Culpada. Mas tudo bem.

SÃO PAULO (estranha, essa FIA) – Saiu agora o veredito do Conselho Mundial da FIA em Paris. A McLaren é culpada, porque teve posse de documentos sigilosos da Ferrari. Pena: nenhuma, porque não há evidências de que o time tenha usado informações da equipe rival em seus carros.

Ah, Stepney e Coughlan serão chamados para “convencer a FIA de que não devem ser banidos do esporte”.

Claro que há muito mais como pano de fundo dessa história. Mas dá para tirar algumas rápidas conclusões: a Ferrari perdeu, politicamente, porque a McLaren não foi punida; a McLaren também sai derrotada, manchada, maculada, embora ilesa do ponto de vista esportivo e, também, financeiro; Stepney e Coughlan, como previsto aqui no primeiro dia do escândalo, estão fodidos, com o perdão da palavra.


Fim da reunião, Mosley declara: “OK, senhores, acabamos. Alguém gosta de calabresa?”

Subscribe
Notify of
guest

127 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fred Parente
Fred Parente
16 anos atrás

Corrigindo:
…por isso….
…farsa…

Fred Parente
Fred Parente
16 anos atrás

Todo o mundo automobilistico está estarrecido com esse veredito??!! Acho que todos já esperavam porisso, senão vejamos os fatos que pesaram para a decisão da FIA e da FOCA:
– A Mclaren tem a sensação da F1chamada Lewis Hamilton;
– Tem o bi-campeão chorão, que dá o maior ibope na imprensa com os seus chiliques, quer ganhe ou perca;
– Tem um dossiê completo podendo fabricar um “FeriMcli” a qualquer momento (ficaria lindo!);
– Tem o Galvão Bueno conhecido nos 4 cantos do mundo (no banheiro, na sala, no quarto e na cozinha da casa dele), azarando o Kimi e o Hamilton a toda hora.
Se fossem punidos com perda de pontos ou desclassificação como ficaria o “show” daqui pra frente sem público e sem telespectadores?
Agora o mais absurdo é querer batizar de PIZZA uma decisão dessas, e novamente se utilizar de uma PALAVRA GENUINAMENTE ITALIANA, ISSO É MAIS SERIO AINDA!
Chamar de palhaçada ou cachorrada sera desmerecer os Palhaços e Cachorros!
Esses picaretas profissionais detonaram a F!
Continuo gostando mais da GP2 com os aprendizes de piloto fazendo de tudo um pouco na pista!
Isso está me parecendo o final da copa da França de 1998, aquela farça toda chegou a F1, infelizmente!
O final desta temporada deverá ir para o tapetão.
De agora em diante vou torçer para o Massa incorporar o espírito do NIck Hildefld e o Nakagima pedir a espada de samurai do pai e sair cortando os pneus dos seus concorrentes, ficaria bastante interessante.
A F1 me lembrou uma piada do papagaio que ficou tomando conta da esposa do viajante, e que após sua chegada, ao desfilar pelado na frente do patrâo, foi perguntado porque estava fazendo aquilo e respondeu: “Em casa de corn_ eu ando é pelado!”
Daqui pra frente vale tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Daniel Fiedman
Daniel Fiedman
16 anos atrás

Eduardo Martins,

Por favor, leia o que escrevi exata,mente antes de seus Posts.
Uma coisa é estar irregular ou tentando burlar o regulamento ( Na F1 SEMPRE se fez isto ( Lotus com Pseudo 2 Chassis; Brabham, Williams e Tyrrel com tanques de água para serem enchidos depois das corridas e largarem mais leves; amortedcedores de Massa na Renault, Asas Flexíveis ano passado na BMW e Ferrari, etc), agora ROUBO e UTILIZAÇÂO de INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS do Concorrente como este caso da McLaren nunca foi pego de ninguém e não estamos falando de uma cópia XEROX, foram 780 páginas, que é mais que um Livro de Medicina…faça-me o favor. O certo era a desclassificação SUMÁRIA da Equipe; e mais não torço pra Ferrari, prefiro a Williams, mas esse episódio criou uma Jurisprudência para os próximos ROUBOS. Quero ver o que a FIA vai fazer.

