FIA x McLaren

SÃO PAULO (vespeiro em polvorosa) – Dois comunicados pingaram na minha caixa de e-mails hoje. O primeiro, da FIA. Convocando representantes da McLaren para uma reunião extraordinária do Conselho Mundial em Paris no dia 26. A equipe, segundo o texto, está sendo acusada de ter desrespeitado o artigo 151c do Código Esportivo Internacional porque, entre março e julho deste ano, esteve de posse não-autorizada de documentos e informações confidenciais que pertencem à Ferrari. “Incluindo informações que podem ser usadas para projetar, construir, testar, desenvolver e competir com um carro Ferrari de Fórmula 1”, diz a convocação.

Resposta da McLaren, algumas horas depois: “A McLaren está extremamente decepcionada por ter sido convocada pela FIA para responder a acusações de estar de posse de certos documentos e informações confidenciais que pertencem à Ferrari. Enquanto a McLaren continua à disposição para colaborar com as investigações, deseja também deixar bem claro que os documentos e informações estiveram de posse apenas de um funcionário que já está suspenso, de forma não-autorizada, e que nenhum elemento destes documentos foi usado nos carros de Fórmula 1 da McLaren”.

Resumo: a FIA desconfia da McLaren. A McLaren desconfia que a Ferrari está a fim de atazaná-la. Essa história ainda vai longe.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
heitor
heitor
16 anos atrás

cada um acredita no que bem entende, mas o pior é que tem gente que acredita que pode comer dinheiro !!!????

JackSpeed
JackSpeed
16 anos atrás

Cambada de hipocritas os defensores da suja mclaren!!!fosse o contrario e a Ferrrari fosse a acusada vcs teriam que postura?defenderiam a Ferrari?tem muita gente escrota no mundo!quanto mais se mexe mais fede,eles tinham tudo sobre a Ferrari e nao usaram?ah tá!vcs devem acreditar em coelho da pascoa e papai noel!!!

heitor
heitor
16 anos atrás

É uma palhaçada muito grande, até parece que nunca um engenheiro mudou de equipe e levou com ele o que sabia ………. isto tá parecendo mais uma jogada da Ferrari para tirar um cocorrente do ar, ou melhor da pista, mais uma mutreta regada à muito dinheiro…………
no minímo este engenheiro tirou cópias do tal documento para “negociar” com a Ferrari alguma vantagem e se deu mal, e agora a Ferrari resolveu tirar vantagem e matar dois coelhos com uma paulada só ! Onde está a esportividade, não sabem mais perder de cabeça erguida ? Cada vez mais me decepciono com a atual Formula 1 !

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Luiz Eduardo, desculpe se me comentário o ofendeu. Discordo que os ladrões dos documentos não devam ser punidos, devem sim e rigorosamente, sem os acordões suspeitos da Ferrari.
Punir a McLaren, que pelo que apareceu até agora é inocente, isso sim é absurdo, e só vai ser defendido por quem coloca a torcida acima do senso de justiça.

Se a Ferrari defender isso, vai ser usando os privilégios que ela conquistou ao assinar o improvável novo pacto de concórdia antes de todos.

Lamento muito que alguns ainda consigam ver que os carros da “McLaren e da Ferrari são iguaizinhos”, mostrando que nem sabem do que se tratam os documentos, e a data que eles tem.

Se não aparecer nenhum documento mais antigo, ou alguma prova de influência da cúpula da McLaren no caso, em resumo, se não aparecer nada de novo, a inocência da McLaren é óbvia.

Emerson T
Emerson T
16 anos atrás

A McLaren é inocente pessoal!! Com certeza o tal de Mike pegou por engano os documentos da Ferrari, tirou xerox pensando que era outra coisa, o desavisado Ron Dennis abriu uma vaga no cobiçado cargo de Projetista chefe na mesma época que o Mike estava disponível que certamente não consultou os documentos quando projetou o carro da McLaren que por acaso é super veloz.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Pensando bem, para a Ferrari deve ser ruim toda essa propaganda negativa. Atualmente as empresas modernas valorizam muito a imagem. Nada pode arranhá-la. Assim, que cazzo de empresa que não protege seus segredos mais valiosos?

