MENU

quarta-feira, 18 de julho de 2007 - 5:45Sem categoria

O silêncio da morte

Chove sem parar. Conheço a área. E não há por que alguém impedir minha passagem. Chego à larga avenida, que liga o norte ao sul. Pela contramão. Há um silêncio ensurdecedor, escreveria alguém. Nem o fogo crepita.

Encosto o carro. São poucos metros até as chamas, a fumaça e os carros de bombeiro. Aquele cheiro de novo.

Fico ali, olhando. Há uma fita impedindo as pessoas de passarem, mas não há muitas pessoas, e as que há não querem passar. E as que querem passar, passam. Ninguém fala, só o fogo e a fumaça.

Fico por ali, saio a pé. Nas casas e nos prédios vizinhos vivem pessoas vivas. Há silêncio e vida. Algumas luzes acesas, alguns televisores ligados para ver melhor o que está acontecendo ali do lado.

Há alguns bares abertos e toma-se café. Pego o carro, vou até o outro lado. Empaco atrás do caminhão de lixo. É preciso recolher o lixo, eles recolhem o lixo. Desviam ali, aquela quadra vai ficar com lixo esta noite. Espero recolherem o lixo. Atrás de mim, dois carros do IML esperam também, sem pressa.

Paro o carro de novo, sobre a calçada, olhando para a cabeceira xadrez. Não há sinal algum que explique nada, apenas um prédio do outro lado da rua ardendo, e a chuva que não pára.

Chegam quatro jovens. Uma moça chama o policial e pede para ir a algum lugar onde lhe digam alguma coisa. Minha mãe estava lá. No avião, diz, sem desespero. Era para estar, acrescenta.

Aquele cheiro de novo, agora com chuva. Volto ao carro, que anda lento e silencioso. Não tenho muito mais o que fazer ali. Nas casas lá perto as TVs já foram desligadas. Há silêncio, escuridão e normalidade. Há um motel funcionando. Há um hotel um pouco além, com manobrista e gente na recepção.

Está tudo normal. Só aquele pedacinho ali é que está meio esquisito, sai fumaça. Amanhã limpam tudo.

178 comentários

  1. J Zumbrunsky disse:

    Estou repetindo o comentário que mandei ….. Leiam a data eo horário original.
    Atentem em especial quando digo, que ninguem falou em falha humana, ou falha técnica….
    Ao que parece foi o que aconteceu….
    Quanta bobagem foi dita aqui…

    Realmente uma verdadeira tragédia.
    Porem parece muito cedo para arrumar um culpado..
    Essas discussões metendo o pau em politicos, nada tem a ver.
    Como em todo acidente aeronáutico, as causas vaõ ser pesquisadas.
    Em uma analise simplista todos culpam a pista, porque leram, nos jornais que a mesma naõ está em condições.
    Ninguem aventou a possiblidade de uma falha técnica na aeronave, ou até um erro humano.
    A verdade virá.. mas vai demorar muito. Vamos aguardar..
    Aos que criticam a situação da pista, por estar perto de predios, casas etc. lembrem-se, que praticamente todas essas casas e prédios foram construidos depois de existir o aeroporto..
    O terreno ai era mais barato.
    No mundo inteiro os aeroportos convivem com prédios e casas nas proximidades.
    Querer eliminar essa aeroporto, é bem proprio de quem não conheçe nada de aviação.
    Abraços
    J Zumbrunsky

    Em: 18/07/2007 11:35:38

  2. Souza disse:

    Realmente não sei nada de pistas e aviões mas estou aprendendo com o presidente da Tam e da Infraero

    1)O Grooving não serve pra nada
    já que a pista foi liberada sem ele

    2)A pista curta não é motivo de preocupação.

    3) O motor reverso quebrado não interfere em nada

    4) E tem sempre alguem medindo os milimetros do nivel de água na pista para nossa segurança.

    Me engana que eu gosto.

  3. Alemão disse:

    Vocês querem entender melhor o que está acontecendo com o modal aéreo no país, entrem no site http://www.andep.com.br e leiam os comentários do Sr. Cláudio Candiota Filho. É a melhor análise que já li ou ouvi.