EduardoMartins-RJ
EduardoMartins-RJ
16 anos atrás

só perdeu os pontos de construtores

EduardoMartins-RJ
EduardoMartins-RJ
16 anos atrás

A Ferrari é engraçada. Ela pode usar chassi flexível e partes móveis na roda que ninguém fala nada. É como se dissessem: Olha Ferrari, agora eu sei heim, pode assoalho flexível mais não! ou então, ignora-se quando não dá pra fingir que não sabia (partes móveis das rodas) e aí todo mundo acaba usando. Mas pior do que um trapaceiro reclamando do outro é o rei dos trapaceiros querer dar uma de santo. Quem é o rei ? Flávio Briatore, é claro! ou alguém aqui já se esqueceu das Benetton com controle de tração, controle de largada, sem filtro de combustível e só DEUS sabe mais com quantas maracutaias. E o alemão perdeu os pontos ? Ele não podia dizer que não sabia que o carro tinha controle de largada… A Benetton foi excluída ? Só lembro de punição pra Honda e quando não tinha culpa, diga-se de passagem (reservatório de gasolina que a fornecedora mesmo disse que entregava igual para outras equipes do grid). Onde tem política sempre haverá pizza. Infelizmente…

Daniel Fiedman
Daniel Fiedman
16 anos atrás

Pedro Jungbluth,

Respeito sua opinião, mas me permito fazer uma colocação:

– Se uma equipe está com algo irregular, que se puna a mesma com desclassificação na prova, perda de pontos etc, Perfeito.

_ Se uma equipe está com 780 PÁGINAS CONFIDENCIAIS de sua mais direta concorrente e justamente após estas páginas chegarem as mãos do Projetista, seus carros passam a andar melhor que aqueles de quem eram as páginas copiadas, então meu caro, só existe UMA Punição:
DESCLASSIFICAÇÂO TOTAL, pois isso é bem diferente de Assoalho Móvel, Pneus que aumentam com mais calor, Amortecedores de Massa, etc, isto é ROUBO de TECOLOGIA DESCOBERTO.

Mais não falarei porque não cabe.

Marcos Masiero
Marcos Masiero
16 anos atrás

A McLaren fumou mas não tragou. Escapou como o Clinton. A F1 acabou. O negócio é só grana… a gente torce de otário. Se eu fosse o Montezemollo retiraria a Ferrari do campeonato de 2007.

Hygino
Hygino
16 anos atrás

Nenhuma novidade para os brasileiros, que já estão acostumados com as pizzas servidas em Brasília…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Estranho que muito dos indignados aqui não falaram nada quando a FIA serviu pizza pra Ferrari.

De todas as opiniões, fico com a do Briatore, que definiu bem, que não deveria haver conselho sem provas. Inocentar por falta de provas acaba sendo um contra-senso.
Isso que dá manter o cretino do Mosley mandando no negócio, sendo que ele nem lembra mais o que manda de tão senil, e o sanguessuga do Eclestone, que quer saber o que ganha agora e nunca o que a F1 pode perder…

Engraçado também ouvir o Jean Todt dizer que é injusto saberem com que cartas eles jogam…
Assoalho móvel, na opinião desse imbecil, é carta do jogo?
Não, senhor Todt, assoalho móvel equivale a carta na manga no poquer.

mauro
mauro
16 anos atrás

A Formula 1 morreu. A FIA acabou de jogar a pá de Cal.

Emir
Emir
16 anos atrás

Um estardalhaço muito grande para uma resultado brando demais! É como se eu roubasse alguém, fosse julgado, considerado culpado, e fosse embora pra casa livre, saindo pela porta da frente do tribunal!

Emir
Emir
16 anos atrás

Um estardalhaço muito grande para uma resultado brando demais! É como se eu roubasse alguém, fosse julgado, considerado culpado, e fosse embora pra casa livre, saindo pela porta da frente do tribunal!

