Espírito Santo chamando
SÃO PAULO (calma, não morremos ainda) – O Rodrigo Lara, blogueiro silencioso, avisa que em 11 de agosto a Fórmula BKR volta a fazer barulho no autódromo Mestre Álvaro, que fica no município de Serra, na Grande Vitória.
Fórmula BKR? Faz um tempão, mencionei aqui esse campeonato. É de protótipos e carros de rua com motores 1.6, e as provas têm transmissão ao vivo pela TV e média de 28 participantes. E gente pacas assistindo.
No dia 15 começou o campeonato, que tem até patrocinador-master, os pneus sul-coreanos Hankook, com forte presença em competições no mundo inteiro a marca é patrocinadora e fornecedora oficial, por exemplo, do Campeonato Norte-americano de Turismo, além de ser a fornecedora da F-3 Alemã.
Em 2005, essa turma boa de braço fez até uma corrida de rua em Vila Velha, com chuva. BKR vem do nome de uma rede de postos de gasolina, até onde eu sei. E o dono é apaixonado por corridas e fez o autódromo.
Sim, estou pensando na Superclassic lá. Por que não?
A malucada ai arrepiando no nosso Estado isso e um dos videos que tem no youtube – Vitória Turbo Dreams [ http://www.youtube.com/watch?v=MPjIWQoAqiU ] nao tem uma pista de arrancada que poderia ter um campeonato um vez por mes e toda sexta feira abrir para o pessoal botar todo estresse para fora seria uma otima ideia. Quando realmente esse lugar se desenvolver ai quem sabe no ano de 2200 alguem tente pensar em fazer um pista igual ao velopark porque o que eu vejo aqui e so empresa sanguessuga para explorar o nosso Estado a Petrobras mesmo e uma que deveria incentivar o automobilismo fazer uma pista igual ao velopark para ela nao e nada e um grão de areia no fundo do mar aqui mesmo quando tem um km de arrancada no sambão do povo que parece mais uma zorra do que esporte fica cheio
EU CONCORDO COM Thiago Zacché REALMENTE AQUI NO ES PARECE UMA ROÇA NÃO TEM INCENTIVO NENHUM
AQUI NÃO TEM UMA PISTA DESCENTE PARA FAZER UM KM DE ARRANCADA QUANDO TEM ATE PARECE PEGAS DE RUA SEM CONTAR QUE TEM MUITO MALUCO FAZENDO BESTEIRA NAS RUAS E SO ENTRAR NO YOUTUBE E COMPROVAR O QUE ESTOU FALANDO
E agora, com a criação da FAEES, federação de Automobilismo capixaba, como fica a BKR?
Afffffffffffff, Cara sou capixaba, amo meu estado, nossa cultura, masssssss, ninguém pensa grande aqui! Pq o estado não constroi um autódromo internacional? pq o estado não constroi um estádio moderno com capacidade mínima de 50 mil lugares? Pq o estado não consegue fazer o governo federal terminar o AEROPORTO, que hj parece uma rodoviária de interior? Pq o estado não consegue q o governo federal privaize apenas 2 estradas federais? Cara estou cansado de esperar os projetos existentes! Precisamos de governantes que tenham peito para realizar grandes obras, e tirar o ES do ostracismo!
no Google Earth 20º 10′ 32.10″ S, 40º 15′ 54.55″ W
Vale lembrar que tem Capixaba na Super Classic e correr em Vitória sempre foi sonho. A puma preta 13 ou 193 como deve passar a ser e Carlão já estão preparados para correr em casa. Que saudade do Espirito Santo lugar melhor não há. Dá-lhe BKR. Já pensou Super Classic e BKR no mesmo dia seria a maior festa.
Essa categoria é a maior bomba do universo. É muito engraçado os pilotos fazendo pose no grid de largada. É só chegar uma câmera de TV que o sujeito dana a fazer sinal de positivo. O filho do dono do posto realmente se chama Diecles Icles, em homenagem ( ? ), ao famoso piloto belga Jacky Ickx. Acho que o cara foi registrar o garoto com umas pinga na cabeça.
