Velinhas

SÃO PAULO (o mais belo VW?) – Rafael Bruno e outros blogueiros me lembram que esta semana fez 35 anos o SP2, esportivo da VW que marcou época e foi considerado, por uma revista alemã, o mais lindo Volkswagen já produzido.

Registrado está. De fato um lindo projeto, totalmente nacional. De desempenho apenas razoável para um esportivo, mas sem dúvida um carro charmosíssimo. Eu, se pudese escolher um, teria aquele amarelo-manga com bancos em marrom-caramelo.

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VANDERLEI GIBSON MOLINARI
VANDERLEI GIBSON MOLINARI
15 anos atrás

COMO PROPRIETÁRIO DE UM SP2 1974, VERMELHO MODENA, TOTALMENTE RESTAURADO, EM ESTADO DE ZERO, ME SINTO ORGULHOSO EM POSSUI-LO. SUA LINHA, COM FRENTE LONGA E TRASEIRA CURTA, DEIXA O CARRO SIMPLESMENTE MARAVILHOSO. NÃO PODEMOS COMETER O ERRO DE OLHAR PARA ESTE CARRO, COMPARANDO-O COM MODELOS ATUAIS. O SP2 É UMA OBRA DE ARTE DO SETOR AUTOMOBILISTICO NACIONAL DOS ANOS 70. PARABÉNS AOS DONOS DE SP2.

NERVOSO
NERVOSO
16 anos atrás

FALTA UM DESSE NA SUPER CLASSIC, MOTOR A AR É CLARO.

Ricardo Sarmento
16 anos atrás

Alguém já colocou uma beleza dessas na pista? Ainda não vi nada sobre isto.

me parece q esse carro foi exportado até pra áfrica do sul

nervoso
nervoso
16 anos atrás

tai o segundo melhor carros produzido pela vw, e é por isso que perde mercado, hoje só fazem %!$&#

Maia Couski
Maia Couski
16 anos atrás

Experimente diminuir um ´´tantinho´´ do entre eixos e voces entenderao porque havia um leve desequilibrio entre tamanho do carro, entre eixos e tamanho da rodagem. tudo era perfeito, inclinaçao do para brisa, frente legal e uma trazeira de arrasar com o devido desconto da infame gradinha do escape. O chassi era longo demais com medidas de rodas grandes e pneus estreitos dando aspecto de canelas finas.

VIRGO
VIRGO
16 anos atrás

O Veloz de vez em quando se supera… Alguns posts dele já são colunas Retrovisor prontas….

R. Lorencini
R. Lorencini
16 anos atrás

Sou mais fã das “barcas”, também, mas curtiria muito ver um desses na Superclassic. Utopia?

Episcopo
Episcopo
16 anos atrás

Um carro lindo !!
Um dos VW a ar que mais me deixam encantado: o SP2 juntinho com o maravilhoso KG !

Caca
Caca
16 anos atrás

Até o Michael Jackson tem um!

Marcelo Dias
Marcelo Dias
16 anos atrás

Não sei como tem gente que tem coragem de falar mal do que não conhece:

“Frente de Brasília”: acorda, meu, a Brasília é que imitou a frente dos SP 1 e 2, pois foi lançada mais de um ano depois!! Aquela frente clássica com quatro faróis foi virando um padrão para todos os “VW AR” aqui no Brasil, pois era muito bonita!!!

“pouco desempenho”: se a matriz tivesse liberado para uso pelos SP da mecânica “água” do Passat , a conversa seria outra, mas não havia verba para isso… Estamos no Terceiro Mundo, não se esqueça disso…

Esse foi o mesmo erro cometido pela Ford 9 anos depois com o Del Rey: um carro bonito, mas com mecânica que não estava à altura: aquele entre eixos e motor de Corcel mataram o carro… Porquê não usaram o chassi e o motor 2.5 do Maverick? Falta de visão, falta de ousadia…

1GT
1GT
16 anos atrás

Veloz…Veloz..tu era feliz e sabia…

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

Sou mesmo !

