Carcabarth
SÃO PAULO (não ofende) – Meu amigo ministro do STF, Rafael Linhares, pergunta: esse Abarth é uma imitação do Carcará?
Pelo sim, pelo não, vocês de Minas têm a obrigação de visitar a tal da exposição da Fiat. O carro, pelo visto, está lá. Bateu recordes, sabe como é…
O post ta meio velhinho, mas só pra esclarecer: Tenho uma revista QR de meados dos 60 que tem a foto desse carro, que veio um pouco antes do Carcará. Mas são contemporaneos.
Puxa.. esta mais feinho que o Carcara…
Gostaria de saber porque esta Fiat-Abarth tem faróis !!!!
Será que é para estabelecer o record mundial noturno ????
A xposição é ótima! Estive no sábado agor e dei a maior sorte porque, devido ao frio e à chuva, não estava cheio. Umas das garotas me explicou que a Ferrari do Schummy (2003 GA) fica impossível de se ver, de tanta gente em volta dela. Para mim, o melhor da exposição é o Alfa 12c de 1936. Simplesmente espetacular! O eixo cardão passa entre as pernas do piloto! fantástico, ainda mais que pilotado pelo Nuvolari. Dá para imaginar o que aquela máquina tem para contar! Embora seja proibido tirar fotos, vale à pena comprar o livro, pois custa apenas R$ 30,00. Se fizzermos as contas, o tanto de fotos a serem tiradas (e reveladas) superaria facilmente esse valor, e não viria com o tanto de informações e ilustrações do livro. Compensa, até pelo acabamento primoroso e a impressão em papel couché. Não percam, a exposição é ótima! Mas respeitem as áreas demarcadas, porque os seguranças chegam em cima mesmo! Também, com os carros que tem lá, a maioria de colecionadores particulares, todo cuidado é pouco. E vale dar uma boa olhada na Ducatti Desmo do Capirossi, outro espetáculo à parte!
Já visitei a exposição – Speed a arte da velocidade. Não é permitido tirar fotos nem usando o celular. Maquetes, desenhos, filmes, pinturas e automóveis reais, incluindo a maravilhosa Alfa Romeo 12C-36 de 1936 usada por Nuvolari e Farina, de babar. Valeu a pena a visita, pretendo voltar outras vezes pois ela fica até 30 de setembro. Ainda por cima, de graça. O catálogo da exposição é muito bem feito, um verdadeiro livro capa dura, com bom texto e boas fotos, por um preço muito razoável (R$30,00).
Gente, a aerodinâmica tem muito mais a ver com a época que com uma cópia.
Explicando, à medida em que os conhecimentos vão progredindo, chega-se à uma forma geral que acaba sendo utilizada por todos.
O nosso Carcará nada mais é – em termos de design – que uma “cópia” reduzida do Auto Union Typ C Rekordcar de 1937. Dêem uma olhada no nosso site http://www.dkw.com.br , seção de fotos, temos lá o Typ C carenado de recordes, na versão anterior à que matou Rosemeyer. E esse já seguia a tendência então dominante.
Não é só o Fiat Abarth. A partir do início dos anos 30, todos os streamliners seguem a mesma configuração.
Aqui neste blog já apareceram carros assim até dos países do leste europeu.
Até os americanos lembram um pouco…
O Challenger I, de Mickey Thompson, do início dos anos 60, tem o mesmo conceito aerodinâmico, apesar do capô dianteiro muitíssimo mais longo – abrigava 4 big blocks Pontiac V8, um para cada roda – e tinha 2 imensos scoops para alimentar os motores beberrões.
Achei o link, dêem uma olhada.
http://www.racingcampbells.com/content/campbell.archives/m.thompson.asp
Mais uma prova q nada se cria tudo se copia…é claro q o Abarth veio primeiro e fez os records….e o carcará boquetá correu atrás….FORZA FIAT.
Realmente inspiração carcariana tem fonte…….Ambos no conceito Streamliners desde 1925 onde Rolls Phantom I Jonckheere Aerodynamic Coupe já utilizava conceitos aerodinamicos em carros conceituais
Amigo Marquinhos, infelizmente vc não vai ter nenhuma foto da exposição. É proibido entrar com cameras na galeria.
Mais tem um link ai com algumas fotos de divulgação do evento.
http://noticias.uol.com.br/carros/album/speed_mg_album.jhtm?abrefoto=2
Adoro Streamliners, Belly Tanks, Lakesters e afins…
Na verdade, primeiro mesmo, veio um certo auto union…
Já visitei e é ótimo… tem um Alfa Romeu de corridas da decada de 50 muito bacana tb. entre vários outros carros…
Bem parecidão mesmo, mas quem veio antes? O Carcará ou o Abarth?
Estou indo hj visitar essa exposição e tirar algumas fotos…
Se der mando pra vc Flávio!!
Abraços