Pressa
SÃO PAULO (that’s all for today) – A coluna Warm Up de hoje está no ar, argumentando que a FIA, nessa questão da McLaren com a Ferrari, agiu de cara como juiz, quando deveria agir antes como polícia investigar direito, antes de chegar a qualquer conclusão.
Por isso, soltou um veredito às pressas. Torcendo para que o caso caia no esquecimento.
Ler é lá, comentar é aqui.
Caro Cassius Clay:
Das vezes em que Schumacher e Alonso largaram juntos, compare quantas vezes um tinha o carro melhor que o do outro, e vai ver que você está enganado.
Vale lembrar que na segunda metade da temporada de 2006 a Ferrari era muito mais rápida que a Renault, e ainda assim Alonso foi campeão, muitas vezes tendo que segurar no braço o Schumacher atrás dele com um carro muito mais rápido (como naquele GP em que o Schumacher foi parar atrás dele porque perdeu tempo no pit stop “fazendo fila” atrás do Massa e não conseguiu mais ultrapassar o Alonso, enquanto o Massa ganhava fácil). Em 2005 ainda havia dúvida em relação a quem era o melhor piloto em atividade, pois a Renault tinha um carrão e a Ferrari era carta fora do baralho. Em 2006, porém, não sobrou mais nenhuma dúvida.
contra o poder político-financeiro também não ………….. há muitos anos atrás era necessário apenas talento e um carro no mínimo tão bom contra o de melhor concorrente, hoje os carros das três ou quatro melhores equipes se equivalem, e o que manda é o dinheiro das manobras administrativas políco-financeiras… a Formula 1 não é mais a mesma, faz tempo …… os talentos são muitos, mas o que faz a diferença é o que é feito fora da pista, nos bastidores …..
caro cassius,perdoes esses ignorantes que acham que um piloto qdo para foi aposentado!!quem sera que aposentou pelé?jordan?haja paciencia…
Tem neguinho aí que insiste em dizer que o Alonso aposentou o Schumacher, santa ignorância!!! Caros colegas, peguem os dados e façam matemática de primeiro grau, contando todos os GPs em que largaram juntos, Schumacher humilha Alonso (tem mais de 10 vitórias de vantagem) e é hepta campeão do mundo, contra fatos não há argumentos.
Corrigindo:
A própria *FERRARI* fez com que equipamentos da McLaren fossem banidos graças a intervenções de outras pessoas.
Se puderem, leiam esse editorial do PlanetF1:
http://www.planet-f1.com/story/0,18954,3261_2625548,00.html
Vale a pena. Alguns pontos interessantes, traduzidos para o português:
“Jean Todt acredita que a McLaren recebeu documentos que os permitiram desafiar a validade de seu carro em Melbourne, isto é, que eles obteram desonestamente provas contra um dispositovo desonesto. Ao encarar o conselho mundial de esporte a motor, que norteia as regras do esporte automotivo, é difícil entender porque ele pensou que esse era um argumento vencedor. Jean vem de um passado no Rally e tornou-se conhecido pelo caso dos restritores de ar da Toyota em 1995, onde o time da Toyota no WRC naquele ano deliberadamente modificou partes para dá-las vantagens mas disfarçando-as de forma a fazer com que essa vantagem passassem pelo escrutínio sem serem detectadas. Eles foram expulsos do campeonato de 1995 e proibidos de correr em 1996. Se outro time tivesse obtido essa informação de alguém da Toyota provavelmente não haveria ação tomada contra eles, tamanha a ira da FIA em relação ao subterfúgio. Logo, porque isso mudaria se o presidente da FIA era o mesmo?
A própria FIA fez com que equipamentos da McLaren fossem banidos graças a intervenções de outras pessoas. As espetaculares fotografias de Darren Heath em 97 do sistema de freio e esterço da McLaren deram à Ferrari a prova que eles precisavam para fazer com que eles fossem banidos. Para isso, o fotógrafo entrou na pista e foi até o carro de David Coulthard, que acabara de abandonar, e enfiou a câmera na região dos pedais.
E a Ferrari, como se soube recentemente, não são contrários à espionagem. Mika Salo contou ao jornal finlandês Ilta Sanomat que quando guiava pela Ferrari (em 1999), eles sempre espionavam a McLaren, escutando as freqüências de rádio da rival. Após cada sessão de testes, ele tinha na frente dele, impressas em papel, todas as discussões de Mika Hakkinen com seu engenheiro. A Ferrari apressou-se a dizer que escutava as freqüências acidentalmente devido a interferências no sinal de rádio.”
O Sandro Santos falou pouco mas falou tudo …. MAFIA X MAFIA resulta em pizza…money, money, everythingh
…. por acaso a Ferrari sobreu alguma punição na época, do assoalho móvel, das asas flexíveis ………..