Luiz Carlos
Luiz Carlos
16 anos atrás

Bom dia…!
Uma sugestão para a Ferrari no próximo GP da Hungria, caso não tenhamos nenhuma novidade com relação a alguma punição à McLaren: Massa e Raikonen fazem os melhores tempos nos treinos livres, sempre com pouco combustível. Treinos oficiais para definir o grid: pouquíssimo combustível e faz a pole e o segundo melhor tempo. Abertura da pista para alinhar os carros, a Ferrari coloca os dois carros na frente do pelotão, faltando dois minutos para a volta de apresentação a Ferrari retira seus carros do grid e abandona a prova em forma de protesto. Queria ver a cara de muita gente se isso acontecesse.

diego
diego
16 anos atrás

O marco aurelio garcia fez top top top para a ferrari quando leu este blog aqui. Foi tudo filmado. Ja a ministra do turismo disse para todos aqui relaxar e gozar. A cara de bunda da soninha no saia justa era por causa da decisao da FIA.

Zé Dirceu
Zé Dirceu
16 anos atrás

Como assim? culpada e impune? Se esqueceram que culpabilidade é pressuposto de pena?

Zé Dirceu
Zé Dirceu
16 anos atrás

Não há porquê existir direito sem sanção, será que a defesa da Ferrari não alegou isso?

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

FIM.

Se eu fosse a Ferrari sairia do Campeonato e deixaria o Ecclestone sifu junto com o Ron Dennis.

Também paro de vere comentar essa mer.da a partir de hoje.

Samuel Sérgio La Ban
Samuel Sérgio La Ban
16 anos atrás

Tenho 42 anos e sou aficcionado por automobilismo há muito tempo.
Lembro-me de OUVIR em ondas curtas, pois televisão era ainda inatingível para nossa família naquele tempo, as corridas de Émerson Fitipaldi e José Carlos Pace no início dos anos 70 e nos seguintes. Torci sinceramente e me revoltava com a imprensa brasileira quando da existência do Coopersucar.
Acompanhei a evolução da F1 e aprendi a apreciar outras categorias. Nos anos 90, até tive minhas experiências pequenas pilotando um kart de aluguel no Raceland de Curitiba.
Na história do automobilismo nacional e mundial, vi, apreciei e me deliciei assistindo as carreiras fantásticas de Nelson Piquet e de outros gênios das pistas, além de me solidarizar com outros menos expressivos, mas não menos geniais.
Derramei lágrimas soluçantes como criança, na morte de Ayrton Senna. Cheguei a ganhar fitas VHS da vida dele e não tenho até hoje coragem de assisti-las.
Torci e compreendi todos os momentos da controvertida, mas ambém vitoriosa carreira de Rubens Barrichello.
E hoje?…
Desgosto absurdo com a estapafúrdia decisão da FIA quanto ao caso McLaren. Como crer no esporte que sempre admirei, diante de tamanho disparate?
Não sei se poderei cumprir o propósito que nesta data faço: Pelo menos até o final deste ano de 2007, não quero saber de Fórmula 1!!!… O amanhã a Deus pertence e 2008 talvez seja diferente…
Sei também, que nem chegue a ele este desabafo, mas se chegar ainda reitero: Felipe Massa continue em frente e seja campeão em 2007. Coloque justiça neste esporte que ora sofre este atentado. Somente que com a minha admiração, não com a minha audiência, pois enquanto a F1 for dirigida pelas cabeças alienadas do esporte e escravas dos interesses econômicos, não disporei mais de minha apreciação pelo automobilismo em questão.
Quem sabe, assim poderei despertar um interesse maior por outras categorias mais fiéis ao público que lhes presta atenção…

São as palavras do atual decepcionado Samuel Sérgio La Banca de Porto Belo – SC.

dETONAUTA
dETONAUTA
16 anos atrás

o gORDO nA fOTO(PERTO DE UMA MULHER) NÃO é o pRESIDENTE DA cba?
sR. sCAGLIONE!!!!

saulo
saulo
16 anos atrás

o mundo “civilizado”tambem tem suas hipocrisias e o dinheiro, como sempre gerando ganancia traição e consumindo a alma dos homes é %!$&#!!!!

