Perguntar não ofende – II

SÃO PAULO (aqui, menos) – E sem Fernando Alonso, a McLaren estaria andando tão bem como está neste ano?

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Monstro
Monstro
16 anos atrás

Não.

Daniel Miglorancia
Daniel Miglorancia
16 anos atrás

não…

Fernando de Noronha
Fernando de Noronha
16 anos atrás

Curto e grosso: NÃO !!!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
16 anos atrás

Hamilton é muito muito bom, mas não podemos comparar o seu início com o de Schumacher, Piquet, Lauda, Senna, Emerson ou Prost. Eles não iniciaram suas carreiras pilotando o melhor carro do mundo. Hamilton está mostrando ser muito muito eficiente e extremamente rápido, mas essa comparação é completamente descabida. Perguntem para o Emerson como ele conhecia uma pista ? Ralando e muito ! Hoje em dia ? Bsta ligar os super-simuladores e se trancar no gabinete por 15 dias !
Nãovamos menosprezar o Hamilton, mas vamos equacionar a situação de modo razoável.

Souza
Souza
16 anos atrás

Hamilton não é de outro planeta , mas que está estreiando melhor que Alonso, Schumacher , Senna, Prost e Piquet, isto ele está. Não vamos desmerecer o rapaz. com 22 anos a maioria destes pilotos que citei cometiam muito mais erros que ele.

antonio
antonio
16 anos atrás

Acho que não . Mas até pode ser …
O que acho é que o Hamilton não é de outro planeta , é ‘apenas’ muito , muito bom .
A liderança dele é fruto de algumas corridas ruins do Alonso .
O que ocorre é que ele está melhor do que o Alonso no momento . E tem o melhor carro do grid .
Observem a matéria do capelli ( aproveitamento de campeão ) . Em 30 anos ( 70 , 80 , 90 ) apenas 5 vezes alguém conseguiu mais de 80% dos pontos neste estágio do campeonato . E só 3 ganharam o título . Nos 7 anos deste milenio , em 5 eles alcaçaram este aproveitamento . O que mostra que cada vez mais a F-1 é um campeonat de carros . O campeão tem de bater apenas 1 concorrente : seu companheiro de equipe . Depois o resto é com o carro ( o carro melhor vence , e ponto final …) .
Agora, não deixa de ser um p… mérito dele conseguir ser melhor que o Alonso por enquanto .

Samuel Oliveira
Samuel Oliveira
16 anos atrás

De maneira nenhuma…
Ele acerta o carro e Hamilton faz as poles e vence as corridas…, por enquanto…, prá mim o inglês ainda é fogo de palha.

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Mas Brasil, a coisa não é bem assim, pq se fosse, nos dois últimos anos quando a McLaren estava um fiasco, quebarando uma corrida sim e a outra também, o Ron Dennis era minoritário com seus 30%, e foi ele quem segurou a onda da equipe. Todos na Mercedes e na McLaren sabem que sem o Ron Dennis, a equipe seria outra coisa, talvez acontecesse o mesmo que está acontecendo agora na Ferrari.
Mas é claro que ninguém é insubstituível, por isso ele está “preparando” o Martim Whitmarsh para substituí-lo, quando ele se aposentar. Mas eu duvido que tanto a McLaren quanto a Mercedes deixe ele longe quando ele se aposentar.

Fred
Fred
16 anos atrás

Depois dos pitacos na pergunta anterior, e sem saco para ler todos os comentários sobre essa pergunta, vou direto ao que penso.

NÃO.

E por quê? Porque a McLaren, quando contratou Alonso, ganhou o prestígio de um bicampeão mundial, houve um aumento de ânimo – o “estilo” Alonso é mais McLaren do que o “estilo” Kimi – geral na equipe e, conseqüentemente, mais vontade na solução dos problemas que afetaram a escuderia nos anos anteriores.

O próprio Alonso colaborou para a injeção de ânimo: conseguiu da Renault a liberação para andar de McLaren antes do término do seu contrato, atuou muito mais diretamente junto aos engenheiros e mostrou algo que a McLaren não via, parece, há tempos em seus pilotos: interesse e vontade de acertar e vencer.

