Nascar das Arábias
SÃO PAULO (no cofrinho vale tudo) – Recebo e-mail de uma certa GPC Squadra Corse (como é que esses caras arrumam meu endereço?) avisando que o time, com tradição em corridas de GT, etc. e tal, vai participar da Speedcar Series.
Já tinha até esquecido desse negócio e acho que ainda não falamos sobre isso aqui. É uma espécie de Nascar das Arábias que está sendo criada não sei direito por quem, mas que já fechou com cinco ex-pilotos de F-1 para correr em Dubai e adjacências (o calendário, por enquanto, só tem a prova de abertura confirmada, em novembro).
Os cinco: Herbert, Alesi, Morbidelli, Karthikeyan e Johansson. Na foto abaixo, faltam Johansson e Karthikeyan.
Os carros são medonhos, parecidos com aquelas barcas americanas que correm em ovais. Usam motores V8 de 6 litros e 620 HP. Chassis tubulares, claro. Pelo menos não levam marca de montadora nenhuma.
Vamos ver que bicho vai dar. De relevante, apenas a constatação de que o automobilismo-show está nadando de braçada no Oriente Médio. Nada como ter dinheiro para torrar, em carros, corridas, autódromos…
Que medo!!
Vc tem mesmo razão, Rafael. Penso que a tanto a NASCAR quanto a StockCar Brasil estão no caminho certo. São categorias de baixo custo, com carros parecidos e bons pilotos. Em tempos de crise mundial, serão séries assim que sobreviverão.
Muito cuidado, Rafael. O Gomes não gosta que o contrariem. Quando não apaga o comentário, ele dá “respostas atravessadas”, como deu na Mayara e no Weber.
Antes de falar tanta besteira da NASCAR procure se informar melhor sobre a NASCAR senhor Flávio Gomes.
A NASCAR é a categoria que mais cresce atualmente(mais do que a “maravilhosa” F1)e enche os autódromos durante toda a temporada.
E a F1 enche os autódromos em todas as provas??
Tenho 101% d certeza que não.
Sem contar que na NASCAR quem sai da linha é punido(coisa bemmmm diferente do que acontece na F1).
Antes de destilar seu ódio pela NASCAR procure se informar melhor sobre a categoria pra não denegrir 1 ótima categoria do automobilismo mundial.
Respeito a postura anti-NASCAR do Flávio, mas sou da opinião que o legal é ver carro correndo. A NASCAR pode não transmitir tecnologia nenhuma para os carros de rua, mas é muito divertido de assistir, e isso é que importa.
A Nascar é multimarcas “naquelas”, pois todos os motores são iguais, embora produzidor por empresas diferentes…
Acho que a principal crítica não é se a fábrica coloca a marca no carro ou se ela mesma fabrica os componentes. O problema é em não usar (o obviamente, não desenvolver) componentes dos carros da linha de produção nos carros de corrida, como propõe uma categoria dita stock car!
Povo subestima demais a Nascar. A Nascar tem sim bons pilotos por mais que alguns sejam bem hillbillies, mas a Nascar tem muita tecnologia apesar de não parecer. Em motor V8 de concepção antiga chegam a girar 9000 rpm e em circuitos mistos como em Sonoma a pouco mais de 3 semanas atrás dá pra ver que os COT (Car of Tomorrow) tem muito potencial.
Podem até reclamar, a Nascar apesar do chassis é um multimarca de verdade (coisa que a Stock não é) e tem uma audiencia absurdamente grandes.
So fala mal da Nascar quem nunca se deu ao trabalho de assistir uma corrida completa dela.
Os carros nem são tão feios assim. Aliás, feios ou não, têm que fazer espetáculo. Há piores, como os Stocks Jr.
Será interessante ver os ex-F1 correndo com carros semelhantes aos da NASCAR. Afinal, os ex-F1 mencionados são melhores que Bill Elliott, Dale Earnhart Jr., Jeff Gordon, Jimmy Spencer, Rusty Walace, Terry Labonte, Tony Stwart, entre outros ovaleiros…
como o piquet disse em relação à GP Masters, esta também é só para os pilotos “quebrados”, “duros”, sem grana…
Vai rolar algo parecido assim aqui no Brasil, aguardem!
Bem, imagino que preferem esses trambolhos que monopostos por questão de espaço para marketing. Mas todos aqui concordam que é muito melhor usar carros stock de verdade.
Como diria o grande jornalista Cláudio Carsugui (deve estar escrito errado) :
“Essa é uma clamorosa categoria de cemitério de elefantes”.