Kalil
Kalil
16 anos atrás

Gomes me desculpa pois sempre estou no seu blog alias o unico que eu gosto sobre automobilismo e comento apenas de corrida mais vc sabe as veses fica dificil manter a calma abraços e felicidades

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Pizza!!!! Eu quero a minha mezzo quatro queijos, mezzo lombo com catupiry (que minha nutricionista não leia essas linhas…).

Lucas
Lucas
16 anos atrás

Vinícius, eu também sou totalmente contra a impunidade. Mas só se deve punir quando há certeza de que a pena está sendo cumprida corretamente. Até agora, só há uma única certeza nesse caso: Mike Coughlan, empregado da McLaren, tinha em seu poder um dossiê completo sobra a F2007. Parou aí. Não se foi sequer comprovado ainda que quem passou esse dossiê pra ele foi o Nigel Stepney. Mais que isso, é pura especulação e vai depender de futuras investigações (e é por isso que a FIA afirmou que vai continuar investigando o caso e que caso se descubra alguma coisa, a McLaren pode ser banida do atual campeonato e do próximo. E pode ter certeza de que se for achado alguma coisa, pelo menos uma dedução de pontos ou uma suspensão de uma ou duas corridas a McLaren toma).

Sabe-se, por exemplo, que Stepney e Coughlan foram bater na porta da Honda atrás de emprego. Quem garante que a intenção deles não era abandonar suas respectivas equipes e ir usar toda a informação obtida ilegalmente por lá? Em outras palavras: será que é justo clamar por justiça banindo um time e seus dois pilotos de um campeonato, quando *até agora* só se sabe que quem agiu de forma incorreta foi um empregado da equipe que, por sinal, já estava procurando emprego em outro lugar?

Sim, se houver culpa da McLaren na história, ela deve ser punida . Mas exigir “justiça” (considerando que “justiça”signifique punir a McLaren e seus pilotos) apenas com base nas atuais evidências, é totalmente precipitado. E de uma coisa você pode ter certeza: se houvesse evidência de que a McLaren merecia uma punição, ela certamente a receberia – basta ver o que aconteceu com a BAR no caso dos tanques escondidos, e também as declarações de Max Mosley, presidente da FIA (e inimigo figadal de Ron Dennis), nos últimos dias.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Chega de dar corda ao rapaz da Austrália, por favor. O recado oficial do dono do blog já foi enviado.

Kalil
Kalil
16 anos atrás

Para o canguru adrianóvisk .
Acorda seu zé mané primeiro se você mora na terra que tem os animais mais peçonhentos do mundo e odeia o Brasil o que vc faz num blog de um famoso jornalista brasileiro quem não gosta de algo não quer saber não é.
Sabe que eu acho eu acho que vc é um pobre coitado que mora na peliferia e nem sabe aonde e a australia e acessa a internet discada num pc pentiun III.
Acorda Zé Mané volta pra realidade seu frustrado

Vinícius
Vinícius
16 anos atrás

Lucas
Concordo com seus argumentos, me convenceu. Só que não consigo concordar com impunidade. Cara, como pode um integrante de uma equipe ter um dossiê de setecentas ou sei lá quantas páginas referente a uma outra equipe e não dar em nada?
Não estou defendendo a Ferrari aqui, estou longe de achar que os italianos são santinhos ou vítimas de qualquer situação, pelo contrário, acho que eles são os que mais sacaneiam. Mas dossiê cara, isso não dá pra engolir. Gosto muito desse esporte, adoro acompanhar o as evoluções que cada um consegue ao longo do tempo, acho fantástico os caras conseguirem trabalhar pra ganhar milésimos de segundo numa volta e tirar a diferença pro adversário. Mas desde que isso seja feito com competência, paixão, dedicação, trabalho… claro que sei também que muita coisa é copiada, aliás quase tudo é. Mas dossiê, aí já é demais.
Valeu, abraço!