Hamilton, ainda um iniciante, não conseguiria impôr essa característica sozinho na equipe.

A Ferrari é que hoje em dia padece com Raikkonen, que parece não ter o interesse de Alonso e, principalmente, de Schumacão. Afinal, o homem de gelo está pilotando e conversando como se estivesse congelado.

Aqui também, é isso.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Caro Joli, a própria fibra de carbono pode ser moldada de forma a flexionar apenas dentro de um certo nível de pressão e tensão, conforme as variações de espessura e até mesmo de curvatura do material.

A fibra de carbono pode ser usada para produzir molas e até próteses especiais para pernas, como as dos corredores e maratonistas amputados ou mesmo funcionar como um joelho artificial:

http://bcl.me.berkeley.edu/research/st14/st14.html

Logo, usar um pedaço para reduzir o efeito chicote que uma asa de um fórmula 1 sofre não é nenhum milagre.

Mas sabe como é a brasileirada, incapaz de pensar, de interpretar ou analisar, só aceita as explicações prontas vindas de fora.

Se algum jornalista ou técnico gringo disser em tom de blague que o arco das mclaren serve para matar mosquitos, a patuléia acredita piamente.

Assim como já aconteceu com a picape da Lotus, o limpador do logotipo da BMW e outras gozações que pululam por ai.

Joli
Joli
16 anos atrás

Coleguinhas, não se estranhem por causa do amortecedor de massa.
O colega do post original teve uma idéia boa e pode até ter razão.
Mas o amortecedor de massa não depende apenas de uma mola. Ele precisa de alguma coisa junto da mola para poder balançar na freqüência correta. Isto ainda não apareceu claramente.

Helio
Helio
16 anos atrás

Claro que sim e Hamilton é a maior prova disto. Com Luis, quem precisa de Alonso. o moleque é muito fera. Ach Schumi se aposentou na hora certa mesmo.

Quanto a Ferrari

Acho que o Massa está cada vez mais prestigiado na equipe porque a parte dele ele está fazendo

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Nunca! Mas quem está se beneficiando do know-how de Alonso é… Hamilton!

Augusto Danna
Augusto Danna
16 anos atrás

Olha só existe uma coisa certa na vida, consequencias!!!!! se a maclarem nos anos passados e principalmente no anterior não levava nada, e este ano sim, É LÓGICO QUE É CONSEQUENCIA DA CHEGADA DO ALONSO!!!!!!!! olha o estado atual da renault, ela ganhou dois campeonatos seguidos e sem o alonso dá dó, lembra da ferrari sem o shumacher, era ridiculo, e o alonso sabe disso, e é isso que o deixa louco, ele pensa ” vin, vini, et hamilton vinci” se ele não boicotar o hamilton como fez o piquet com o mansell em 1987 ele já dançou, “god save the queen”

brasil
brasil
16 anos atrás

MACLAREM essa parte do banco arabe que diz um pequeno telefonema para o gerente e o negocio foi ja foi comprado e resolvido agora a parte minoritaria que restou ao sir ron e a mansur realmente ainda nao foi comprada…mais eles tem otimo relacionamento com os maioritarios…enquanto ron fizer um bom trabalho ele fica …mais ele e um mortal e sera fatalmente substituido…agora se pisar na bola os acionistas maioritarios sacam ele para fora na hora…quanto ao haug…ele e apenas um funcionario do grupo mercedes e sua permanencia e ligada aos seus resultados…valeu

Gustavo
Gustavo
16 anos atrás

A única coisa certa na F-1, no automobilismo em geral é que nunca se sabe até que ponto é o carro ou o piloto, no fim de uma corrida até o piloto em seu íntimo pensa assim, lógico que não vão falar que o mérito é da máquina…. esqueceram da nova versão do motor Mercedes desde mônaco? também acredito que o alonso na renault, com o carro do Heikki ontem, estaria andando em 3°, visto que o finlandes largou com gasolina para mais de 6 voltas a mais que o massa… então volto à mesma tecla, as vezes nem o piloto sabe se foi o carro ou ele, quanto menos nós….

