom siri dentro da bola).. embreagem de pé… volante sem botão.. sem televisão..

Que nem meu corsinha 2000!!!!

he he he!!!!!!!

Mozart
Mozart
16 anos atrás

A melhor comparação entre Senna e Prost, pode-se resumir no seguinte:
Em 88 e 89 eles correram na mesma equipe, com teoricamente o mesmo carro.
Foram 32 largadas.
PLACAR:

Senna 28 X 4 !!!!

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

“entrar atravessado curva a 250 km/h com apenas uma mão no volante é muito diferente de manobrar um carro também com apenas uma mão) facilitam demais a vida de um piloto.”

Duas coisas: ou você está falando de uma Fórmula 1 imaginária que nunca existiu ou vive em outro planeta. Um fórmula 1 antigo entrar atravessado a 250 por hora?

Se existir a tal curva onde um Formula 1 da década de 80 entrasse atravessado a 250 por hora, hoje entrariam a 300 por hora apenas sobre duas rodas.

Menos, menos… isso só prova o quanto as pessoas fantasiam em relação à fórmula 1 antiga.

Samuel Oliveira
Samuel Oliveira
16 anos atrás

Que o Robinho de Galvão Bueno usava os ajustes do carro de Alonso, isso todo mundo já sabia…
Eu queria ver era Schumacher se submeter a esse tipo de coisa…
Enquanto isso, na Ferrari, duas baratas tontas sem saber ajustar o carro… Eles devem estar com saudade até de Rubinho, por lá…

marcoalfa147
marcoalfa147
16 anos atrás

FG,

Viu o que saiu a pouco na coluna da direita do Grande Prêmio ?

O mané do espanholito babaca está dizendo que o Hamilton está usando os acertos que ele, Fernandinho babaquinha realiza no carro. Segundo a desvairaida espanhola, esta é a razão do sucesso do Hamilton. Então, está pior do que pensávamos ! Se o dono do setup correto (?) anda atrás, isto demonstra que o Hamilton é melhor ainda !
Abraços,

brasil air jr
brasil air jr
16 anos atrás

Mandou bem …gostei do entre aspas…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Marcelim

Atualmente a condução dos pilotos é muito mais passiva. Controle de tração, câmbio no volante (este nem tanto, embora tenha influência, sim – entrar atravessado curva a 250 km/h com apenas uma mão no volante é muito diferente de manobrar um carro também com apenas uma mão) facilitam demais a vida de um piloto. Ficou mais difícil de errar e os carros atuais quebram muito menos. Basta ver a reportagem do Grande Premio sobre a confiabilidade da Mclaren. Os melhores valores são da época do Hakkinen para cá.
Também lembro do Gomes mencionando que o curso do acelerador da Williams do Villeneuve era de 1 cm! Quer dizer, aquela sensibilidade de dosar o pé ficou desnecessária.
É por isso que os simuladores fazem tanto sucesso, pois o carro está ficando cada vez mais parecido com um video game. O piloto, basicamente, só tem que acelerar e frear nos pontos exatos que a telemetria recomendar. Não sei se este recurso era ou não usado na década de 80 ou antes, mas certamente não era usado como hoje.
Se você colocasse todos os pilotos do grid atual nos carros de 1987, não tenha dúvidas que a diferença entre os pilotos seria bem maior, privilegiando os melhores.
Sem desmerecer os pilotos atuais, mas o carro, hoje, deve ser responsável por uns 90% da performance (falando de pilotos razoáveis). No mínimo.

Air Junior
Air Junior
16 anos atrás

Eu sei que o sonho de todos nós aqui era ver de novo aqueles pegas agressivos como Senna X Prost, ou na base do duelo psicológico entre Piquet X Mansell. Mas ao me atualizar com as notinhas de agora pouco no Warmup, vejo que não vai rolar mesmo. Até o Prost esta defendendo a idéia de que a disputa dentro da mesma equipe é prejudicial! O Ron Denis deve achar o mesmo! Sem falar que com as regras de hoje, e com esses carros, como vamos ver ultrapassagens como aquelas na Hungria em 86 Piquet X Senna ou na mesma Hungria em 88 Senna X Prost, se os caras não podem colar no da frente pois perdem aderência, e conseqüentemente não ultrapassam ninguém?? A minha torcida continua firme e forte pelo Hamilton.

