Ufa, um IFA!

SÃO PAULO (desse jeitinho aí) – Meu amigo Róbson de Souza, ministro da Justiça da Comunidade Européia lotado no Rio Grande do Sul, está restaurando um DKW 1951 e o trabalho pode ser acompanhado pelo seu fotoblog. Vai ficar lindo.

E em suas andanças pelo Uruguai encontrou essa IFA, que nada mais é do que um DKW fabricado na gloriosa DDR, que nacionalizou as fábricas da Auto Union e fez carros para o povo alemão.

Diz que o dono não vende de jeito nenhum. Essa, se eu pudesse, traria para cá e não iria restaurar. Sei lá, tem carro que fica mais bonito com as marcas do tempo…

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Erik
Erik
16 anos atrás

Um pouco de história: O IFA F9 foi lançado por volta de 1949/50 na DDR e era na verdade o DKW F9, que foi apresentado ao público, mas não chegou a ser lançado na alemanha em 1939 (existe um protótipo no museu da Audi, e a grade dianteira é idêntica a desta peruazinha das fotos). Na Alemanha ocidental a marca DKW voltou pouco depois, através dos DKW F89 L e P, quais sejam, a Van Cinellaster, (estilo Kombi) e o carro de passeio, muito parecido com o IFA mas com grade horizontal. Mas a diferença fundamental é que o motor do F89 ainda tinha 2 cilindros, e o IFA já tinha 3. O motor de 3 cilindros chegou na versão ocidental depois, no DKW F91.

B!
B!
16 anos atrás

Esse eu traria para portugal!

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
Não tinha ouvido falar no nome IFA. Uma pescada no Google e… voilá!
Provavelmente voces, fãs de DKW (Deutsche KinderWagen) já conhecem, mas não custa nada dar uma olhada, pelo menos pelas fotos (link quebrado para não estourar a página):
http://www.die-besten.de/wartburg/history/
marken/marken.htm
[ ]´s

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Exótico por exótico, se a dúvida é restaurar ou não, no interiorzão de MG, você pode achar um ou outro DKW rodando, cansado ou reavivado, rodando com mecânica de chevette ou corcel.

Júnior: o verdadeiro
Júnior: o verdadeiro
16 anos atrás

Eu não sei, mas… Fica mais fácil aproveitar os moldes desse e fazer à mão um novo. Se o chassis for tubular, um bom latoeiro, um soldador e um eletricista fazem uma cópia dessa melhor que a original. Acho que demora menos inclusive.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Não conseguiria deixá-lo assim…
Não teria dinheiro para restaurá-lo.
Que inferno seria, isso sim!!!

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
16 anos atrás

Flavio,

às vezes você realmente me espanta.

Não restaurar uma jóia destas !?
Conheço vários carros antigos não restaurados, mas definitivamente estão em melhores condições que este aí das fotos. Este se deixar do jeito que está daqui ha um tempo não existe mais e venhamos e convenhamos, este não é o melhor destino para esta raridade.

Agora o que realmente me espantou foi você dizer que na DDR se fazia carros para o povo. Nesta você definitivamente viajou na maionese como diz meu filho !

Como você sabe sou filho de alemães ( tá bom meu nome não nega !) e tenho parentes pelos lados da antiga DDR e estive lá quando o muro ainda existia,do qual, aliás participei da derrubada, tenho um belo pedaço deste momento histórico em minha casa e na DDR não se fazia ABSOLUTAMENTE NADA pelo povo.

Aquilo era um antro de corrupção tão ruim ou pior que Brasilia. Onde já se viu levar 10 anos ou mais para receber um carro, digo um Trabant ou um Wartburg !!!!

Não que eu não goste destes carros, aliás eu adoraria ter um de cada em minha coleção.

Voltando, os Russos simplesmente tomaram as fabricas e continuaram a fabricar os carros anteriores a guerra e depois lançaram carros com mecanica ultrapassada e carrocerias… , bem deixa para lá !
A estes carros somente poucos tinham acesso, ou melhor os escolhidos pelo Partidão e isto você chama de fazer carros para o povo !?

Definitivamente não te entendo.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Para começar, não sou caro a você. Lamento. E se for homem, entre aqui com nome, sobrenome e e-mail. Ou escreva direto para mim, para explicar o que é o tal idiota. Terei enorme prazer em conhecê-lo. Agora, se quiser continuar se escondendo, procure outro canto. No blog daquele cara da Veja, por exemplo. Em resumo: suma.

