Parquinho
SÃO PAULO (este nem precisa) – O blogueiro Pedro Bresson, que flana pela Alemanha, esteve domingo em Nürburgring e visitou o parquinho de diversões que a BMW está montando em todos os GPs europeus.
Cheio de simuladores, computadores, F-1 de verdade, atrações para o público. “E alguns carros como essa BMW M1 da Procar Series pilotada pelo Piquet, usada a partir de 1979 pelos cinco pilotos mais rápidos da qualificação de cada GP contra outros 20 pilotos da própria Procar Series. Botas como Lauda, Piquet, Reutemann, Alan jones e Regazzoni correram nessa série”, conta o Pedro.
Que coisa mais linda…
Gostaria de comentar que adquiri a BMW M1 Prototipo que pertenceu a Alfredo Santilli , gostaria muito de poder fazer um tributo ao Alfredo como tambem a esta sua obra prima , o carro está pintado nas mesmas cores qdo Piquet corria , queria muito divulgar o veiculo quem puder ajudar , fico muito agradecido
Abs
Giancarlo
Ola,
Sou bisneto de Alfredo Santilli.
Se alguém quiser saber mais sobre meu bisavô ou sobre o carro pode entrar em contato comigo.
Sei que meu avô (Guilherme Santilli, dono da oficina Câmbio Técnico) tem um livro com todas as fotos da construção do carro.
Estou muito interessado em saber como anda a BMW M1 que ele construiu.
Abraço
Guilherme
email: [email protected]
Sim, existiu uma réplica da BMW M1 por aqui. Foi feita por volta de 1991, pelo ex-piloto Alfredo Santilli. O carro tinha motor V8 do Corvette. Ia correr nas Mil Milhas de 1992, mas ñ tiveram coragem de colocar a criança na pista, pois era uma verdadeira jóia. O carro ainda existe, há um tmp atrás esyava á venda.
aí está o link do site do Paulo Peralta, que conta td essa história. tem fts do carro lah:
http://www.bandeiraquadriculada.com.br/Alfredo%20Santilli.htm
O que o Tarsis falou não é tão incorreto assim. Talvez tenha sido mal-explicado. O Pégasus em questão é o carro radio-controlado da Estrela, dos anos 80. Eu tenho um até hoje. E sim. É ele mesmo. O carro foi baseado justamente no projeto desse BMW. Até a grade frontal é idêntica, com o duplo-rim. Maravilhoso carro. E um brinquedo muito divertido também, a quem teve a chance de pilotar apenas esse modelo, como eu :-).
Cópia do Espirt, Cópia do DeLorean… Aos desavisados, os dois carros acima são projetos mais recente.
Parece também com Delorean, mas é a cópia do Lotus Esprit…
Parece um Delorean….
Esse tal de Tarsis é uma mula. Toda vez que aparece por aqui, só fala M.E.R.D.A..
Não está havendo alguma confusão com os Stuck, pai e filho? Hans Stuck pai foi um piloto consagradíssimo, mas o filho não estava com toda esta bola. Substituiu o Moco na Brabham e nunca brilhou muito.
Cópia escarrada do Lotus Esprit, esse sim o carro mais lindo já fabricado…
Se o Stephan Bellof estivesse por aí,certamente o Senna,Prost,Mansel,schumacher e outros não comemorariam tantos títulos.
Esse carro não parece o Pegasus, ó gênio, o Pégasus é que foi feito baseado nesse caro…
A Lamborghini não desenhou o carro, apenas construiu o protótipo (numa daquelas fases bravas que passou) e concorreu para contruir a série. Ocorre que o preço pedido foi muito alto e os carros de rua foram produzidos na nova divisão M mesmo. Acho que o deenho é do Giugaro.
Não entendo pq a BMW não usa ESSA pintura em seus F1. Ela é espetacular, e representa muito bem a divisão esportiva da marca. E foi assim não só com a M1 mas também com as 3.0 CSL, 2002, M3, M 635…
A de hoje é a cara de uma Williams. Não é ruim, mas perto dessa pintura espetacular e carregada de feitos…
Nem vou comentar do carro. Antes da McLaren F1 de 96, foi o último carro “de rua” a liderar em Le Mans. Seus 6cil de 450cv aspirado é qualquer coisa de louco. Seu desenho misturava a classe e sobriedade germânica com a pimenta italiana (basta ver a vigia do vidro traseiro, “vindo” da Lambo Miura – marca, aliás, que ficou encarregada do desenho). É um carro cheio de histórias, infelizmente na hora errada… Fosse lançado em 82, por exemplo, com o mesmo desenho, seria de retumbante sucesso.
valeu FG!!! aguarde fotos da corrida em Spa.
The best of both worlds. Mecânica alemã com Design italiano, com a assinatura do escritório de Giugaro.
