“Não vi”

SÃO PAULO (multa neles) – Felipe Massa admitiu que não viu a luz vermelha na saída dos boxes. Disse que estava preocupado com a fila de carros atrás dele. Fisichella disse a mesma coisa.

Kubica viu e parou.

Em 2005, Montoya, de McLaren, também foi desclassificado no Canadá pelo mesmo motivo. Mas, naquele dia, acho que fez de propósito para atrapalhar Raikkonen.

Comentários

  • Em relação a punição:

    1 – para os que dizem que a equipe deveria informar o Massa e o Fisichela: quando vocês passarem o sinal vermelho, culpem o passageiro que não os avisaram do sinal. Afinal, vocês já tem que trocar marcha, brecar, acelerar etc. Quer saber, vou culpar minha mulher da próxima que tomar uns pontos na carteira!

    2 – Falando de pontos na carteira, deveria os respectivos ” DETRAN´s” colocar uns pontinhos tanto na carteira do Massa quanto na carteira do Fisichela.

  • COM RELAÇÃO A PUNIÇÃO, ELA FOI APLICADA, MAS POR QUE QUE O ALONSO QUE ENTROU COM O VERMELHO PARA ENTRADA FOI PENALIZADO COM UM STOP AND GO DE 10 SEGUNDOS E O MASSA E O FÍSICO FORAM DESCLASSIFICADOS? NÃO SERIA O CASO OU DE SE DESCLASSIFICAR TAMBÉM O ALONSO? OU DAR 10 SEGUNDOS PARA O MASSA E O FÍSICO?

    DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS?

  • Ao Jorge e ao Sam,

    1- Na Indy, uma volta normalmente demora 25 segundos na corrida e 38 segundos com S. Car, logo se entende a Regra de se esperar
    2- Ontem TODOS os CARROS depois de 3 – TRES- voltas estavam em FILA INDIANA, e os que entraram naquela hora( Massa, Fisichella, Kubica e KIMI (que ficou esperando o Massa ser atendido, se lembram?) o fizeram por temer não ter OUTRA VOLTA com SAFETY CAR, logo GAJOS eles NÃO PODERIAM ULTRAPASSAR NINGUÉM, porque TODSOS estavam ATRÁS do Mercedes Safety Car.
    3- A Volta na CLASSIFICAÇÃO, POLE POSITION, FOI DE 1:15:55s, com o Safety Car era de 2 minutos, logo depois que sairam dos BOXES TODOS QUE ENTRARAM estariam ATRÁS DE TODOS OS COMPETIDORES QUE NÃO ENTRARAM.

    4- Burros e Ufanistas é a Mãe. Ufanista meu caro é aquele que vê coisas que só atrasam uma parte para adiantar a outra e aqui ninguém falou que o Massa não deveria ser punido, pois ele passou sob luz vermelha. Aqui se falou que a DIREÇÃO da PROVA fez Mer.da e nada do que consta na regra 39.2 poderia ser aplicado, pois aí sestar-se-ia punindo. O Kubica não foi punido e não passou ninguém, pois saiu dos boxes quando alguem deve ter dado um esporr.o no cara que tava dormindo com a luz Vermelha Ligada e depois que alguem passou pra verde, o Polaco ficou exatamente atrás do Fisichella e o Kimi atrás dele. SÃO FATOS E PASSOU PRO MUNDO TODO. O Carro 3 e 5 foram punidos porque passaram sob luz vermelha, só isso e não porque poderiam se beneficiar.

    Nada do que escrevi está em desacordo com o que foi mostrado via TV para o mundo todo.

    Ao Flavio, me desculpe pelo modo como escrevi, mas não aturo ser xingado ou rotulado como fui.

  • É correto a luz vermelha sim. Se eu estou em uma fila e vou para o box eu só posso voltar quando o último carro passar.

    Se fosse liberado o piloto estava em 6º lugar ia para os boxes e voltava na mesma posição.

    Massa errou e a Ferrari também.

  • Complementando:

    Não havia permissão para DISPUTAS NA PISTA pelo simples fato e TODOS SABIAM, que a Bandeira Amarela era em TODA a PISTA porque tinha um veículo de serviço nela, no caso, que TODOS SABIAM, o Safety Car, logo não poderia haver ultrapassagens fora dos boxes pela Amarelinha em todo o Circuito. dentro dos Boxes pode porque lá existe velocidade máxima permitida e o que vale é a rapidez dos mecâniicos, vide ONTEM, SOB BANDEIRA AMARELA, a ULTRAPASSAGEM do Alonso sobre o Kimi no ultimo Pit Stop.

