Salve, Uno

SÃO PAULO (tive um) – Vejam que legal a mensagem enviada pelo blogueiro Othon Gervásio:

“Este Uno foi campeão brasileiro de marcas e pilotos em 1987 com Vinícius Pimentel e Clemente de Faria. Descobriram-no jogado em algum canto e ele foi restaurado pelo próprio Vinícius. O campeonato ganho era multimarcas, um dos últimos disputados no país.”

Ficou linda a restauração. Othon, conta para a blogaiada onde está o carrinho, tenho certeza que muita gente vai querer vê-lo de perto.

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Cláudio
Cláudio
4 anos atrás

Bons tempos sou da épica que Andreas o sobrinho Élio de Passát 71 .. 72 pela Petrópolis veículos que era da família. Erá mecânico eu manteiga monte de colegas tinha TB João Palhares só cascudos morávamos no morin em Petrópolis via os filhos do Andreas de colo hoje caramba todos enormes tempo voa mesmo, lembro que em uma viajem pra corrida ida pra goias na madruga Élio na frente com um Passat vilage entrou um trator arrancando td frente do Passat.. Outra nós indo para Brasília uma roda passou por nós e João Bosco disse car…. Um cor….. Perdeu a roda diminui a velo do carro ai carro tombou .. Erá nós quê tínhamos pedido a roda traseira. Lembranças pra td vida quem viveu tais experiências n esqueci saudades dos amigos votos quê estejam TDs bem. God Bless You

marcus
marcus
8 anos atrás

caro flavio voce consegueria me passar o contato do vinicius pimentel proprietario do uno amarelo restaurado de marcas e pilotos sei que ele esta aqui em belo horizonte estou pedindo isso pois tenho um motor de marcas e pilotos feito pelo giuseppe marinelli e esta no meu carro de dia a dia e estou querendo por a gaiola nele e queria ver um carro desse pessoalmente pra poder copiar o desenho da gaiola !
meu whats app 31 8340-0971

marcus
marcus
10 anos atrás

alguem sabe me informar as especificacoes da formula uno quando o motor era o 1.5 e infos sobre giusepe marinelli que foi campeao em interlagos

mauricio hanzi
14 anos atrás

bom dia !!! eo preparador desse carro era o negrao guazelli abraçs

Marcio
Marcio
16 anos atrás

Acho que o brasileiro de marcas foi um dos melhores campeonatos que o Brasil já teve. Corridas com vários carros diferentes (de verdade, não só a bolha) e cada um podento torcer para o carro que tinha em casa. Se alguem tiver fotos e reportagens desses campeonatos, agradeço.

anacleto barros lima
anacleto barros lima
16 anos atrás

tinha 17 anos na epoca,lembro muito
bem,parabens pela restauraçao,aproveita e pergunta pro vinicius pimentel quando ele(vinicius)
volta a correr.

vitão
vitão
16 anos atrás

ooopppsss Randazzo

vitão
vitão
16 anos atrás

a marac agenérica da COFAP era a Ranzazzo, fabricada em belzonte. Cofap era item original de fábrica e top do mercado de reposição.

Sandro
Sandro
16 anos atrás

RL,

Formula Uno é uma coisa e campeonato de marcas é outra, esse FIAT corria no marcas e pilotos e não na categoria turbo da Uno.

Gabriel
Gabriel
16 anos atrás

No post abaixo onde se leu Abarth, leia Berta. Vale lmbrar outros detalhes que esqueci. Em uma prova em Interlagos, largaram mais de cinquenta carros, enquanto os primeiros faziam a ferradura ainda tinha gente entrando na curva 3. Nessa época correu Emerson e Wilson Fittipaldi de Oggi.