Lembrar que a TV Gazeta que transmite as provas no sábado pela manhã é retransmissora da GLOBO, e é lider de audiência aqui, dando ainda mais moral pros caras pela galera que assiste.
Gomes, sou do ES é já fui ver algumas corridas na Serra. É um campeonato amador, mas feito com muita tenacidade. Começou como uma corrida de carros usados de rua, no chamado Barródromo da Serra, dentro da propriedade docarra que criou a categoria. Depois ele asfaltou parte da pista, algo como 60%. O resto continua no barro. Vale lembrar que foi tudo feito com verba própria, no suor mesmo. A TV Gazeta de Vitória ajuda passando algumas provas (aos Sábados) pela manha. Tem alguns Protótipos, a maioria é Gol 1.6 AP, passats, escort e por ai vai. A galera vai em peso ver as corridas, mesmo sabendo que segurança não existe, pq não tem grana para gastar com isso. Não tem nada a ver com a corrida de Renault em Vitória. Já pensou seu DKW correndo no barro e depois no asfalto??????
Bela iniciativa, queria eu ter uma pista dessa para andar, essa curva ai deve ser muito boa de fazer.Muita gente falando desses carros ai, mas e gente que so sabe o que automobilismo na tv e nunca acelerou um carro de corrida seja velho ou novo o negocio e acelerar!!!!
Ainda que , contrariando todas as leis do bom senso, já que a pista pelo que já postaram abaixo comentam não tem o mínimo de segurança(mesmo sendo de rua o circuito….) , penso que devemos parabenizar o pessoal por formatar uma categoria (como o pessoal lá de Caruarú fez..) e mostar que muitas vezes está é a opção a ser seguida , já que é a única!!! Aqui em minas, nem provas de rua há…….
Olá Pessoal, sou leitor deste blog, e também piloto, iniciei minha vida nas pistas neste pequeno autodromo chamado de mestre alvaro (referencia ao uma grande montanha no mesmo municipio) é uma pista de 1080 m e que fica no quintal do dono( aqui tenho que parabenizar o Geraldo Backer por essa iniciativa, quem aqui nao queria um pista no quintal da propria casa?).
Em 2003 época de inauguração da pista com asfalto, antes ela era toda de terra, chegaram a correr 3 categorias (light e BKR, com regulamento similar aos regionais pelo país e força livre) largando no total delas uma media de 45 a 50 carros.
Em 2005 a pista foi fechada para retirada de terra de um morro ao lado da pista para que a terra fosse utilizada nas obras do aeroporto de Vitória, foi quando aconteceu o problema com o barro que tomou metade da pista.
Hoje a pista encontrasse recuperada e 100% com asfalto, realmente ela é um pouco perigosa, sem areas de escape, são 2 freadas fortes e o resto é até um pouco tranquilo. Já fiz 2 provas nos circuito de rua de vitória, de clio e Falo para vcs que correr na rua é maravilhoso, mas é mais bonito ver a luta de um homem apaixonado pelo esporte, enquanto a maioria que se diz apaixonado fica de braços cruzados ou pior que é ver o automobilismo indo para um caminho que nao incentiva a criação de novos talentos, mas a manutenção apenas dos que ganham dinheiro.
Desse jeito vou construir um 1gtring daqui uns anos…
Um monte de Audee´s andando junto…pelo que sabia tinha um maluco beleza de ES usando um deles com um motor Honda Vtec…
a galera que corre ai antes corria num “barrodromo” e esse foi provavelmente o primeiro circuito asfaltado do espirito santo.
ele é bem curto, acho que não chega a dois quilometros, e se não me engano foi todo construido pelo dono do posto BKR. alias o DIECKLI ICKLIS, ou coisa parecida, é filho do dono do posto, que tentou homenagear o Jack Ickx.
a corrida de rua em vila velha foi interessante, mas foi até pior que ai, porque o circuito de rua que fizeram era praticamente uma reta em ida e volta com uma chicane, e o asfalto, como nas ruas de todo o Brasil, era horrivel.
mas gostaria de ver a superclassic correndo aqui sim!