.
.
16 anos atrás

menos, Sr. Antonio Stricagnolo, menos… Quanta bobagem !
V.Exa. deve ser um PhD em engenharia automobilística, certo ?
Sugiro enviar seu currículo para Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, Zuffenhausen, Germany.
Mas não fale mal do Ferdinand por lá…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, bom dia de sexta-feira.
Como todos já narraram muito bem várias facetas históricas desse carro, vou contar o melhor SP-2 que conheci.
Foi no ano de 1974 e pertenceu a um amigo que era cliente do posto de gasolina do meu avô. Em frente ao posto, numa esquina e tomando quase meio quarteirão, havia o centro automotivo do meu tio e na rua transversal num outro prédio dele havia uma oficina de preparação de motores, a “Volksbrasa” do Toninho, grande preparador de Fuscas e primeiro mecânico do Sidney Alves, que era de lá e que começou no “Festival do Ronco” junto ao Ingo e correu até na Stock Car e F-Truck.
Como se vê o lugar era maravilhosamente agitado com máquinas e motores e tínhamos na verdade o que chamávamos na época de 3 Esquinas do Veneno : a do posto, a do centro automotivo e da lanchonete em frente.
Os rachas eram numa estradinha próxima que chamávamos de Daytomba pois era cheia de curvas e isolada entre alguns morros perto da Dutra.
As carangas eram as da época, Fuscas, Brasílias, Pumas, Opalas, Dodges e os primeiros Mavericks. Tinha até uma Berlineta Interlagos que tinha sido do meu tio a muitos anos atrás e, ainda em forma, dava seus shows de vêz em quando.
Tudo ia nesse ritmo até que um dia um amigo nosso, que também se chamava Gomes, apareceu com um SP-2 branco, vidros verdes, 0 km. Um carro muito bonito, sem dúvida mas, já com a fama de lerdo e ruim de curva que muitos já contaram por aqui.
Imaginem então no nosso “autódromo” Daytomba ? Muitos riram do Gomes e gozaram com o suposto dinheiro jogado fora por ele nesse carro.
Na primeira vêz que ele andou na nossa pista, só serviu para confirmar tudo o que diziam de ruim do carro. Na Dutra, em velocidade, até que que era razoavel mas, faltava motor, havia muito peso para empurrar.
Alguns dias depois ele aparece na oficina com uma grande caixa de papelão cheia de “maravilhas”. Ao abrí-la, começaram a aparecer um “Kitão 2000 da Vicsa”, comando P3 da MM, bobina Mallory e, delírio total : 2 Weber 48 horizontais que eram montados em cima do motor, deitados um ao lado do outro com as “bocas” diametralmente opostas e acionados por um mecanismo articulado no meio deles. Junto a eles uma “bolha” de acrílico transparente que era instalada em cima da tampa do motor, que tinha de ser cortada como uma moldura de janela e deixava os carburadores à mostra bem acima do motor. Lindo demais.
Os cabeçotes e coletores foram trabalhados pelo Galeco lá do Cambucí, que deu um trato especial e meticuloso nos coletoes de admisão que nesse caso eram longos, deitados e curvos.
Suspensão “katracada”, amortecedores Barcchi, rodas “mexirica” 8 pol. atrás, 6 na frente e pneus Pirelli CN-36 recém lançados completaram a obra.
Bem amigos da Rede Gomes, esse SP-2 do outro Gomes quando ficou pronto virou um demônio sobre rodas. Poucos carros da região andavam perto dele. Até uma famosa Puma 2000 de um japonês de Mogi das Cruzes levou páu do SP branco. O até então mais rápido Fuscão 2000 com motor de pista, carter seco, câmbio longo, etc, etc, do pedaço parecia funcionar em 3 cilindros perto da nova jóia da região.
Foi uma das mais incríveis transformações para melhor de um carro lerdo que já ví na vida.
Ao longo do tempo ele foi recebendo sempre novos equipamentos que paulatinamente melhoraram ainda mais seu já alto rendimento.
Até que uns 2 anos depois, naquela serra de Campos do Jordão, a jornada do Gomes junto ao SP-2 terminou abruptamente num acidente pavoroso que levou também sua namorada.
Segundo testemunhas, ele estava competindo com vários outros carros. E estava na frente…

VIRGO
VIRGO
16 anos atrás

Tive o prazer de viajar com um desses, e na estrada era um tesão, apesar da pouca potência. Mas a aerodinâmica e o fato dele andar colado no chão faziam da sua direção, mesmo pela cidade, um prazer. Fora que chamava mais a atenção que os opalões, mavecos e etc… da época. Um amigo tinha um e queria porque queria me empurrar o carro. Fiz a cagada de não comprar… quem diz de boca cheia que não se arrepende de nada que fez na vida, sinceramente, não sabe o que está falando…

REBITE pOp
REBITE pOp
16 anos atrás

Belo design nacional de carro esporte numa época em que éramos[?] tao vira lata em estilo e consumiamos desenhos prontos. a soluçao era encarar os fusca+fibra que com raras exessoes tinham micos como a bunda caida dos Puma e o deformado Santa Matilde… old times!

