Motoland (quarta)

SÃO PAULO (eu fui) – O blogueiro Milton Bonani manda o recado: “No post de 30/05 da seção Motoland, o Pandini comentou sobre uma prova de Sidecar ocorrida no final de 1991 em Interlagos. Eu estive nessa corrida e tirei muitas fotos. Uma das melhores, em minha opinião, é essa que eu mando em anexo. Ela foi tirada após a primeira perna do S do Senna lá do terraço em cima dos boxes”.

Eu também estive nessa prova. Lembro que o autódromo estava vazio, um pecado. Alguém mais foi?

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro
11 anos atrás

O Autódromo não estava vazio. Logico não foi nenhuma Formula 1. Mais está prova teve mais de 20 mil pessoas.

J. N. Dias
J. N. Dias
15 anos atrás

O tal de Speed Arosi falou que as competições de side-car continuam no Brasil até hoje. Sério? Entonces, por que nunca ouvi falar dessas pembas?

E, pra quem quiser competir, só importando da “zoropa”. A sorte é que dá pra importar só o chassis, quanto ao motor pode ser motor de CBR 1000 ou R1, mesmo. E aí, quem quer entrar na loucura?

Pedro Paiva
Pedro Paiva
16 anos atrás

Eu fui com a minha mãe, parceira de indiadas desse tipo. Estava meio frio mas as corridas foram muito boas!

Maurício Freitas
Maurício Freitas
16 anos atrás

Eu estava em Interlagos nesse dia, juntamente com um amigo meu, que cinco anos depois foi bestamente assassinado no trânsito, por um idiota.

De todas as corridas que teve naquele dia, essa de side-car foi disparada a melhor. Creio até que foi a corrida mais emocionante que já assisti em minha vida. Simplesmente tinha quatro deles em uma briga encarniçada pela liderança e a prova somente foi decidida na última volta.
Fiquei absolutamente estupefato (essa é a palavra correta) com a coragem dos caronas, que iam de um lado para o outro de seus side-cars. Nas curvas para a direta eles quase subiam em cima dos pilotos e nas curvas para a esquerda jogavam o corpo para fora, num impressionante balé. Obviamente eles tinham um preparo físico invejável, porque a força que deviam fazer para se manter dentro dos bólidos devia ser algo fenomenal.
Pena que nunca mais teve corridas dessas jabiracas aqui no Brasil, porque se tivesse novamente, eu certamente estaria lá.
Simplesmente fantástico!

Roberto Marcos
Roberto Marcos
16 anos atrás

eu fui ehhe

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Me fez lembrar os antigos SUPER TRUNFO de MOTOS DE COMPETICAO……

eheheheh….

ganhava nos quesitos comprimento e peso…de resto, era carta ruim…

Mas que a viatura é bacana é. Agora, se o camarada do contra-peso der uma bobeirinha, ja imaginaram o tamanho do capote?

Como tinhamos variedades até pouco tempo atrás hein….

Eramos felizes e sabiamos.

BigHead
BigHead
16 anos atrás

Autódromo vazio? só com os frequentadores do blog que disseram que foram já contei 350000 pessoas….
Eu odeio side-car, só os suíços interessavam-se, essa categoria era a fórmula truck das motos…

Joaquim Souza
Joaquim Souza
16 anos atrás

VELOZ-HP, muito obrigado por essa força. Estou pensando em pegar essas fotos todas minhas e revelar elas, por fim, produzir um mural para mim.
Muito obrigado mesmo.
E por gentileza remeta ao Gomes para publicação aqui para todos nós compartilhar das imagens!!!
O teu acervo com certeza dá para faze r uma exposição!!!

Red Five
Red Five
16 anos atrás

Tentando acertar a memória:

Imediatamente após a prova de sidecar não teve uma volta de exibição com um Fiat Coupé?

Ou estou confundindo as corridas de novo?

Red Five
Red Five
16 anos atrás

Bom, eu posso ter me confundido com a F-3 vencida pelo Barrichello…

…Agora me sinto no filme “Amnésia”. Memória de mer…

Pedro
Reply to  Red Five
11 anos atrás

Foi Rubinho tenho a Foto

AndersonTS
AndersonTS
16 anos atrás

Puxa! Parece uma corrida de Bobsleigh!