McLaren
McLaren
16 anos atrás

A SLR se chama McLaren, pq além de parecer com os carros de F-1 da McLaren, é produzido na mesma fábrica dos carros da McLaren, em Woking.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Porque os leigos adoram citar o câmbio manual como se fosse alguma porcaria de dificuldade?

Qualquer moleque da F-3 sabe se virar muito bem com um câmbio manual e para um piloto profissional, essa é a menor das dificuldades!

E se não estou enganado, o dispositivo de largada já não é mais usado. Confirmem com o pessoal do site.

E é óbvio que Mclaren representa uma griffe. Senão a SLR não se chamaria Mercedes SLR Mclaren.

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Acho que foi um conjunto de coisas, Alonso, um engenheiro da Renault que foi com ele, a Vodafone que trouxe mais dinheiro, e a necessidade de dar a volta por cima.

Eu li uma rerpotagem que os alemães da Mercedes, já não aguentavam mais tanta derrota e jah estav gerando atrito entre a McLaren e a Mercedes, que inclusive cogitou em sair da McLaren, ou ainda comprar os outros 60% que restam na mão de Ron Dennis, Mansour Ojeh e de um banco árabe, principalmente pq a Mercedes viu o avanço da Sauber depois que foi comprada pela BMW.

A questão que esse carro de 2007, é uma evolução do carro do MP4-18, criado por Adrian Newey, e que teve que ser esquecido por problemas técnicos. Resolvido os problemas de chassi, solucionaram o problema de motor, que quebrava muito. O terceiro problema, foi a troca de pilotos, pq Kimi com aquele jeito dele de não sei, não vi(nem Mika que é finlandês, era tão apagado) e Montoya com mais fama que proveito. A soma disso tudo, está resultando no que todos tem visto.

Fabricio
Fabricio
16 anos atrás

por que esse brasil se refere a McLaren como grife?? Que coisa chata. Tudo bem que a maioria do dinheiro é dos alemães mas renegar a Mclaren a tão somente nome é sacanagem. E como perguntar não ofende, se a Mercedes é tão boa, por que ela não compra tudo e acaba com a McLaren, ou começa do zero como a Toyota fez???
Voltando ao post.
A Mclaren seria tão somente uma pequena evolução do carro do ano passado sem Alonso. O cara trouxe o Cd com o controle de largada da Renault, em me lembro por notícias que saíram lá no Grande Premio, que quando o espanholzinho marrento chegou na Mclaren, já chegou cornetando diversas coisas que, pela sua experiência de Renault, não funcionava na Mclaren e parece que nos treinos as mudanças deram resultado. Agora pelo o que eu li da entrevista que ele deu sobre o favorecimento do Hamilton e etc, acredito que ele Alonso desenvolve o acerto do carro e simplesmente passam para o Hamilton que consegue extrair, com muita competência, o máximo do equipamento deixando até ele Alonso para trás e lá dentro ele já deveria ter demonstrado que não queria mais que isso acontecesse, mas a equipe, provavelmente, não permitiu e continuou passando os acertos e telemetria para o Hamilton.

Mattos
Mattos
16 anos atrás

Sobre essa afirmação de que o carro de 2007 da McLaren foi feito ao estilo do Alonso, me expliquem melhor aí… Que eu saiba, o cara só pode sentar num cockpit da mclaren no fim de 2006 pra testar, acho q em novembro… Como fizeram um carro no estilo dele, sem ter a participação dele em desenvolvimento de nada? Ou fizeram esse carro em 3 meses??? Isso sim seria um fenômeno, fazer um carro desses em 3 meses… Acho q o carro tá mais no estilo é do Hamilton…. rsrsrsrs

PH
PH
16 anos atrás

Pensando na influencia que os pilotos tem na melhoria e desenvolvimento dos carros da equipe, antes do rubinho chegar a ferrari, ela amargava um jejum de 18 anos sem titulos, mesmo com o shumi. E depois que ele saiu não ganhou mais nada, mesmo com o shumi. Será apenas conhecidência?…

Allan
Allan
16 anos atrás

Quanta bobagem!