É isso aí pessoal vale tudo pelo esporte. Fiquei impressionado com a Argentina: no canal Speed passa um programa com as corridas de lá, correm até com UNO !!!
Ah, e as curvas do “miolo” são muito mais perigosas que essa aí da foto…
A pista, os carros e até a transmissão da TV Gazeta são meio (!!) toscos. O público fica totalmente seguro, em cima dos barrancos ao redor da pista, que me parece muito perigosa para a Superclassic e suas jóias. Saiu da trilha, estampa em algum lugar.
Mas os caras mantém a pista e as corridas aos trancos e barrancos, sem maiores apoios, o que é digno de louvor.
E agora a Amanda e seu amor ficaram conhecidos nacionalmente.
O cara realmente ama tanto a Amanda que coloca na frente do carro, daí espatifa a frente no muro e como fica? Vai dizer que deu uma prensa na Amanda? hehehehe…
Mas que pista maluca essa, ainda bem que essa galera tá acostumada… imaginou os bate-bate da Stock andando aí? Ia ter gente entrando naquela portinha no muro, ali naquela curva sinistra… mas gostei daquela arquibancada/camarote parecendo varanda de pousada…
E se a Classic for lá, o farnel vai atrás, hehehehe…
Bem que poderiam trazer a superclassic para cá… independente do circuito, seja nas ruas de vitória como no circuito da BKR…
hahahahaha…. Amanda te Amo!!!!
esse é apaixonado mesmo…
acho muito legal iniciativas como essa, que deviam ser incentivadas cada vez mais, mas registro que esse autodromo caseiro é realmente perigoso. Para se ter idéia, no final da reta dos boxes tem uma curva pra direita e a área de escape é simplesmente um morro de três metros e altura…
Que perigo esse muro na saída da curva que leva à reta, hein…
Com o patrocínio da Amanda eu também sou pole. Ora, bolas!
Desde que tenha segurança ao espectador é plausível a iniciativa.
A gente quer é mais…
Sergio Barros
a viagem pode ser louca se o viajante for lúcido. É isso aí.
Neste endereço também tem imagem do circuito.
http://wikimapia.org/19771/pt/
segue aqui o endereço deste increvel autodromo no google earth.
20 10 30s 40 15 55w
raparem nas semelhanças com Monaco e Nurburgring! ahahah
Veloz: sou só um jornalista brasileirinho contra esse mundão todo…hahahahahahahahhaha
Superclassic aqui?
Ia ser muito doido ir lá ver! Mas o circuito de rua, já mencionado, em Vitória é que é show, pertinho da praia…
Rodrigo Lara !!!!
Será o piloto e dono da concessionária Chrysler em que trabalhava como mecânico o cantor Roberto Carlos junto com seu amigo Erasmo Carlos em que tramaram usar o Avallone do chefe para disputar e ganhar a Copa Brasil em Interlagos – 1971 ?
Além de tudo, o mecânico/piloto/cantor era apaixonado pela garota do patrão, mas ela, é lógico, preferiu o dinheiro ao amor, como toda mulher bonita que pode fazer essa escolha.
“Roberto Carlos a 300 Km por hora”, esse é o filme.
Boa alternativa.
Adorei a mensagem pintada no carro #1, possivelmente feita pelo sid mosca….
Acho que o unico setor que é realmente perigoso é no final da reta oposta ,pois não tem area de escape,no restante acho que tá bom, este setor da foto é de baixa velocidade ,ai o muro não fica tão duro!
digo voar (e depois despencar) de avião.
Respeitando a opinião de todos, mas o pessoal não curtiu as pistas deles… deixa os caras…. na F1 hoje são absurdademente seguras, mas irritantemente monótonas e previsíveis. Montreal é seguro, e o Narizinho só não foi conversar com São Pedro porque o kevlar e a fdcarbono o salvaram.
As pistas do RS não são completamente seguras, mas quase todos gostam de correr lá, e eles têm 3, como no PR, e estão fazendo tudo por conta, sem apoio de ninguém, e de novo, nós aqui só vendo os outros se divertirem.