Bem, eu não chegaria a tanto mas, que mer..da que está ficando o automobilismo mundial, heim ?
Então, viva a Superclassic, automobilismo de verdade !
Só está faltando os Opalas, Mavericks e Dodgões para ficar o máximo do te..zão.
Só tem 2 tipos de corrida:
para os homens e para os meninos
cada um escolhe a que gosta mais…
Concordo com o Sérgio Barros. Não importa se a corrida é de antigos, modernos, formulas, V8 bolha, turismo nacional ou mobylete. O que importa é acelerar. Burro é quem fecha as portas com preconceitos estúpidos ao defender um tipo só de carro e criticar todos os outros.
Mudando de tema: quedelhe a coluna Warmup? Ainda não saiu…
A KIBON poderia patrocinar esta categoria de carros e pilotos velhos, com um produto novo: KI %!@$&@#!!!!!!!
… Alesi tá velho, hein….
esses caras do Oriente médio sao incríveis. uns países odeiam de morte o “american way of life” e outros, importam até o automobilismo. vai entender.
Oque importa é ter corrida para assistir, ou para quem pode, poder pilotar.
E pilotinho aqui acha o máximo tirar o último fôlego de 4 cilindros 2 litros… é legal, claro, mas….
mandar ver num V 8 desses, fala sério hein…. Eu vô!
Nooosa… Realmente, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos e companhia não têm mais aonde gastar dinheiro…
os caras têm grana: importam os carros (sic), os (ex)pilotos e se precisar, a torcida também.
se me derem um carro, eu tbém vou.
Hi hi hi feio que dói… mas nem sobrou vaga pro Pizzonia… esse cara vai acabar pilotando barquinho pra turista no Amazonas…
Tinham é que chamar o de Cesaris…
Essa categoria ai terá uns 5 ex. pilotos famosos como garotos-propaganda e o resto são para os caras de turbante acelerar o carro.
Será igual a GT3 daqui. Só milionário dirigindo.
Carro feio da p%##@
Ah claro, como pude esquecer. Também indico o veloz piloto do # 96 o intrépido FLÁVIO GOMES e seu sensacional START CONTROL
De acordo com o site estão confirmados
# 05 – Narain Karthikeyan – IND
# 07 – Stefan Johansson – SUE
# 10 – Gianni Morbidelli – ITA
# 27 – Jean Alesi – FRA
# 69 – Johnny Herbert
Poderiam chamar alguns desses também:
– Nigel Mansell – ING
– Damon Hill – ING
– Heinz-Harald Frentzen – ALE
– J J Letho – FIN
– Jos Verstappen – HOL
– Eddie Irvine – IRL
– Jan Magnussen – DIN
– Riccardo Patrese – ITA
– Max Papis – ITA
– Kenny Brack – SUE
– Zsolt Baumgartner – HUN
– Gianmaria Bruni – ITA
– Patrick Friesacher – AUT
– Christijan Albers – HOL
– Ukyo Katayama – JAP
– Shinji Nakano – JAP
– Tora Takagi – JAP
Como eu gostaria de correr com um MEDONHO destes aí….pobre automobilismo brasileiro.
Não são carros da Nextel nem da Busch Series. São carros “spec” da ASA Tour, ASCAR, etc, já que usam carroceria de fibra de vidro e injeção eletrônica.
O Tio Bernie está envolvido na categoria.
Na verdade são os Chevrolet Monte Carlo que eram usados nos mistos da Nascar até ano passado. Nota-se pelo nariz. E que nesse ano a categoria estadunidense está correndo com um carro novo nos mistos e nos ovais curtos, o chamado COT. Esses carros devem ter saido bem barato.
Fala serio!! O que é a pagina dos caras, meu!! Podia servir de inspiração por ai hein?
E quanto ao fim de feira, com a carteira cheia não dá nada! Queria eu nessa!!
Showzaço de bola. Essa NASCAR é muito legal.
Torço para que dê tudo certo e que alguma emissora aqui do Brasil se coçe prá levar prá TV este espetáculo!
Abs.
Poderiam convidar um Mansell das pistas para dar uma “animada”.
Por onde anda o Katayama?
o do meio não é o Herbert??
Pronto, já achamos uma categoria para o Button.
E o Alesi, hein? Que fim de feira, não?
O piloto do meio é o Johnny Herbert, não?
As bolhas parecem do antigo LUMINA da NASCAR.