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Eu lembro do evento, foi no começo dos anos 90/92 por aí mas, nessa época eu já havia abdicado de comparecer no Templo. Só abri excessão para o Coopersucar. E depois disso, voltei pelos Clássicos, o que valeu muito a pena e poder encontrar tantos lunáticos como eu.
Comentando a foto, quanta diferença da outra postada uns dias atrás. Do pinico na cabeça a um capacete fechado. De roupitcha de lâ e luvas de qq coisa, para macacão de qualidade . Mesmo assim, o psicopata de carona, só pode ser isso mesmo, um psicopata viciadíssimo em adrenalina.
Pra quem comentou aí pra baixo, garanto que essa ocupação é muito mais emocionante que a de urologista….;-))))))))

Marc Petrier
Marc Petrier
16 anos atrás

Eu Não.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Veloz-HP,

Eu tenho o programa oficial dessa corrida de 1991 com todos os carros de F-3 que participaram. Eu posso ver o Leonel Friedrich com o Ralt Ipiranga/GP Master, tem o Cesar Pegoraro com o Ralt Grendene/Rider, tem o Antonio Stefani com o Ralt Banco do Brasil, o Afonso Giaffone Netto com Ralt Prestolite, a Suzane Carvalho (ai, ai, ai) com Reynard Equipe Expresso Sul e por aí vai. Eu estou achando que essa corrida que você foi é da temporada de 1991. Se tiver mais algum carro para identificar, me fale que eu procuro. Um abraço.

Dú
16 anos atrás

Nossa, estamos ficando esclerosados ahahhaha! A do side não consigo me lembrar o ano !!! Só sei que foi a última vêz que vi a marca Hollywood, acho que era via Canadá e patrocinavam uma equipe. A da F3 foi em 90, essa sei, pois embora nunca fui chegado a autógrafos, estava em cima dos boxes e o Senna apareceu por lá. A credencial autografada dei para meu moleque, que é da geração Ayrton. Esse negócio de side é loucura, tem motocross tbm e speedway nos EUA, parece corrida romana. Falando em speedway, na terra da stolichnaya tem umas provas na neve, motores de um cilindro e pneus com pregos.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Eu só estou em dúvida em que ano foi essa corrida em que fui.
Peço então ajuda aos universitários com algumas coordenadas que vou passar.
Olhando o meu álbum de fotos aqui e agora, vejo na F3 o Leonel Friedrich com um carro todo preto e patrocinado pela Ipiranga GP Master, com o nome escrito na lateral com as letras amarelas.
Tem muitos carros argentinos com motores Alfa Romeo como o Fabian Malta e o Olivelli. Vejo também o Bocão Pegoraro de Grendene/Rider, um piloto brasileiro com patrocínio do Banco do Brasil. Matsubara sem patroc. e o Di Gregorio com Dona Benta/Vasp.
Na Stock Car o Wilson Fitipaldi com o Opala marrom da Amico, o mesmo que estava no Clássicos de Comprtição no início do ano em Interlagos.
Ney Faustini com o patrocínio Ney Auto Shop (era a loja dele…) , Adalberto Jardim com Varga/Filadélfia, Giombelli com Queops/HG/Regino (após a briga com o Ingo e a Castrol) o alemão de Castrol.
O ano acho que foi 1994, mas, com as dicas que dei acima creio que algum universitário poderá responder.
O Joaquim CPU-IBM não vale, pois o ôme é PHD-Mestre-Titular Doutor Honoris Causa (e efeito).
Abraço a todos e obrigado.

Edison Guerra
Edison Guerra
16 anos atrás

Eu fui!Foi um dia de Racing Day,mas não a prova de F3 que decidia o campeonato como citada abaixo,onde o Barrichello venceu o Negri na bandeirada,dando o título ao Christian Fittipaldi.Lembro, pois dia desse converti de VHS para DVD,e não tinha os side-cars.Filmei a prova de side-cars.Vou procurá-la em minhas fitas.
Abraços.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Joaquim, vou escanear todas, pois estão reveladas em papel e assim que estiverem prontas vou te mandá-las.
Tem umas bem legais onde aparece o chassis e a suspensão dianteira, que parece uma forquilha de velocípede gigante.
Abraços.

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
16 anos atrás

A prova de F-3 em questão não tinha o Barrichello, mas um grid monstro, com 26 ou 27 carros. O Affonso Giaffone foi o campeão sul-americano nessa prova, salvo engano.

Red Five
Red Five
16 anos atrás

Eu fui!
E lembro que a corrida de side-car foi disparado a mais divertida do dia.

A F-3 foi a do título do Christian Fittipaldi, e foi vencida pelo Barrichello (que se não me engano depois acabou desclassificado) com uma ultrapassagem sobre o Oswaldo Negri na última volta.

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Eu fui tambem!

Era Shell Racing Day, e a prova de side car foi a mais importante de todas as categorias do dia.

Abç.

Joaquim Souza
Joaquim Souza
16 anos atrás

Concordo com o Ricardo, navegador de rally está fora dessa lista!!!

