F-1 2008: com França, Valência, Cingapura…

SÃO PAULO (cada vez mais) – A FIA divulgou agora há pouco o calendário da temporada 2008 da F-1. As pistas que ainda não existem em Valência e Cingapura, como se esperava, já foram incluídas. A França também faz parte, mas não se diz em qual circuito. Aposto meia maria-mole que vai ser em Magny-Cours, mesmo. O Brasil, como vem acontecendo nos últimos anos, fecha o campeonato. E o Bahrein não abre o Mundial, como se especulou.

Serão 18 etapas, uma a mais que em 2007. Entram duas corridas, Valência e Cingapura, e sai uma — Estados Unidos. Imola não volta. Nürburgring dá lugar a Hockenheim, no esquema de revezamento alemão. A Turquia foi puxada para maio. São nove provas na Europa e nove fora, considerando o GP turco uma corrida asiática — a Turquia é um país europeu, mas tem parte de seu território na Ásia, onde fica o autódromo.

Veja as datas:

16 de março – GP da Austrália – Melbourne
23 de março – GP da Malásia – Sepang
6 de abril – GP do Bahrein – Sakhir
27 de abril – GP da Espanha – Barcelona
11 de maio – GP da Turquia – Istambul
25 de maio – GP de Mônaco – Monte Carlo
8 de junho – GP do Canadá – Montreal (está como provisório)
22 de junho – GP da França – sem circuito definido
6 de julho – GP da Inglaterra – Silverstone
20 de julho – GP da Alemanha – Hockenheim
3 de agosto – GP da Hungria – Budapeste
24 de agosto – GP da Europa – Valência (depende de aprovação da pista)
7 de setembro – GP da Itália – Monza
14 de setembro – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps
28 de setembro – GP de Cingapura – Cingapura (depende de aprovação da pista)
12 de outubro – GP da China – Xangai
19 de outubro – GP do Japão – Fuji
2 de novembro – GP do Brasil – Interlagos

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
anderson
anderson
16 anos atrás

Flávio, uma pergunta:

Japão nao sera em Suzuka ??

e este ano será aonde ??

Armando Junior
Armando Junior
16 anos atrás

Quer dizer que se não aporvarem as pistas de cingapura e de valencia, e acontecer alguma coisa no canadá, podemos ter 15 provas no ano que vem?

vitão
vitão
16 anos atrás

A Hungria fica porque é organizada pelo Tamas Raonui (deve ser primo do cacique amigo do Sting) e dá um lucro EENNOORRMMMEEE. Os fanáticos por F-1 que se lixem, com uma corridinha de mmmeeerrdddaa, parece a stock crash de tão chata.

James Brown
James Brown
16 anos atrás

É. Pelo visto a F1 não conseguiu vencer a Nascar…

Uncle Bernie
Uncle Bernie
16 anos atrás

Montreal está ameaçada pq esta dividia as despesas de transporte das equipes com o pessoal de Indianapolis… como no calendário os yankees estão fora, não tem ninguém pra raxar a conta

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Pois é, Intelagos no período de menor chance de chuvas, pois afinal é prioridade da FIA que as corridas tenham o mínimo de graça.

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Barcelona não presta nem com corrida com chuva (1996, primeira vitória de Schumacher na Ferrari).
Suzuka não poderia ter ficado de fora de novo.
E vou torcer para que o GP da França não seja em Magny Cours.

galvao
galvao
16 anos atrás

o problema de montreal sao as questoes tabagistas….

suzuka faz falta… fuji tem uma grande, enorme, tremenda reta, e apenas isso.

quanto ao gp da hungria, nao sei porque, mas acho que nesse ano nao teremos a corrida chata de sempre (exceto a do ano passado)

Igor
Igor
16 anos atrás

Montreal está como provisório???
Não vejo motivos, a corrida sempre atrai um excelente público…ou será que vão falar com que o circuito é inseguro? O acidente do Kubica foi uma fatalidade….

Uncle Bernie
Uncle Bernie
16 anos atrás

Fernando Alonso Bi-Campeão (ou seria Tri-Campeão??) = 2 GP’s na Espanha

Scott Speed quase demitido = 0 GP’s nos EUA

Meu calendário seria

1- Melbourne – AUS
2- Sepang – MAL
3- Sahkir – BAH
4- Suzuka – PAC
5- Estoril – POR
6- Monte Carlo – MON
7- Montreal – CAN
8- Laguna Seca – EUA
9- Silverstone – ING
10- Paul Ricard – FRA
11- Nurburgring – ALE
12- Istambul – TUR
13- Zandvoort – HOL
14- Jerez de la Frontera – ESP
15- Andesrtopp – SUE
16- Spa-Francorshamps – BEL
17- Monza – ITA
18- Monte Fuji – JAP
19- Shangai – CHN
20- São Paulo – BRA

Paulo Scopa
Paulo Scopa
16 anos atrás

Não faria mais sentido se Montreal fosse antes de Interlagos OU Interlagos fosse depois de Montreal? Ah, esqueci que é um campeonato da FIA, a das decisões sem sentido….

