Nürburgring, dia 2

SÃO PAULO (carro de corrida quebra) – A pancada de Hamilton agora há pouco em Nürburgring vai equilibrar o campeonato. Acho muito difícil que ele corra, pela violência do impacto. Isso apesar de as primeiras informações darem conta de que o inglês não quebrou nada.

Aparentemente quebrou, sim, a suspensão, o que pode ser resultado do ataque indevido às zebras — para usar termo consagrado pela Ferrari quando Barrichello estourou a sua no fim da reta de Hungaroring, em 2003.

Mas não se deve culpar o piloto, em princípio. O que aconteceu hoje apenas mostra, mais uma vez, que carro de corrida, que anda sempre no limite, está muito mais sujeito a infortúnios do que meu Fusca 66. Uma quebra dessas em Imola, com a Tamburello em plena atividade, resultaria em acidente parecido com o de Senna em 1994.

Mesmo se Lewis correr, terá de largar em último porque vai trocar de carro. O que o tira da briga pela vitória. Assim, Alonso, Raikkonen e Massa têm a primeira chance de se aproximar do inglês desde que ele assumiu a liderança do Mundial.

Pelo que se viu até agora, Kimi e Fernandinho são os mais fortes candidatos à vitória. Felipe anda apagado há algum tempo. Tomou 0s328 do finlandês, que ficou com a pole graças a um erro feio de Alonso no meio de sua volta lançada. O espanhol largaria em primeiro, provavelmente, se não tivesse perdido a frente de seu carro no miolo. Perdeu a frente e muito tempo.

Aos pitaquinhos:

– Massa vai brigar pelo terceiro lugar. Se bobear, perde o pódio para a BMW Sauber, que vem bem nos treinos. O brasileiro está mais para ser assediado por Heidfeld e Kubica do que para assediar a dupla da frente. Mas tudo pode mudar se largar bem.

– Webber, em sexto, repete Mônaco e Canadá — seus melhores grids no ano. Será que desta vez sai alguma coisa boa? Coulthard, em compensação, ficou em 20º…

– Kovalainen, demitido pela imprensa brasileira na segunda corrida, larga pela terceira vez na frente de Fisichella nas últimas quatro corridas. Eu sempre falei: se é para demitir alguém, que seja Fisico, que ficou apenas em 13º no grid. Heikki já se firmou.

– Button, que engoliu Barrichello no ano passado, está sendo engolido pelo brasileiro nesta temporada. O inglês ficou, de novo, na primeira degola, em companhia de Spykers e Tori Rossi (sou bom em plurais).

– De novo a transmissão oficial da F-1 omitiu imagens de atendimento a um piloto acidentado. Ninguém quer ver sangue. Mas todos querem ser informados. A angústia é a mesma no autódromo. As imagens distribuídas para a sala de imprensa são exatamente as mesmas que são recebidas pela TV em qualquer canto do mundo.

– Siga toda a cobertura do GP da Europa no www.grandepremio.com.br. Daqui a pouco eu volto.

GRID DE LARGADA

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Jeronimo
Paulo Jeronimo
16 anos atrás

Não torço para ver ninguem machucado na F1 como a trupe da Globo como o BOBÃO BUENO que logo que viu a cena já foi falando que o Hamilton já vinha exagerando no seu desempenho que já era de se eperarar este tipo de acidente com ele. Depois a carapuça caiu quando apareceu a realidade que não foi um acidente por erro de pilotagem e sim por uma falha no carro. ESTE GAVIAO BUENO TEM É MAIS QUE CALAR A BOCA DESTE MISERÁVEL. Ele percebe que o Cleber Machado é melhor que ele e narrou a corrida anterior da Venezuela mais a trupe e o puxa saco da FERRARI E MASSA que é o LUCIANO BURITI.
Abraço a todos.

Marcelo SP
Marcelo SP
16 anos atrás

Boa Noite!