Tarsis
Tarsis
16 anos atrás

Eu fui…

Milton M Bonani
Milton M Bonani
16 anos atrás

Esse evento foi um “Racing Day” em Dezembro de 1991 que teve de tudo. Uma prova válida pelo mundial de Sidecar, Fórmula 3, Stock Car e Copa Shell de Marcas e Pilotos.

Na Fórmula 3 teve até um Dallara com motor Alfa-Romeo da equipe do Morbidelli.

Canniballe
Canniballe
16 anos atrás

estava lá com meus 12 anos de idade, era dia de “racing day” em interlagos, era a ultima prova do campeonato que já estava decidido”.

Diziam que o piloto dirigia ajoelhado, até hoje não sei se é verdade.

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Epa Beto !!!! Navegador de rally tá fora dessa lista hein !!!

Betto
Betto
16 anos atrás

Tem três profissões que eu juro que eu não entendo porque os caras escolhem, sendo que poderiam escolher outras: carona de side car, navegador de rali e urologista!!

Joaquim Souza
Joaquim Souza
16 anos atrás

Veloz-HP, poxa vida, agora eu fiquei curioso sobre essas fotos dos side-cars sem carenagem, remeta ao Gomes ou, por gentileza, encarecidamente, remeta ao meu email. Tenho um pequenino acervo comigo de tudo, mas são fotos que eu não canso de ver!!!

jbchaves
jbchaves
16 anos atrás

Nota: Rodrigo Mattar citou o Biland…Boa, Rodrigo!

André Eduardo de Oli
André Eduardo de Oli
16 anos atrás

Eeeeeee, até que enfim algo que presenciei…eu fui nesse dia, foram vários eventos, inclusive stock com os opalões da época…tenho uma foto com o Wilsinho…se achar vou enviar…é minha pobre relíquia…

jbchaves
jbchaves
16 anos atrás

Dia desse alguém lembrou aqui o Rolf Biland…e eu perguntei se alguem tinha fotos destas máquinas…ÔBA!!! começaram a aparecer.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Veloz, libera essas fotos, pois tenho apenas algumas dos sides e da F3 sulamericana…

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Eu fui e tinha um side car lilás metálico lindo…….(desculpe Bananinha, mas falei primeiro)

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
16 anos atrás

Eu vi esta corrida pela televisão. O Rolf Biland, mestre dos Side-Cars, que eu citei num post sobre a moto MuZ Weber, veio correr e organizou a vinda de 12 side-cars ao Brasil. Um deles foi pilotado por Klaus Klaffenbock, chefe de equipe de Alex Barros ano passado na Superbike, no Team Klaffi.

Rodrigo Meira
Rodrigo Meira
16 anos atrás

Alguem sabe a quanto chegava esse trabuco no final da reta?

Eu lembro dessa modalidade, mas… era novo

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Agora me lembro que essa corrida que eu fui tratava-se de algum Racing Day da vida e o ano acho que era 1994 ou 95.
O Joaquim CPU-IBM certamente saberá.
Tenho umas fotos bem legais dessas “motos” sem carenagem dentro dos boxes onde aparecem os detalhes mecânicos como o motor Yamaha 500cc 4 cilindros em linha com os escapes saindo para a frente e curvando pata trás e as cornetas dos carburadores quase embaixo do peito do piloto.
Muito legal essa caranga.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Sim meu amigo kamarada, eu fui nesse dia também e tenho mais de 50 fotos dessas “motos”.
Nesse dia teve também Stock Car, Formula 3 Internacional e Campeonato Brasileiro de Turismo onde a equipe do Grecco corria com Voyage.
Deve dar umas 300 fotos no total.
Se precisar de mais fotos é só dar o berro por aqui.

Marcelo L. Gmurczyk
Marcelo L. Gmurczyk
16 anos atrás

Tb. estive lá. O q + me impressionou foi ver o maluco da garupa pendendo o corpo para ajudar nas tomadas, a milímetros do chão. Aliás, não foi neste final de semana que roubaram o Oswaldo Negri Jr. numa F-3 contra o Christian Fittipaldi, tirando a vitória dele e colocando o ‘pinchetta’ no lugar + alto do pódio??

Speed Arosi
Speed Arosi
16 anos atrás

Animal os caras, eu adorava ver isto na TV, e no Templo, infelizmente não fui, provavel falta de divulgação na época, só com jornal, revista e tv quando eles querem (continua até hoje). Ainda bem que agora existe a santa Net

Renato
Renato
16 anos atrás

Muito loca a foto

Diego Gasques
Diego Gasques
16 anos atrás

o Brandão foi… certeza!