O último
SÃO PAULO (e não é o meu) – Meus amigos vemagueiros estão em polvorosa com essa foto. Foi encontrada pelo Rogério de Simone, que escreveu o livro sobre DKW da editora Alaúde. Trata-se do último carro a sair da linha de montagem da Vemag. Data: ninguém sabe. Provavelmente dezembro de 1967, o último ano da fábrica antes de ser assumida de vez pela VW.
Todos em polvorosa porque já pensou se esse carro é de um de nós? Bem, meu não é, embora meu 67 tenha sido entregue ao seu primeiro dono em 4 de dezembro daquele ano, pelo carimbo no manual. É um dos últimos, certamente, até pelo número do chassi. Mas é bege. E esse aí parece vinho.
Tipo de mistério que dificilmente será desvendado.
a fábrica da ford na vila pridente vai virar condomínio, com prédios residencias, comerciais e xopiscentis.
A fábrica da Vemag ficava no Ipiranga. Onde hoje tem um shopping center, perto da linha de trem. O FG já postou fotos aqui.
Ander,
Uma fabrica era em frente a VW em S.Bernardo, depois virou Chrysler.
Aonde era está fábrica?? É uma pena realmente, esses dias eu vi fotos da fábrica da Gurgel que ainda possui alguns carros na linha de montagem e também da fábrica da Ford na Móoca que fazia caminhões.. é realmente triste..
Foto que entristece, saber que uma fábrica dessas jóias fechou…
Deve ser mesmo Luc, como estou ‘desalojado’, não tive como checar quando bateu a dúvida na hora que escrevi. Valeu.
Posso saber por que aparecem blogueiros toscos por aqui?
Posso saber pq tanto fanatismo por esse carro tosco?
Sérgio, se não me engano a GM tem uma fábrica em Mogi das Cruzes para fazer algumas peças dos veículos que estão fora de linha. Certeza mesmo eu só tenho que é Mogi das Cruzes e não Mirim.
Não sou advogado de ninguém, mas o que a V W fez, além de triste, foi total falta de respeito com os consumidores e história em geral.
Até agora, só conheço a iniciativa da GM, que tem um depósito de grandes dimensões (acho que é em Mogi Mirim se não me enganho) com peças de reposição de modelos fora de linha, inaugurado na época em que o Opala saiu de linha.
Post com foto histórica é sempre legal.
Valeu
A VW quando assumiu totalmente a Vemag e parou a produção do DKW, não queria qualquer vestígio que lembrasse o DKW, tanto que mandou imediatamente o pessoal da produção cortar no maçarico todos os motores montados que estavam na fábrica. Segundo um ex funcionário que conheci, eles passaram dias cortando esses motores, carrocerias ,etc para garantir que eles não fossem para o mercado de reposição. .Foi uma atitude voraz da VW, daí guardar o último exemplar, seria impossível, dadas as circunstâncias. Lembrando que depois do fim do DKW a VW não garantiu peças de reposição por 10 anos o que causou o desaparecimento rápido desses carrinhos.
Eu moro muito muito perto da rua vemag onde era essa fabrica…. tipo a uns 3 quarteiroes… e se nao estou enganado la agora eh um deposito da receita federal.
A última unidade deveria ter uma cor especial ou outra detalhe para comemorar a data!! A Vemag/Volks poderia ter guardado o veículo para posterioridade a exemplo do que fez a GM em seu museu em Sçao caetano do Sul, que possui em seu acervo a última unidade do MONZA (1994 se não me engano)!!!
algum conhecido na foto?
se duvidar já tinha algumas peças VW nesse ai pois como o carro ia ser descontinuado, não fazia sentido encomendar novos lotes de peças então acabavam pegando algumas de fusca “emprestado”. hehehe
abs