Mal de foto

SÃO PAULO (e só essa) – Dia desses um amigo foi ao meu escritório e ficou um tempão olhando as fotos, credenciais, troféus, miniaturas, todas as tranqueiras que estão ou penduradas, ou espalhadas, ou guardadas, ou pregadas num quadro de cortiça. E reparou que eu quase não tenho fotos minhas com pilotos, depois de tantos anos cobrindo F-1.

Verdade. Nunca tirei foto com piloto algum, não por qualquer motivo especial, mas porque não tirava foto de quase nada, mesmo. Nunca tive muita paciência para andar com uma câmera a tiracolo, nem das antigas, nem das digitais.

Até comprei uma linda em 1991 em Nevers, uma Canon que parecia uma filmadora, mas era máquina fotográfica. Tinha um flash redondo na ponta, que abria e fechava. Um dia quebrou. Nunca consegui achar alguém em SP para arrumar aquele flash que abre e fecha. Se alguém souber de algum bom consertador de máquinas fotográficas, me avise.

Mas eu falava sobre as fotos, e de fato acho que tem uma minha do lado do Villeneuve, ambos manguaçados no karaokê de Suzuka, e algumas com o Schumacher, daquela história da tartaruga do ano passado, que recebi de alguém, porque não levei máquina para registrar aquele negócio. E nada mais.

Com Senna também não tenho foto alguma, tem uma dele com minha mulher no Canadá, e é tudo. Mas dando uma olhada nos meus velhos álbuns, encontrei essa aí. Silverstone, 1991, no motorhome da McLaren, entrevistando o cabra. Junto, na mesa, estão Livio Oricchio, Mair Pena Neto, Fernando Ewerton e Lemyr Martins, entre os que reconheci.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Júnior: o verdadeiro
Júnior: o verdadeiro
16 anos atrás

Parabéns Veloz HP!
O Rogério Magalhães praticamente disse tudo que eu ia comentar.
Há fatos e momentos da vida que nenhuma filmadora ou máquina fotográfica consegue materializar. Só vivendo tudo isso e guardando na memória.
Abs.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
16 anos atrás

Flavio… você leu o que esse meio Sovietico meio Canadense HP escreveu?!! Lembra do Senna gritando P.Q.P dentro do capacete na vitoria em interlagos 91? é, pois eu quase gritei assim!! Caraca Veloz, unbeliveble!!!!!!!!!

---
---
16 anos atrás

PQP. Caraaaaaca de novo VELOZ !!!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

É, depois de ler essa do Veloz, reforço minha tese de que, muitas vezes, uma foto pode estragar um momento… então é melhor guardar tudo na memória, para depois contar e deixar as pessoas imaginando como foi, ao invés de ver um fotograma de um segundo de tudo…

ze
ze
16 anos atrás

veloz pelo a amor de deus crie um blog para contar essas historias maravilhosas

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Caramba Veloz, se não for abuso, você poderia nos brindar com algumas colunas Retrovisor e suas histórias.

Aconteceu parecido comigo, no salão do automóvel com o piquet, na BMW, mas claro, em menores proporções que a sua com o Fangio.

