No comments


Início de uma coleção enviada pelo Edu Carvalho. É Monza. O resto, com vocês.

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ron Groo
Ron Groo
16 anos atrás

Pô Gente quanta besteira,esta ai não é a parabolica, são as curavas inclinadas e esta é uma cena do Filme Grand Prix de 1966, não se usava esta pista desde 1955 acho, ai fizeram a locação do filme lá e usaram as pistas inclindas.

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Una vera meraviglia!!!! Monza senza i varianti!!!! Uma pista da época em que carros eram carros e homens eram homens…

marcio quixada
marcio quixada
16 anos atrás

Este é o verdadeiro circuito de monza(decada de 60)sem as variantes travadas dos dias de hoje.A foto mostra o retifilio dos boxes onde hoje é a primeira variante,indo para a curva grande.Bela pista,saudade!!!

Lúcio
Lúcio
16 anos atrás

Pq não se corre mais em lugares assim? Pq quem manda na F-1 não enxerga isso (que os traçados atuais só agradam à TV)?

Carlos Fraga
Carlos Fraga
16 anos atrás

Independente do local exato na pista, como muitos disseram ser reta oposta, reta dos boxes, terceira reta …

Esta foto é por si só uma preciosidade, faz pessoas como eu querer ter vivido nesta época para acompanhar esta era romântica do automobilismo.

Quando um sentimento afugenta as palavras, só resta agradecer por compartilhar esta foto conosco.

JR
JR
16 anos atrás

Fantástica foto!!!!!!!!!!!!!!!!!

Renato Camara
Renato Camara
16 anos atrás

Olhando pelo google earth, da para confirmar o que o Ceregatti disse, reta dos boxes onde existe a atual variante/chicane. Inicio do circuito oval.

Linda foto!
Impressão minha, ou o ultimo carro na foto é uma ferrari!

abs

tuta
tuta
16 anos atrás

Que beleza de foto, o sol angulado

FrancoSC
FrancoSC
16 anos atrás

Estive lá pela primeira vez, no verão de 67 e através dos arbustos a beira da piscina observava baratinhas como essas rodando. Foi meu primeiro contato com corridas, aos 8 anos. Era levado diariamente por um tio na sua Gilera, de Cinisello onde meu pai nasceu e fomos passear naquele ano. Voltei depois em 76. Em 79, quando fui estudar e competir na Italia (ciclismo), fazia do Parco Reale di Monza o “quintal” de minha casa. Diariamente cruzava-o indo ou vindo dos montes da Brianza. Sempre que ouvia um som de motor, me desviava pelos buracos das cercas com minha bicicleta até me encostar numa cerca ou guard rail. Pedalei muito na sopra elevata e devo ter fotos desses dias. Voltei a morar lá, desta vez em Monza mesmo, em 90. Da jaela de meu apto escutava os roncos do autodromo. Era os sinais de um fim de semana no autodromo. Conheci cada buraco na cerca, nunca paguei para entrar. Circulava direto pelo “tunel” debaixo da reta de chegada, arquibancadas, museu de carros antigos, conheci todos os cantos desse templo. Tenho saudades.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Red Five, excelente dica. Aliás essa enciclopédia foi uma das melhores invenções da internet.
Colei o link e tudo mais na Confraria e para facilitar, em português.

Uma pergunta.
Vejam como os carros são “magrinhos”. As pistas não são maiores por quê os carros são mais finos???

Conde
Conde
16 anos atrás

Que bela foto !

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

José, valeu pela dica do vídeo!

Achei engraçado que os caras aceleram só a “metade” nas retas hehe

José A. Matelli
José A. Matelli
16 anos atrás

A propósito:

http://www.youtube.com/watch?v=bytlc-cpsWo

É ficção, meio manjado, mas vale cada segundo, porque são raras as imagens das sopraelevate rolando na internet.