Gabriel MArques
Gabriel MArques
16 anos atrás

o Brasilerio de marcas é a categoria nacional que mais me emocionou era lindo, com provas longas trocas de pilotos…. E eu sou fiateiro de carteirinha e ver esse carro arrepia….Algumas dúvidas, no começo dos turbos, os motores não eram 1300cc e sim usavam os motores 1050cc iguais do 147 e que sairam nos primeiros unos (minha avó tinha um) depois quando liberaram os turbos é que liberaram a cilindrada, só não lembro se era esse ano. Os unos e Escorts davam um pau nos Passat/Voyage/Gol no quesito chassis, mas perdiam de motor. Os Unos insistiram muito com os motores Abarth e só andavam em pista de alta (tarumã) a faixa de torque era muito alto e estreito. Quando colocaram o Elisio CAsado na preparação eles começaram a andar em pistas de baixa também. O Elisio também deu o pulo do gato, quando inverteu as ordens de explosão dos pistões dos motores ford cht, fez um virabrequim novo e matou a pau. Os Chvevettes tinham tração traseira (era o único) e levava vantagem mas o motor era uma m… Com os cabeçotes de monza eles ficaram animal, o problema eram os dutos de refrigeração que não batiam e nunca charam uma solução, esquentavam e quebravam não tinha jeito, no fim proibiram e foi o fim da chevrolet. Álias quando mudaram o regulamento de 1.300 para 1.600cc foi o começo do fim com a preciosa ajuda da VW. Fiat não tinha 1.600cc e ficava caro prepara-los a ford com os escorts iriam começar a desenvolver os escort´s, mas já sabiam que os motores 1600 a diferença de potência seria grande e a chevrolet com a proibição dos cabeçotes de monza já estavam fora. E assim acabaram com um dos maiores campeonatos do Brasil.

RL
RL
16 anos atrás

FG,
tem uma coisa diferente ai, esse carro tah com tampa de pressurizacao de turbo! os uno turbo que andavam na “formula uno” eram os mesmos uno turbo vendidos pela Fiat a epoca, tanto que a copa tinha duas categorias Turbo e aspirado, os aspirados tinham uma caracteristica mto bacana, a quantidade de carros no grid, salvo engano aqui em Brasilia chegaram a 46, pista cheia, bem competitivo, a categoria turbo, era de encher os olhos, sobretudo comparando uma apos a outra, a velocidade dos Turbos era fantastica!

...
...
16 anos atrás

em contegem tem mais dois desses apudrecenu……
Um vermelinho com esta frente e salvo engano com as magnificas rodas que ornavam o oggi sada postado a tempos atras… e um branquinho ja com a frente nova que com motor mil e um quadrijet dava pau em muito ap quando as arrancadas eram na via expressa.

Ike
Ike
16 anos atrás

Caros amigos, gostaria de lembrar que neste ano 1.987 este carro nº 38 foi o campeão do Brasileiro de marcas e pilotos com já dito, com o Clemente de Faria e o Vinicius Pimentel e com outro carro da equipe o Nº 35 pilotado por Luiz Sérgio Rondinone e João Batista Aguiar foram vice campeões, fazendo assim dobradinha, levando a taça de campeões para Belo Horizonte MG. e e a de vice para Ribeirão Preto SP.,, parabéns a eles.

Paulo "McCoy" Lava
Paulo "McCoy" Lava
16 anos atrás

Dear friends…

Por iniciativas como esta é que JAMAIS nosso automobilismo irá morrer. Aqui no Sul, temos o excelente e sempre digno de nota Museu do Automobilismo Brasileiro, comandado pelo automobilista Paulo Trevisan.
Fora isso, mais que ótimo constatar que em grande parte do Brasil é intenso o trabalho de restauração de veículos que fizeram a história do automobilismo brasileiro.
Sobre o citado Uno e, sem procurar datas certas, quem vivenciou a Copa Shell de Marcas & Pilotos/Campeonato Brasileiro certamente lembra da primeira vitória da dupla Pimentel-Junqueira: prova “Tarumã 500” (ou “500 Km de Tarumã, como queiram…), outubro de 1985. Na ocasiào, a dupla mineira corria com patrocínio Localiza/Banco Bandeirantes.
No ano seguinte, nova conquista — 3 Horas do RJ. Ainda patrocinados pelo Banco Bandeirantes e Brasalfa.
Mas foi em 1987, que já com o patrocínio da “Companhia Fabricadora de Peças” — COFAP –, que a dupla garantiu o título na classe principal — Turbo. Se a memória nào falha, Junqueira-Pimentel venceram as seguintes corridas: 3 Horas do RJ; Brasília 500 (ou “500 Km de Brasília, como queiram…); 3 3 Horas de Guaporé. Vale ressaltar que naquele ano o calendário também apontava a prova prova 12 Horas de Goiânia. Pois esta prova foi vencida pelo Passat da classe Aspirado de Xandy Negrão-Tony Rocha. Junqueira-Pimentel, contudo, foram os melhores pilotos da classe Turbo na corrida — quarto lugar.
Por último mas, não menos importante: Em que pese as quatro montadoras (Ford; VW; GM; Fiat) terem veículos homologados para tal campeonato, a VW destacou-se com diversas vitórias e títulos. Sobre a GM, apenas uma vitória: com a dupla Ingo Hoffmann-Marcos Gracia, na prova “Brasília 500” (ou 500 Km de Brasília — gente, desculpe: mas estou tão acostumado com o calendário da NASCAR NEXTEL, aonde as provas chamam-se “Daytona 500”; etc, que é difícil perder o hábito).
Mas, voltando: O campeonato brasileiro de Marcas & Pilotos (denominado Copa Shell de Marcas & Pilotos entre 1986 e 1993), iniciou-se em 1983 e teve sua última corrida em dezembro de 1994. Mas, não custa lembrar, a CBA reativou este certame em 2004.
That’s it… Desculpe looongo recado e… bom domingo para vocês e, mais uma vez, parabéns ao Vinícius Pimentel pela iniciativa.
With kind regards,