Sales
Sales
16 anos atrás

Desde que o balestre tirou o título do Senna e entregou de bandeja para o Prost, a F1 não tem mais moral para punir ninguém. Quem tem poder, fica impune.

patrik
patrik
16 anos atrás

Não sabia que tinha gente do governo brasileiro na FIA, mas como o resultado foi a imunidade, não há mais dúvidas.

Abs e parabéns pelas análises

Pedro (Tatuapé)
Pedro (Tatuapé)
16 anos atrás

Li alguns comentários mas, como o próprio Gomes, estou com preguiça de olhar todos.
Na minha opinião, roubou tem que punir!
Se a Ferrari tinha planos de usar coisas fora do regulamento e não usou, deixa pra lá, mas se usou, tem que punir tb.
Vamos começar a moralizar o mundo plea F1, mandando pra fora os sacanas, os fajutos e as feias (começando pela mulher do Weber)

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Querido e felicíssimo imigrante, lhe peço um favor. Se for para vir aqui desfiar sua ridícula postura em relação ao meu país, peço que nos dê o prazer de desaparecer. Esse discursinho babaca não pega aqui. Não pega comigo. Poderia, sim, apagar todos os seus comentários. Mas teria de apagar os comentários dos comentários, e estou com imensa preguiça de fazê-lo. Assim, sugiro que procure um blog australiano para colocar seus mui pertinentes comentários. Em inglês. E não esqueça de dizer que é brasileiro.

Jó, Jó…

Wagner
Wagner
16 anos atrás

Adrianóvski,

Se não sente saudade dessa pobreza, o que vc faz no site do Gomes???

Lucas
Lucas
16 anos atrás

Vinícius, pois pra mim a explicação é mais que óbvia: em 2005 a McLaren tinha um carro rapidíssimo (na segunda temporada era até mais rápido que a Renault), mas que quebrava tanto que o Räikkönen não ameaçou tanto o campeonato do Alonso. Em 2006 eles não ganharam uma única corrida. Coincidência? Bom, eu não sou a única pessoa a achar que o que aconteceu foi que a Mercedes deu uma “amansada” no motor para evitar o vexame de 2005, quando toda hora um motor deles aparecia fumando. Isto é, a McLaren viveu dois extremos nas duas últimas temporadas – numa era rápida mas frágil, na outra confiável mas lenta. Em 2007 eles simplesmente acharam um meio termo, que tem sido bastante eficiente – não estão tão velozes quanto a Ferrari, mas os carros deles não tem quebrado nunca.

Além disso, é bom lembrar que os documentos encontrados com o Coughlan referem-se a Ferrari de 2007, que como se viu não é nenhum primor de confiabilidade. Pra mim está muito claro que não faz sentido associar a atual confiabilidade da McLaren à posse dos documentos. A única coisa que levanta suspeitas é a questão dos assoalhos móveis da Ferrari. Mas aí ia dar naquele impasse: uma equipe ia ser punida porque teve informações privilegiadas que permitiram denunciar uma trapaça, mas a equipe que trapaçeou (e que tem trapaceado repetidas vezes há anos, sem punição mesmo quando flagradas em situação ilegal) ficaria impune. É justo? Talvez a turma da FIA tenha decidido que ia ficar por isso mesmo justamente para não levantar essa questão. Até porque o que o Nigel Stepney deve conhecer de podres da Ferrari não deve ser brincadeira.

AMANDA MARQUES
AMANDA MARQUES
16 anos atrás

CALABRESA, NAPOLITANA, MARGUERITA!!! DEÊM O NOME QUE QUISEREM MAS A PIZZA ROLOU SOLTA NA REUNIÃO DO CONSELHO DA FIA!!! VERGONHA!!!
SEI QUE O DINHEIRO QUE ROLA É DESCOMUNAL NESSAS HORAS, MAS DEIXAR ESSE EPISÓDIO PASSAR BATIDO É UMA AFRONTA A QUEM GOSTA DE AUTOMOBILISMO!! (F1) MAIS PRECISAMENTE!!!!