McLaren
McLaren
16 anos atrás

E tem mais, depois que o Ross Brawn e o Schumacher sairam da Ferrari, a equipe virou uma empresa de fundo de quintal, pq até pó branco foi encontrado nos carros vermelhos. Depois a Ferrari vai pra imprensa dizendo que recebeu um telefonema de que documentos secretos foram roubados, e pasmem!, quem pegou foi a esposa de um engenheiro de outra equipe, no caso a McLaren.
Cadê a segurança, entrada restrita, acesso somente a pessoal autorizado, na fábrica da Ferrari.
Está na hora deles contratarem uma empresa de segurança urgente!!!!.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
16 anos atrás

Pedro Jungbluth,
ser torcedor da Ferrari é sinal de mau-caratismo ao passo que ladrôes devem ser perdoados?Alguma coisa está errada aí.

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Concordo com o Julio, ambos espiões já estavam sendo “fritados” em suas respectivas equipes. Pq o Couhglan iria ajudar a McLaren. Talvez até fizesse isso para prejudicar. E como ambos queriam sair de suas equipes, indo para a Honda, talvez estes documentos, assim como eles, seriam mais úteis na Honda e não na McLaren.
Além disso, estes documentos estão parecendo cabeça de bacalhau, todo mundo diz que tem, mas ninguém vê.
O pior é que qualquer melhoria que se introduza nos carros prateados, a Ferrari e a FIA, vai dizer que foi copiado, e que faz parte do documento roubado.

Renato
Renato
16 anos atrás

Camarão que dorme a onda leva, já dizia Zeca Pagodinho. Ron Dennis dormiu, deixou o Coughlan na chuva, sozinho, quando a barra sujou pro lado dele… Pra mim está na cara que o sujeito cantou como um sabiá na tal da declaração juramentada que o livrou de aparecer no tribunal. Deve ter entregue todos os podres da McLaren em troca de não ser massacrado, sozinho pela Ferrari.

O Nigel Stepney já veio a público contar que sabe onde estão enterradas todas as caveiras da Ferrari nos últimos dez anos. Com isso, a Ferrari não pode apertar muito o seu ex-mecânico. Perigava fazer essa onda toda pra cima dele e ter que voltar atrás, de maneira humilhante e comprometedora, se Stepney começar a falar.

Deste modo, negociar uma caguetagem do Mike Coughlan pode ter sido uma maneira conveniente de conseguir alguma vantagem no episódio. É só levar a confissão à (sempre amiga) FIA pra conseguir o campeonato deste ano.

Depois é só negociar o acordo com o Nigel Stepney fora do tribunal, e deixar o caso ser esquecido.

Emerson T
Emerson T
16 anos atrás

O projetista-chefe da McLaren tinha de posse as informações sigilosas e não usou? Tá bão! É mais fácil acreditar que Renan Calheiros e o Marcos Valério são inocentes.

J Júlio
J Júlio
16 anos atrás

Olá
Apareceu outro júlio, então usarei um J a mais.
Concordo com os que falam q acabará em pizza. Será um decisão política, visto q a FIA também é um órgão político. Acho q tecnicamente é impossível provar a obtenção de alguma vantagem, bem como não se encontrou o material na sede da Mclarem, a não ser q o Ron D. confesse a espionagem. Os pilotos não devem ser punidos.
ABS

vitão
vitão
16 anos atrás

Iminente causídico Paulão, deve ser porque a equipe do jegue está como certo personagem do jo soares, um político que tinha o rabo preso. Se os computares falassem…..

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Estranho a posição da Ferrari nessa estória toda.

O seu temperamento explosivo certamente haveria de fazer um alarde maior e mais barulhento do que tem sido feito.

Parece uma equipe suiça debatendo determinados assuntos e não paracendo estar diante de um caso de espionagem.

Teria a Ferrari algo a esconder ? Será que os tais planos escondem alguma outra versão ?

A equipe vinha levando um baile da McLaren , sabendo que alguns planos tinham sido desviados e ao invés do alarde, promove uma ação na Itália …

Parece que está tentando resolver a questão de froma amigável, consoante acordo já celebrado como receptor dos planos e querendo colocar pamos quentes na questão.

A convocação da Mc Laren pela FIA entretanto,pode colocar mais lenha numa fogueira que parece, Ferrari, McLaren e Honda gostariam de ver apagada logo.