Outra coisa, acho que o cara é bom sim, é habilidoso, e muito rápido! Já vimos exemplos de caras que mesmo com o melhor carro não conseguiram duelar com seu companheiro de equipe. EX: Couthard X Hakinnem ou Fisichella X Alonso ou Frentzen X Villeneuve. Se ele segurou o atual Bi-campeão do mundo, aquele que derrotou o “melhor” de todos os tempos por dois anos seguidos, porque tem méritos sim!

Fernando de Noronha
Fernando de Noronha
16 anos atrás

A história se repete … vamos aguardar até o final do campeonato.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
16 anos atrás

O grande problema é que não conseguimos ver ainda grandes disputas de posições entre os FAB FOUR (Hamilton – Alonso – Massa – Riakonnen), o que nos impede de verificar o nível de impetuosidade, defesa de posição, agressividade e condução no limite.

Quem é melhor nas ultrapassagens ? Massa ? Alonso ? Hamilton ? Ou Raikonnen ? Simplesmente NÃO SABEMOS ! E sabe por que ? Porque não existem mais muitas ultrapassagens !
As razões ? Arrisco algumas: 1) Super-eficiência dos freios; 2) Dificuldade no arrasto aerodinâmico; 3) Pontuação ( 2 pontos de diferença entre o primeiro e o segundo colocados não empolga ninguém); 4) E não terem voltado com os descartes (se voce pode descartar os 5 piores resultados voce pode arriscar muito mais).

Abraços a todos,

Luiz Fernando

Massa Mania
Massa Mania
16 anos atrás

Concordo com você Diogo,

tanto que aquele abraço no pódiu entre Hamilton e Alonso, justifica exatamente isso.

Os caras estão ganhando na pista, guanhando no Holerit (he he he!!)

O Chefe manda baixar a bola e eles baixam.

Melhor uma situação dessas do que sentar em uma cadeira elétrica tipo… Super Aguri..

Diogo
Diogo
16 anos atrás

Olha pessoal, eu assisto corrida de F-1 desde 88, quando tinha 8 anos, empolgado com o fenômeno Senna. A F-1 daquela época foi a última geração de hérois do volante, capazes de empolgar crianças como eu era. Em 93, eu vi aquelas primeiras voltas de Donington Park e meu queixo nunca mais caiu daquela forma por causa de uma corrida de carro.

Muitos disseram que não dá pra comparar pilotos do passado com os do presente. Eu discordo. Se o cidadão realmente entende de automobilismo, ele pode se valer de um artifício que as atuais gerações não conhecem muito, que é a análise qualitativa. Os pilotos dos 80 eram muito superiores as maquinas que pilotavam, enquanto hj só vejo guiadores burocráticos de super-máquinas, tendo como principal ícone o ilustre Fernandinho Alonso.

A comparação das rivalidades citadas só pode ser aceita de forma muito superficial. Hj em dia, os diversos interesses envolvidos no bussines da F-1 jamais permitirão um quebra-pau como foi aquele entre Senna e Prost.

Massa mania
Massa mania
16 anos atrás

Caro amigo Marcelin,

Entendo o que diz e respeito sua opinião.

Entretanto eu prefiro não me ater só aos freios, que por sinal são fantásticos, e o que definil precisamente.

Mas ele é bom para todos os carros..

Aí vem a saída de curva… a retomada.. e uma troca de marchas até uma sexta ou sétima quando for o caso…

o Piloto tem que guiar com uma mão no volante e outra no cambio.. não existe outra solução para isso no sistema manual, e isso é que é a graça da pilotagem.

A dinamica de pilotagem é diferente entre ambos os sistemas, e muito mais passível de erros..

Hoje nuinguem erra marchas, pois o computador não deixa.. então penso..