  • Dr. Koroiva,

    O Doutor viu mesmo a corrida? O que o Doutor escreveu foi a coisa mais insana jamais postada aqui. o que o Amaral escreveu faz sentido, já que o Safety Car estava na pista e TODOS estavam em Fila Indiana e os que entraram nos boxes naquela hora NÃO ganhariam NENHUMA posição nos boxes, só perderiam as posições que tinham. Na minha opinião , concordo com o Amaral, acho que a Direção da Prova moscou, dormiu, deixando no Vermelho a saída e no Verde a entrada, porque não havia nenhum perigo na saída dos boxes. Como foi a Direção que fez a mer…da, eles puniram o carro 3 e 5 por avanço de Sinal Vermelho.

  • Dr. Koroiva,

    ” Para sair é preciso esperar a fila passar”, correto, mas então os pilotos que entraram nos boxxes, saindo da FILA INDIANA atrás do S. Car, depois de 2 ou 3 voltas deveriam esperar a Fila passar novamente? Não meu camarada, ou seria GAJO? eles fariam as trocas e reabastecimento e voltariam ATRÁS da fila e foi exatamente isso que fizeram. É verdade que avançaram sob luz vermelha e aí está a punição, sem se podr reclamar, no meu sentido errada, porque não era a primeira volta com o S. Car ENTRANDO (e é aqui que se aplica o que o Scott escreveu), pois ele já estava lá em pelo menos 3 voltas e deixarem a luz no vermelho é estranho e eu acho que a direção da prova deveria ser punida, pois foi ela quem prejudicou ao Fisichella e a Felipe. Provavelmente o Kubica parou porque ALGUÉM fez sinais com a mão mostrando a ele que estava vermelho, porque do contrário teria enfiado o pé no da direita o que se faz por instinto e intuição. Os pilotos só respeitam aquela luz no Vermelho quando estão prontos para iniciar o treino e esperam permissão para entrar na pista.
    Tenho Dito.

  • Parece coisa de português mas não é.
    O Tony Scott disse o correto. Para sair é preciso esperar a fila passar.
    Como é proibido ultrapassar na bandeira amarela, como fica se um piloto sai do box junto com outros que estejam passando?
    Ele se posiciona como? Passa ou fica prá trás? Para evitar a dúvida, ele tem que ficar no boxe até todos passarem.
    Eu não vejo é motivo para fechar o pit após a entrada do Safety car. Prá que? Se um piloto tinha uma vantagem, dependendo da posição dele na hora, ele pode manter a vantagem. Agora depois que ajuntar tudo, já era.

  • Olha fiquei estarrecido com o comentario de barrichelo na JP vai ter dor de cotovelo assim da ferrari dizer q foi culpa da equipe agora vi pq a ferrari nao fez questao de ficar com ele vai ser chorao assim na honda .

  • Como coloquei lá em cima:

    O Massa tá se revelando um verdadeiro “Born Loser”; um p. de um chorão, essa que é a verdade… Fez besteira e fica fazendo sinalzinho pra câmera… Se não quer respeitar regra vai correr sozinho em Interlagos, seu trôxa… Ele sim é que é verdadeiro chorão, não o Alonso, que com o carro bichado e tudo ainda foi até o final, mesmo tomando pau do japonês…

    E mais: o tal de Hamilton só tá fazendo o que faz por inexperiência: assim que ele der um porrão sarado que nem o Kubica, vai ficar mais pianinho, como a história mostra com Rubinho inho inho, Vileneuve, e outros da mesma estirpe…

  • Tony Scott,

    O que voce escreveu é válido para quando o SC sai dos boxes e por isso o Alonso foi punido, mas no caso do Massa e do Fisichella, o regulamento é mal escrito ou interpretado porque ambos entraram nos boxes na terceira volta de Safety Car, logo de maneira normal, não existiria motivo para a SAIDA estar fechada, pra ser sincero os boxes não poderiam fechar nunca, imagine se o cara marcou para entrar nos Boxes na volta do Acidente e isso é comunicado à Direção da Prova antes da Largada e não pode entrar porque teve um acidente, aí o cara para sem Gasolina…Feito em Portugal este regulamento… a saida só poderia ser fechada ser o acidente tivesse sido na saída dos boxes…tudo bem que o Massa avançou a Luz Vermelha, mas é muita burrice.