abraço

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Petrus, em 1994 fui até Balcarce na Argentina visitar o Museu do Fângio. Lá chegando perguntei por ele aos seguranças que me informaram que ele estava no escritório e não estava se sentindo bem.
Eu sabia dos seus graves problemas de saude, notadamente os renais, e entendi imediatamente a recusa dos seguranças em não incomodá-lo. Pedi então que eles enviassem ao campeão meus desejos de pronta melhora. Eles assim o fizeram, muito educadamente mas, para nossa surpresa o Fângio quis me conhecer pois afinal, era um brasileiro vindo de tão longe e ele não queria me decepcionar, veja você.
Fiquei muito emocionado com a gentileza e procurei ser o mais breve possivel no comprimento ao mestre, porém, ele logo foi perguntando do Emerson, Piquet, das histórias do Landi e aí pronto, ficamos mais de 3 horas num papo só. Emocionou-se muito com a morte do Senna, mostrou-me muitas fotos particulares dele com o Ayrton e logo procuramos mudar de assunto para ele não se emocionar mais ainda.
Perguntei sobre seu grande rival e amigo Stirling Moss e aí pronto, ele se acendeu de novo e viajamos pelos anos 40, 50 e 60 como duas Flechas de Prata em sexta marcha na faixa vermelha.
Num dado momento ele se levantou da sua poltrona e resolveu me mostrar todo o seu museu. Imagine você, o Fângio em pessoa ao seu lado mostrando todo o seu maravilhoso acervo e contando cada detalhe histórico e técnico de cada máquina.
Nesse momento várias pessoas passaram a nos acompanhar, é lógico, mas ninguém falava nada, todos em silêncio respeitoso atentos a todas as palavras que o campeão dizia. Só eu o lembrava de algum detalhe e aí ele voltava a reviver aqueles dias com um brilho incrivel nos olhos.
Foi uma das mais honrosas emoções que tive na vida, caminhar por todo aquele museu ao lado do Fângio e ele se apoiando no meu braço, caminhando lentamente e contando todas as histórias que ele podia se lembrar de todas aquelas máquinas incríveis.
Nessas 3 horas e meia não sei como meu coração não parou por várias vezes. Senti que eu tinha proporcionado alguns momentos de alegria ao ídolo maior do Emerson e ao final delas, quando me despedi emocionadamente agradecendo a extrema honra que ele tinha me proporcionado, ele me diz algo como :
“Obrigado a você, pois a muito tempo não me divertia tanto com alguém que realmente me escuta e me entende, alguém que ama tanto quanto eu esse mundo louco da velocidade, que está aqui pelo que eu fiz por esse mundo e não por aquilo que represento. Muito obrigado, de coração”.
Fui embora chorando para o hotel, como poderia esperar algo assim do Fângio ?
Meses depois ele finalmente morreu, após uma agonia horrivel.
Nesse dia orei pela sua alma e me lembrei que não tinha uma foto sequer dessas incríveis 3 horas e meia, apesar de ter estado o tempo todo com uma câmera pendurada no pescoço e vários filmes de 36 poses na mala fotográfica.
Acredite se quiser…

Marcog
Marcog
16 anos atrás

Mais legal que as bortas arredondadas é aquele mês/ano que acompanham essas fotos antigas. Bem legal. A gente nunca se toca de habilitar isso nas digitais (até porque nunca fica tão elegante), e anos depois fica difícil saber quando foi tirada, né ?

Filemon Fábio de Oli
Filemon Fábio de Oli
16 anos atrás

Prezado Flávio, sobre conserto da máquina..conheço um cara em Santos – SP que pode resolver o seu problema, visto que o camarada trabalha p/ Canon do Brasil…qualquer coisa favor entrar em contato no seguinte e-mail: [email protected]

---
---
16 anos atrás

Ô Veloz : Caraaaca……..

Petrus Portilho
Petrus Portilho
16 anos atrás

Veloz, mas que belo sortudo é você, hein? Só falta falar que falou com o Fangio, Senna e o Schucrutz. Abraço

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Pois é, também sou assim desligado de máquinas fotográficas a todo o momento.
De gravadores portáteis também.
As vezes isso é terrivel, até como registro histórico.
Morei numa ilha em Angra dos Reis nos anos de 82/84 e no final de 83 a família Fittipaldi inteira hospedou-se lá por 2 semanas para se isolar do mundo e dos problemas que enfrentavam à época com o fim da equipe de F1 e o casamento do Emerson.
Levei o Christian, na época um garoto iniciante no kart, várias vezes na minha lancha para esquiar pois os marinheiros do enorme barco do Emerson, (aquele mesmo que ele comprou na Holanda quando ganhou seu segundo título mundial) não aguentavam mais rebocá-lo o dia inteiro para esquiar (a pilha do moleque não descarregava nunca).
Presenciei ao vivo o fim da relação entre o Emerson e a Maria Helena e também o dia em que ele conheceu a Tereza, que mergulhava com amigos numa ilha vizinha.
O Nelson Piquet apareceu por lá num fim de semana com sua esposa Sylvia à bordo de sua lancha Bang Bang todo feliz pela conquista do seu segundo título mundial e aí o clima ficou outro, mais descontraido com as gozações e molecagens do “Nérso”.
Fui com ele e sua veloz lancha até o estaleiro do seu tio perto da Usina Angra 1 para conhecê-lo e ver os projetos em andamendo. Lá estava o Amir Klink bolando mais uma de suas viagens científicas.
Passei duas madrugadas inteiras conversando com o Emerson, Wilson, Barão e o Piquet até o Sol raiar. Imaginem as histórias que escutei de cada um deles. Dariam vários livros de 1000 páginas.
E eu com uma máquina fotográfica dentro do armário e um gravador de fitas K-7 ao lado da cama e nem me lembrei deles…
“Se la vie”, como disse o Alain Prost que apareceu por lá no ano seguinte, logo após ter tomado um caldo da onda do jet-ski da mulher que o acompanhava. E a máquina fotográfica continuava lá no armário e o gravador ao lado da cama…

helio
helio
16 anos atrás

poste a foto com o vila nova!