Mas não é uma inteligencia e descisão que deveria ser tomada pelo piloto.. porque tem que ser tomada pelo computador..

Quem dos dois é o Ás.. e quem é o Asno??

Resumindo um potente carro hidramático.. ainda bem que a tração é traseira, pois se fosse dianteira, seria mais mamão com acucar ainda..

Antigamente ficava-se sem uma marcha, mas o piloto continuava pilotando, alguns até venceram provas.

Hoje quebrou o cambio bye bye..

Roberto Junior
Roberto Junior
16 anos atrás

é incrivel as semelhanças até nos capacetes.

já sabemos até quem é o bandido e o mocinho.

um abraço

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

leoengelmann perguntou:

Aliás, perguntinha: o Alonso é carismático???

Se ele é carismático eu não sei, mas provavelmente é católico sim, como boa parte das Astúrias…

:D

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Caro massamania, qual o sentido de se usar um câmbio manual que faz o piloto perder tempo demais com os freios de hoje em dia?

O câmbio atual não serve para enganar ninguém, ao contrário do que as viúvas e saudosistas dizem, mas simplesmente porque os carros atuais exigem engates rápidos e precisos.

O câmbio manual fazia sentido quando os freios eram de ferro e os pilotos começavam a frear séculos antes das curvas e tinham todo o tempo do mundo para mudar as marchas.

Hoje em dia se mudam várias marchas em um ou dois segundos, a pista é aproveitada milímetro por milímetro.

O fato do câmbio ser manual ou não não muda a percepção dos limites do carro, da noção espacial dos pilotos, que é o que faz a diferença realmente.

O que o câmbio eletrônico e os freios de carbono fizeram foi levar os pilotos ao limite extremo da pilotagem, sem aquela margem que havia antes.

Tente manobrar seu carro manual em uma garagem com um metro de espaço sobrando e depois tente manobrar um carro com câmbio eletrônico em uma garagem com quinze centímetros de margem e me diga se ficou mais fácil para manobrar só porque o câmbio do segundo carro é automático…

leoengelmann
leoengelmann
16 anos atrás

Aliás, perguntinha: o Alonso é carismático???

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Anderson, é balela.

O capacete do Hamilton é amarelo, pois segundo as palavras do próprio, seu pai ficava tão nervoso durante as competições que preferiu pintar o capacete do filho de uma cor que permitisse o identificar mesmo “a uma milha” de distância e no meio de dezenas de rivais.

leoengelmann
leoengelmann
16 anos atrás

FG, o Luís Hamilton ( kkk ) tem uma características difícil de encontrar no pilotos de Fórmula 1, e que Senna tinha: carisma.

Pra mim, Senna está quase substituído. Pena não ser brasileiro, mas substituído.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

corsus, quantas provas a mclaren venceu em 2006?

o Alonso implorou para correr pela McLaren porque o carro dela era melhor por acaso?

fim de papo.

Massa mania
Massa mania
16 anos atrás

Caro Marcelin,

Se o cambio automatico não fosse tão necessário e não fizesse parte do sistema ENGANIZER de pilotagem não estaria aí em todos os carros, e claro que propicia vantagens.

Afinakl fazer uma curva segurando o volante com apenas uma das mãos e cambiando com a outro, era uma das coisas que dividia os ases dos mediocres… no passado.

Afinal, parte do show da formula 1 da antiguidade era devido ao fato de que, muitas ultrapassagens eram possiveis devido a erros de cambiagem, e neste caso a pressão exercida pelo piloto que via no vácuo muitas vezes funcionava neste exato momento.

Aí Tiraram o cambio manual, deu no que deu..até o prost está achando a F1 sonolenta, com tanto vídeo game.

E claro que pilotos de formula 3 sabem usar cambio manual, afinal todo mundo que participa deste blog adora ou adora automobilismo é é presidente do sindicato dos masiquistas unídos.

Por isso não vejo como um insulto a sua inteligencia de maneira alguma.

Entretanto com isso penso que vc tenta nos passar a dedução de que guiar e bem como cambiar um formula 3 e um formula 1 é a mesma coisa., sem calcular as diferenças extratosféricas de cada monoposto???

he he he!!!!!!

