F-1 2008: com França, Valência, Cingapura…
SÃO PAULO (cada vez mais) – A FIA divulgou agora há pouco o calendário da temporada 2008 da F-1. As pistas que ainda não existem em Valência e Cingapura, como se esperava, já foram incluídas. A França também faz parte, mas não se diz em qual circuito. Aposto meia maria-mole que vai ser em Magny-Cours, mesmo. O Brasil, como vem acontecendo nos últimos anos, fecha o campeonato. E o Bahrein não abre o Mundial, como se especulou.
Serão 18 etapas, uma a mais que em 2007. Entram duas corridas, Valência e Cingapura, e sai uma Estados Unidos. Imola não volta. Nürburgring dá lugar a Hockenheim, no esquema de revezamento alemão. A Turquia foi puxada para maio. São nove provas na Europa e nove fora, considerando o GP turco uma corrida asiática a Turquia é um país europeu, mas tem parte de seu território na Ásia, onde fica o autódromo.
Veja as datas:
16 de março – GP da Austrália – Melbourne
23 de março – GP da Malásia – Sepang
6 de abril – GP do Bahrein – Sakhir
27 de abril – GP da Espanha – Barcelona
11 de maio – GP da Turquia – Istambul
25 de maio – GP de Mônaco – Monte Carlo
8 de junho – GP do Canadá – Montreal (está como provisório)
22 de junho – GP da França – sem circuito definido
6 de julho – GP da Inglaterra – Silverstone
20 de julho – GP da Alemanha – Hockenheim
3 de agosto – GP da Hungria – Budapeste
24 de agosto – GP da Europa – Valência (depende de aprovação da pista)
7 de setembro – GP da Itália – Monza
14 de setembro – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps
28 de setembro – GP de Cingapura – Cingapura (depende de aprovação da pista)
12 de outubro – GP da China – Xangai
19 de outubro – GP do Japão – Fuji
2 de novembro – GP do Brasil – Interlagos
Flávio, uma pergunta:
Japão nao sera em Suzuka ??
e este ano será aonde ??
Quer dizer que se não aporvarem as pistas de cingapura e de valencia, e acontecer alguma coisa no canadá, podemos ter 15 provas no ano que vem?
A Hungria fica porque é organizada pelo Tamas Raonui (deve ser primo do cacique amigo do Sting) e dá um lucro EENNOORRMMMEEE. Os fanáticos por F-1 que se lixem, com uma corridinha de mmmeeerrdddaa, parece a stock crash de tão chata.
É. Pelo visto a F1 não conseguiu vencer a Nascar…
Montreal está ameaçada pq esta dividia as despesas de transporte das equipes com o pessoal de Indianapolis… como no calendário os yankees estão fora, não tem ninguém pra raxar a conta
Pois é, Intelagos no período de menor chance de chuvas, pois afinal é prioridade da FIA que as corridas tenham o mínimo de graça.
Barcelona não presta nem com corrida com chuva (1996, primeira vitória de Schumacher na Ferrari).
Suzuka não poderia ter ficado de fora de novo.
E vou torcer para que o GP da França não seja em Magny Cours.
o problema de montreal sao as questoes tabagistas….
suzuka faz falta… fuji tem uma grande, enorme, tremenda reta, e apenas isso.
quanto ao gp da hungria, nao sei porque, mas acho que nesse ano nao teremos a corrida chata de sempre (exceto a do ano passado)
Montreal está como provisório???
Não vejo motivos, a corrida sempre atrai um excelente público…ou será que vão falar com que o circuito é inseguro? O acidente do Kubica foi uma fatalidade….
Fernando Alonso Bi-Campeão (ou seria Tri-Campeão??) = 2 GP’s na Espanha
Scott Speed quase demitido = 0 GP’s nos EUA
Meu calendário seria
1- Melbourne – AUS
2- Sepang – MAL
3- Sahkir – BAH
4- Suzuka – PAC
5- Estoril – POR
6- Monte Carlo – MON
7- Montreal – CAN
8- Laguna Seca – EUA
9- Silverstone – ING
10- Paul Ricard – FRA
11- Nurburgring – ALE
12- Istambul – TUR
13- Zandvoort – HOL
14- Jerez de la Frontera – ESP
15- Andesrtopp – SUE
16- Spa-Francorshamps – BEL
17- Monza – ITA
18- Monte Fuji – JAP
19- Shangai – CHN
20- São Paulo – BRA
Não faria mais sentido se Montreal fosse antes de Interlagos OU Interlagos fosse depois de Montreal? Ah, esqueci que é um campeonato da FIA, a das decisões sem sentido….
