Ombudsmans na net

SÃO PAULO (boa notícia) – Quem não lê a “Folha” e alguns poucos jornais do Brasil que têm essa instituição ainda não se familiarizaram com a instituição do ombudsman. Que, resumindo, é um “ouvidor” do leitor. O cara a quem o leitor se dirige para criticar, opinar, sugerir, falar sobre o jornal.

Hoje fiquei sabendo que o iG terá um ombudsman, e ele será Mario Vitor Santos, que já exerceu a função na “Folha”.

Mario Vitor foi um dos meus antecessores como editor de Esportes do jornal. Ultimamente, vinha dando aulas e comandando a Casa do Saber, interessantíssima organização que dá cursos rápidos sobre vários assuntos. A novidade é que suas críticas ao iG, seus parceiros e à mídia em geral serão publicadas num blog.

Palmas para o iG, portal do qual faço parte desde o “número zero”, no final de 1999. Gosto dessa casa.

E palmas também para o UOL, que igualmente terá um ombudsman. No caso, uma: Tereza Rangel, com quem também trabalhei na “Folha”. Tereza é uma doce pessoa, jornalista de primeiríssima linha, que durante muito tempo tocava a Agência Folha, uma das empresas do grupo. A gente tinha um contato muito direto na Redação porque muito do material produzido pela agência era usado no “Folhão”.

Boa sorte a ambos. A internet, como meio de comunicação, ganhou uma importância e uma abrangência assustadoras num espaço de tempo muito curto. É ferramenta indispensável. E como tudo aconteceu muito rápido, às vezes dá a impressão de estar meio fora de controle.

Em português bem claro, alguém para organizar essa zona é sempre bem-vindo!

Comentários

  • Gomes,
    Sinto informar que você, com a sua infeliz matéria sobre o Chavez, você ganhou seu próprio Diogo Mainardi.
    Afinal, você já estava merecendo há algum tempo, pois tem falado tantas idiotices quanto o nosso letrado presidente Mula, quero dizer Lulla

  • Prazado Carlos Cunha,

    Não se acanhe com esse comentário mal educado. Sua descrição é correta. Apenas esqueceu de mencionar que a Folha também é vermelha e que o Flavio Gomes é vermelhinho “daqueles”. Daí a razão do destrato.

  • para nós, que de forma ou outra participamos desta zorra toda, mesmo que certos quanto a incompreensão do todo, é legal saber que há alguém a fazer o que não fazemos ou, na realidade, se quer nos propomos a fazer: tomar conta da bagaça!!!!!!!!!!!!!!

  • O IG pertence à Brasil Telecon, que por sua vez pertence ao banqueiro Daniel Dantas, que por sua vez é dono do Banco Oportunity (ao invés de Banco Oportunidade, leia-se Banco Oportunista), o mesmo que colocou os grampos nos ministérios, nos concorrentes e em outros.
    O mesmo que foi condenado por corrupção ativa. Aquele que anda juntinho com o PT nas trapaças.
    Os colunistas do IG são todos petistas de carteirinha.
    Pra mim é tudo farinha do mesmo saco.
    Estou cansado da corrupção nesse país.
    Estou cansado dos idiotas que defendem corruptos.

  • Infelizmente a figura do ombudsman na Folha e em quse todos os jornais é meramente figurativa.
    O jornal publica o que quer, não desmente quando fala bobagem e o ombudsman faz o papel de bobo da corte.
    Nunca vi na coluna uma retratação de repórteres ou chefes de redação dando razão ao dito cujo.
    Espero que aui seja diferente, mas tratando-se de imprensa, a conferir…

  • EU sou o Ombudsman deste blig há mais de um ano. Auto-nomeado, é claro, mas mesmo assim Ombudsman. E quase secreto, pois somente o FG sabe quem sou.
    Portanto, este blog já estava na frente há tempo…

  • Notícia muito bem vinda.

    No contraponto, Tohme, ao que você se referiu, uma empresa em que se dispensa uma profissional, apresentadora, com destaque, retorno publicitário, para supostamente colocar a namorada do Diretor, vai esperar o quê?

    Brigou até pelo camarim.

    E ainda querem fazer esporte, comemorando aniversário com corrida de cavalos para burgueses.

    Assim fica fácil prá globo se manter na ponta.

  • Primeiro precisa instruir os “clientes e empresas” o que significa ombusdman…

    Ligue na Net (40047777) e peça o telefone do ombusdman. Os atendentes nem sabe o que é isso, mas se você falar em ouvidoria, eles já conhecem….

    Ai depois de feito isso, precisa instruir as empresas que prestam esse serviço, que o cliente sempre aguarda uma resposta…

  • Nem JC põe ordem nessa bagunça. Aliás, aqui vale bem o ditado “Deus abençoe esta bagunça”. Se tentarem organizar estraga,
    Olha o que a anta do senado está tentando fazer de todo jeito…..