O Opala do Toninho

SÃO PAULO (pecado) – O Daniel Camargos, jornalista do “Estado de Minas”, mandou linda matéria sobre as corridas no Mineirão no final dos anos 60 e início dos 70.

Toninho da Matta, com seu Opala #21, era o terror da Pampulha. A morte de um piloto num treino, no entanto, acabou sepultando as provas de rua em torno do estádio que levavam até 150 mil pessoas às ruas para assistir.

Curioso no texto é o destino do #21. Toninho contou que o carro foi para uma revenda Chevrolet, rifado e o ganhador usou o Opala até acabar. E assim sumiu mais um pedacinho da história do automobilismo brasileiro…

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HENRIQUE THIELMANN
HENRIQUE THIELMANN
5 anos atrás

Estou buscando informações sobre o Opala 22, que também era da Motorauto, que na época fazia dupla com o Toninho da Matta, e foi pilotado Nelson Weiss .
Se conseguir algo e puder me enviar, agradeço

George Augusto de Lima
George Augusto de Lima
15 anos atrás

Sobre o Opala 21, o ganhador acabou por se desfazer dele vendendo para o Fábio Valeça, publicitário aí em Belo Horizonte. Eu sei porque o Fabio deixou eu dar uma guiada na subida da BR. Eu tinha um Opala, mas guiar o 21 era totalmente diferente. Uma verdadeira fera. O Opala, por sua potencia, não era mesmo para ficar andando no trânsito. O Fabio o comprou barato e em uma ida a São Paulo trocou-o por uma moto Kawasaki 350cc que supostamente tinha pertencido a Rita Lee.Depois disso sumiu mesmo. O Opala e o Fabio. Eu tô em Brasília.

Daniel Rios
Daniel Rios
15 anos atrás
Carlos Miguez
Carlos Miguez
16 anos atrás

Toty e gligueiros:
Quem me contou, esta e muitas outras, foi o Ivaldo da Matta (já falecido a uns 14 anos). O acidente com a Alfa 33 foi porque eles estavam usando o mesmo jogo de pneus da 1ª etapa da Copa Brasil; eram pneus enormes e caros, e já estavam super gastos, resolveram “virar” os pneus, colocando a parte mais emborrachada para dentro. Parece que na entrada da Ferradura saiu da pista, escorregou (era terra) e bateu, no início do barranco, no tal bueiro com cerca de 80 cm de altura. Além das pernas quebrou até o chassi da Alfa; será que alguem tem foto disso??

brasil
brasil
16 anos atrás

vou deixar meu elogio ao TONINHO…valeu campeao…vc foi um dos melhores pilotos de turismo do BRASIL em todos os tempos…e grande abraco ao CRISTIANO…pedi e fui atendendido por DEUS para que ele se recuperasse…valeu……….

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
16 anos atrás

Toty:

Esse acidente com o Toninho da Matta aconteceu nos treinos para a segunda etapa da Copa Brasil, disputada em 13/12/1970. Na primeira etapa, corrida no dia 06/12/1970, o Toninho chegou na terceira posição, atrás do Príncipe Jorge de Bagration (Porsche 908/2) e de Alex Soler-Roig (Porsche 907) e na frente de Emerson Fittipaldi (Lola T-210) e de Luis Carlos Moraes (Porsche 910).

Uma correção: o Porsche 908/2 da Equipe Hollywood não foi esse que correu na Copa Brasil, o da Hollywood era o chassi #021 e foi comprado em meados de 1971. O do Príncipe era o chassi #013. E o Porsche 910 da Hollywood foi esse que correu com o Luis Carlos Moraes, tendo sido trazido originalmente em meados de 1970, pelo piloto Mario Olivetti e vendido para Equipe Hollywood em meados de 1971. O Porsche 907 do Alex Soler-Roig foi vendido, no final da Copa Brasil, para o piloto Angi Munhoz, e correu aqui no Brasil até o final de 1972.