Não sei que você fumou mas também quero um pouco..

corsus
corsus
16 anos atrás

Marcelim mente curta vc se esqueceu qu e quando o alonso assinou com a Mclaren foi em 2005 quando ele passou apertado na segunda parte do campionato devido a evoluçao da mesma Mclaren….entao naum me venha com essa historia de culhoes…..

Anderson
Anderson
16 anos atrás

Mais um detalhe interessante é que Hamilton já disse em uma entrevista que estava no site Gptotal, que seu capacete é inspirado no de Ayrton Senna que é seu ídolo.

antonio
antonio
16 anos atrás

Capacete amarelo na frente !
Sempre !

Marayl
Marayl
16 anos atrás

Marcelim,

“Alonso é melhor que Senna. Senna era chorão como o Alonso, mas jamais teria culhões para ir como um time que estava na situação da Mclaren no ano passado. ”

me diga, que piloto escolhe outra equipe na qual ele acha que vai ser pior que a anterior ? se o Alonso foi para Mclaren é porque ele acreditou no pacote técnico e no tutu que iriam despejar na conta dele.
ou você acha que ele foi para lá como mártir da causa de levantar a Mclaren ?
Todos os pilotos sempre querem o melhor carro, isso não é ser chorão é ser inteligente.
pela sua lógica então para provar que é macho mesmo porque ele não foi para Spyker, ou para não ser tão radical para Red Bull ?

Augusto Danna
Augusto Danna
16 anos atrás

Ok!!!! gomes agora sim!!!! o rapaz ganhou duas seguidas, o fernando alonso tá se sentindo pressionado, realmente ele é a novidade e o atrativo da temporada mas cabem aqui alguns comentários:
1º – ele conhece a equipe e o carro (foi piloto de teste)
2º – o alonso chegou e ainda está se adptando ou tentando adaptar a equipe a ele (como fez na renault)
3º – a ferrari esta logo atraz não existe um grand canyon entre elas (lembre a recuperação do ano passado)
Então o campeonato não chegou na metade e tem 3 pilotos que venceram 2 vezes, e o campeonato vai ser bom como não se via a muitos anos!!!!

jung
jung
16 anos atrás

como são feios os carros de agora.

Victor
Victor
16 anos atrás

Senna simpatico ????? Desde qdo ?

Felipe Cps
Felipe Cps
16 anos atrás

Ai meu Deus, o novo alvo das viúvas é o Hamilton. Qdo é que vão parar de lembrar do Senna, hein viuvinhas? Deixa o defunto em paz, pô…

Se seguir do jeito que está o Hamilton será decacampeão já na próxima década… Mas ainda acho que quando ele der um porrão sarado sossega o facho um pouco…

P.S.: O Brasil, pára de falar besteira rapaz… Aliás, porque vc mudou seu nickname de Aloysio p/ Brasil?

Rafael Andrezo
Rafael Andrezo
16 anos atrás

Em minha modestíssima opinião, a grande diferença do duelo Senna x Prost de 88 e 89 pro de hoje em dia, é que a McLaren hoje não é mais tão absoluta como naquela época, a Ferrari não toma mais que 0,3 segundo por volta da McLaren, eu acho isso perfeitamente reversível. De fato, a grande mudança, o “turning point” dessa temporada foi o motor Mercedes revisado que ganhou 20 e num sei quantos cv a partir de Mônaco, não coincidentemente foi a partir daí que a McLaren saltou na frente da Ferrari. Como falado espertamente pelo Galvao ontem na transmissão, por incrivel que pareça, o que realmente está dando essa vantagem pra McLaren hoje é motor, a McLaren consegue andar com mais asa, portanto ter mais estabilidade em freadas e melhor tração, sem comprometer tanto a velocidade de reta e por isso anda melhor que a Ferrari.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Eu me divirto com as pessoas citando o câmbio manual como se isso lá fosse alguma dificuldade.

QUALQUER MOLEQUE DA F-3 OU F-BMW SABE USAR O CÂMBIO MANUAL PERFEITAMENTE, %!$&#!