  4. Beto Traballi disse:

    Corriere della Sera:

    ‘De crescimento selvagem também se pode morrer.’

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/07/070719_pressreviewpu.shtml

  5. Julian HD disse:

    Acho que os comentários estão sendo nivelados com o governo que temos. Só isso. ABZ

  6. André Jirus disse:

    Cronologia de uma viagem de avião SP -> RJ

    Dia 17.07.07

    15:30 – Termino meu trabalho antes do previsto e me dirijo para o Aeroporto Santos Dumont – RJ , quase na chegada escuto noticias no rádio do táxi sobre fogo e interdição. Busco informações junto à cia aérea, nada.. encontro um funcionário do aeroporto que informa que todos os vôos foram desviados para o Galeão.

    15:50 – Sem suporte da cia aérea, vou de ônibus de linha para o Galeão, ao chegar já encontro muita confusão e desencontro de informações. Chego ao check-in e após 1:40 de espera na fila sou atendido, estarei no vôo das 18:00h para SP.

    17:55 – Embarco no avião, feliz por estar retornando para casa. Passam 30 minutos e nada, após 1 hora começam a chegar informações do acidente em SP via celular dos passageiros, amigos , parentes ligando preocupados.Entro em contato com meus familiares meu velho pai atende o fone aos prantos, falo com minha esposa e começo a chorar. Um misto de tristeza e abatimento pega a todos no avião, passageiros, funcionários da cia aérea.

    19:30 – Chega o aviso do comandante de cancelamento de todos os vôos para SP.

    19:50 – Retiro as bagagens e retorno ao hotel no RJ.

    21:05 – Chego ao hotel e começo a acompanhar as noticias e tomo ciência do ocorrido, fiquei chocado , perplexo, penso muito nos familiares das vitimas e como eles gostariam de ter recebido aquela pequena ligação da mesma forma que fiz para meus familiares, com um simples : – ” Oi, sou eu ! Estou bem ! “.

    Dia 18.07.07

    10:00 – Retorno a SP de ônibus e junto comigo, pessoas que desistiram de suas passagens e fizeram o mesmo.

    16:00 – Chego a SP.

    17:20 – Estou em casa , beijo os meus filhos e minha esposa. Nada mais importa !

  7. Wellington Freitas S disse:

    Será que limpam? Sinônimo de limpeza dessas autoridades arrogantes é “limpar”para debaixo do tapete da safadeza , do ralo astronômico por onde vai o nosso dinheiro… Se esse animal do lula tivese pulso , EXPULSAVA , desde esse ministro caquético da defesa até essa mula da infraero que só fala asneiras! Voto por colocar esses mesmos idiotas na sala de necropcia !!

  8. Ze Rodrigo disse:

    Belo texto Flávio.

    Eu não digo nada, apenas espero, triste porque perdi uma querida amiga neste acidente, que amanhã não limpem tudo como sempre fazem…

  9. vitão disse:

    no blog do Luis Nassif tem um artigo profundamente esclarecedor sobre os aspectos técnicos da hidroplanagem intitulado “hidroplanagem na aviação” . Autores mencionados lá.
    Link :
    18/07/2007 10:30

    A hidroplanagem na aviação

    Enviado por: Silvana

    Do site Air Safety Group
    http://luisnassif.blig.ig.com.br/

  10. opalao disse:

    amigos do blig. moro ao lado do local do acidente e fui um dos primeiros a chegar. nao e hora de conjeturas sobre de quem e a culpa . apenas gostaria de mostrar a voces o trabalho exenplar da turma da defesa civil e dos bombeiros no momento do acidente . em poucos minutos estavam organizados centros de entrega de mascaras agua .leite etc… jovens em fila para retirada de vitimas e auxilio aos bombeiros e moradores do bairro .um trabalho deste porte deve ser aplaudido!!!!! agora posso dizer que estou orgulhoso de uma nova geracao de brasileiros. parabens mocada!!!! tomara que nao vejamos outra dessas.