Lógico que não. Mudou o engenheiro chefe (provavelmente pra pior), os pneus (CERTAMENTE pra pior, e daí tem muito desenvolvimento sobre uma marca desconhecida) e os pilotos. Hamilton pode ser (muito) rápido, mas daí a saber acertar o carro em sua primeira temporada e faze-lo sair do meio do pelotão pra cabeça…

Francis Fernandes
Francis Fernandes
16 anos atrás

Ai é que está a diferença entre os bons pilotos e os grandes pilotos. A capacidade de ajudar no desenvolvimento do carro.

Alonso provou isso na Renault e agora ta provando isso também na McLaren. Qual a participação de Lewis nessas melhorias dos carros ainda é cedo pra se dizer; mas lembremos de Kimi, que no ano passado não fez absolutamente nada com o carro do time inglês e esse ano na Ferrari também ainda não mostrou a que veio.

Acho que falta exatamente isso ainda ao Felipe pra chegar a um titulo de F1. Ele é um ótimo piloto, sabe sentar no carro e pisar no pedal direito como poucos, mas não é suficiente pra se tornar um campeão, a não ser que tenha alguém pra desenvolver o carro.

Claro que é mais dificil quando um carro “nasce” errado como o caso da Honda esse ano, ou mesmo da Ferrari em 2005, mas vejam só a Toyota, é um dos 3 maiores orçamentos da F1 e não consegue desenvolver um carro pra ganhar corridas desde que foi criada. Na minha opinião, falta exatamente um Grande Piloto.
Abraços a todos.

Estevão
Estevão
16 anos atrás

Certamente que NÃO! O novo MP4-22 foi feito à imagem e semelhança de Alonso. Por sorte, a McLaren também conseguiu outro piloto com o mesmo estilo de Fernando e que se adaptou rapidamente ao carro.

Por isso tudo, nada de protecionismo ao jovenzinho “Luiz Hamilton”. Os méritos de Ron Denis ter um carro bem melhor esse ano são todos de Alonso.

E fim de papo.
Abs.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
16 anos atrás

Acho que esse papel do Alonso na pre-temporada ainda faz com que o Ron Dennis tente sugurar a onda dos engenheiros e mecÂnicos ingleses, que obviamente estão torcendo e muito pelo Hamilton. E ainda existe a possibilidade do Alonso ameaçar ir para a Ferrari ano que vem. Será que Hamilton segura a onda sozinho (ou junto com o Kimi) ano que vem,enfrentando uma Ferrari com Alonso e Massa ? Sei não … e o Ron Dennis também deve ter suas dúvidas …

Érico Calixto
Érico Calixto
16 anos atrás

Claro que não. O Alonso assumiu a posição de líder da equipe desde o primeiro dia em que esteve lá. Ele chamou para si a responsabilidade de comandar a equipe. Tudo bem que ninguém contava com o Hamilton tão bem assim, mas o trabalho de pré-temporada do Alonso foi fundamental e sem ele a McLaren não bateria uma Ferrari aparentemente confusa e dividida.

Fernando
Fernando
16 anos atrás

A resposta mais clara eh NAO!
Alonso deu um grande passo em unir a divisao de motores com a turma do chassis, trouxe muitos comentarios de seu tempo na Renault que auxiliaram sobremaneira na evolucao do carro e motor. Hamilton eh rapido, e se adapta demais as diferentes situacoes, mas o time esta onde esta muito devido ao Alonso. Se bem que, vendo como anda o Kimi esse ano, talvez o carro do ano passado nao era tao bomba assim…

Massa mania
Massa mania
16 anos atrás

è verdade Jack e Brasil..

Mac larem (por enquanto vai dar pau na galera)

E hoje um piloto bom vira tempo mesmo…

Diz a lenda.. que no ano que vem o controle de tração será abolido… se assim o for.. pelo menos será mais divertido.