  • Pra quem nunca leu o regulamento, o artigo a seguir está no regulamente esportivo desde 1995.

    39.2 During the race, drivers leaving the pit lane may only do so when the light at the end of the pit lane is
    green and on their own responsibility.

  • Essa Luz é uma babaqui.ce. Se a gente vai a Interlagos e vai aos boxes nas etapas da Stock ou do Paulista, tem sempre um Fiscal de Boxes que fica tal qual um Guarda de Trânsito permitindo ou não a entrada dos carros na pista. O Felipe errou, mas eu não estaria nem aí pra ver luz verde ou vermelha, já que a adrenalina é grande, mas um cara com uma placa verde ou vermelha na minha frente eu e qualquer um veria. O regulamento foi pensado e escrito em Lisboa!!

  • Como tem mané que assiste e diz que gosta de F1 e não conhece nem as regras da competição. SEMPRE que a fila de carros atrás do Safety Car passa na reta dos boxes a saída do box fecha. NÃO TEM NADA A VER COM A NOVA REGRA DE ABRIR O BOX DEPOIS DE JUNTAR OS CARROS QUE COMEÇOU ESSE ANO. Sempre foi assim, vide Montoya em 2005. A razão é óbvia: para não haver disputa de posição com uma situação de perigo na pista. O Massa certamente sabe disso, como todos os outros pilotos, mas joga pra torcida, confiante que a desinformação geral dos brasileiros vai transformá-lo em vítima.

  • Bem que eu estranhei quando a BMW ficou parada nos boxes. Me parece que o Fisichela estava em dúvida e só avançou o sinal porque o Massa foi na frente.. Estranho. Corrida estranha Por pouco o cara não morreu. Esta pista é um absurdo. Tem uma torre cercada por um muro em um local de risco. o Canada deve arrumar outra pista para sediar um GP de F1 com um mínimo de segurança. Ontem um milagre salvou Kubica. e qaunto ao Massa, paciência. carreras são carreras. Agora é a hora dele tirar esta diferença nas pistas de alta e ele ainda teve sorte do Alonso se dar mal.

  • Cara, discordo dessa de muita coisa pra se preocupar…O piloto ganha uma bolada por ano pra fazer a coisa certa. Li hoje que o Massa disse NUNCA ter visto essa luz… Ora, isso é como se um jogador de futebol não soubesse que pra retornar ao campo durante a partida precisa de autoização do juiz.

    Além disso, no dia-adia, se eu não me preocupar com os sinais vermelhos vou provocar um assidente.

    Piloto, além de rápido, tem que conhecer as regras e estar atento a elas…

    Se fosse o Rubinho nego tava dizendo que ele é um b.u.n.d.ã.o e etc… Mas como é o Massa é muito botão pra se preocupar???

    Justiça seja feita. Massa errou e FEIO…

  • Vou ter que concordar com que Burti disse na transmissão. A equipe tem que alertar o piloto via rádio. Na pressão da corrida, na ânsia de sair logo do pit-lane, o dedo coçando para apertar o botão que libera os giros do motor… Ainda ter que olhar para um sinal em que raríssimas vezes eles olham durante a temporada? Ou seja…

  • O sinal estava vermelho na entrada dos boxes para o Alonso, mas estava verde para a saída dele???

    Depois, estava verde para a entrada de todos nos boxes e vermelho para a saída deles???

    Ora pois, o GP era em Portugal? ou é apenas uma pegadinha pra enganar piloto trouxa?

  • Caro companheiro à distância de jornal…
    Cadu Bueno disse q a culpa era da Ferrari…o sinal vermelho (semáforo, é assim q vcs aí dessa cidade cheia de restaurantes espetaculares e com idioma semelhante ao do Rio falam né?) é quase do tamanho do carro q o Felipe Pasta (sic) dirigia…Enfim…outra pachecada dos Grobais ou a equipe tem mesmo obrigação de avisar ao piloto “antes de atravessar olhe o sinal, meu filho”…
    Abçs

  • Pode não ser certo, mas está no regulamento e os pilotos tem que saber as regras. Perguntem ao Kubica, porque ele ficou parado na saída do box, enquanto os 2 apressados já estavam lá na saída. VAcilaram.