1GT
1GT
16 anos atrás

Dois carros de minha infância…Puma GTE e VW SP2…dificil de esquecer o primeiro passeio com 5 anos de idade.

Antonio Stricagnolo
Antonio Stricagnolo
16 anos atrás

Diz a lenda que o VW SP foi a resposta do diretor presidente da VW na epoca ao convite que ele recebeu do governo militar para “gentilmente” fornecer o chassi do Karmann Ghia para a Puma iniciar a era Puma ar.Lendas a parte a verdade é que o Puma com todo o metodo artesanal de construção deu um pau no SP comercialmente e tambem na hora do racha.A resposta saiu pela culatra.Produto bonito da VW pra dizer a verdade so teve ate hoje o Corrado e Sirocco que estão mais para Audi do que VW.Tecnicamente falando não sei qual projeto VW Brasil é o pior,SP ou Kombi Diesel.Como todo VW e Porsche ele não negava a raça,estabilidade ruim,um verdadeiro cabo e martelo,aonde o motor vai o carro vai atras.Pelo menos o Porsche tem motor para andar em linha reta.So conheço um tipo de carro que quando roda na curva sai de ré pela tangente,Fusca e a sua turma.O pior é que por mais que os pilotos reclamassem da estabilidade dos Auto Union da decada de 30 o Prof. Ferdinand nunca mudou o sistema da suspensão.Um pecado fazer um monoposto na epoca com motor entre eixos,um motorzão,tudo otimo e depois fazer a suspensão igual do Fusca.

Red Five
Red Five
16 anos atrás

Agart,

Eu não tinha nascido quando o carro foi concebido. E isso não me faz achar o SP menos belo, apesar de reconhecer que o desenho é muito mais pela estética do que pela funcionalidade.

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
16 anos atrás

É simplesmente um dos carros mais bonitos que conheço.

Tirando os ban-ban-bans Porsche, Ferrari, Lamborghini, Lotus, Jaguar etc. Fiacaria com a seguinte garagem nesta ordem:

PUMA DKW, Karmann Ghia, SP 2, PUMA Tubarão (as primeiras), PUMA GTB 1 e PUMA GTS.

Melhor que isto só se pudésse completar com mais alguns carrinhos como DKW, GOL GTS ou GTI, Pointer GTI, PASSAT TS, um LADA Niva ou Laika e um Land Rover para o dia-a-dia. Ai sonho meu, mas eu chego lá…

vitão
vitão
16 anos atrás

Dú, que saudades do Scarabocchio e do La(r) Licorne (tinha cara que pagava pensão lá, literalmente). Nada que 5 ampolas do Tetrex não resolvessem.
Menos do (Esqueçam de mim )Figueirdo , claro!

Baygon
Baygon
16 anos atrás

Era um carro muito bom para os padrões brasileiros. Pena que faltava motor e outros detalhes como a inclinação absurda do para-brisa dianteiro pois o sol batia na cara do motorista com facilidade. Tinha dono que colava papel contact para amenizar o problema. No geral era um bom carro, pena que não se encontra quase po ai.

Jbchaves
Jbchaves
16 anos atrás

Lindaço! a VW nunca fez ou fará um carro tão bonito, tanto que 35 anos passados e ele ainda é moderno…

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

até a americanada se rendeu ao SP2

http://news.windingroad.com/body-
stylesmarket-
segment/coupes/shapely-brazilian-
vw-sp2-on-ebay/

carro bonito é isso aí, não importa a data !

Dú
16 anos atrás

Éramos moleques, e ao lado do Hilton, na ruazinha as damas da noite iam de carro. E a concorrência com o La Licorne. E o SP era o sonho de consumo delas. Tanto que todos aqui sabem como era chamado o Sonho de P….. . Tem razão quem postou ai em baixo. Era amarelo mostarda, Jimmy. Mas desbotava a pintura.