Não sou daqueles que assistem corridas para ver acidentes. Aprecio o esporte e admiro (diria, invejo), os caras que sentam o traseiro nesses mísseis artezanais, feitos a centenas de mãos humanas, e mesmo assim tiram tudo da máquina, dando uma prova de tamanha confiança que, duvido, teriam da própria mulher. Mas máquinas falham, e o problema de Hamilton hoje, levando em conta que não se machucou, foi muito bom para a corrida de amanhã, diria até para o campeonato.
Para aqueles que cobram uma atuação que justifique a liderança do campeonato pelo piloto inglês, ou seja, dar show na pista fazendo ultrapassagens, creio que poderão contar com isso amanhã. Pelo menos até chegar nas BMW.
No nível atual de competição da F1, pode ser a pista que for, em carros com rendimentos aproximados, o de tráz só passa se:
1 – O da frente errar;
2 – O da frente deixar;
3 – O da frente quebrar;
4 – O da frente entrar nos boxes.
Não existe mais o benefício do vácuo e, se o de tráz forçar a barra, perde pressão e pode acabar fora, ou tenta onde não dá e ocorre o choque. Nesse caso, via de regra, acaba para os dois.
Por isso, considero o Lewis um piloto completo para os moldes da F1 atual.
Contrariando algumas opiniões dos amigos que postaram aqui, acho que a corrida está mais para o Massa do que para Kimi e Alonso. Acho que o asturiano está mais leve e vai dividir a primeira freada com o finlandês. Se o Fernando passar e abrir, a briga do Felipe é com o Raikkonen. Se o Kimi manter a primeira posiçao, vai ter o Alonso no seu cangote até a primeira parada. Se o Massa ficar por perto e parar depois, volta na ponta após a primeira rodada de pit stops. Agora, se Kimi e Fernando se acharem na primeira curva, o Felipe vai passear no melhor estilo Shumy.
Grandes esperanças de uma boa corrida amanhã. Só espero que a Globo não interrompa a transmissão para transmitir alguma prova do Pan, onde nossos atletas que não tem apoio nenhum no país que representam, diputam medalhas contra estadunidenses de categorias juvenis de lá e, quando conseguem ganhar, criam a falsa impressão que estamos no mesmo nível de países do primeiro bloco. Isso é BRASIL, IL, IL, IL!

Abraços e boa corrida.

ricardo bifulco
ricardo bifulco
16 anos atrás

Boa noite Flavio, Boa noite pessoal!

Na minha opiniao, os tempos dos 4 primeiros estão muito próximos.

Se o Massa fizer uma boa largada amanha, creio que pode até vencer.

Já consideraram a possibilidade dele estar mais pesado. Nao é tipico dele, mas não é impossível.

Espero que chegue na frente do Kimmi, senão vira segundo piloto.

A coisa promete.

A proposito, nao sei se alguem viu, mas no Youtube tem o vídeo promocional da Mil Milhas que será disputada em Novembro:

http://www.youtube.com/watch?v=08yxgBjFR3M

um abraço.

Leandro Ferreira
Leandro Ferreira
16 anos atrás

Massa está provando o que todos já sabiam, mas que alguns “patriotas” não queriam enxergar: é um piloto apenas mediano, isso para ser bozinho com o pobre rapaz. Falta-lhe personalidade e, sobretudo, talento.

Como bem disse o Flávio, o objetivo real dele na corrida será não ser ultrapassado pelas BMW, o que eu acho muito difícil que não aconteça.

Em relação à corrida acho que Alonso supera o Kimi fácil, mas será na estratégia dos boxes. Hamilton vai mostrar o seu talento vindo de trás, seja em décimo ou largando na rabeira, e por isso vai chegar em quarto ou quinto, talvez até brigará pelo pódio, dependendo da posição de largada. Uma coisa é certa: Hamilton mostrará como se faz uma corrida de recuperação de verdade, mesmo que a pista não tenha grandes pontos de ultrapassagem; muito diferente do que outros já fizeram esse ano em pistas bem mais tranquilas.

É ver para crer.

Pedro Augusto(BA)
Pedro Augusto(BA)
16 anos atrás

Você é no mínimo incapaz de parar para analisar o que de fato aconteceu naquele treino. Dizer que Felipe Massa está apagado é um erro grave, pois, você com certeza não analisou os fatos com a devida atenção. Não observou que felipe teve o melhor tempo dos dois dias de treino, não teve olho clinico para observar que o piloto brasileiro talvez esteja mais pesado do que Kimi e muito mais muito mais pesado em relação a Alonso. A diferença de 0s328 é quase nada quando é levado tudo isso que analisei em conta. Meu querido e nobre Flavio Gomes vá gastar a sua vela com defunto mais barato, você é um retrato do homem comum, pois, tira as suas conclusões sem antes analisar os fatos.

Cassius Clay Regazzo
Cassius Clay Regazzo
16 anos atrás

Parece que a McLaren vai voltar a ser McLata, cadê o brasil e a tecnologia Mercedes-Benz?

