Culpa da pistola

SÃO PAULO (e todos os ossos no lugar) – Ron Dennis acaba de dizer em Nürburgring que o problema no carro de Hamilton não foi na suspensão. Segundo o dono da McLaren, a pistola pneumática que aperta a porca da roda apresentou defeito. Assim, a roda estava mal fixada.

Ainda de acordo com o dirigente, não foi falha de nenhum mecânico, e sim do equipamento. E essa mesma pistola fora usada para fixar a roda de Alonso. “Demos sorte porque não se soltou no dele.”

Dennis falou que Hamilton não quebrou nada, que não ficou inconsciente em nenhum momento e que a decisão sobre sua participação na corrida vai levar algumas horas, ainda.


Ficou bem estragadinho; se for refazer, vai dar trabalho…

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jason
Jason
16 anos atrás

Imaginem o clima se tivesse acontecido com o carro do Alonso…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Completando o raciocínio:
Quando uma roda está meio solta, ela “avisa” que algo está errado. Já vimos dezenas de rodas soltando nos últimos 30 anos de F1…
O conjunto vibra de maneira anormal, a roda fica meio solta – meio presa e o carro balança para os lados aos sabor do movimento, o comportamento vai se deteriorando, e por aí vai.
Quebrar um cubo rápido, de uma manga de eixo superdimensionada, assim instantaneamente?
De jeito nenhum, mentira pura e descarada.
O carrro não vibrou, não balançou, o cara vinha de pé cravado pra brigar pela pole e virou passageiro de um Ball Joint quebrado.
Se me trouxerem os dados de telemetria, se me mostrarem o cubo quebrado, se me derem a tal aparafudadeira descalibrada, mesmo assim duvidarei.
Vai ser tudo armação pra não reconhecer uma falha estrutural, de peças fabricadas pela própria Mclaren ou de terceiros…
Pra resumir: Nem a pau, Juvenal.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Vi a imagem um monte de vezes, e penso que a Maclaren mente descaradamente.
O Reginaldo leme matou na mosca, e disse exatamente o que pensei:
O Uniball, ou BJ – Ball Joint – a famosa união esférica foi pro espaço.
Tive a nítida impressão que o BL do triangulo superior quebrou bem na manga de eixo. Imediatamente a roda entortou, furando o pneu no pedaço que sobrou do tal triangulo superior…
Foi o que vi, foi o que entendi.
Naturalmente ninguem reconhecerá em público uma falha estrutural de qualquer componente, de qualquer fornecedor…
Só não disseram que foi a famosa e misteriosa “pane hidráulica”, justificativa mais genérica é impossível…. Simplesmente porque ficou claro na imagem.
Portanto, bota a culpa numa simples aparafusadeira….
E se a manga de eixo não resiste a um torque maior ou menor do que a variação natural da calibração… Um abraço.
Obviamente a Maclaren sustentará esta falácia (linda essa palavra, falácia…) até o fim dos tempos.
Estão no direito de mentir eternamente, e eu e metade dos engenheiros do planeta terra de duvidar.

vitão
vitão
16 anos atrás

hummm….as minhas fontes indicam falha na copiadora Xerox . Acertei ?

Hagar
Hagar
16 anos atrás

Se tivese uma área de escape como esta Senna teria saido vivo do carro.

A mesma coisa para o Aeroporto de Congonhas, com uma area de escape maior não teriamos aquela catastrofe.

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

é moçada, se não se tem anjo da guarda forte ou uma boa benzedeira, melhor curtir corridas de outro ângulo.

J. Júlio
J. Júlio
16 anos atrás

Olá
Marcog
Com certeza o saudoso Senna estava bem mais rápido, embora a velocidade não tenha sido o fator determinante de sua morte.
Como falaram abaixo em mecânicos da Tam, o caso do Senna parece ter sido como estes acidentes com aviões, cheios de coincidências, – barra de direção mal soldada, curva mais veloz, acidentes na véspera, equipe nova, Schumacher, etc…
Falaram que o Robinho estava entre 260-280. Acho q se não fossem aqueles pneus, a coisa teria sido bem pior, pois dá a impressão q ele bateu com a mesma velocidade q vinha, passando voando sobre a brita.
Abs

Marcog
16 anos atrás

J. Julio, o Ayrton estava BEM mais rápido quando bateu.

LM
LM
16 anos atrás

Com esta nota, os mecânicos da McLaren podem se candidatar a mecânicos da TAM. Demos sorte… Esse Ron Denis, Lembram da asa do Kimi voando em um GP na Alemanha, também deram sorte…. A FIA tem que desclassificar a McLaren…

J. Júlio
J. Júlio
16 anos atrás

Olá
Acho q não foi só o pneu furado. Primeiro sai uma fumacinha, depois soltam pedaços de refrigeração do freio ou da suspenção e por último o pneu murcho e aparentemente com o cubo solto. Lembrou um pouco a batida do Senna, que SE tivesse batido numa proteção de pneus como aquela, estaria vivo.
Abs

ricardo
ricardo
16 anos atrás

foi um furo de pneu !!a borracha dechapou !! se fosse um pneu mal colocado , cairia a roda tb !!

galvao
galvao
16 anos atrás

retificando meu comentario: acabo de ver no site da F1 que de fato foi um pneu furado, mas porque a roda foi mal parafusada e aos poucos foi saindo fora do “prumo”, até furar por tocar em outra peça do carro.

galvao
galvao
16 anos atrás

olha, reparem bem na imagem da camera onboard: o pneu dianteiro direito fura e como a curva era pra esquerda o carro saiu pela tangente. Diferentemente do que estão anunciando até agora e do que foi dito durante a transmissão, tenho 99% de certeza de que vi, antes de mais nada, um pneu furado e a batida só ocorreu com toda essa força porque o carro levantou voo na zebra.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

É obvio que não sou especialista, mas sim, palpiteiro, aliás como a maioria .
No entanto causa-me estranheza a informação.
Explico meu ponto: se a roda não ficou firmemente fixada, a sensibilidade do piloto não ‘percebe’ alguma ligeira vibração ? não acho possivel que não perceba e avalie o risco inerente.
É tudo feito tão no limite extremo que qq coisinha é perceptivel para o piloto.
Não engulo essa explicação .
Eu penso é que a Maclarem, perdeu a mão depois da confusãoGate.
Ninguém lá está trabalhando tranquilo.
Falando nisso e o brasil adorador das ‘frechas de prata”?hein?…sumiu..

Caravanserai
Caravanserai
16 anos atrás

Ou seja…
O mecânico será demitido depois…

revelador
revelador
16 anos atrás

os 3 canais sportv estão mostrando a mesma imagem…. lamentável