Montreal, dia 1

SÃO PAULO (virou?) – Teria a McLaren virado o jogo? Fato é que no primeiro dia de treinos para o GP do Canadá só deu ela, nas duas sessões. Alonso foi o mais rápido em ambas, fechando o dia com 1min16s550. O relato da segunda sessão está aqui.

Massa foi o segundo, a 0s540 de Fernandinho. Hamilton foi o terceiro e, oh!, Raikkonen em quarto. Como disse ontem, este é um campeonato anti-surpresas.

Destaques positivos no segundo escalão para Rosberguinho em sexto e Barrichello em sétimo. O capacete dele, aliás, é um show à parte. Em Mônaco já tinha usado. É todo preto, mas quando a temperatura chega a exatos 27 graus, nem mais, nem menos, assume as cores originais. Como é que fazem essas coisas? Eu tenho um moleton que comprei na França em 1989 que quando esquentava mudava de cor. Guardo até hoje.

Os pancões nos muros ao longo do dia ficaram na média. O mais eloquente foi de Kovalainen. E a Toyota írá dormir apavorada com as suspensões de cristal de seus carros. Trulli teve uma entortada, coisa de Uri Geller, e depois quebrou outra ao passar numa zebra. A coisa está feia.

Amanhã sai o vencedor da corrida. Que será o pole.

Os tempos do segundo treino estão aí embaixo. Comentem à vontade.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ANDERSON
ANDERSON
16 anos atrás

Bom eu acho q o massa consegue essa pole ,mas a mac laren vai dar trabalho, e c a ferrari não c cuidar vai peder feio o campeonato..

um grande araço…

Érico Calixto
Érico Calixto
16 anos atrás

Eu bem que fiz menção a como as chincanes e curvas lentas de Montreal poderiam favorecer a McLaren… Mas não descarto o Massa, ele extraiu o máximo possível do carro desde o Bahrein e continua em forma. Uma estratégia mais agressiva pode o colocar na pole, ou dar uma chance ao Raikkonen, e aí teremos uma corrida disputada de verdade.

Ainda assim, Alonso passou a ser o favorito.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Pelo que entendi, até agora, os eixos mais curtos da McLaren são melhores para desenvolver suspensões que se adequam aos pneus duros desse ano.
Portanto, mesmo com a óbvia vantagem aerodinâmica da Ferrari em reta, nas curvas lentas a mclaren ganha o tempo perdido.
Se a McLaren realmente for superior, o que ainda duvido, quero ver em Indianápolis.
Só ficou claro para mim que o favoritismo do campeonato já passou do Massa para o Alonso, vai ser uma questão agora da Ferrari correr atrás do prejuízo.

Nando
Nando
16 anos atrás

Acho que a Ferrari (Massa) esconde o jogo atéo ultimo minuto, quando o Massa faz a pole e aí , acabou a tomada, e nesse campeonato , como sabemos, a corrida é 50% do pole.

Raphael
Raphael
16 anos atrás

Logo após o GP da Espanha comentei aqui que a Mclaren tinha chegado na Ferrari, pois foi a primeira prova que ela quase fez a pole. O Massa teve que fazer uma volta fantástica para ficar apenas 0,030 na frente. Até então, a diferença tinah sido de 0,2 pra cima. Como Mônaco não serviu de parâmetro pra nada, é no Canadá que vamos ver como a coisa está. Pois, apesar de muitos falarem q a Ferrari é favorita, não vejo muito assim. Montreal é um circuito normal, com retas não tão longas e muitas curvas. Muito parecida com Barcelona. Mas claro que a Ferrari, como vem fazendo desde o começo do ano, não mostrou do que é capaz ainda. Só será visto amanhã na parte final do treino. Mas não duvido nada que a McLaren pegue a pole. Em Indianápolis sim a Ferrari é favorita

FABRIZIO SALINA
FABRIZIO SALINA
16 anos atrás

Quizílias, horóscopos, haikais… como dizia o velho Dr. Ulisses, “quem cuida de coisas pequenas, acaba virando anão”. Nós todos vamos nos tornar anões, insistindo em comentar estes treinos de sexta.