Leonardo
Leonardo
16 anos atrás

A batida do hamilton foi visualmente bem parecida com a do Senna na Tamburello, o carro vem normal e de repente dá uma guinada para a direita e bate no muro, que neste caso contava com proteção de pneus. O piloto de passageiro.
Já o Massa não vai mais fazer nada na Ferrari até o ano acabar. Raikkonen se acertou com o carro modificado desde os testes em Silverstone. Este deve ter mudado muito de comportamento e agora se adapta perfeitamente ao finlandes, que agora vai mostrar que é bem mais piloto que o Massa, ao contrario do que o trio Galvao-Reginaldo-Burti vai insistir em dizer.

Rodm
Rodm
16 anos atrás

Pelo campeonato, corridinha burocrática amanhã… Creio que a única emoção será a largada…

O Dono da Verdade
O Dono da Verdade
16 anos atrás

Pelo amor de Deus Jean Todt, manda logo esse Zacarias de quinta categoria para aquela m… da Spyker que é o lugar dele e coloca o Nico Rosberg naquele foguete da Ferrari.

Já passou da hora aliás… NICO NA FERRARI JÁ!!!!!!!

Marcog
16 anos atrás

Comentei no blog de alguém esses dias (do Ico ou da Alessandra), que era o que faltava pra “carimbar” o diploma do Hamilton.

Se ele larga amanhã, de trás, e chega no pódio, não vai ter mais o que falar do menino.

Belair
Belair
16 anos atrás

FG,
TORI ROSSI , demais essa,ficou lindo. Veja se nos brinda com outros plurais assim.Foi ótimo mesmo.

jbchaves
jbchaves
16 anos atrás

e o Gralhão Bueno: assim que viu o Hamilton batido, já começou dizendo que já estava na hora, que ele sabia que ia acontecer, que tinha falado de unm ossível erro do garoto…a TV mostrava o problema do carro e el ainda falava abobrinhas…chato metido a besta esse GB bico de gralha, boca ruim, ele tinha que ser proibido de narrar qualquer coisa…

Samuel Barrocas
Samuel Barrocas
16 anos atrás

E assim vão sendo consumadas as chances de título para o Massa… Agora e sempre, porque andando atrás do Kimi, ele não vai ser campeão nem nesta e nem nas próximas temporadas.

Eduardo
Eduardo
16 anos atrás

Concordo. O Alonso deve estar mais leve, pois faria a pole.

Perdeu a chance de vitória, na minha opinião. Salvo um erro ou falha mecânica, dá Kimi amanhã.

Alonso e Massa brigarão pelo 2° lugar. Creio que Massa será agressivo na largada. E precisa. Caso os pilotos mantenham as posições de largada no final, a Ferrari deicidirá priorizar um piloto e este será Kimi, que estará na frente no campeonato nesse cenário.

É Fundamental que Massa ao menos consiga uma dobradinha pela Ferrari. Permaneceria apenas 3 pontos atrás do Kimi, o que poderá retardar um pouco mais essa decisão.

Não sei se Hamilton correrá amanhã. A batida foi forte.

RKM
RKM
16 anos atrás

…O Massa sabe que foi ele mesmo que acordou o finlandes e não pode reclamar…
…Massa não soube aproveitar a dificuldade inicial de adaptação do Kimi e cometeu uam série de erros que vão lhe acompanhar pela carreira adentro. No futuro ele vera pelo retrovisor que teve um dia na vida a chance de ser o nº1 e a desperdiçou….
…Kimi pegou a mao do carro, Felipe vai ser superado constantemente de agora em diante…
…O massa acabou de carimbar a sua carteira :a partir de hoje é o segundo piloto da Ferrari….
…E o Massa tá ficando….ficando….

Perfeito, não preciso dizer mais nada, concordo com tudo o que os amigos disseram

Para as viúvas de plantão agora só resta apostar todas suas fichas no Nelsinho, muita calma nessa hora para nao ter que ficar justificando o injustificável aqui depois.

Abraços

do contra
do contra
16 anos atrás

Acho que Kimi, Alonso e Massa serão extremamente cautelosos amanhã. Têm nas mãos uma oportunidade raríssima de correr com o Hamilton fora da prova, e não podem correr o risco de ficar fora da prova também. Na pior das hipóteses, terminando em terceiro, se reduz 6 pontos, diferença bastante difícil de tirar com o atual sistema de pontuação e a regularidade do Hamilton.

JackSpeed
JackSpeed
16 anos atrás

q fase da mclaren e da fabrica de caminhao!!nao batasse as falcatruas nem apertar direito uma roda conseguem mais!!vai dar kimmi,o alonso tava voando na sua volta e deve estar leve,se ele nao passar o kimi na largada e parar cedo sai fora da briga!o hamilto se ferrou de todo jeito,melhor nem largar.