O que vai ter de panca e piloto fazendo cross country não vai ser pouco..

Acho que ele poderia adorar um pneu (lameirão) para a turminha da brita..

JackSpeed
JackSpeed
16 anos atrás

ei brasil tu enche com essa historia de griffe,deixa isso pra chat de moda veio!!

JackSpeed
JackSpeed
16 anos atrás

hj em dia deve ser mais facil mesmo pilotar F1,antes era diferente!cambio manual,,potencia absurda,nao era pra meninos nao mas essa F1 de hj moderna demais eh %!$&#vcs ja prestaram atencao no volante da Ferrari?parece o painel de um boeing de tantos botoes!deviam tirar toda a eletronica,pneus slick,eles que se virassem,sao pilotos ganham mto bem para ficar nessa procissao,eu pensei que a dupla da mclaren ia se matar,mas foi mto morno…

brasil /  m m
brasil / m m
16 anos atrás

quanto a propriedade da griffe nada mais a declarar…quanto a tecnologia vc tem razao se deixarem rolar…com a mercedes qualquer piloto vira o BIXO …pois sua tecnologia faz verdadeiros milagres ! por isso que falo e repito …os frutos deste novo CT mercedes como este que e o N1 sao imbativeis e concorrencia vcs vao levar PAU direto…hahahahahaahahrsrsrsr

Massa mania
Massa mania
16 anos atrás

Caro Jack,

Eu até havia pensado neste assunto, o problema é que o Bull Terrier Morde até se o piloto mexer no volante he he he!!!!

Entretanto.. é capaz doas caras ajustarem o caro para o cachorro pilotar..

O que não pode ser considerado como uma alternativa economica..

Afinal.. acaba a corrida, voce dá um pacote de purina para ele e ele ainda abana o rabo…

JackSpeed
JackSpeed
16 anos atrás

ei massamania,dobberman eh alemao e nessa equipe “alemã” alemao n entra!!tem q ser ser cachorro ingles!!

Eddie Ptf04
Eddie Ptf04
16 anos atrás

NUNCA SABEREMOS!!!

Que coisa chata…
Se não conseguimos fazer prognosticos sobre quem será o melhor no final da temporada, como podemos CHUTAR como seria as coisas se piloto A ou B estivessem em equipes X ou Z???
Não há respostas! O que ta claro é:
Hamilton está melhor que Alonso, que esta melhor que Massa, que está melhor que Raikkonen!!

Mas se é pra jogar o jogo… FLAVIO….
perguntar não ofende… O que acontececia se O Raikkonem tivesse continuado na Mclarem e o o Alonco ido pra Ferrari, ja que se cogitou isso anos atras?? Dificil né??

obvio
obvio
16 anos atrás

obvio que nao
ai esta a “raiva” dele… pra quem eh informado.. sabe q a mclaren nao esta compartilhando a telemetria dos carros….. mas certamente partilha o acerto dele qdo ele esta melhor…
ou seja..
vento que venta cá.. nao ta ventando lá
alonsinho! tira o peh nos treinos.. como fazia o piquet…”esconde o leite”

Massa Mania
Massa Mania
16 anos atrás

Bom.. se a mercedes é tão majoritária assim, porque é que não colocaram pelo menos um alemão na roda.. o Vetel por exemplo faria o mesmo serviço.

final com controle de tração e tecnologias embarcadas, é sentar (ter talento obviamente).. e ganhhar

No fututo da formula 1 irá um Dobberman no cockpit junto com o piloto..

Se p piloto mexer em alguma coisa que não seja o volante durante a corrida o cachorro morde!!

Seria muito engraçado ver um Dobberman com balaclava he he he!!

brasil
brasil
16 anos atrás

aprendam DONO e o maior acionista e no caso da griffe maclarem seu dono para sempre chama-se Mercedes Benz essa equipezinha anterior acabou fui claro ?