adrianóvisk
adrianóvisk
16 anos atrás

olá brasileirinhos. tenho visto permanente, moro na austrália, com altíssima qualidade de vida, e nao sinto a menor saudade de vocês, que jogam lixo na rua, que furam fila, que corrompem guardas de trânsito, que param em fila dupla, que se julgam espertos, sempre mais espertos que os outros, que elegem políticos corruptos e aceitam passivamente seus desvarios, que pagam um absurdo de impostos e nao sao capazes de cobrar por aquilo que é de direito de vocês, como pelo menos um sistem ade saúde decente. vocês são realmente um povo insignificante que nunca vai pra frente. ah, eu tenho cidadania australiana, e nao lavo pratos nem na minha casa. hahahahaha, aliás, sou dono do meu próprio negócio, que vai muito bem, obrigado. : ) continuem aí pagando impostos, assistindo jornal nacional, vendo novela, futebol, comendo picanha e tomando cerveja no fim de semana, achando que a vida de vcs é excelente. só cuidado com as balas perdidas.

IMIGRAÇÃO
IMIGRAÇÃO
16 anos atrás

CORRE ADRIANOVSKY.Larga os pratos e corre vc vai ser deportado logo seu idiota.

Vinícius
Vinícius
16 anos atrás

Lucas,
Realmente a McLaren não tinha um motor confiável em 2006 (não 2007), e essa era a base de todos os problemas. Porém, mesmo quando o motor não quebrava, eles não tinham desempenho suficiente para bater Ferrari e até mesmo a Renault. Acho estranho esse desenvolvimento repentino, só isso.
Abraços!

JM, Pai
JM, Pai
16 anos atrás

HHuummm!!! Este pessoal da FIA andou passando pelo Planalto Central….

Joãozinho
Joãozinho
16 anos atrás

Roubou é ladrão.Se ganhar,ganhou roubando.Mas eu já escutei nos boxes de várias categorias a seguinte frase'[]

No automobilismo o maior mérito é roubar e ninguém pegar.

Mas pegaram,então tinha que ser punido e ponto final.

Nicole Goméz
Nicole Goméz
16 anos atrás

É brincadeira!
achei q a ‘FIA’ fosse um orgão disciplinar , mas pelo jeito é tipo Senado Brasileiro.

Júnior: o verdadeiro
Júnior: o verdadeiro
16 anos atrás

Boa Zé daSilva
Gostei!
Nota 10 no seu comentário.
Abs.

Zé da Silva
Zé da Silva
16 anos atrás

Tem gente que consegue achar desculpa para o pessoal da McLaren ter acesso aos documentos de projeto da Ferrari e ter recebido e-mail de gente da Ferrari pra denunciar um assoalho suspeito de ser irregular. Esse tipo de gente é perfeito pra comentar no blog do Paulo Henrique “Goebells” Amorim, pois eles conseguem transformar uma maracutaia clara de alguém em maracutaia do suposto adversário.

Chico
Chico
16 anos atrás

A respeito do comentário do Adrianovsky: “o povo brasileiro é mesmo babaca demais. por isso esse país é essa %!$&# e por isso que eu me mudei desse lugarzinho ridículo”

Nossa, Adrianovsky, ainda bem que vc se foi. O Brasil não precisa de gente como você. Viva em paz e feliz no primeiro mundo. Já foi tarde! Mande lembranças ao Bush, ao Tony Blair, ou ao presidente de seu novo país. Como dizem os italianos “si non te vedo piu, felice morte :)

Othon
Othon
16 anos atrás

e faltou aula de boas maneiras pra vc ne Humberto….que infeliz post esse seu
sairam todos da sede da FIA e foram comer uma bela Pizza na Champ´s Elysee

Humberto Marçal de O
Humberto Marçal de O
16 anos atrás

Já pensaram que esta situação toda pode ter sido armada pela Ferrari!
Afinal, eles são italianos carcamos e não sabem perder!
Adorei a decisão mais sensata!
Chupa Flávio Gomes, o jornalista mais parcial que eu já vi.
Acho que faltou nesta aula no curso de Jornalismo.
Também não dá para esperar nada bom de quem torce para a Portuguesa e tem coleção de DKW e gosta de um carro da antiga Alemanha Oriental.
Nada contra nenhum destes time e carros, mas é que esta combinação é muito ruim.
Tá louco!!!!!!