Prefiro a emoção, mesmo porque dizem que logo estaremos correndo em carros sem barulho e movidos a pilha, gás ou ar comprimido, e correr é prá caras pelo menos um pouco loucos (exceto o alonsinho nhenhenhém)encarem uma suicidal tendences dessas na boa e segurar a onda. E louco não precisa ser idiota, deve ter o mínimo de segurança sim, afinal um vai querer amar a amandinha depois, e outros vão querer papear com a roxinha coisa e tal.
Aliás, quer saber, deve ser mais seguro que voar de avião no Brasil.
Apesar da falta dos elementos de segurança na pista, a imagem é bonita. É coisa de apaixonado mesmo. O carro número 1 que não me deixa mentir.
Lembrei das fotos antigas de Interlagos…ouvi falar que até acidentes com animais na pista ocorreram. Ah! Animal não é nenhuma ofensa a algum piloto em…rs
detalhe bizarro: um dos pilotos se chama DIECKLE ICKLIS (sim, de Jacky Ickx)…
em tempo: se a BKR fosse preliminar extinta Formula Renault no circuito de rua de Vitória (esse sim, O circuito!), seria muito bom pra categoria…
Pessoal, aonde posso encontrar fotos e vídeos de circuito?
Realmente, segurança é um ponto em que não tiveram muita preocupação.
A largada tem um quê de Mônaco, com a sacada para a realeza local.
Flávio, sou do ES, já vi a corrida pela TV, mas no autodromo nunca – se é que pode ser chamado de autódromo. Fórmula BKR é o que pode ser chamado de automobilismo de várzea. Essa pista do Mestre Álvaro é uma bomba, tem trechos perigosíssimos, tem até trechos com asfalto e outros com barro. Mas é o que tem de automobilismo aqui, fazer o que… mas o lado bom você mencionou – dá gente e passa na TV, e a corrida de rua eu vi e foi interessante (só que nunca mais aconteceu. Apesar dos pós, falta MUITA estrutura…
alguns videos que achei…
http://www.youtube.com/watch?v=VdgnxwziB9I
http://www.youtube.com/watch?v=rR1OuB0tNJ4&mode=related&search=
ps: “Amanda te amo” foi %!@$&@#..
Eduardo Costa ,
Falou tudo!
Até porque a F1 corre em Mônaco até hoje, e não parece ter tanta diferença assim em segurança.
Conheço a categoria e a pista, que obviamente carece de investimentos para se tornar minimamente segura, mas não podemos deixar de ressaltar que esses apaixonados pelo esporte viabilizam um campeonato organizado e que não deixa o esporte a motor desaparecer no ES. Quanto a pergunta anterior, obviamente essa não é belíssimo circuito de rua em Vitoria/ES utilizado pela Renault. Que atitudes como esta sirvam de exemplo para outros estados e principalmente para aqueles que criticam, mas não se organizam o suficiente para criar uma alternativa.
Guard rail = parede
Zebra = tinta
Amanda = nós tambem te amamos
Parabéns por caras.
Talvez Fórmula DQS fosse mais adequado: Do Que Sobrou…
Legal a iniciativa…. mas o autrodramo estranho….. me deu impressão que aquelas zebras não passavam de pintura…sem contar que a segurança é 0
Como te disse, acho importante que essas iniciativas continuem ocorrendo Brasil afora. Além de descentralizar a prática do automobilismo, também é uma oportunidade para não ficarmos reféns da Copa Globo Stock Car…
Abs
Eles participaram da ultima corrida que tivemos no moribundo JACAREPAGUA, foi uma TRES HORAS que valia tudo. Os carros são bonitos mas, antigos, inclusive quem corre no carro #07 meio roxo é uma garota.
Valeu a força que eles nos deram.
Fitti
Que as iniciativas continuem bombando país afora, enquanto nós aqui dependemos unica e exclusivamente de apenas 1 pista.
Quanto a estética, já dizia Fócrates que carro bonito é aquele que acelera e ganha.
se os carros da stock são feios, o que dizer desses aí?
Risos e mais risos.
Dá pra perceber que é uma corrida de apaixonados…
Esse Autodromo Mestre Alvaro era o utilizado pela Renault Speed Show?
quanto a amanda pagou pra por no nome no carro 1??