Olha só, sobre a coluna, achei perfeita. Esse conselho, feito agora, não poderia ter dado outro resultado que não fosse “inconclusivo”.
No caso de tudo que a McLaren já admitiu, e apenas isso somente ser confirmado, já cabe punição sim.
Ou seja, esse conselho foi um erro por hora, método, conclusão, enfim, tudo.
Não se pode julgar, condenar, punir ou seja lá o que for sem o caso totalmente apurado.
E atenção ao comunicado da Ferrari:
A Ferrari recebeu a confirmação de que a McLaren foi considerada culpada pelo Conselho Mundial da FIA. No entanto, consideramos incompreensível que violar o preceito fundamental da honestidade no esporte não tenha, como conseqüência lógica, a aplicação de uma sanção. A decisão legitima a desonestidade na Fórmula 1 e abre um sério precedente.
Na verdade, a decisão do Conselho Mundial significa que a posse de documentos e conhecimento de dados da mais alta confidencialidade, obtidos de forma ilícita e mantidos em segredo por meses, representam violações não passíveis de punição.
O fato de a McLaren estar de posse deste tipo de informação foi descoberto de forma totalmente acidental, e, se não fosse por isto, o time continuaria com a posse dos documentos. Isto é ainda mais sério por ter ocorrido em um esporte como a Fórmula 1, em que pequenos detalhes fazem toda a diferença.
A Ferrari sente que isto é muito prejudicial para a credibilidade do esporte. Vamos continuar com nossa ação legal já em curso na justiça italiana e na corte civil na Inglaterra.”
O processo italiano é contra o ex-chefe dos mecânicos da Ferrari, Nigel Stepney, enquanto a ação civil londrina é contra o ex-projetista-chefe da McLaren, Mike Coughlan. Stepney é acusado de repassar os dados a Coughlan, que por sua vez admitiu ter revelado que os possuía para três executivos de alta escalão na McLaren.
Obs: Só a MacLaren e FIA acham tudo isso uma maravilha!
Nada não, Veloz, não se preocupe. QUALQUER coisa que vc escrever, em qualquer lugar, a gente vai achar.E que Deus mantenha o Alzheimer, o Parkinson e todo o resto longe de vc e de todos que aqui se reunem.
Desculpem, amigos.
Escrevi lá em baixo uma resposta certa no lugar errado.
Alzeymer & Parkingson atacam novamente…
Já que possuir documentos da mais alta confidencialidade dos rivais não é alvo de punição que portanto a Maclaren forneça seus próprios arquivos e projetos para a Ferrari e que ela, junto a FIA procurem prova de que nenhuma informação foi utilizada pelos ingleses!!!!
Se o sinismo persistir veremos na F1 a legitimação de espionagem industrial, assim como aqui no Brasil houve a legitimação do roubo e impunidade politica!!!
Eu assino em baixo o texto do Veloz-HP.
Apesar da falta de segurança da época citada, o telefone era à manivela, não existia nem fax,mas a lealdade e honestidade com o torcedor era muito maior.
Hoje a F-1 tem tudo do bom e do melhor que o mundo moderno pode proporcionar, mas não tem credibilidade por causa dessa gente que administra ela hoje em dia.
Lamentável.
É UM ABSURDO! TEMOS QUE BOTAR A BOCA NO MUNDO! NÃO PODEMOS NOS CALAR! OS PODEROSOS DA FIA VÃO DESMORALIZAR UM ESPORTE DE MUITISSIMA IMPORTANCIA. SERÁ QUE ELA AGIRIA ASSIM COM UMA EQUIPE MENOR? VCS. JORNALISTAS , COMENTARISTAS POR FAVOR, PROTESTEM! ASSIM ELES EVITARÃO QUE CASOS COMO ESTES ACONTEÇAM . O QUE A MACLAREN FEZ É CRIME! E NÃO PODEM FICAR IMPUNES , PARA O BEM DO ESPORTE.
Simplesmente vexatório o resultado da FIA…o Brasil anda fazendo escola…
Foi só o alemão sair que a zona voltou à Maranello. Uma pena. E ele disse que sabe do que o sujeito é capaz, quem sabe isso ajudaria a resolver a parada.
Já vi isso antes, vai rachar a F1, os times ingleses de uma lado, obrigados a dar apoio aos prateados e do outro os rebeldes.
É incrível como se perdeu o espírito esportivo. O jeito é buscar outras alternativas, e ainda ter que ouvir autoridade querendo matar as ‘provas piratas’…. claro, são mais interessantes que as duvidosas oficiais….
Briga boa, dentro e fora da pista. Alonso x Massa, McLaren x Ferrari. Com as colunas do Flávio e do Reginaldo, confesso que estou ainda mais “vermelho” nessa história…
Cosanostra X Piratas… Nada de novo…
Com uma %!@$&@#corrida dessas no fim de semana, vc prefere fazer um textinho chato sobre um assunto tao “menos empolgante”…
Que pena!