Agora, poderiam ter trocado Barcelona por Valencia, Montmeló é chata pra cacete. Nesse espaço, eu colocaria uma corrida em Laguna Seca, Watkins Glen ou um circuito de rua em Las Vegas, pra manter uma prova nos States, muito melhor que duas provas na Espanha.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Certíssimo. Mas se for esperar a FASP, vai ter seu calendário só em janeiro do ano que vem.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Ôba…
Agora posso começar a montar o calendário de uma certa categoria, com um certo novo carro, em que correrão certos pilotos e pseudo-pilotos frequentadores desse Blog…
Esse certo novo carro está nascendo pelas mãos de um certo CC, um certo Lucca Furquim e de um certo Carlos Torres… Com uns certos projetistas de primeira, atuais Campeões Mundiais de Formula SAE nos EUA…
E usando certos softwares de desenvolvimento de suspensões, chassis, amortecedores, carenagens em túnel de vento e certos detalhes construtivos e estruturais inéditos…
Pena que a Federação Paulista demore séculos para definir as etapas do ano que vem, senão mandava o pé agora e pré-definia a temporada do ano que vem…
O bicho vai pegar, preparem-se para fortes emoções da categoria mais desafiadora, rápida e competitiva do Brasil…
Quem viver verá…
Certo, FG?

wrnicius
wrnicius
16 anos atrás

Para Gustavo:

Eu gosto do Barrica, mas a corrida no dia de finados vai ser em sua homenagem, pois será a sua última.

Gustavo
Gustavo
16 anos atrás

Corrida no feriado de finados??

estranho, hein?

Bruno Said
Bruno Said
16 anos atrás

2008 também tem peregrinação em Mônaco…

Bem que a FIA poderia ter punido a Mclaren para ter uns trocados para inventar uma chuva artificial durante o final de semana do GP…

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
16 anos atrás

Imola ficou muito chato depois da reforma em 1995. Pra ter corrida boa em Hungaroring, só um milagre de São Pedro (foi a única vez que choveu por lá, não?). Pra mim, uma corrida que poderia sair numa boa era Barcelona. Não me lembro de ter visto uma corrida boa por lá; Jerez era um circuito muito melhor.

Angelo Martins
Angelo Martins
16 anos atrás

Suzuka fora novamente uma pena.

Lauro
Lauro
16 anos atrás

Pessoal, não sou nenhum defensor de Hungaroring, pelo contrário, mas lembrem-se que o GP da Hungria de 2006 foi surpreendentemente um dos melhores da temporada.
Surpresas acontecem …

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

É Gomes, saiu da loucura na hora certa, escapando do apagão aéreo e dessa babel aí, caso contrário suas milhagens dariam direito a contornar o sistema solar.

Pelo menos para nós, 1 corrida a cada 2 semanas, muito bom. Só falta emoção nelas.

Bruno
Bruno
16 anos atrás

pqp! quando que termina esse contrado da F1 co circuito CHATO da hungria?

Blog F1 Grand Prix
Blog F1 Grand Prix
16 anos atrás

A Fórmula 1, que já foi só européia, vai perdendo de vez essa imagem. Em mais alguns anos, a Ásia ultrapassa o Velho Continente em número de G.Ps.

Resta a nós torcer para que a humilde América do Sul continue com sua humilde etapa única, aqui no Brasil.

wrnicius
wrnicius
16 anos atrás

Sinceramente não consigo entender a permanencia do GP da Hungria, o circuito e travado, o mercado não e tão atrativo, seria melhor voltar com San Marino, Austria, Brands Hatch, Estoril, ou quem sabe até finalizar logo a presença da Russia.

FG, aproveitando que a próxima corrida e na Hungria vc poderia nos privilegiar com sua visão apurado sobre este circuito.

Running Wild
Running Wild
16 anos atrás

Meia Maria-Mole ? Com esse frio pode ficar com o Contini que o Dreher eu tomo sozinho hehehehehhe

Marcello
Marcello
16 anos atrás

Finados em Interlagos? Tétrico.

Érico Calixto
Érico Calixto
16 anos atrás

Estou bem ansioso pelas provas na Cingapura e Valência. Esses verdadeiros circuitos de rua devem proporcionar corridas ótimas. No mais, com o GP do Brasil em Novembro, 2008 deve ser a temporada mais longa desde 1995.

Pena que Suzuka não estará de volta.

Caca
Caca
16 anos atrás

Sinto sempre a falta de Imola.

Grande circuito…

Jegue do Pantano
Jegue do Pantano
16 anos atrás

Pelo menos os caras são organizados. Se fosse no Brasil, estariam divulgando o calendario de 2006, (isso mesmo, 2006), as pistas dependeriam todas da iniciativa privada, pra depois serem terminadas com dinheiro público e o povão ia vaiar até caminhão do mcdonalds que passasse na frente do autodromo…

Stelios the Greek
Stelios the Greek
16 anos atrás

Flavio, o territorio na parte europeia da turquia equivale quase 1/10 do pais e Istambul nem é a capital da qual é Ankara!

Peixe
Peixe
16 anos atrás

Só pra cobrir tua aposta, aposto meio pirocóptero como não vai ser em Magny Cours…
daqui pouco menos de um 11 meses agente vê quem que ganha.

Sandro José
Sandro José
16 anos atrás

Flávio , a FIA com toda capacidade de organização, deveria no mínimo, já ter as pistas que serão utilizadas o ano que vem.Abraços.