Bruno Bastos
Bruno Bastos
16 anos atrás

Concordo com o Gomes, deixa o carro do jeito que está!! Aliás existe nos encontros antigomobilistas do Sul uma categoria p/ premiação chamada UNRESTOREAD CARS, pra carros com a marca do tempo!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Gomes
Se não restaurar, simplesmente estará condenando o carro!
O negócio é tirar bastantes fotos e curtir uma relíquia sã e salva.

vitão
vitão
16 anos atrás

um detalhe que percebi agora: é a minha sinusite ou a lanterna traseira é a mesma do Trabi ? E como chama o outro carro feito na DDR (rs,rs,rs,rs até cair da cadeira) ? Wanderer ? o motor é o mesmo 3=6?

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

Eu ia restaurar, ia restaurar e ficaria direto até a criança ficar pronta.

Rato
Rato
16 anos atrás

Vc. é comuna até na estética meu caro petralha Flavio Gomes.
Aliás vc. sabe alguma coisa do “perfeito idiota latino-americano”, que vc encarna?

3=6
3=6
16 anos atrás

muito valida a colocação do milton m. bonani. de fato no brasil muitos não sabem diferenciar um carro restaurado de um sem restauração.
seria bom , nas exposições do brasil , ter esta categoria.
seria uma boa escola.

EdisPj
EdisPj
16 anos atrás

Pelo informado no texto, o carro que será restaurado será o outro, pois esse IFA o dono disse que não vende por nada… acho que prefere ver apodrecer…

J Zumbrunsky
J Zumbrunsky
16 anos atrás

oi gomes
pena q v n responde os comentários
tenho fotos que gostaria de mostrar
para quem gosta… mas como v não se interessa, paciencia, vai privar os blogueiros,, de ver um clássico
super discutido e não conhecido…
abraços … ah tem 3 cilindros..

Askjao
Askjao
16 anos atrás

Reformaria sim, sem dúvida!!! E prefiro a Cicca!

Jason
Jason
16 anos atrás

Perfeito do jeito que está. Bela pátina do tempo…

Fosse meu, daria uma bela revisão mecânica, tiraria as setas de Fusca 1200 e rodaria o resto da vida com essa pintura gasta.

Mas se o cara quer restaurar e fizer um trabalho criterioso, vai ficar legal também. Se não me engano, vi esse IFA em Colonia del Sacramento.

Viva o Uruguai!

wrnicius
wrnicius
16 anos atrás

No site indicado, existem outras fotos deste IFA, não gostei da traseira, me lembras a Belina, nada contra , somente acho que distoou do conjunto arredondado do carro.

Estevão
Estevão
16 anos atrás

Em minha lua-de-mel fui ao Uruguai de carro. Saindo de Curitiba e indo por Porto Alegre, Pelotas e Chuí dá pouco mais que 1.700km. Belíssima viagem. Principalmente o trecho da Reserva do Taim.

Chegando lá soube o porquê daquele país ser sempre lembrado em encontros e por entusiastas antigomobilistas. É uma festa!!!!

Em, pelo menos, 60% das casas vê-se um carro de época estacionado, esperando por uma boa funilaria… Tem cada raridade que é um espetáculo.

Qualquer dia desses posso encaminhar algumas fotos que tirei.

Para finalizar, em Colonia del Sacramento tem um restaurante em que as mesas ficam dentro de carros antigo. Vale a pena.

Abs.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
16 anos atrás

Com certeza restaurada nos trará um pouco da história da época , que muitos não puderam vivenciar……
bom , depois desta frase de efeito, vamos ao que interessa: Repararam que o capot vai até a extremidade da dianteira????(isto tudo para abrigar um motorzinho(sem menosprezo) de 03 cilindros….!!!!) ; Que na grade a um escudo ? e que na ponta da grelha do capot parece uma alavanca para abri-lo ?? Vai ficar sensacional após restaurada !!!!Unica coisa que me parece descaracterizado é o conjunto de setas sob os paralamas dianteiros…

Pedro Pessoa
16 anos atrás

Vai que esse vírus pega……….

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Existe uma corrente de antigomobilistas que realmente não gostam de carros restaurados. Preferem deixá-los “no estado”. O único problema desse IFA é a ferrugem. Se ficar mais um tempo assim, abandonado, realmente o dono não vai vendê-lo mesmo.

vitão
vitão
16 anos atrás

Fg, você prefere 1 minuto com a Cicca (na praia…) ou 2 semanas com a Dercy ? Juventude não tem preço ( ou tem sim; pergunte para um certo piloto de BMW da super classic; aliás se houver outro entrevero no paddock ele pode oferecer serviço de “funilaria ” para os participantes, desde que ele nào seja o agente provocador, lógico).
Restaurado, o IFA não chega a ser a Cicca, mas pode ficar atraente. Como está será apenas decrepto, numa metáfora (outra?) perfeita do regime que o concebeu.