Samuel Oliveira
Samuel Oliveira
16 anos atrás

Esse carro povôou meus sonhos de infância…
Apesar do acabamento simplório para os dias de hoje, era um dos carros mais caros do país, senão o mais caro na época do lançamento. O prata (creio que esse da foto seja) era o mais bonito e charmoso (amarelo manga, fala sério…).
Lembro que um tio meu teve um muitos anos depois, quando já não se fabricava mais o SP2, mas ainda se viam muitos na rua.
O carro era um charme puro e tinha uma aura, um quê de exclusividade danada. A pessoa tinha que se agachar para entrar nele e a posição de dirigir era quase deitada, se vacilar na estrada dava prá enxergar por baixo dos caminhões…
Para a época até que andava muito, mas hoje tomaria pau de qualquer carro mil.

Alevandro
Alevandro
16 anos atrás

A questão é ele ser lindo, e não se o projeto era isso ou aquilo.

E ele é lindo, apesar de eu gostar mais dos KG, tudo bem não são legitimos VW e nem nacionais, mas são os mais bonitos a utilizarem um motor a ar.

O FG tem um SP2 amarelo-manga para vender perto da sua casa, placa preta e tudo, lá na Helio Pellegrino.

milaré
milaré
16 anos atrás

O prezado compatriota que vive no estrangeiro anda realmente desinformado, 10 anos fora daqui realmente fazem uma diferença tremenda, vá se informar a respeito dos brasileiros nas empresas automobilisticas como GM e FORD, vá ver quem dirige a Renault/Nissan, vá ver onde estão as fabricas mais produtivas das multinacionais dos automóveis, sei lá acho que é puro estrelismo ou como disseram aí embaixo..ESNOBAR A BRASILEIRADA…fica lá fora não faz falta por aqui.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

É um carro lindo demais, merecia que algum granudo pegasse e enfiasse um seis cilindros a ar Porsche, seria mais compatível com o visual.

agart
agart
16 anos atrás

A maioria dos que fazem postagens por aqui nem tinha nascido quando este carro começou a ser produzido, fazem considerações a respeito de potencia, desenho e outras coisas do automovel sem saber da realidade que se vivia nos tempos em que foi concebido….

kylauwea
kylauwea
16 anos atrás

Bom mesmo é dizer que mora “no estrangeiro” ,não vem aqui a dez anos e esnobar a brasileirada,né?
fala sério…

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

marcog : sabe qual era o seu nome ? SP 3 e na época o Passat foi uma revolução e a idéia era atualizar o projeto..era lindo pode acreditar ,mas tão caro naquela época como qualquer importado.

Joe
Joe
16 anos atrás

Tem um amarelo manga com os bancos caramelo no mercado livre,por 40000.É vc q está vendendo ou ganha comissão?

Arthur
Arthur
16 anos atrás

Embora, tenha predileção por Opala, Maverick e Dodge, em matéria de design, nada feito no Brasil foi mais belo que o SP2.

Bruno Bastos
Bruno Bastos
16 anos atrás

A Volks Alemã gostou tanto do SP2 que até colocou um exemplar em seu MUSEU na cidade de WOLFSBURG!!

JOSÉMARIA MIRANDA TE
JOSÉMARIA MIRANDA TE
16 anos atrás

Não sei porque eu olho para este carro e lembro das pornochanchadas dos anos 80

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Azul com faixa branca? Fica pra você.

Marcog
Marcog
16 anos atrás

Paulo Aidar: motor de Passat ? Sacrilégio…

4a marcha muito longa, uma pena. Lembro que só dava pra andar sem “uracos” entre 3a e 4a com um motorzinho de 1.8 pra cima, com 2 Weber40 ou maior…. senão virava um Overdrive de 4 marchas…rsrs.

Ainda assim, pela falta de conhecimento geral, coroa e pinhão desse carro era disputada no tapa, e tinha muito tonto comprando conjunto do 1600 levando gato-por-lebre… Pistões e camisas também. Poucos sabiam que com um pouquinho mais você levava os de 90.5 da Mahle, e em vez dos magros 1700 teria um 1800 com muito mais saúde…

… ai que saudade dos tempos de fusquinha…

Dú
16 anos atrás

Amarelo manga foi brabo, e os marrom metálico. Tinha o TC tbm, o carro que assobiava. Era moleque e falavamos. Lá vem um KG TC. Tinha alguma coisa o vento qdo. se abria o quebra vento fazia barulho.

vitão
vitão
16 anos atrás

em 75 vi um em Paris, com placa de país árabe (não sei para quantos paises ele foi exportado) . O cara tava se achando, com aquele bigodão dos “brimos”, mas foi fazer uma esquina, com chuva,piso de pedra, perto do sei-lá-qual arred….e a barata completou um 180 (engraçado que comentei pro pessoal que o cara não ia fazer a curva e todo mundo me vaiou; quando ele consertou o estrago e passou por nós, a tropa toda aplaudiu; vai entender). Parece que tem um clube de SP na Alemanha.