Abraços

Horacio Neves
Horacio Neves
16 anos atrás

Deve ser os aureos anos 60.
Onde o piloto fazia a diferença,quando a máquina era boa mas,o piloto e quem comandava.
Linda foto.
Abração.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

Valeu a dica VELOZ, realmente apesar das grandes reservas que fazemos aos americanos, não dá para negar a extrema competência dos mesmo em manufaturarem máquinas insanas, desejáveis a qualquer aficionado por carros e motores. Falando em dragsters, prefiro ainda mais aqueles carenados de fábrica, tipo Pontiac Firebird, Dodge Superbee, Dodge Daytona, Roadrunner, Challenger, Pontiac GTO…etc, a lista é grande. Em uma época em que tinhamos que lidar com potências na ordem dos 40 a talvez 120 cavalos – década de 60 – os garotos de lá brincavam com mais de 300 hp’s e 55 kgs de torque líquidos dos maiores motores. Pena que as pistas com essa ali de cima não faziam parte da fauna automobilistica americana, pena? talvez não, uma coisa compensa a outra, o famoso reverso da medalha.

Red Five
Red Five
16 anos atrás

Como já disse o Ceregatti, essa é a reta dos boxes / tribunas, exatamente onde hoje existe a 1a chicane (variante, sei lá).

Não, eu não sou matuza e tudo que conehço de Monza é a placa da estação de trem, mas usando o wikipedia e olhando os traçados dá para chegar chegar a essa conclusão.

Além do mais, a reta de chegada (boxes, tribunas, sei lá…) é o único trecho do circuito que aponta para o norte (e conseqüentemente para os Alpes).

Link:
http://en.wikipedia.org/wiki/Autodromo_Nazionale_Monza

Ronald
Ronald
16 anos atrás

Só complementando…conforme a foto, a parabólica antiga era realmente uma parabólica, com ângulo de inclinação em torno dos 45 graus. Já a atual parabólica, que segue à direita dessa parabólica original, é plana, a qual leva apra atual reta dos boxes,onde aí sim Ronnie Peterson sofreu acidente, o qual não foi vítima de queimaduras, mas sim de embolia, no dia seguinte ao acidente…ele quase não teve queimaduras.

Ronald
Ronald
16 anos atrás

Ops, tem um Ronald farsante por aí…eu sou o verdadeiro, é só verificar o mail…
Bom, essa reta segue ao lado esquerdo da antiga parabólica(vide foto), que corre, ao lado esquerdo, da atual parabólica. Ou seja, essa reta está bem `a esquerda da atual parabólica que estamos acostumados a ver no GP de Monza.
Um abraço,
Ronald McWolnalds.

GTI 2000
GTI 2000
16 anos atrás

Caro Gomes, como este é o post mais recente vou escrever aqui mesmo, só quero pedir mil desculpas pelo ocorrido no post sobre o subaru impreza. Não cabe a este leitor apontar falhas de ninguém, cada um que se responsabilize por seus erros e acertos, afinal de contas o blog é seu e você o administra da forma que achar mais correta. Novamente desculpe, não o incomodarei mais com meus comentários. Um abraço.

Peixe
Peixe
16 anos atrás

Realmente 917 gt sunoco. Quem jogou , ou como eu, joga Grand Prix Legends conhece essa pista muito bem! Há também a possibilidade de baixar outras pistas, inclusive a versão de Monza com 10Km de extensão, percorrendo a parte do oval.
Os carros da foto tão meio pequenos demais na minha opinião pra ser de 66 ou 67…, pode ser uma foto da época em que a F1 tinha os motores de 1,5L, entre 61 e 65…
Mas é só um palpite, pode ser uma corrida de F2, ou então, a gravação do Grand Prix mesmo…

Caca
Caca
16 anos atrás

Bons tempos, que maravilha!

Hj, na saída da academia, caminhava em direção ao estacionamento junto a outras 2 pessoas, os três na mesma velocidade, um tentando ultrapassar o outro.

No final, comentei: ”Vejam vcs, até andar a pé está mais emocionante que a F1. Só nesses poucos metros já fizemos mais ultrapassagens do que na temprada de 2006!”