JackSpeed/brasil
JackSpeed/brasil
16 anos atrás

meu caro brasil ja notou q vc eh o unico q chama a mclaren de mercedes?por acaso o hino que toca eh alemao qdo a equipe ganha?eh mclaren com uma estrelinha no volante,nao interessa se tem 80% das acoes,nenhuma decisao final eh tomada sem o Ron e cia,a empresa alema,nao criou a sua equipe,se tivesse capacidade para isso fazia como a toyota,ela fez o q a renault fez(benneton),BMW(sauber),mete grana bota o nome,claro que tem o motor e tecnologia embarcada mas o know-row de pistas eh da mclaren pois o da mercedes so deve dar para a DTM alema!qual categoria a no automobilismo mercedes domina?a equipe eh mclaren,a mercedes nao tem culhoes de criar a sua propria pois deve ter um medo dos diabos do fracasso,se bem que a mclaren andou dando uns vexames e nao tem mto tempo!a BMW pelo menos se chama BMW sauber e se ganahr toca o hino alemao!!abracos!

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Caro Lemmings, não só de fibra de carbono, mas também de titânio, berílio, cromo-molibdênio e as diferentes ligas de alumínio e as suas características, como ductibilidade, rigidez, resistência à corrosão, etc.

Galvão
Galvão
16 anos atrás

Perguntar não ofende é?

lemmings
lemmings
16 anos atrás

Mas que %!$&# você de novo, Marcelim, falando %!$&# Quem, de todos os que escrevem aqui é capaz de argumentar contigo sobres aspectos técnicos tão espécíficos?
Ninguém, ou pelo menos quase ninguém, pois ninguém aqui é especialista no assunto, inclusive você. Como assim, argumentar? Argumentar o que? Você é especialista em fibra de carbono? Que fibra de carbono é esse que faz você compreender os segredos da aerodinâmica de F1?

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

O responsável pelo grande estágio da Mc Laren atual é o grande ‘reforço’ da equipe:

-> a dispensa do pé-frio kimi.
Vindo da Finlância, chamado de homem de gelo, só poderia mesmo ser pé-frio.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Será que o Juninho é mais um dos stalkers dos vereadorezinhos?

O estilo é inconfundível, incapaz de argumentar… bem no estilo da claque da baixaria…

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
16 anos atrás

Correção: quis dizer SIM….

brasil  /  junior
brasil / junior
16 anos atrás

hahahaahahrsrssr esse MARCELIM e seus post sao comicos…nao liga nao…hahahaahrsrsr na outra sala ele falou que Alonso e melhor que Senna…hahahaahahaharsrssrsr

Junior
Junior
16 anos atrás

Rapaz, acho que tem um engenheiro da Mclaren aqui no blog.Vou recolher-me à minha insginificância.Se o Massa soubesse teria pedido pra vc substituí-lo na falta do engenheiro dele.No fundo tenho certeza que vc tem grande parte em ter salvo a vida do Kubica, com seus estudos sobre a fibra de carbono.Rapaz, essa não era pra hoje!

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
16 anos atrás

Como não, Gomes?…Você certamente sabe mais do que eu, mas qual foi (ou é) a influência do Alonso na performance da McLaren? Se estivéssemos falando da Ferrari do tempo do Schumacher, tudo bem. Ele, de fato, contribuiu, ao longo do tempo, para a melhora do carro da Ferrari. Mas o Alonso acabou de chegar à McLaren. O que ele pode ter feito pra melhorar tão significativamente a Flecha Prateada?

José
José
16 anos atrás

Já que todo mundo chama schumacher de Dick Vigarista, bem que Alonso poderia ser o Capitão Guapo !!! Hehehe
Mas acho que ele realmente faz a diferença dentro de uma equipe.

brasil
brasil
16 anos atrás

quanta besteira …com ou sem Alonso seria mesma coisa…pois o novo Centro Tecnologico construido recentemente e que gerou esta nova Mercedes… seu 1 primeiro fruto… e que faz e fara a diferenca daqui para adiante…o resto tudo que falaram e mera bobagem…o que manda e a Tecnologia Incomparavel Mercedes Benz sera que fui claro ? outra…$$$ grana tambem tem de sobra hahahaahhrsrssr