  11. Askjao disse:

    Pra que essa tempestade toda em um copo dágua??? Por ano morrem mais de 30mil pessoas em acidentes rodoviários e nem por isso as pessoas vem aqui ou em qualquer outro lugar externar as suas preocupações. Claro, acidente aéreo choca, mas olhem a sua volta… tem coisa muito, mais muito pior acontecendo e que de tão rotineiro, não chocam mais.

  12. Ivo Lunguinho disse:

    R$ 2 Bilhões de reais, para a realização dos jogos Pan-americanos, havia!!!! Mas agora, dinheiro para se ter uma infra-estrutura aeroportuária descente, não há!!! Tenho vergonha de ser brasileiro…

  13. Vicente Miranda disse:

    FG,

    Parabéns pelo magnífico texto, pela dose certa de emoção. Imagino a consternação de mais uma leva de famílias que chora a perda de seus entes queridos. Eu perdi amigos nos acidentes da TAM (1996), Team (2006) e Gol (2006) e já passei por apertos em vôos aqui no Brasil e no exterior, a ponto de, hoje em dia, sentir-me aliviado quando uma viagem de trabalho pode ser substitiída por uma video-conferência.

  14. Felipe Cps disse:

    A Infraero liberou a pista sem as ranhuras para chuva? RELAXA E GOZA…

  15. Allan disse:

    Já teci meus comentários no Orkut sobre a inviabilidade daquele aeroporto de %[email protected]$&@#
    Mas aos amigos, fica apenas uma pergunta: Vocês já pousaram em Congonhas de 737, A320/319/321 ou Fokker 100? E em Guarulhos, Brasília, Viracopos…
    Pra mim, foi uma experiência aterradora, dando a impressão de cair entre prédios e casas. Não sei se algum piloto comercial se diverte em aterrisar naquele aeroporto, tendo que “consertar” o avião a todo instante, mas eu, como passageiro, fui só uma vez e NÃO recomendo a ninguém.

  16. Emerson disse:

    Algum pensador já disse que “infeliz do povo que precisa de heróis”. Nós, habitantes deste Brasil varonil, entendemos bem a lição. Prescindimos dos heróis, mas buscamos freneticamente um culpado para todas os males. Coisa triste…

  17. Caíque. disse:

    Laerte Braga,

    Parabéns pelo texto escrito sem nenhum VIÉS político de 5ª categoria, tão comuns nessas horas. Texto de um CIDADÃO BRASILEIRO consciente.

  18. Américo disse:

    Putz!!!!!
    Como tem entendido em decolagens e aterrisagens neste pais.
    E as empresas de televisão tranformam os “bonners” da vida em especialistas, de uma hora para outra.
    Mas o mais triste são os “Homers Simpson” da vida que acreditam em tudo e não tem o menor senso crítico, sobre nada, no nosso popular tupinimquim são as vaquinhas de presépio.
    Os eternos chutadores estão em campo, com as mais absurdas teses.
    Que tal esperar as investigações, Quanto as imagens li alguns comentários idiotas, as imagens são irrefutáveis, há uma nítida diferença de velocidade entre um pouso e outro das aeronaves. Quanto as razões do fato vamos aguardar os resultados da investigação.
    Para inicio de conversa que tal dar uma boa lida e relida nas enrevistas do pessoal da Infraero e do Presidente da Tam, as coisas começam a ficar mais claras. Longe das absurdas teses da imprensa da minoria branca.

  19. Ricardo S.G. disse:

    FG parabéns. Texto maravilhoso. Diz tudo. Amanhã limpam tudo…

  20. Thiago disse:

    Em relação às imagens, eu tenho uma tese:

    -Aeronave passou com velocidade elevada num ponto em que já tinha de estar , no mínimo , na metade da velocidade que ela passou

    -Claramente temos operando o reversível numero 1 ( do motor esquerdo). A água que é deslocada nesse momento deixa bem claro essa condição

    -O avião simplesmente não teve qualquer frenagem no seu conjunto de rodas. Veio e se deslocou continuamente desde o momento do toque ( que foi ANTES da faixa dos 1000) sem aparentemente perder nem um nó de velocidade. Tenho A IMPRESSÃO de que essa aeronave está sem anti-skid ( o equivalente ao ABS das aeronaves com o mesmo efeito).