Red Five
Red Five
16 anos atrás

Apenas completando sobre a GP2 / Sportv:

Na identificação digital aparecia anunciado “GP2 – 11:00-12:15”. Subitamente a identificação mudou para “Judô – 11:30-15:30”.

Ao menos pela Band (IRL) eu não pago. Essa atitude da Sportv é desrespeito dobrado.

LM
LM
16 anos atrás

O que mais me chamou a atenção foi o dominio do Kimi. Ele voltou e está gostando de largar na frente do Felipe Massa. Seu azar natural foi embora e ele corre pela vitória fácila amanhã. O Massa sabe que foi ele mesmo que acordou o finlandes e não pode reclamar. As coisas voltam a normalidade prevista ano passado pela Ferrari. Seu maior salário send justificado com os resultados. A Ferrari aposta no Kimi, sempre apostou desde do Presidente até o mecânico da bomba de combustível.O Massa não soube aproveitar a dificuldade inicial de adaptação do Kimi e cometeu uam série de erros que vão lhe acompanhar pela carreira adentro. No futuro ele vera pelo retrovisor que teve um dia na vida a chance de ser o nº1 e a desperdiçou. A imagem da esperança é o Flávio Briatore com o Nelsinho Piquet. Talvez ai esteja alguém para dar um título ao Brasil novamente. Não o Massa. Quero queimar minha língua amanhã, mas acho que a corrida vai começar e terminar com os pilotos nas mesmas posições.

Ze
Ze
16 anos atrás

“- Kovalainen, demitido pela imprensa brasileira na segunda corrida, larga pela terceira vez na frente de Fisichella nas últimas quatro corridas. Eu sempre falei: se é para demitir alguém, que seja Fisico, que ficou apenas em 13º no grid. Heikki já se firmou”

do mesmo blog dia 09/06/2007 apos qualificacao para o gp do canada

“…Péssimos Wurz e Ralf, como de costume, e esse Kovalainen, tenham dó… ”

Tenha Do o Sr Flavio Gomes.

revelador
revelador
16 anos atrás

CADE A GP2????

Othon
Othon
16 anos atrás

Realmente a Globo e suas afiliadas nos fazem de otarios mesmo…anunciaram que iam passar a corrida da GP2 e nos 3 canais do Sportv estao passando aquela porcariada do Panamericano…pior e ter que aguentar eliminatorias de judo,jogo de handebol e eliminatorias de nataçao…Kimi pegou a mao do carro, Felipe vai ser superado constantemente de agora em diante…

Red Five
Red Five
16 anos atrás

Levemente off topic:

É impressão minha ou a SporTV desistiu de passar a GP2?
Corrida anunciada no 2, mas até agora, nos 3 canais, só panamerdicano.

HF
HF
16 anos atrás

Desde o início da temporada eu não entendia como o Massa poderia ser favorito ao título. Já perdeu de todos os companheiros de equipe: Heidfeld, Schumacher, Fisichella…

Pra mim a surpresa é o Hamilton e os grandes pilotos são Raikkonen e Alonso (mesmo errando feio, larga na frente do Felipríncipe…)

Vai, Alonso!!!!

ricardo
ricardo
16 anos atrás

trocar de carro ? aquilo lá se arruma rapidinho !! vai largar em 10º e vai dar show !! o neguinho é fera !! se bobear pega um pódium de novo !! qto ao espanhol , ridiculo !! ia fazer a pole e errou feio !! parecia que tava dirigindo caminhão !! amanhã a vitória é do Kimi !

josé
josé
16 anos atrás

Vocês já pensaram se o Hamilton largar em último amanhã ?Vai ser preciso sedar o Galvão para ele não ter um colapso.Esse é o Hamilton,um campeão forjado na Mclaren desde criança,show man,o novo Senna, etc,etc.etc…
O massa acabou de carimbar a sua carteira :a partir de hoje é o segundo piloto da Ferrari.
Será que é uma fase ou ele está num nível inferior aos outros três?
E Rubens o lento?Realmente o carro està melhorando só que
em ritmo de tartaruga.

do contra
do contra
16 anos atrás

E o Massa tá ficando….ficando….

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Flávio.
Compartilho integralmente de sua opinião.
Será uma tremenda irresponsabilidade permitir que Hamilton corra, mesmo que esteja ok. O pancão foi de respeito e o cérebro é a parte que mais sofre. Equimoses e que tais contam pouco.
E o Massa – infelismente vai provando não ter todo o tutano necessário. Uma pena pq é um excelente piloto. Diria até que é um Barrichelo revisitado com um tiquinho de sorte a mais. Só isso.
No mais, o de sempre. Vamos ver amanhã o que vai acontecer. Nem palpite tenho na verdade.