No campo esportivo ficará muito difícil provar se a McLaren usou ou não tais planos para desenvolvimento do seu carro e portanto não vejo por onde a FIA poderá puni-la.

Beto Traballi
Beto Traballi
16 anos atrás

Apenas de um funcionário de qual empresa? Lotus? Tyrrel? Copersucar? Ele deve estar decepcionada com o funcionário que REPRESENTA a empresa e não com a FIA. Lógico, em casa pode! Mais um pouco será José SImão que vai comentar este caso também! Abraço.

R/T
R/T
16 anos atrás

Palhaçada, se fosse com a própria Ferari ou outra equipe, já teriam punido

A quem não acredita, lembrem de 2 episodios, BAR em 2005 e asas flexiveis da Ferrari em 2006 ; a BAR foi sacada de corridas, e a Ferrari forçada a tirar as tais asas, no entanto a McLaren estreou aquela sobre asa flexivel, e a FIA não vetou

Piada, simplesmente piada, independente do Felipe ser do lado “rosso” da questão, a McLaren deve rodar, por questão logica

Zalex
Zalex
16 anos atrás

Estou prevendo uma queda de rendimento enorme da McLaren.
Bem feito… Ron Dennis já estava merecendo se %!$&#há um tempão.
Título de construtores já era.
Quanto ao de pilotos… esse ainda está aberto.

Bruno Said
Bruno Said
16 anos atrás

Creio que seja IMPOSSÍVEL uma punição como exclusão do campeonato caso seja provado algo.

Se excluírem a Mclaren o campeonato perde a graça. A mesma graça que tanto lutaram por achar por anos…

Ou seja: No final tudo vai se transformar em números. Não em pontos de campeonato, mas em $$$$$.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Pra mim, até agora tudo indica que os caras estavam juntando material para engrossar currículo, pelo jeito queriam uma grana na Honda pra isso.
Não acredito que o cara fosse usar na McLaren, onde o time dificilmente deixaria considerando os riscos envolvidos.
Mas, se a Ferrari ver aí uma oportunidade de ferrar com seu rival, deixando de lutar na pista e tentando tapetão, vai ser uma vergonha, pois dificilmente esses dados fariam alguma diferença se usados por apenas um funcionário.
Vale lembrar que a Toyota assumiu que os dados da Ferrari se embrenharam nos dela, e não foi punida. Agora punir a McLaren, na minha opinião somente se descobrirem que ela usou mais dados a mais tempo, ou que ouve má fé da cúpula.

Essa de punir por causa de funcionário vai ser fácil, se eu quiser ferrar um time basta eu pagar para o moto boy do meu adversário para ele ser pego com documentos meus.

No final das contas, os Ferraristas já estão torcendo pela punição (basta ver o resultado da enquete do Grande Prêmio). Ao que parece, os torcedores da Ferrari tem o mesmo padrão ético e amor ao esporte que o time.

Francisco
Francisco
16 anos atrás

Que a pizza tá no forno, ninguém duvida. Mas, que a Mclaren usou as informações, usou. Basta observar a pré-temporada e as primeiras corridas do ano. Ora, somando os segredos da Ferrari e a competência da Mclaren, vc chega numa ótima solução. E não era só coisa de asinha, penduricalho aerodinãmico, regulagem, não. Foi tudo no bolo, a receita completa.
Mas, duvido que façam algo contra a Mclaren. Duvido mesmo.

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

qual voces preferem: Marguerita, Quatro Queijos ou Frango com Catupiry?

porque é nisso que vai acabar essa história.

Júlio
Júlio
16 anos atrás

parece obvio que a McLaren nao usou porcaria de documento nenhum… estah mais do que claro que os dois malandros metidos nessa espionagem queriam usar esses projetos em outras equipes, mais especificamente a Honda… pois iriam ser considerados reis se fizessem o carro da Honda ficar bom de uma hora para outra.. tudo o que eles queriam era prestigio, e agora quem vai pagar eh a McLaren.. injustica demais..
vale lembrar que se os papeis fossem invertidos e a Ferrari estivesse no lugar da McLaren, nada aconteceria, bastaria um acordo verbal e pronto!

Caveira
Caveira
16 anos atrás

Vou acompanhar muitos até o inferno, e vou levá-los sendo puxados pelas pernas, amarrados em modernos carros de fórmula 1, vermelhos e prateados…..