Ricardo Cunha

Toty
Toty
16 anos atrás

Esse Opala era um dos carros mais bonitos que eu já tinha visto na época. Seu maior rival eram um Puma e um protótipo AC (VW) pilotados por Marcelo Campos (Equipe Carbel).O Opala era azul escuro e andava muito. Somado a pilotagem de um dos mais completos e rápidos pilotos brasileiros de todos os tempos, o fantástico Toninho da Matta. Não é exagero. Toninho pilotava muito rápido e com uma precisão impressionante. Virava voltas voadoras seguidamene, vazia as curvas milimetricamente na mesma tangente e com uma espantosa tranquilidade, como se fosse a coisa mais fácil. Não quebrava carros, acidentes eram raríssimos e infelismente, um deles em um momento dos mais importantes em sua carreira, quando estava conseguindo ir para Europa, logo após o Emerson Fittipaldi. Foi na Copa Brasil (acho que em 1970), com carros e pilotos europeus. Muitas destas máquinas ficaram aqui. Os Porche 908 e 910 da Hollyood, a Lola T-70 e mais alguns. O importador da Alfa Romeo trouxe um protótipo do Mundial de Marcas, uma Alfa “cheia de 3”, acho que T-33-3. Seria talvéz o carro mais rápido da Copa Brasil. Ainda sem acertos, Toninho da Matta teve a infelicidade de entrar em um “bueiro” em Interlagos e quebrou as duas pernas, pondo fim a um projeto internacional que certamente seria glorioso. Uma pena.

Roberto Nasser
Roberto Nasser
16 anos atrás

por tópicos.
o texto sobre a puma em auto & técnica é de minha autoria, produto de informações do empreendedor sul africano, um engenheiro holandês com 75 anos e um monumental tesão de fazer.
lamentavelmente, pelo fato de não mais existir plataformas e motores boxer a ar, filosoficamente o empreendimento está muito mais para fábrica de buggy com hard top que para o re nascimento do puma.
mas existe e, quem quiser, fale com o jack.
marcelo. infelizmente fui em quem retirou o marcelo dentro das ferragens do puma. eram umas 6h da manhã e ele treinava na expectativa que o circuito do mineirão estivesse vazio. infelizmente não estava. ele entrou sob um picape chevrolet. não era c 10, mas um ’50, ’51, por aí.
coube a mim transmitir a notícia ao boris feldman, cujo pai, o dr josé, médico acionou socorro.
das coisas que já fiz na minha vida, uma delas foi, no velório, pedir emprestados os pneus importados, para que o judeu citado corresse com eles.
opala 21. foi um dos automóveis melhor acertados que já vi. além do mais o tal de toninho da matta é um mago.

joaquim
joaquim
16 anos atrás

jose carlos,
O seu conterrâneo era o Luis Carlos Pinto da Fonseca, o Kid Cabeleira. Correu de Simca, protótipo VW e de Avallone – Chrysler, pelo que eu me lembro. Abs.

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

beleza de assunto do opala 21 motorauto landi fitti mas eu gostaria de arguir aos frequentadores sobre um piloto de minas chamado kid cabeleira
este cara ganhou varios campeonatos com um prototipo motor de dodge
alguem sabe alguma coisa a mais do conterraneo
toninho da mata foi um dos caras que melhor pilotou passat de turismo nos anos 70 e 80
o cara tocava redondinho mas nao esquecamos que ele tinha um mago da preparacao no seu staff chamado sanchao
aprendi bastante com o sanchao que morava proximo da minha casa no prado em bh e eu gastei muito tempo com o colega que por razoes da vida ja est no andar de cima
damatta deus lhe ilumine pelosmomentos mais gratos que ja tive em minha vida com automobilismo
jose carlos
sete lagoas

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

já que vocês estão citando a Puma, estive lendo na última Auto & Técnica, na parte final dos antigos, que agora
“os Puma estão sendo fabricados na África do Sul e estão vindos importados…….”
não entendo mais nada…..nem duvido mais de nada também.

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Ricardo Cunha,
A corrida é exatamente esta que vc listou.Estréia também do protótipo Ok (depois Amok) do Luis Estêvão. Em quinto lugar o protótipo #26 (já postado aqui uma vez, junto com o DKW de gesso) do meu amigo Jefferson Cardoso seguido do VW (ex-#87 dos Fittipaldi) do Valeriano de Castro. Abs.

