Carcabarth

SÃO PAULO (não ofende) – Meu amigo ministro do STF, Rafael Linhares, pergunta: esse Abarth é uma imitação do Carcará?

Pelo sim, pelo não, vocês de Minas têm a obrigação de visitar a tal da exposição da Fiat. O carro, pelo visto, está lá. Bateu recordes, sabe como é…

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corcel Bino
Corcel Bino
15 anos atrás

O post ta meio velhinho, mas só pra esclarecer: Tenho uma revista QR de meados dos 60 que tem a foto desse carro, que veio um pouco antes do Carcará. Mas são contemporaneos.

COOL
COOL
16 anos atrás

Puxa.. esta mais feinho que o Carcara…

.
.
16 anos atrás

Gostaria de saber porque esta Fiat-Abarth tem faróis !!!!
Será que é para estabelecer o record mundial noturno ????

ricardo74mg
ricardo74mg
16 anos atrás

A xposição é ótima! Estive no sábado agor e dei a maior sorte porque, devido ao frio e à chuva, não estava cheio. Umas das garotas me explicou que a Ferrari do Schummy (2003 GA) fica impossível de se ver, de tanta gente em volta dela. Para mim, o melhor da exposição é o Alfa 12c de 1936. Simplesmente espetacular! O eixo cardão passa entre as pernas do piloto! fantástico, ainda mais que pilotado pelo Nuvolari. Dá para imaginar o que aquela máquina tem para contar! Embora seja proibido tirar fotos, vale à pena comprar o livro, pois custa apenas R$ 30,00. Se fizzermos as contas, o tanto de fotos a serem tiradas (e reveladas) superaria facilmente esse valor, e não viria com o tanto de informações e ilustrações do livro. Compensa, até pelo acabamento primoroso e a impressão em papel couché. Não percam, a exposição é ótima! Mas respeitem as áreas demarcadas, porque os seguranças chegam em cima mesmo! Também, com os carros que tem lá, a maioria de colecionadores particulares, todo cuidado é pouco. E vale dar uma boa olhada na Ducatti Desmo do Capirossi, outro espetáculo à parte!

Ibsen
Ibsen
16 anos atrás

Já visitei a exposição – Speed a arte da velocidade. Não é permitido tirar fotos nem usando o celular. Maquetes, desenhos, filmes, pinturas e automóveis reais, incluindo a maravilhosa Alfa Romeo 12C-36 de 1936 usada por Nuvolari e Farina, de babar. Valeu a pena a visita, pretendo voltar outras vezes pois ela fica até 30 de setembro. Ainda por cima, de graça. O catálogo da exposição é muito bem feito, um verdadeiro livro capa dura, com bom texto e boas fotos, por um preço muito razoável (R$30,00).

Roberto Fróes
Roberto Fróes
16 anos atrás

Gente, a aerodinâmica tem muito mais a ver com a época que com uma cópia.
Explicando, à medida em que os conhecimentos vão progredindo, chega-se à uma forma geral que acaba sendo utilizada por todos.
O nosso Carcará nada mais é – em termos de design – que uma “cópia” reduzida do Auto Union Typ C Rekordcar de 1937. Dêem uma olhada no nosso site http://www.dkw.com.br , seção de fotos, temos lá o Typ C carenado de recordes, na versão anterior à que matou Rosemeyer. E esse já seguia a tendência então dominante.
Não é só o Fiat Abarth. A partir do início dos anos 30, todos os streamliners seguem a mesma configuração.
Aqui neste blog já apareceram carros assim até dos países do leste europeu.
Até os americanos lembram um pouco…
O Challenger I, de Mickey Thompson, do início dos anos 60, tem o mesmo conceito aerodinâmico, apesar do capô dianteiro muitíssimo mais longo – abrigava 4 big blocks Pontiac V8, um para cada roda – e tinha 2 imensos scoops para alimentar os motores beberrões.
Achei o link, dêem uma olhada.
http://www.racingcampbells.com/content/campbell.archives/m.thompson.asp

Tarsis
Tarsis
16 anos atrás

Mais uma prova q nada se cria tudo se copia…é claro q o Abarth veio primeiro e fez os records….e o carcará boquetá correu atrás….FORZA FIAT.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
16 anos atrás

Realmente inspiração carcariana tem fonte…….Ambos no conceito Streamliners desde 1925 onde Rolls Phantom I Jonckheere Aerodynamic Coupe já utilizava conceitos aerodinamicos em carros conceituais

cod4100
cod4100
16 anos atrás

Amigo Marquinhos, infelizmente vc não vai ter nenhuma foto da exposição. É proibido entrar com cameras na galeria.

Mais tem um link ai com algumas fotos de divulgação do evento.

http://noticias.uol.com.br/carros/album/speed_mg_album.jhtm?abrefoto=2

Stovebolt29
Stovebolt29
16 anos atrás

Adoro Streamliners, Belly Tanks, Lakesters e afins…

Humberto Corradi
Humberto Corradi
16 anos atrás

Na verdade, primeiro mesmo, veio um certo auto union…

Stéphano Farias
Stéphano Farias
16 anos atrás

Já visitei e é ótimo… tem um Alfa Romeu de corridas da decada de 50 muito bacana tb. entre vários outros carros…

André de Itaiópolis
André de Itaiópolis
16 anos atrás

Bem parecidão mesmo, mas quem veio antes? O Carcará ou o Abarth?

Marquinho
Marquinho
16 anos atrás

Estou indo hj visitar essa exposição e tirar algumas fotos…
Se der mando pra vc Flávio!!
Abraços