Engate
Engate
16 anos atrás

Coisinha meiga, moletonzinho que muda de cor…

adelson florentino d
adelson florentino d
16 anos atrás

A diferença não estaria no tipo de composto utilizado pelos pilos nesse segundo treino?

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Eu acho que a vantagem da Mclaren está nos pilotos. O carro deve ter melhorado, mas são os dois que fazem a diferença.
O capacete do Rubinho deveria ficar preto acima de 27 graus, e não abaixo.

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
16 anos atrás

A Ferrari pode estar escondendo o jogo. Ou não. A McLaren pode estar de tanque vazio. Ou não.
Afirmar algo a esta altura é adivinhação.

Porém, entre os 10 mais rápidos uma única surpresa: Sato. E só porque o Kovalainen ficou de fora após a batida.

Os outros estavam sempre entre os mais rápidos de reta nas outras corridas. Em um circuito onde isto faz a diferença, era esperado.

Tanto que acertei 7 dos 8 primeiros em um bolão que participo. O outro que botei entre os 8 está em 9°.

Quanto à Toyota, continua com os mesmo problemas desde a época do Cristiano da Matta, lembram? Ele já dizia (e foi demitido por defender isto) que o problema do carro era a suspensão (reparem que os Toyota conseguem ser piores ainda que o normal em circuitos onde se ataca a zebra). O gênio do projetista achava que era a aerodinâmica. Resultado: milhões de dólares jogadas pela janela todos os anos…

Marcog
Marcog
16 anos atrás

Ao que parece o amigo Marcelim assistiu o treino na TV – bons ventos o ouçam.

Vou postar aqui a mesmíssima coisa que escrevi lá no Blog do Seixas:

Até então, eu vinha apostando naquela tradicional estratégia da Ferrari de usar a sexta-feira para o acerto da corrida, no domingo. Errei ?

O consolo, até o momento, é que ele meteu nada menos que 0.5s no companheiro de equipe.

Se largar em segundo, podemos pensar na esperança de uma estratégia de corrida “a la Ross Brawn”, e faturar o 1o posto. O problema são os 8 pontos que o Alonso fatalmente somaria, mantendo-se na liderança do campeonato em um circuito em que se espearva um “1-2” da Ferrari, né ?

Souza
Souza
16 anos atrás

Gustavo que vantagem ? já que o Shumacher tomou benga do Alonso nos últimos dois anos ?O Alonso é que fez vantagem na Renault…e agora na McLaren.

Gustavo
Gustavo
16 anos atrás

Bem que o Gomes disse no Limite que a vantagem poderia ser do Schumacher, e nao da Ferrari.

Fred Manolos Funk
Fred Manolos Funk
16 anos atrás

Acho q quem esta ficando melhor é o Alonso …

Bruno
Bruno
16 anos atrás

eu lembro quando a Toy-ota lançou o carrinho de brinquedo deles:
“o novo desenho da suspensão é agressivo e usa uma geometria totalmente nova”. ha-ha-ha. belíssimo trabalho.

brasil
brasil
16 anos atrás

e o kavalim ou poney ….???…tomando PAU do velho fisico direto ate hj… e detonando a renault no muro …ate onde briatore vai suportar o carro campeao nas patas deste quadrupede !!! briatore please …jogue o piquet na pista logo…e vamos ver se ele e bom mesmo !!! nao adianta poupa-lo…pois a f1 e cruel…e esta demora esta parecendo que vc nao comfia no seu taco…e a xapa ta quente…

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

a pintura do Honda é um show, agora o capacete do rubens é termocolorido. a honda está um luxo! falta começar a correr direito.

como a toyota pode ser tão genial e revolucionária nas linhas de montagem e tão patética na F1?

E o Adrian Newey, virou figurante? que coisa hein.

carlos
carlos
16 anos atrás

Meio grande demais essa diferença. Parece que é embuste.

Alonso
Alonso
16 anos atrás

Ficara na pole quem fizer a volta mais rapida, acho

Joaquim Souza
Joaquim Souza
16 anos atrás

Capacete térmico, cores mais vivas, pinturas inusitadas, técnologia em geral, tudo isso é bem vindo.
Mas algo tem que mudar para a F-1 não se tornar mais uma “corrida de sábados”, como muito bem escreve o Flávio Gomes!!!

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

FleXas de prata?