Lucas
Lucas
16 anos atrás

Eu teria um prata, não existe cor mais bonita pra carro.

Roberto Octavio
Roberto Octavio
16 anos atrás

Reza a lenda que nos anos 70, quando veio com o Jackson 5 ao Brasil, Michael Jackson teria comprado um, que até hoje estaria em Neverland
Abraços

Didier Pironi
Didier Pironi
16 anos atrás

Eu tenho um azul claro com faixa branca, chupa Gomes vc não tem!

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Lindão..lembro que a DACON pegou um desses e alisou a lateral, enfiou um motor de passat na traseira e pintou de verde mantiqueira, pintou as rodas de preto deixando só o aro cromado…..coisa linda..saiu até na 4Rodas da época…

Cristiano
Cristiano
16 anos atrás

Seria bacana um na Superclassic.
Atenção Gomes:

Saiu uma foto do #96 no Jornal de Londrina, mas na legenda colocaram que era um Alfa Romeo.
Fora o sacrilégio, mostra o conhecimento de quem escreveu…

Ike
Ike
16 anos atrás

Carro lindo, para a época tinha um acabamento que superava as espectativas, quanto ao desempenho e qualidades de pista, devemos lembrar das limitações da industria na ocasião, ao meu entender se hoje tivesse dele igualzinho a este dai da foto novo para vender, ia ter fila e eu certamente adoraria desfilar devagarinho com um deles “longe dos postes”,,

Red Five
Red Five
16 anos atrás

Ainda acho Sirocco e Corrado mais bonitos (estou escrevendo o mesmo que escrevi no post sobre o Sirocco, de quase um ano atrás), mas o SP2 vem logo atrás, pouco à frente do Golf MkI e Passat MkI.

Júnior: o verdadeiro
Júnior: o verdadeiro
16 anos atrás

Como estilo e desenho é nota 10! Como mecânica e desempenho é nota 2. Pela área envidraçada tem que ter filme no vidro, senão em época de calor não se consegue ficar dentro.

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Não sou fanático por V W, mas alguns modelos são realmente especiais para mim:

o SP2, como citado, o Passat Pointer 88-89, Santanta Evidence, Gol GT, Variant II, Fuscão 1.500
Cada um com sua história, sua época e bons momentos.

luiz antonio siqueir
luiz antonio siqueir
16 anos atrás

A frente do sp 2 é muito feia parecida com a brasília da época O PRIMEIRO CRIME, alias a vw o que faz de erro de projeto é piada, aultima é a grade do gol pintada imitando o audi , um grande erro de desenho dos projetistas brasileiros ja o resto é bom a traseira linda, o ponto forte como a mulher brasileira, a relação de distribuição de peso outro problema grave que o impediu de ser um carro de verdade a frente leve e comprida pois não tinha nada no capo dianteiro e a traseira curta e pesada com o motor atraz, quem disse que o carro é lindo não conhece automobilismo de verdade , a revista alemã não viu o carro ou levou um jaba talvez tenha ganho um exemplar do carro, alguem ja viu um SP2 na pista ? nunca houve talvez nessas categorias de carros “classicos” para passear e fazer de conta que corre, aí sim é possivel, mas acho que nem aí eles andariam é como o mp lafer erro de projeto, frente comprida e vazia onde deveria ter motor não tem nada tinha no MGa original, quantos playboys não morreram em São Paulo em MPLAFER depois de entrar na curva da ponte da cidade jardim nos anos 70 e 80 E VER A FRENTE LEVANTAR VAZIA e o poste lindo ali parado. não venho ao brasil a 10 anos agora em ferias aqui estou vejo o brasileiro continua não percebendo nada em termos de projetos, salvam os pilotos que são otimos, luiz antonio