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
16 anos atrás

Jovino :

Acredito que essa corrida que você citou tenha sido as 200 Milhas de Brasília, disputada no dia 06/12/1969, com o seguinte resultado:

1 – Antonio da Matta – Opala 3800
2 – Angi Munhoz – Puma Volkswagen
3 – Luís Estêvão de Oliveira – OK-Volkswagen
4 – Antonio Martins Filho – Elgar GT-104
5 – Jefferson Cardoso/Fernando Ramos – Volkswagen
6 – Valeriano Castro – Volkswagen
7 – Luís Carlos …… – Volkswagen
8 – George Pappas – Lorena Volkswagen
9 – Neuder Motta – Malzoni GT

Não terminaram :

Marcelo Campos – Puma Volkswagen
Olavo Pires – AC-Volkswagen
Clóvis da Gama Ferreira – AC-Volkswagen

Ricardo Cunha

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Este Opala da Motorauto venceu as 200 Milhas de Brasilia, em novembro de 69 com o Toninho da Matta. A preparação era do Chico Landi que estava na pista para dar assistência ao Toninho. Acabou destruído num acidente nos treinos dos 1000 Km de Brasilia, nas mãos do Bóris Feldman. Se foi sorteado a um cliente, foi reconstruido após esta panca. Coitado do ganhador…
Outra prova importante em BH (e a última em volta do Mineirão, creio) foi os 200 KIm Brasileiros em 1972. É desta prova o vídeo que os amigos estão falando.

jovino
jovino
16 anos atrás

Vi este opala ganhar corrida aqui no circuito do Hotel Nacional em Brasília no final da década de 60 com o Toninho ao volante numa prova disputada durante o dia, acredito que 100 milhas. Mas como não tenho nenhum computador na cabeça, acredito que o Joaquim deve se lembrar desta prova.

Jovino

Carlos Miguez
Carlos Miguez
16 anos atrás

As corridas mais importantes no Mineirâo foram: Cem Milhas da Independência em 02/setembro/ 1969 e 500 quilometros de BH em 18/janeiro/1970; Toninho da Matta ganhou as duas. Praticamente foi o 1º Opala preparado para corridas no Brasil (Chico Landi conseguiu 350 CV; portas, capô e tampa tras. de fibra). Marcelo Campos, que corria de Puma entrou na madrugada anterior (17/jan/70) no circuito para treinar, não estava fechado ao tráfego normal, bateu em uma C-10 e morreu. O post do Flávio Gomes de 29/maio às 17:37 mostra o local da placa (roubada) em homenagem ao Marcelo, que nada tem a ver com Motorauto.

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

realmente Celso esse vídeo é maneiríssimo mesmo !!!!

tem de tudo, o fúria do camilo, o esquife mandando ver, o lola t210 da hollywood e mais uma penca que o joaquim e os outros matuzas podem matar quem são.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Celso Renato, seu vídeo é SENSACIONAL!
Kd o Joaquim para por nome aos bois??
Vi um Hollywood e o Esquife!!!
Sidney Cardoso, vc estava lá???

Mestre Joa, rápido, senão nem o jogo do Brasil vou conseguir ver!!!

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Meu pai, à época, servindo no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, foi ver muitas corridas dessa, a bordo do seu possante Willy s Interlagos, com gasolina de avião no tanque…..heheheehhe

Tem uma fotinha só aqui no album dele….ao lado do Toninho da Matta..

Bons tempos.

Celso Renato
Celso Renato
16 anos atrás

Conta a lenda por aqui que o Marcelo Motorauto (não sei se é o Campos) morreu na saída da curva atrás da torcida do Cruzeiro. Uma curca 90 graus no fim de uma reta em descida de +- 700 mm. A saída da curva já era em subida, ou seja, uma curva no fundo do poço. Cheguei a ver algumas corridas lá. Parecia que BH tinha autódromo. Ficava lotado.Vejam neste link: http://www.youtube.com/watch?v=C2R-F7MxbNI

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Esse Opala creio que foi preparado pelo Chico Landi e Wilson Fittipaldi e tinha motor 3900cc.
Estou certo Joaquim CPU-IBM ?

brasil
brasil
16 anos atrás

ja participei de pegas de rua no fim dos anos 70 e e DEMAIS…so que e PERIGOSO mais a emocao e indescritivel !!!! e quem participa…e quem vai ver…tem que estar ciente das CONSEQUENCIAS que podem acontecer !!! esses novos pilotos NOVOS…todos politicamente …certinhos…anginhos…mauricinhos…tomariam um PAU feio dessa geracao antiga e muito LOUCA…valeu ……….

Vicente M.
Vicente M.
16 anos atrás

O piloto que morreu não teria sido o Marcelo Campos, num Puma? Esse Puma andou à venda no Mercado Livre há poucos anos.

Peixe
Peixe
16 anos atrás

É.., sumiu, mas pelo menos o ganhador usou!
Carro foi feito pra ser usado mesmo, assim como você usa os seus DKW’s, Lada e Kombi…
Eu diria que o Opala morreu, mas morreu feliz da vida!