Se eu tivesse uns U$4 mi pra torrar…
Tb tive um desses, prata. Era meio beberrão, não fazia mais de 1/2 hora com 6 pilhas grandes Duracell…
Ceregatti, quando eu estava escrevendo sobre o Stuck lembrei do Beloff. Acho que a tua observação é compreensível:: Beloff era um grande talento, Stuck também. Mas Beloff infelizmente morreu cedo demais, bem antes de ter obtido uma carreira ainda mais vitoriosa. Ela certamente seria tão ou mais vitoriosa que a do Stuck, mas não foi. Acabou na Eau Rouge, “lutando” com o Ickx. Stuck ainda corre, faz uns 2 anos venceu de novo as 24h de Nurburgring (no traçado longo). Por isso julgo o Stuck o melhor piloto alemão pós-guerra (antes do Schumacher). Mas o Beloff é citação obrigatória.
Antonio Vieira:
Discordo que o Stuck tenha sido o maior piloto alemão do pós-guerra.
“O Cara” era o Stephan Bellof, morto em combate em Spa a bordo de uma Porsche num acidente bêsta na Eau Rouge.
Esse cara andava tão ou mais rápido que o Senna naquela prova histórica debaixo de chuva em Mônaco.
E (se não me engano) ainda é o recordista absoluto de Nurburgring Nordschleife original com 22 Km, tambem a bordo de uma Porsche (não sei se uma 956 ou uma 962) com o absurdo temporal de 6min11seg…
“Se” (na vida não tem “se”, e nem na morte) essa fera estivesse ainda entre nós e não no céu dos pilotos, a história da F1 seria diferente, com um outro alemão de pé pesado.
Se não me engano o Piquet “brigou” com o Stuck até a última prova do campeonato. Mas lembrem, estamos falando de Hans-Joaquim Stuck, provavelmente o maior piloto alemão desde os anos 30 (antes da era Schumacher, é claro). Sou fã dos dois, pena que estas provas não passavam na TV na época. Era foto de revista mesmo…
PIQUET FOREVER!
Também tive um pégasus, dourado. O melhor brinquedo da minha infância…
Esse carro é lindo demais
O Piquet ainda usa esta pintura na atual BMW M-6, veja no vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=XuEcIOs1Joc
Parece um Pegasus…mas em escala maior, esses alemães copiam tudo mesmo, parecem chineses….
na verdade, no velho ring, o Piquet tomava 15 segundos por volta do especialista Stuck, e ficava p……, hehhehe!
Li em algum lugar que o Piquet detonou a concorrencia em 1980, andando nesse carro.
E que ganhava mais din-din nessas vitórias do que na F1, devido ao contrato draconiano assinado com o titio Bernie na época.
E tambem que o Piquet “fazia seus acertos particulares” na barata, com invenções e nós no regulamento que fariam corar os espiões do causo Ferrari-Mclaren-Honda…
Procede, Doutor Lua?
Um dos brinquedos que mais cobiçei…e não levei na minha infância…
Em um dos países nórdicos há um campeonato de GT´s, que tem um desses correndo…
Um desses com motor AP pode correr no SuperClassic?
Fez-me lembrar do meu carrinho de controle remoto Pegasus, réplica dessa BMW M1, que a Estrela produziu entre 1985 e 1990.
Quem quiser sentir um pouco como é guiar um M1, é só instalar o game ToCA Racing Driver 3. Não é a oitava maravilha do mundo, mas a diversão é garantida.
Tb já tive um desses… mas no lugar do logo da BMW tinha uma estrela…. rsrs… e era prateado, nº 11… tb er um pouco menor…
Este BMW eu posso até pensar em beijar, mas o Logan eo Lada laika do post acima….
Há muito tempo eu tinha um desse em casa. Bem menor, mas bom de guiar…
E Flávio blz? Divulga esse vídeo pra galera, é a largada e algumas voltas em Zolder com essa BMW. É muito legal.
http://www.youtube.com/watch?v=8HOVuSZ9uDw
Abraço!
Se não fosse pelos logotipos da BMW e a grade característica, eu poderia jurar que era um Lotus Esprit…
A quem interessar possa: Piquet foi campeão do BMW Procar em 1980 e venceu os 1000 km de Nürburgring – que não chegaram ao fim em razão da morte do piloto helvético Herbert Müller – com esse mesmo carro, em dupla com Hans-Joachim Stuck, figura de proa da marca alemã.
Até outro dia tinha um desses, preto, para vender, no http://www.classiccars.com.uk
se interessar a alguém….
Lembro que era uma das principais cartas no Super Trunfo que eu mais gostava, de carros esportivos da década de 80.
Posso estar enganado, mas a coisa começou a ficar violenta como conhecemos hoje no departamento M da BMW com este carro.
A propósito: tinha que ter o Piquet… no começo, desenvolvendo…. que coisa hein.
Aliás, na revista F1 deste mês (a nacional), tem uma entrevista com um sujeito que trabalhou com alguns campeões famosos na F1 e adivinha o que ele disse do Piquet….
Vale a pena dar uma olhada.
Há uns 10 anos, vi uma réplica desses, com chassis tubular, motor V8, carroceria perfeita. Alguém sabe do paradeiro?