Paulo Lava

Allan
Allan
16 anos atrás

O gozado de tudo, Gomezzz e demais bloqueiros, é que nosso automobilismo andou na razão INVERSA da evolução do automovel no Brasil. Em 86 tinhamos duas paginas de qualquer revista de carros e versões oferecidas no Brasil – hoje são 6! Em compensação, tinhamos kart, superkart, F-Ford, SSpeedy, Stock, Marcas, Força Livre, F-3…
A tecnologia envolvida, então, é de dar palmas! Turbo em motores pequenos quando nem de série eram oferecidos! Nem injenção eletronica havia no Brasil… O resultado não poderia ser outro: Tanto escort quanto uno e Gol venciam provas com motor 1.3, sendo um campeonato equilibradíssimo! E o de 84, então, com chevettes, voyages e oggis! Carros belíssimos (tuning discreto e necessário para corridas)!
Que saudades…

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Caro “.”,

Interessante. Eu podia jurar que os motores eram os “vilões” da história, por serem muito mexidos.

Era impressionante ver esses carrinhos no final da reta dos boxes. Na freada para a entrada na Curva 1 a traseira do bicho saía um palmo do chão, fora o barulho do turbo.

Valeu.

jorge lima
jorge lima
16 anos atrás

Vejam as conicidencias da vida, esta semana estive conversando com Rogerio Santos (jegue), aqui em Fortaleza, sobre o tempo do Brasileiro de Marca e dos marcas turbos, ele me falou que chegou a 264 km (no radar) num Passat turbo no final do retão de interlagos(antigo), Aqui em Fortaleza/ce, ainda temos um campeonato de marcas !600 e 2000.largam em media 14 carrros, e faz a alegria da galera

sabetudo
sabetudo
16 anos atrás

Acho que dos chevettes misto quente não sobrou nenhum pra contar história……mas eles eram impressionantes, na reta eram imbatíveis, o motor girava a até 8.000rpm até lançar a biela por problemas no virabrequim……a GM não apoiou como deveria, senão poderiam ser campeões facilmente!

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
16 anos atrás

Lindo, lindo, lindo! Esse Uno era um foguetinho e desses motores turbo com 1,3 litro ou 1,4 litro de capacidade cúbica, a turma tirava algo em torno de 270 HP de potência, impressionante!!!!!!!!!!!

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Aplausos, aplausos e aplausos para a bela iniciativa!!!! Espero que alguém consiga restaurar um daqueles Chevette com cabeçote de Monza que corriam no Campeonato de Rali e no Brasileiro de Marcas em 84 (ou seria 85? Minha memória não é tão prodigiosa como a do Mestre Joaquim), que eram fantásticos. Quando tive Chevette, muitos anos atrás, sempre quis fazer um veneno desses, mas nunca tive “coragem” ($$$$$$$$$$$).

alberto medros
alberto medros
16 anos atrás

se alguem precisar tenho capu e painel dianteiro de FIAT 147 novos (sem uso).
abraços

Marcio Pimenta
Marcio Pimenta
16 anos atrás

Zezinho,

É verdade! Hahahahahhha!!!!

Abraços.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Bem, os carros clássicos tem que ser cuidados antes de se tornarem clássicos.
Aqui no Brasil uma restauração de um carro 87, quando ainda se tem peças, é raro. Esperam o carro ter 30 anos, e não ter mais peça, para valorizar o que ele representa.

André
André
16 anos atrás

e a Palio Weekend do lado também..

.
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16 anos atrás

Atenção para a pick-up Honda 360 ao lado !
Este carrinho é uma graça ! Apesar das rodas trocadas…

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16 anos atrás

Caro Bonani,
Os motores detes carros aguentavam qq desafôro.
O problema era o câmbio. Só começaram a ganhar corridas quando botaram os Collotti dos Abarth, com dentes retos.
Era uma sinfonia dentro do carro !