Foi uma gargalhada geral, apesar da triste, porém verdadeira, constatação.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Putz, hoje estou meio aceleradamente veloz.
Também pudera, chegou o livro que comprei via Submarino.com.
Meus amigos da Rede Gomes, para quem gosta de dragster como eu e a maioria daqui, recomendo a compra desse livro que acabo de receber :
“Slingshot Dragsters of 1960s Photo Archive” escrito por Lou Hart e editado pela Iconografix.
Trata-se de um espetacular arquivo de fotos de época de toda a década de 60 dos Top Fuel nos EUA.
É de arrepiar até os ossos.
Em cada página de papel couchê de altíssima qualidade, uma foto inteira em tamanho A4 de uma caranga com um texto abaixo relatando o nome do piloto, características mecânicas, o melhor tempo conseguido, local e data do fato.
Fotos originais, muitas ainda em preto e branco (que adoro) e numa nitidêz de fazer inveja até ao nosso lambe-lambe oficial Rodrigo Ruiz.
Também já encomendei os outros livros dessa série que são :
-Pro Stock Drag Racin 1970s.
-Drag Racing Funny Cars of the 1960s.
-Drag Racing Funny Cars 1960s.
-Drag Racing Funny Cars 1970s.
-Top Fuel Dragsters 1970s.
-Indy Cars of the 1960s.
-Indy Cars of the 1970s.
Escolham um título e comprem, vocês não se arrependerão. Ou melhor ainda, façam como eu e comprem todos. É deleite puro.
Como dizia o Pedrão, velho sorveteiro das arquibancadas de Interlagos e que depois da primeira Copa Brasil por lá, mudou seu apelido por causa dos argentinos que atendeu :
“Quem não pediu, pida”.
Grande sr. Pida, que Deus o tenha.

Edward
Edward
16 anos atrás

Essa foto de Monza me faz lembrar o filme Grand Prix.

914 GT Sunoco
914 GT Sunoco
16 anos atrás

Quem jah jogou Grand Prix Legends conhece Monza de 1967 na palma das maos…. Reta dos boxes/de largada. A `soproelevata` tinha sua entrada logo pouco depois da saida dos boxes.

Luffe
Luffe
16 anos atrás

FG, essa foto me lembrou um episodio do Speed Racer, neste episodio tinha um menino que era filho de um rei e era igualzinho ao Gorducho, para encurtar, no final tinha uma corrida de mini carros iguaizinhos a estes da foto, foi olhar na foto e meio o lance do desenho na cabeça.
Muito legal a foto e o desenho…rs

Abs a todos,

Luffe

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Leo Man, é verdade, eu estava de saida do escritório e dei uma olhada rápida na foto e analisei errado.
O Comendatore também já observou bem o local, que ele conhece como a palmas das duas mãos.
Obrigado aos “manos” e continuem acelerando.
Um abraço.

Leo Men
Leo Men
16 anos atrás

Veloz, essa não pode ser a reta oposta 2 pois a curva ao seu final é à direita e não à esquerda. Não pode ser a reta que antecede as di Lesmos pois vemos o início da curva do oval, que inicia paralelamente à reta de chegada, com a curva grande ao seu final.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Que foto linda!

Affonso Pazzini Jr
Affonso Pazzini Jr
16 anos atrás

Isso tem cara de MONZA 1967.

Putzzz da água na boca de ver essa obra prima.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Pessoal:
Esta é a reta de largada, exatamente onde bateu Ronnie Peterson.
É aí que construíram a primeira chicane.
À esquerda é a entrada da pista inclinada. Na sequencia essa curva inclinada passa acima da reta em descida, entre a Curva de Lesmo e a Variante Ascari.
À frente nessa reta onde estão os carros é o Curvão ou Curva Biassono

marcos
marcos
16 anos atrás

A parte de dentro é uma das curvas inclinadas, chamadas de banking.
A foto tá com cara de ser de 66. Inclusive, essa corrida (monza-66) foi filmada para o filme Grand Prix.
O gp de monza é a última parte do filme, e as imagens são sensacionais.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Amigos, essa é a reta oposta 2, paralela à aquela que vemos hoje em cujo final situa-se a curva Parabólica onde o Emerson bateu, o Rindt morreu, o Jim Clark quase foi junto com o Von Trips e 13 espectadores, etc, etc.
Essa é a terceira reta paralela à dos boxes. Para quem olha a imagem da câmera nos dias de hoje na curva Parabólica, essa reta fica à direita da imagem na TV e à esquerda do piloto que desce a reta oposta.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Essa dica do Rafael é muito boa. Vale a pena a visita.