Mania de falar asneiras como se pilotos profissionais fossem senhoras de 50 anos ao volante.

E outra, na década de 80, um piloto tinha um século para mudar de marchas, hoje em dia é em um ou dois segundos e a frenagem é nos últimos metros, no limite máximo da aderência.

A única coisa que ajuda os pilotos é o controle de tração, mas isso também nem fará tanta diferença, em algmas voltas que os pilotos derem sem o controle já estarão perfeitamente adaptados.

O problema dos brasileiros é que não apareceu nenhum piloto do país que fosse vencedor na F-1 atual, por isso ela não presta, é fácil, etc.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
16 anos atrás

Ainda acho que falta TALENTO para essas comparações. Eu vi Senna e Prost (e Piquet e Lauda) conseguirem performances EXTRAORDINÁRIAS (de Senna podemos lebrar Monaco 1984, Japão 1988, Brasil 1993, Donington 1993, etc …).
Ainda aguardo essas demonstrações de TALENTO. Tenho visto muita e muita EFICIÊNCIA.
Mas preciso ver TALENTO, o que se percebe muito (e inclusive) nas superações das adversidades.

Érico Calixto
Érico Calixto
16 anos atrás

Eles apenas serão comparáveis a Senna e Prost se a Mclaren não perder fôlego e deixar o título escapar. Se der zica e a Ferrrai conseguir reagir e vencer, eles estarão mais para Piquet e Mansell 1986.

Luciano
Luciano
16 anos atrás

God save the Queen…Queen…Quenn
e toca musiquinha. Aumenta a audiência e a tiragem.

Massa Mania
Massa Mania
16 anos atrás

Acho que para um piloto do passado pilotar um formula 1 atual, não seria possivel pois todos estão vovôs..

Mas acho que um alanm prost.. Piquet Senna.. jovens em um carro desses fariam alguma diferença, afinal o shumi sempre o fez e era o mais jovel desta antiga geração..

Entretanto gostaria de ver os pilotos de hoje pilotando os formula 1 com cambio na mão e volante duro, e pneu sem estrias..

Afinal tecnologia é fácil de ser dominada com o tempo, mas pilota(carros de verdade) é outro departamento..

Lembro bem quando assisti em interlagos os treinos classificatórios quando o Senn a tinha o Andretinho como segundo piloto.. que fiasco..

Ainda bem que ele bateu na largada, he he he poupou menos vexame naquela época..

Resumindo naquela época o piloto (tinha que ser piloto) e não engenheiro eletronico.. especoalista em vídeo game… e sócio do engenheiro de telemetria..

Hugo Caldas
Hugo Caldas
16 anos atrás

Um capacte amarelo contra um capacete azul, branco e vermelho. Em ambas as fotos o capacete amarelo está na frente…

lemmings
lemmings
16 anos atrás

Tanto o Alonso quanto o Hamilton são pilotos bem mais completos e preparados do que qualquer um da década de 80. Concordo totalmente com você. Mas uma ressalva. Os heróis do passado são intocáveis, SIM. Pois eles já fizeram o que tinha de fazer. Encantaram e emocionaram o mundo, inspiraram gerações de pilotos, fizeram história,
Lembro de muitas lágrimas de emoção que derramei com os feitos de Emerson, Piquet e Senna, e essa lembrança está intocável na minha memória como um quadro de Mona Lisa em Louvre. Não devemos esquecer o passado, pois o presente não existe sem ele. Não é porque Alonso ou Hamilton serem grandes pilotos que devemos desmerecer os feitos dos nossos heróis do passado.

felipe
felipe
16 anos atrás

menos, menos…

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Ahnnn, agora estamos nos entendendo.

Veja bem, eu quis dizer que tanto o Alonso quanto o Hamilton são pilotos bem mais completos e preparados do que qualquer um da década de 80.

Se vão construir uma carreira mais bem sucedida do que a dos outros pilotos é que são outros quinhentos.

Em tempo, o Hamilton é o estreante mais bem preparado da história da Fórmula 1.