Thiago Rocha
Thiago Rocha
16 anos atrás

Ué, esse carro está aqui em Belo Horizonte e aquele opalão que aparece lá em cima, na última foto, é de um amigo meu… Tá zero bala! Anotação de consumo, combustível e quanto gastou desde que foi comprado 0km! Abraço!

Zé Dirceu
Zé Dirceu
16 anos atrás

Siu na 4rodas clássicos de junho de 2006 “GTI X GTS”

Cod4100
Cod4100
16 anos atrás

Bela botinha!!!

Pelas fotos esta parecendo o encontro que é feito todos os meses aqui no Alphaville de Belo Horizonte!

Webmaster Blog F1 Gr
Webmaster Blog F1 Gr
16 anos atrás

Caro Flávio,
Desculpe-me pelo atrevimento de vir aqui, no seu blog, fazer propaganda para o meu espaço. Mas é que sou novo nessa história toda, e preciso de um mínimo de divulgação para continuar a manter o blog em dia. Além disso, sou calouro numa grande faculdade de Comunicação do Rio de Janeiro, e comecei tudo isso seguindo um conselho seu – de uma coluna não lembro de quando – que falava em manter um hábito saudável e contínuo de escrever continuamente. Uma vez por dia. É isso que estou tentando fazer. E, é claro, o tema é sempre o automobilismo. Estou empreendendo um grande esforço para manter o blog atualizado. Acho que seria demais, para mim, pedir que você o divulgue. Mas peço, pelo menos, que dê uma olhadinha lá. Só isso.
O endereço é esse:
http://blogf1grandprix.blogspot.com
Muito obrigado pela atenção e parabéns pelo trabalho,
Webmaster Blog F1 Grand Prix.

P.S: O nome do blog não tem nada a ver com o seu site. Apenas é uma homenagem ao filme Grand Prix, que me deixou admirado mesmo sabendo o final antes e à série de jogos para computador, que também tinham esse nome. Inclusive, coloquei o F1 na frente para diferenciar ainda mais do Grande Prêmio. De qualquer forma, mesmo que você não venha a divulgar ou até gostar do meu blog, considere-me um novo participante ativo aqui nos comentários.

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

A Alpi não existe faz tempo, mas manteve equipe competitiva e vencedora por muito tempo, inclusive com o Chico Serra e Wálter Travaligni.

Esses Unos encaravam os Volkswagen turbo, e era tudo muito parelho.
Aqueles motores 1.300 cc com turbo, bons tempos, dava gosto ver, além de ser oxigênio puro na mesmice de gol, voyage, passat….

Escorts eram figurantes, e o único GM que lembro que tentou alguma coisa foi 1 Chevette, sem sucesso infelizmente.

Depois os motores 1.600 cc MPi e os Uno Turbo de série, preparados, salvo engano, pelo saudoso Grecco, que aliás merece uma homenagem do blog, concorda Flávio??

zezinho
zezinho
16 anos atrás

Marcio Pimenta,

COFAP não era nenhum genérico, mas querendo ou não a GOLDEN CROSS já marcava território para esses aí…
Huahuahuahua!!

revelador
revelador
16 anos atrás

Alias, a Alpi não só não existe mais como em seu imenso prédio nada deu certo lá…. tentaram outra concessionária Fiat mas não deu certo… hj está pra alugar ou vender….

Gárgula
Gárgula
16 anos atrás

A ALPI de Santos não existe mais há muito tempo rs

Joaquim Souza
Joaquim Souza
16 anos atrás

Lindo carrinho, mais um exemplo dos carros que tem ALMA. Não essas porcarias superficiais…

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Parabéns ao Vinicius pelo trabalho, não só pelo carro em si, mas pelo fato dele ter vencido o campeonato com esse automóvel.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

Um “diabo nas taquareiras” esses unos…..257 de final!!!!! Muita , mas muita potência.

Marcio Pimenta
Marcio Pimenta
16 anos atrás

Caro Gomes,

Cofap era algum remédio genérico? Hahahahahah!!!!

Falando sério agora, me recordo destes campeonatos. Se me lembro bem tinham Passats, Escorts (o mais belo de todos) e até teve um ano que um louco correu de Chevette. Alguém tem fotos ou sabe o nome do sujeito? Me recordo da reportagem da revista 4 Rodas “para sensibilizar a Chevrolet”.

Abraços!

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Esses Unos turbinados eram o bicho no circuito antigo de Interlagos. Também, o que quebravam era impressionante.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Eu ainda tenho fotos da Copa Shell de Marcas e Pilotos realizada em 1988 e que talvez tenha sido o último campeonato de Marcas e Pilotos..