Wagner
Wagner
16 anos atrás

Esse adrianóvski deve lavar prato em uma espelunca em New Jersey…

Joaquim
Joaquim
16 anos atrás

Pizza com certeza, Flávio. Parece as desculpas do congresso brasileiro: “tava tudo irregular, mas ninguém vai ser punido”.
A FIA amoleceu. Em 1994, ela puniu a Benetton, invalidando os pontos de Schumacher em duas corridas e suspendendo ele por mais duas. Em 2005, eles suspenderam a BAR e quase excluíram ela do campeonato por irregularidade nos carros. Agora em 2007 não fez nada. E não fez pois interesses comerciais estão em jogo. Agora eu quero ver o Sr. Choronso dizer que “não considera mais a F1 um esporte”. As outras escuderias deveriam fazer uma greve, em repúdio a atitude acovardada da FIA, legalizando a espionagem. Mas parece que elas tão preocupadas em defender seus interesses monetários, então é isso que está virando a F1. Melhor assistir Champ Car.

Lucas
Lucas
16 anos atrás

Vinicius:
A McLaren quebrava em 2007 por causa do seu motor. De que adiantaria ter acesso a documentos da Ferrari e continuar com o motor Mercedes? Dizer que a confiabilidade atual da McLaren se deve aos documentos não faz sentido.

Sandro José:
A Ferrari já foi acusada de irregularidades (mais que isso, essas irregularidades foram *confirmadas*), e nada se fez. Tome-se como exemplos os assoalhos móveis esse ano, e no ano passado as asas traseiras flexíveis e as asas dianteiras móveis. Todas elas confirmadas, mas a Ferrari jamais perdeu um único ponto por causa delas.

Creio que o título que o GrandePrêmio deu à notícia é que está confundindo os leitores. O que aconteceu não foi que a FIA disse que a “McLaren era culpada mas não será punida”. Ao se ler a notícia em sites estrangeiros, o que se declara é que a McLaren foi repreendida “devido ao fato de um membro da equipe ter acesso não autorizados aos documentos da Ferrari”, mas que não foi punida “por não haver nenhuma evidência de que eles tenham utilizado isso em proveito próprio”. Errou o grande premio na hora de escolher o título da manchete, creio eu.

Alguns exaltadinhos aproveitaram a manchete para dizer que a FIA não favorece a Ferrari. Pura má-fé. Não é possível que tenham esquecido os acontecimentos do campeonato de , em que a Ferrari correu mais de uma vez com carros ilegais (e mesmo com a reincidência não perdeu um pontinho sequer), ou em que houve aquela punição surreal ao Alonso em Monza, seguida da não punição a Massa nos treinos de Suzuka quando esse ficou segurando Alonso em volta rápida. Se a memória for curta, será que também já esqueceram que treze pontos da Ferrari em 2007 foram conseguidos com carros comprovadamente ilegais? E que, mais uma vez, a FIA deu de ombros?

diego
diego
16 anos atrás

A credibilidade desses engravatados da Fórmula 1, é a mesma credibilidade que os palhaços têm? Credibilidade 0 (zero).

adrianóvisk
adrianóvisk
16 anos atrás

nossa, cada comentário estapafúrdio. pouco se salvam, por possuirem pelo menos um pouco de coerência argumentativa. o povo brasileiro é mesmo babaca demais. por isso esse país é essa %!$&# e por isso que eu me mudei desse lugarzinho ridículo. hoje vivo no primeiro mundo e sou feliz :D e vcs acharam bonito o que o massa fez? e ainda acharam que ele fez pouco, afinal brasileiro que é brasileiro tem que ser macho, o massa devia ter batido no alonso….hauhauhauua. vcs me envergonham, seus brasileirinhos bunda sujas

sandro santos
sandro santos
16 anos atrás

Com o furto dos documentos foi descoberta a trapaça do assoalho da ferrari , e ai vai punir as 2 …..???