Lua calling

SÃO PAULO (cada vez melhor) – No ar a segunda coluna do nosso Carlos Cintra Mauro, Lua para os íntimos e não íntimos. Uma análise do GP da Inglaterra e historinhas sobre o chorão Ron Dennis.

Leiam lá, comentem aqui!

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
leohora
leohora
16 anos atrás

?????

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Que maravilha. Quanta experiência e sabedoria. Que bela aula de história e física automobilística em apenas 3 parágrafos.
O mais bacana, para mim e aos outros matuzas, é a linguagem em que o Lua se expressa. Ela nos remete imediatamente aos encantados anos 60/70 quando só gente realmente “do ramo” tinha vêz e, logicamente, ouvidos que os escutassem.
Até a revista 4 Rodas tinha o seu filé mignon que eram as colunas enviadas mensalmente pelo Emerson Fittipaldi desde sua ida para a epopéia européia em que narrava com detalhes milimétricos tudo o que acontecia com seu carro e bastidores das corridas, desde os treinos de sexta até a corrida no domingo. Fora os testes que ele fazia com vários carros de corrida e esporte e que eram também dissecados pelo mestre com um texto maravilhoso e totalmente explicativo para os mortais comuns como nós.
Tanto que a “jóia” da coroa da minha biblioteca é justamente um livro que eu mesmo montei com todas essas matérias e entrevistas do Emerson, desde 1969 até a última em 1982, tudo organizado cronologicamente e com as páginas originais da revista que destaquei cuidadosamente das várias coleções que comprei ao longo dos anos.
Como bem disse o Comendadore, o Lua tem esse estilo claro e limpo de explicar coisas complicadas aos leigos, o que torna mais importante ainda sua nova missão de ensinar o verdadeiro automobilismo e sua verdadeira história para as novas gerações.
Valeu, Excelência. De novo.

1GT
1GT
16 anos atrás

Coluna de luxo!
Dá gosto de ler. Leitura bastante agradável.
Parabéns ao Lua.

nicoboco
nicoboco
16 anos atrás

choRON DENNIS….

Fernando Carmona Sim
Fernando Carmona Sim
16 anos atrás

Esta muito bom isso aqui!
Aspex, Mundo da Lua (podiam por um rádio como logo da coluna), Warn up e do Reginaldo na sexta! Muito bom, muito bom!
Valeu!

leohora
leohora
16 anos atrás

Ah e tem mais, se um carro sai mais de frente significa que os pneus dianteiros estão no mais perto do limite de aderência e escorregam (se arrastam) mais sobre o asfalto. Então num carro que sai de frente o pneus dianteiros deveriam gastar mais rapido!

leohora
leohora
16 anos atrás

Claudio Ceregati!

Que bom que o Lua escreva sobre acerto de F1 mas, com minha pequena experiência em dinâmica veicular, acho que aumentando a resistência a rolagem suspensão da traseira, voce terá uma carro que TENDE a ser mais oversteer e não understeer.
Os outros especialista que me corrijam se eu estiver errado.

Abraço!

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Pois é Comendattori. Quando alguém de dentro fala, só nos resta ouvir com atenção e tentar aprender também.
Afora a ‘magna short aula’, o único senão fica por conta do Pegeot, esse Lada metido a besta. Não consigo gostar dele. Os que conheço são incriveis shows de problemas…
Fora isso, Leitura didática e direta. Boa de ler, como todos os escritos do Lua.
Ótimo!.

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
16 anos atrás

Exelente coluna…Confesso que sou um cara meio conservador e quando o Gomes anunciou a estréia dessa coluna, não tive a curiosidade de ler. Hoje sim, tive tal curiosidade. Sensasional…

Ao revelador: embora não seja hábito popular, a grafia correta (dicionarizada) é, de fato, muçarela (ou mozarela).

Ivan
Ivan
16 anos atrás

Obrigado Mr. Moon. Como é que vcs. sabem isto tudo de fora de um F1? E aonde acham fotos maravilhosas da decada de 60/70. Parabéns pelo texto

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Uau! Releiam esse trecho:

“… aumentando a resistência à rolagem na suspensão traseira para que o carro ficasse mais confortável naqueles dois lugares. Para uma volta tudo bem, mas para a distância da corrida, não dá. Como conseqüências de uma traseira mais dura sobraram um carro saindo de frente e um maior desgaste dos pneus traseiros…”
Sabe a última vez que li algo de acerto de carro de F1?
Quando o Emerson passava seus acertos no início dos anos 70, quando escrevia para a revista 4 Rodas…
Por essas e outras, mais uma vez seja bem vindo, Dr. Lua.
Até que enfim aparece e escreve alguem de dentro, e do ramo, e por uma tremenda sorte amigo de um dos maiores acertadores de carros de todos os tempos: Nelson Piquet, o último dos moiacanos.
Valeu, Excelencia.

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
16 anos atrás

Só não sabia que podia escrever “Calos” Cintra Mauro. Arruma aí, Gomes…

revelador
revelador
16 anos atrás

MUÇARELA?????
afff….

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Ta aí.
O cara navegador, FG piloto.
Ambos com experiência, então!

Já pensaram num #96 de ralli???
Faria escola…

jung
jung
16 anos atrás

muito bom!

Claudio R.
Claudio R.
16 anos atrás

Muito legal a coluna, mais legal ainda foi aprender que pode-se escrever muçarela e/ou mozarela !!!