  • Se é qualquer outro piloto que comete esse erro, ninguém fala nada, mas quando era o montoya: “fez de propósito, a culpa foi dele etc…”. E agora com o Felipe Massa? Não estou vendo ninguém “caindo matando em cima dele”…. Por favor….

  • parece que nessa corrida a ferari fez uma caca depois da outra , também acho que o Massa teria terminado bem mau, mesmo que tivesse ido até o fim. Como já escreveram (saudade do Ross)

  • Não sei se eu estou raciocinando certo.mas acho que mesmo que o Massa não fosse punido sua corrida seria prejudicada apos o segundo pit(assim como aconteceu com o Weber e o Barrichelo).Ele voltaria lá atras e ,se marcasse,seria um setimo ou oitavo(Webber estava na frente dele antes dopit e terminou em nono)

  • MASSA nao teve culpa nenhuma …pois como na troca e reabastecimento a equipe tem 1 responsavel para ver esses detalhes…e soltar …ou …nao…o piloto…vacilo total da equipe….

  • Eu só queria saber em qual categoria do auotmobilismo existe a regra de voce entrar nos pits com sinal verde e na hora de sair você não pode pq está vermelho… ou seja… você tem q deixar o SC passar de novo??? Ahhhh eh??? Só na F1 que isso acontece….. pq em qualquer outra categoria é diferente…. Queria que alguem pudesse me explicar isso pois vejo e pratico automobilismo desde os 5 anos de idade e nunca vi coisa parecida…..

  • Prezado Top Gear, não sou torcedor do Massa (isso tu já deves ter percebido), nem preciso inventar apelidos do tipo Alonsita, Massita ou seja lá o que for, apenas acho que ele tem que calar a boca e deixar de ser arrogante. Nós brasileiros é que temos que parar com esse ufanismo barato… tem pelo menos uns 5 ou 6 pilotos melhores que ele e isso é fato, mas de uma hora para outra, “Estamos todos aqui no GP do Canadá para torcer por todos juntos por Felipe Massa!!! Haja coração!!!”…. eu hein… se quiser torcer para outro, posso? (sei que estou plageando o FG, mas…) Prefiro ver os melhores reconhecidos… e tenho dito!

  • …é mesmo estranho estar verde para entrar e vermelho para sair…

    devia subir uma placa tb:

    “fácil entrar… daqui não sairá tão cedo”

    mas os caras da equipe tão bem sonolentos também… um café p/ eles.
    (Ross Brawn faz pequena falta nessas horas, acho)

  • Que pancão, lembrei da foto do Rindt. Estava no Paulista de motocross e vi largada e mais 5 espiadinhas. O Alonso é tudo isso que mostrava? E o Kimi? Na terceira espiada o doido mór dizendo que a equipe B estava passando a A. A correção veio em seguida, mas……… ! Será que o passarinho contou algo de fusão da Honda com a Toyota? O lance do Massa normal, afinal, neguinho não esta acostumado a olhar para semáforo, embora esteja na cartilha. O orgasmo foi o aplauso do povão quando o Hamilton cruzou. Legal ver a F1 de cara nova, isso mostra que tem de acelerar . O salário do Alonso com o do Kimi me fazem sentir saudades do Paul Stoddart . O Burti deveria proveitar que é jovem e fazer uma faculdade de jornalismo. Nada contra quem não possui dilpoma em exercer. Mas um cursinho por correspondência o ajudaria. O cara tá um saco. Agoram como dizia o Zagalo, a Globo engoliu a marca Red Bull ontem no treino e pelo que vi na corrida tbm.

  • É totalmente absurdo isto na F1 pois como a comissão de pista autoriza entrar nos boxes e não deixa depois sair ,não sabem nem copiar a indy.
    Tentaram tapar um erro da comissão, pois só deveriam liberar os boxes se foose possível sair, e acabaram punindo dois pilotos e prejudicaram a corrida.

  • Acho que é muita coisa pra se preocupar naquele momento ele passou farol vermelho e recebeu bandeira preta, podia adotar isso aki em SP né pra desafogar o Transito um pouco, aki dá multa, lá a punição é maior… hehehehe