Agora, poderiam ter trocado Barcelona por Valencia, Montmeló é chata pra cacete. Nesse espaço, eu colocaria uma corrida em Laguna Seca, Watkins Glen ou um circuito de rua em Las Vegas, pra manter uma prova nos States, muito melhor que duas provas na Espanha.
Certíssimo. Mas se for esperar a FASP, vai ter seu calendário só em janeiro do ano que vem.
Ôba…
Agora posso começar a montar o calendário de uma certa categoria, com um certo novo carro, em que correrão certos pilotos e pseudo-pilotos frequentadores desse Blog…
Esse certo novo carro está nascendo pelas mãos de um certo CC, um certo Lucca Furquim e de um certo Carlos Torres… Com uns certos projetistas de primeira, atuais Campeões Mundiais de Formula SAE nos EUA…
E usando certos softwares de desenvolvimento de suspensões, chassis, amortecedores, carenagens em túnel de vento e certos detalhes construtivos e estruturais inéditos…
Pena que a Federação Paulista demore séculos para definir as etapas do ano que vem, senão mandava o pé agora e pré-definia a temporada do ano que vem…
O bicho vai pegar, preparem-se para fortes emoções da categoria mais desafiadora, rápida e competitiva do Brasil…
Quem viver verá…
Certo, FG?
Para Gustavo:
Eu gosto do Barrica, mas a corrida no dia de finados vai ser em sua homenagem, pois será a sua última.
Corrida no feriado de finados??
estranho, hein?
2008 também tem peregrinação em Mônaco…
Bem que a FIA poderia ter punido a Mclaren para ter uns trocados para inventar uma chuva artificial durante o final de semana do GP…
Imola ficou muito chato depois da reforma em 1995. Pra ter corrida boa em Hungaroring, só um milagre de São Pedro (foi a única vez que choveu por lá, não?). Pra mim, uma corrida que poderia sair numa boa era Barcelona. Não me lembro de ter visto uma corrida boa por lá; Jerez era um circuito muito melhor.
Suzuka fora novamente uma pena.
Pessoal, não sou nenhum defensor de Hungaroring, pelo contrário, mas lembrem-se que o GP da Hungria de 2006 foi surpreendentemente um dos melhores da temporada.
Surpresas acontecem …
É Gomes, saiu da loucura na hora certa, escapando do apagão aéreo e dessa babel aí, caso contrário suas milhagens dariam direito a contornar o sistema solar.
Pelo menos para nós, 1 corrida a cada 2 semanas, muito bom. Só falta emoção nelas.
pqp! quando que termina esse contrado da F1 co circuito CHATO da hungria?
A Fórmula 1, que já foi só européia, vai perdendo de vez essa imagem. Em mais alguns anos, a Ásia ultrapassa o Velho Continente em número de G.Ps.
Resta a nós torcer para que a humilde América do Sul continue com sua humilde etapa única, aqui no Brasil.
Sinceramente não consigo entender a permanencia do GP da Hungria, o circuito e travado, o mercado não e tão atrativo, seria melhor voltar com San Marino, Austria, Brands Hatch, Estoril, ou quem sabe até finalizar logo a presença da Russia.
FG, aproveitando que a próxima corrida e na Hungria vc poderia nos privilegiar com sua visão apurado sobre este circuito.
Meia Maria-Mole ? Com esse frio pode ficar com o Contini que o Dreher eu tomo sozinho hehehehehhe
Finados em Interlagos? Tétrico.
Estou bem ansioso pelas provas na Cingapura e Valência. Esses verdadeiros circuitos de rua devem proporcionar corridas ótimas. No mais, com o GP do Brasil em Novembro, 2008 deve ser a temporada mais longa desde 1995.
Pena que Suzuka não estará de volta.
Sinto sempre a falta de Imola.
Grande circuito…
Pelo menos os caras são organizados. Se fosse no Brasil, estariam divulgando o calendario de 2006, (isso mesmo, 2006), as pistas dependeriam todas da iniciativa privada, pra depois serem terminadas com dinheiro público e o povão ia vaiar até caminhão do mcdonalds que passasse na frente do autodromo…
Flavio, o territorio na parte europeia da turquia equivale quase 1/10 do pais e Istambul nem é a capital da qual é Ankara!
Só pra cobrir tua aposta, aposto meio pirocóptero como não vai ser em Magny Cours…
daqui pouco menos de um 11 meses agente vê quem que ganha.
Flávio , a FIA com toda capacidade de organização, deveria no mínimo, já ter as pistas que serão utilizadas o ano que vem.Abraços.