Rodrigo Meira
Rodrigo Meira
16 anos atrás

Só de ver essa imagem me causa arrepios.

Parece uma auto estrada. Não tem cara nenhuma de pista de corrida, comparada com as atuais Mickey Mouse.

Imagino os atuais carros rasgando essas retas infinitas segundo de curvas de alta velocidade.

Não esse acelera e freia atual

Good Times

Bomba
Bomba
16 anos atrás

Bom, se Rindt não morreu nesse local, foi Ronnie Peterson que morreu em 11/09/1978, embaixo de onde a foto foi batida… Hehehe…

Rafael
Rafael
16 anos atrás

Há um belo site (em italiano) dedicado à curva elevada de Monza. Vale a visita, principalmente porque lá é possível assinar petição online pela presevação da curva, ameaçada de demolição. Eis o endereço: http://www.monzasopraelevata.it/index.htm

Daniel Fiedman
Daniel Fiedman
16 anos atrás

Ridnt morreu cerca de 5 km desta reta, ou seja quase todo o traçado.

Tony Bonfato
Tony Bonfato
16 anos atrás

Rindt morreu vários metros à frente. Essa foto é do final da reta dos boxes, com o início de uma das curvas em relevé que perfaziam o oval. Rindt morreu na reta oposta, no lado contrário dessa foto, antes da entrada da Parabólica…

Belíssima imagem…..grande época..pelos carros deve ser 64,65 ou 66….

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

flávio, já que você oficializou algumas seções como ladaland, motoland,

poderia retornar com a busland e,

já que tanto a F1 com as Fórmulas USA não tem animado em nada nossas vidas, incluir permanentemente fotos como essa de monza e todas as outras pistas que jamais serão esquecidas.

quem sabe montar um álbum de fotos para contar uma história tão rica e pouco divulgada, afinal naquela época não tinha marketing, mas tinha o que importava para quem gosta de motorsport.

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Linda ! Linda! Linda!

1. tinha ultrapassagens naquela época

2. reta de verdade, pista de verdade, floresta e braço para poucos.

3. a curva à direita na foto me fez lembrar uma coluna do flávio no grande prêmio, comentando “os fantasmas de monza”, e tinha os comentários dele e foto do banking de monza, de tão EM PÉ não dava para subir de pé. Imagina, correr nisso a décadas atrás, com pneuzinhos longitudinais.

ah monza, nurburgring antiga, avus, spa, interlagos antigo e tantas outras que ficaram pela história……

Bomba
Bomba
16 anos atrás

Alguns mts adiante Jochen Rindt morreu em 1970…

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
16 anos atrás

É a reta que vem do box indo para a GRANDE, sem a gicane… anos 60?

askjao
askjao
16 anos atrás

Circuito antigo de monza.. é isso aí… lá separavam os homens das crianças!

André Buriti
16 anos atrás

Realmente, um cenário de sonho…

Ronald
Ronald
16 anos atrás

Realmente… NO COMMENTS!!!!

Cristiano
Cristiano
16 anos atrás

Muito legal mesmo. Só que a curva ao lado, imagino que quiseram dizer mais abaixo se tratar do início da antiga pista oval de Monza, não da parabólica. aliás, dependendo da época a parabólica nem existia, eram duas curvas de 90º, e as retas oposta e principal eram ainda mais extensas…

amorim
amorim
16 anos atrás

Linda foto! O inicio da parabolica no lado direito é de arrepiar….

Zuquim
Zuquim
16 anos atrás

Linda foto! E o visual de Monza ajuda muito.
Será que é uma corrida de F2?

Ico
Ico
16 anos atrás

Fantástica imagem!!! Ah, Monza é um lugar mágico mesmo, quem esteve lá sabe…