    -Se tivermos apenas o reversível 1 aberto ( reverso 2 fechado e /ou não tracionando) e a aeronave sem anti-skid, me parece que a mesma não estava na melhor das suas condições de frenagem.

    -O que o Bologna ( presidente TAM) disse que não usa reversível no pouso, é uma tremenda duma bobagem. O que ele poderia ter dito de modo até didático é que, não se usa potencia de decolagem quando da utilização da tração reversa. Nos Fokker 100, é usada essa técnica. Entretanto, é utilizado o reverso em potencia de marcha lenta. Nos A319/20/30, se usa sim uma potencia um pouco maior a fim de frear a aeronave , em virtude dela vir com um pouco mais de velocidade para pouso, do que propriamente o F-100. Então necessita-se de empuxo reverso mais efetivo com maior potencia aplicada.

    Enfim, é minha hipótese.

    Vamos aguardar.

  21. MSM disse:

    Quando entramos nesse blig, o assunto é sempre corridas. Mas desde ontem fomos informados por mais esta tragédia anunciada. Nunca viajei de avião, mas até o acidente da GOL esse tipo de transporte era tido como o mais seguro. Não sei se era verdade ou se estavam encobrindo a verdade. O fato é que desde a queda do Boeing nós somos informados quase que todos os dias pelo caos que é viajar de avião no nosso país. Na verdade, demorou muito acontecer outra tragédia, já que o governo, na figura do presidente e do ministro, a Infraero, os controladores de vôo e as empresas não se preocuparam em eliminar os riscos para os usuários. Sempre com desculpas esfarrapadas e enganações ao nosso povo. Acidentes como estes nós só conseguíamos ver em filmes, mas aqui no Brasil isto ja´ está virando uma realidade, graças a incompetência e o descaso dos 4 elementos acima mencionados. Quantos ainda morrerão inocentementes ao custo da irresponsabilidade?

  22. disse:

    Acontece que o cara perdeu o approach. Passou reto na placa de 50 metros! Imagens novas só dependem do, Recordista no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, Paraná, Brasil. Recorde absoluto e homologado para veículos two strocke.

  23. Galvão disse:

    Eu ainda acho que a culpa vai acabar caindo de novo nos pilotos americanos, como no da Gol. A Infraero não tem nada com esse acidente aqui também.

  24. Paraná disse:

    Estão mostrando apenas a parte final da pista no vídeo. Pelo que deu pra ver o avião da Tam estava tentando arremeter naquele momento. Já foi dito que ele acelerou em terra provavlmente porque viu que não iria conseguir parar. Porque não mostram a pista toda, afinal devia ter mais câmeras por lá.

    Outra coisa, eles comparam um avião que passou antes, mas não falam o que o tal avião estava fazendo ali, se já tinha aterrizado e estava indo deixar os passageiros, nem mostra quanto tempo entre um é o outro, e se choveu neste intervalo. Em 10 minutos de chuva tudo pode mudar.

    Estão manipulando claramente para ver se mantém o aeroporto funcionando ali por mais tempo.

    A prova que pista não tinha condições está no acidente da véspera com o avião da Pantanal, ou alguém acha que foi coincidência?

    Esta todo mundo tirando o dele da reta, no final a culpa vai ser de quemnão pode se defender mais…

  25. Amaral disse:

    Lula acá,

    O Video é feito por câmera Fixa. Todos os pousos em dias de chuva em Congonhas estão sendo filmados. Se o avião está tentando arremeter, das duas uma, ou o piloto encontrou problemas para frear ou pousou mal, tocando o solo depois da marca, só que isto não é verdade porque já fopi confirmado por pilotos que aguardavam a ordem de decolagem na cabeceira da pista e VIRAM. Além disso FALARAM em alto e bom tom que o pouso aconteceu dentro das distâncias exigidas.

  26. Denis disse:

    Luis Inácio,
    respondendo, curto e grosso:
    Acho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>