Então o velho fabricante de penicos de plástico está mexendo com prataria agora?

Que chique, hein??

:D

Souza
Souza
16 anos atrás

Acho que nas pistas de média e baixa velocidade as McLarens vão andar na frente e nas de alta a Ferrari vai dominar.
O jogo está disputado e nada definido. Bom ter de volta o suspense na Formula 1

brasil
brasil
16 anos atrás

ambas se pouparam…amanha estes tempos serao pulverizados…mais as FLEXAS de PRATA comtinuam falando alto …ao contrario dos ditos…experts …que falavam que ela em circuitos de alta nao andaria com a ferrari pois ela e 10 cm mais curta…ja viram que falaram besteira…a pole sera durissima… e quem piscar o olho perdera vrs posicoes…sou + massa e alonso nessas condicoes…pois estao tranquilos de seus potenciais…ja os coadjuvantes necessitando mostrar servico…podem errar …e se complicarem ainda mais na tabela…mais hj foi bom para massa que manteve kiwi no seu devido lugar…e para as mercedes que mostraram que em qualquer pista estao falando alto…acredito que a parada amanha vai ser boa…vamos aguardar…

Hägar, o Horrível.
Hägar, o Horrível.
16 anos atrás

Não acho que nenhuma das duas está melhor. Temos que levar em consideração que existem pistas em que o piloto se dá melhor e Montreal é uma pista em que o Alonso anda bem, mas o Massa que não é afeito a pistas sem áreas de escape andou na frente do Lewis e o Alonso conseguiu dar apenas aquela voadora porque no final do treino com pista livre foi mais lento que o felipe, logo o melhor acontecerá amanhã, pois hoje não dá para se afirmar nada. Lembremo-nos de Barcelona, o Felipe foi em todos os treinos 0,4s ; 0,5s mais lento até que chegou a hora. Eu não cravo ninguém para a pole amanhã.

José Inácio
José Inácio
16 anos atrás

Massa deverá tirar a diferença amanhã, mas pole será decidida por diferencças pequenas, pode apostar.

Agora, o que dá gosto de ver é o Barrichello com a Honda/Br-800 andando em sétimo enquanto seu companheiro de equipe (uma vez mais) fica lá para trás…! Pra quem fará 15 anos de F-1, ele está extremamente competitico. Espero que o carro “B” na França dê-lhe chances de correr.

yuri
yuri
16 anos atrás

acho que dá Ferrari amanhã, no último minuto do treino, revs max, massa bota 2 décimos no Alonso, da mesma forma que foi na espanha!! vamos conferir

Thiago Parísio
Thiago Parísio
16 anos atrás

Sou daqueles que acham que a McLaren começou a virada em Mônaco. Em Montreal, numa pista que todos os especialistas já apontavam, unânimes, como um passeio da Ferrari, a McLaren já começa a sexta-feira mostrando a que veio.
Repetindo a pergunta do Flávio no início: teria a McLaren virado o jogo. COMEÇO A ACHAR QUE SIM…

hilson mergulhao bre
hilson mergulhao bre
16 anos atrás

boa tarde flávio gomes,o termo desdisse não existe;mas quem fará a pole será massa,seguido por hamilton e alonso será o terceiro,e barrichello ficaré com a 13ª.

Humberto
Humberto
16 anos atrás

Sei não, as modificações que a Mercedes fez no motor, ainda em Mônaco podem estar fazendo a diferença.
Se o Alonso ganhar no Canadá, e reduzir as perdas em Indy, dois circuitos onde a Ferrari parecia sobrar, o campeonato se volta totalmente para os braços do espanhol.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Eu acho que a Ferrari estava é testando os pneus moles com o tanque cheio, o Massa estava girando como um relógio, sempre no mesmo tempo.

Faltando alguns minutos para o final do treino, saem ele e o Raikkonen juntinhos e fazem suas voltas mais rápidas do treino em uma só volta…

Enquanto as cigarras cantam, as formigas trabalham, já dizia a fábula.

Só o último treino classificatório, o que define a pole e é feito com o combustível para a prova é que vai dizer se a Ferrari foi a formiguinha deste treino…

D.Pierotti
D.Pierotti
16 anos atrás

Ferrari em primeiro, só no treino oficial.