Jr
Jr
16 anos atrás

Vc tinha cabelo?????

Ramiro
Ramiro
16 anos atrás

Fotografou ? Não ?
Dançou !

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

moro em sete lagoas que e a cidade mestre da iveco no brasil,a cerca de 2 anos atraz recebemos como hospede o nada mais que o luca di montesemollo
conheco toda a historia do fariseu e se a ferrari e o que e merecia uma foto na minha cortica mas por questao de profissionalismo nao pedi mas eu tenho a ficha da embratur com assinatura de check in do narigudo
a cerca de 2 meses em transito de montes claros pra alguma cidade recebi um onibus com a trupe da ivete sangallo,acho que seria mais facil receber a tropa do bush ou do tony blayr pois os popstar tupiniquins sao um saco de inoportunidade e incoerencia no comportamento e etc
jose carlos
sete lagoas

Ico
Ico
16 anos atrás

Eu só tirei fotos ao lado de quatro personalidades: Jackie Stewart, Dinho Leme (quando o conheci e Mutantes ainda era um limbo distante na vida dele) e com as estátuas (vale isso?) do Fernando Pessoa, em Lisboa, e do Astor Piazzola, em Buenos Aires.

Ah, e me arrependo até hoje de nao ter uma câmera quando eu conversei com o Chick Corea.

O resto é mesmo o resto…

Humberto Corradi
Humberto Corradi
16 anos atrás

Pedacinho da história. Legal é a borda arredondada da foto.

Valeu

Bruno
Bruno
16 anos atrás

Uai! Vc coloca essa foto mas n põe a sua com o Velleuneve ué?! Kd o cara chapadO?! ehehehehh

Lua
Lua
16 anos atrás

Tem o famoso samba canção do Dorival Caymmi, de 1952, que tem o refrão perfeito.

Vai cifrado para quem souber dedilhar violão:

Nem eu, nem eu, nem eu
Em7/9 A6

Nunca fiz (tirei, bati, instantaneei) fotos babando ovo ou papagaiando piratas. Lua – Um anti-caras convicto.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

interessante essa postura.
Pensei que era só eu com essa caracteristica. Como todos sabem sou chegadíssimo em Rock ‘roll e por conta da atividade dos meus filhos conheci um bando de roqueiros ditos importantes no cena´rio mundial. Seguramente a maioria e, até onde sei, não há nenhuma foto minha com os ‘ícones’. Aí pergunto: qual a utilidade prática disso? a meu ver nenhuma. Eu conheci , conversei, fui com a cara deles ou não e ponto. Não preciso fazer publicidade desses encontros. E tb não me preocupei em registrar esses encontros. Literalmente esqueço que estou com a camara.
Pra historiar lembro da última vez que o Senna estava indo para a europa, lá em Cumbica e, como ele vinha vindo e eu indo, fiz questão de cumprimenta-lo com um ligeiro aperto de mão desejando boa sorte. Na sequencia um bando de gente tomou-o de assalto fazendo questão de se pendurar no pescoço do coitado para fotografar. Não concordo com esse comportamento.
E pra consertar sua máquina, tem um maluco na Conselheiro Crispiniano, quase esquina com a Barão , lado direito de quem vai pra sete de abril que conserta. Fica no primeiro ou segundo andar não lembro. Se ele não der um jeito, pode jogar fora ou mandar para a industria ver se eles consertam..

Jorge Miguel
Jorge Miguel
16 anos atrás

Flavio. .se vc lembra de algo desse dia, conte para nós..

Como Ayrton recebia os bam bam bams da imprensa brasileira no motorhome?? impunha regras? era agradável ou mala? Lembra de algo q ele falou em off??

Abcs!

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

E para variar foi tirada por alguém que te mandou, né!
E estamos cabeludo, aí.

Tem a matéria???