Boa Morte a todos
Caveira

cardeal
cardeal
16 anos atrás

A FIA desconfia? Todo mundo já sabe. É baton na cueca. Resta ver se vai ter peito de tirá-la do campeonato (o mínimo que se poderia esperar; mais suspensão por um ou dois anos). Na hora de tirar 10 posições de um piloto por suposta manobra é fácil…

fabiano honda
fabiano honda
16 anos atrás

Como e que a Mclaren nao sabe que os projetos que estavam naqueles documentos nao foram usados nos seus carros? Sera que ela teria visto os documentos antes? ou o espiao jurou pra ela que nao usou nenhum projeto da Ferrari em seus carros……….muito estranho….

Dú
16 anos atrás

Parece brincadeira, mas deu um vácuo e lembrei de meu Pai. Vejam, o artigo 151 no Código Penal Brasileiro, do tempo que nas oficinas do Bexiga os carros desciam a Brigadeiro acelerando.

Flavio Soares
Flavio Soares
16 anos atrás

Se for comprovado tudo a McLaren TEM que ser punida, perdendo não só os pontos no campeonato de construtores, como no mundial de pilotos também.

Antes de tudo, não sou um “Massete”, que deseja ver o Felipe e sua Ferrari campeões de qualquer jeito, inclusive acho o brasileiro muito meia boca e não torço por ele.

Acho que em momentos como esse precisamos ser ÉTICOS. E pela ética que eu conheço, pelo ou menos na empresa em que eu trabalho, o erro de algum de nós será dividido pelo coletivo. Não assino nenhum documento em meu nome aqui, assino documentos em nome da empresa.

Se um piloto, engenheiro ou mecânico não tem nenhuma relação com o fato, problema dele. Que este tenha uma atitude digna, convoque uma coletiva de imprensa e diga:

– Estou me demitindo, pois não desejo trabalhar em uma empresa que utiliza de espionagem para se beneficiar.

Uma atitude dessas, seria digna de um campeão, levantando ou não a taça no final do ano.

Ivo Lunguinho
Ivo Lunguinho
16 anos atrás

Resumo da ópera: A McLaren está com ”rabo preso” total!!!!!!! Tem culpa no cartório!!!!!

Dirceu Macedo
Dirceu Macedo
16 anos atrás

Pra min tá muita clara a situação….

Realmente a FIA pegou a McLaren numa atitude anti-desportiva……Não acho que a Ferrari queira queimar, se quisesse já tavam gritando e esperneando de Maranelo.

O fato eh um só…a McLaren se vlw sim dos documentos….mas isso partiu de Coughlan. Ele foi introduzindo esses processos e metodologias dentro do desenvolvimento…em nenhum momento ele deve ter dito: “Olha aqui gente, consegui material fresquinho da Ferrari!”

A McLaren começou a voar, rolou essa denuncia e a equipe de woking vai ter q pagar sim pelos beneficios q conseguiu…mesmo que não tenha envolvimento direto no caso, mas o funcionário é seu….

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

O Napoleão de Maranello vai detonar o Imperador de Woking.
Se tem algo secreto nessa dupla, são seus dentes.
Jamais foram vistos por ninguem, pois jamais sorriem.
Estranha mesma essa briga: Briga de cachorro grande que não mostra os dentes.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Querem saber? Estou gostando disso tudo. Há tempos um evento extra-pista como este não sacode a F-1. E que evento! Espionagem, uau.

Isso vai ser lembrado por muitos anos, definitivamente entrou para a história.

Kennedy
Kennedy
16 anos atrás

Com uma melhora tão significativa coincidindo no mesmo período da acusação? De posse de um material, valiosissimo por sinal, e não usar? Só se for besta pra achar que os caras da McLaren não tem culpa e não usaram nada.
Tomara que se lasquem junto com os dois malandros. Copiando o Gomes, acho que estão todos fodidos. Salve-se, os interesses econômicos em cima da coisa para livrar a cara do Tio Denis.

hilson mergulhao bre
hilson mergulhao bre
16 anos atrás

e aí como convencer alguém a se tornar torcedor de uma coisa cada dia mais feia,como era bom os pegas do anos 70 e 80, tá certo havia mutreta,mas era outro nível de onda,hoje parece mais coisa da máfia;e ainda tem que ouvir o histriônico locutor de lá,meu irmão é dose para mamute.