Ele pode até ter superado as expectativas, mas não é nenhum milagre que está o levando a andar como está andando.

O garoto recebe desde preparação psicólógica, física a horas e horas de simuladores, como os pilotos de avião fazem antes de assumir o manche de um jato.

O que ele apresenta nas pistas é o resultado de um trabalho criterioso e não fruto do mero acaso.

E acredito que daqui para frente, a maioria das equipes vão adotar este procedimento, até mesmo com os pilotos mais experientes.

lemmings
lemmings
16 anos atrás

Marcelim, você falou uma verdade sobre a evolução dos pilotos de F1.
Eu também acredito que se houvesse uma maneira de trazer os pilotos do passado, eles não bateriam nos atuais, porque existe uma evolução natural inerente, como em qualquer outra atividade humana. Qualquer pianista concertista de hoje possui muito mais técnica do que um Lizt, mas por isso mesmo não é justo compara-los, porque viveram em épocas distintas, cresceram e aprenderam em condições diferentes. O que importa é como se destacou em relação aos seus contemporâneos. Seria justo comparar Alonso ou Hamilton com os pilotos de F1 do futuro? CERTAMENTE NÃO!!!

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Lemming, quem não entende de automobilismo são os esportistas de sofá que arrotam asneiras o tempo todo.

Como tudo no mundo, a Fórmula 1 evoluiu. E como competição, ficou mais seletiva e mais difícil, só um pateta saudosista acredita no contrário.

Podem falar que a Fórmula 1 não tem ultrapassagens, não tem isso, não tem aquilo…

Qualquer piloto que vá disputar a ponta hoje em dia tem que ser muito mais completo do que qualquer piloto de 20 anos atrás e só isso já os faz melhores.

Mas preferi analisar apenas as características de cada um, como a habilidade na chuva, a forma com que lidam as ultrapassagens, a personalidade, etc.

Nisso, Alonso é melhor que Prost por não ter medo de ultrapassar e andar bem na chuva. Se não é melhor, pelo menos é mais completo.

Só para constar, o Hamilton conta com um psicólogo para prepará-lo mentalmente, só para você entender o nível de aprimoramento de um piloto hoje em dia.

Hoje em dia, um piloto tem que ser bom de volante, mas tem que ter um bom preparo físico e agora, um bom preparo mental também.

Portanto, que diz besteira é quem fica idolatrando pilotos de outrora como se fossem intocáveis.

lemmings
lemmings
16 anos atrás

Maecelim, me desculpe a franqueza mas você não entende absolutamente nada de automobilismo. Não sei quantos anos você tem mas suas conclusões são um tanto infantis. Quem entende desse esporte sabe que é impossível comparar pilotos de épocas diferentes de maneira tão simplista assim, como você fez. Quantidade de parâmetros envolvidos para a tal tarefa é quase infinito e você quer resumir isso em algumas linhas. Hamilton é melhor que Senna porque isso e aquilo. Muito ridículo,
Conselho que eu dou é que se você não entende nada do assunto, então não diga nada com tanta ¨autoridade¨ para não passar por um idiota, Mas é apenas um conselho, afinal estamos numa democracia e todos tem o direito de opinar. mesmo os que só falam %!$&#

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Joãozinho, meu filho…

Vai lá assistir ao Galvão Bueno e sua “velha” Fórmula 1 e não enche o saco.

Bota o Prost para pilotar um desses Fórmula 1 com freios de carbono e pneus estriados de hoje em dia para ver o que ele faz.

JOAO
JOAO
16 anos atrás

marcelim…ALONSO melhor que SENNA…hahahahahrsrsr vai dormir manoel !

JOAO
JOAO
16 anos atrás

MARCELIM …faz-me RIR…Prost melhor que Senna hauhauhaharsrsr…fique calado pois nao sabe nada de F1 !

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Até os capacetes são parecidos.

O HAM de fato já chegou como piloto do primeiro time. Agora, piloto bom mesmo tinha que ter “aquela vantagem de 4s que permite errar uma troca de marcha”. Bons tempos.