O negócio é um perito analisar todos os dados do projeto desta Mclaren, desde os primeiros rascunhos, e ver se houve alguma alteração desde a chegada dos dados da Ferrari, e se estas alterações vão ao encontro dos dados dos carros vermelhos. Daí, é ver se os prateados culpa e puní-los se for o caso. Mas isto não vai acontecer…
A ferrari tava burlando o regulamento , a mclaren descobriu com doc furtados , e ai ? pune as 2 , e da o campeonato para bmw ? se pune só a mclarem e ela mostra as trapaças da ferrari ? MAFIA X MAFIA igual a guerra ou pizza , na boa prefiro 4 queijos.
Money talks, my friend…
Imagina a pressão que a Daimler-Chrysler não deve ter feito em cima da FIA, e também a possibilidade de prejudicar, de uma hora para outra o bi-campeão mundial que ganhou de Schumacher e a jóia da coroa inglesa, o melhor estreante da história…
A FIA tentou claramente encerrar a questão o mais rápido possível, varrendo a sujeira para baixo do tapete. Só que ele ficou todo irregular…
Mas acredito que não vai dar em nada. Lamentável…
Essa história vai acabar como tudo na F1, nos bastidores.
Nada virá a público, para não macular a imagem dos patrocinadores e da FIA.
Abraço
Estava claro porque o estágio dos dirigentes da FIA foi realizado em Brasília, ou seja, tem provas, mas não sei de nada e não é meu.
Gomes, eu fico me perguntando, se era para tomar uma decisão política, por qual motivo não aplicar uma multa? Não oneraria o campeonato, nem abalaria as finanças da McLaren, mas diminuiria a sensação de impunidade. Qual a sua opinião?
Grato pela atenção,
Fabio de Castro
P.S.: Para os visitantes de blogs parceiros, sim, esta pergunta também foi feita para outros blogueiros.
Eu também não gosto de cebola.
Acho que já está tudo dito, nada a acrescentar. Pizza de calabreza com mozzarella, é para estomago de avestruz?
FG e demais, vamos lá:
1) alguém da Ferrari mandou o pacote e sabotou o Stepney, da mesma maneira q o incrimiram no caso do detergente nas Ferraris em Mônaco;
2) a copiadora é fachada. Alguém de dentro da McLaren, provavelmente insatisfeito no time e admirador da Ferrari, dedou o Coughlan pra cúpula de Maranello achando aquilo tudo um crime absurdo;
3) mostrou pra uma galera, inclusive Martin Whitmarsh. Lógico q disseram pra ele jogar tudo fora, mas pode ter certeza q a McLaren tem cópia de tudo em algum guarda-volumes da estacao central de Woking;
4) as informacoes repassadas foram usadas sim. A Ferrari iniciou o ano arrebentando e subitamente perdeu o domínio. Acasos nao existem nesse esporte. A apropriacao indevida das estratégias e detalhes ferraristas resultou no contra-ataque arrasador da McLaren nas 3 provas citadas;
5) pagaram sim, claro. Só relógio solar trabalha de graca;
6) Stepney insatisfeito na Ferrari procura outra equipe. Chama o amigo Coughlan pra ir junto tentar montar um novo staff técnico, sem saber do envolvimento deste com o calhamaco de 780. sinceramente, acredito na inocência do Stepney. Como um cara tarimbado e realizado como ele poderia jogar tudo pro alto arriscando ser banido do esporte a motor pra sempre?! Se fez isso, é um complete IDIOTA!!!
7) da mesma maneira q a BMW desconfiou. Ano passado foram as asas flexíveis da Ferrari descobertas pela Renault e os mass-dumpers dos franceses sendo eliminados. Espioes na F1 sempre existiram, até fotógrafos trabalham por fora fazendo isso, como vc mesmo já contou.
Pra mim a FIA quis ganhar tempo até encontrar uma evidência clara do uso das informacoes. Por outro lado, isso permite q a McLaren limpe toda a sujeira e apague as provas, mas pelo menos foram considerados culpados. Schumacher disse saber de muitas coisas sobre o Stepney, mas nao pode contar. O ingles tb falou q sabe onde estao enterrados os esqueletos da Ferrari nos últimos anos áureos da equipe. Os italianos sempre tiveram fama de sabotadores e malandros, mas agora se encontram na posicao inversa, tendo q engolir tudo.
Essa história ainda vai longe… e nao vai acabar bem.
abraco a todos
Bem amigos da Rede Gomes, bom dia.
Nada há mais para falar pois a turma matuza já detonou muito bem, como sempre.
Quero apenas acrescentar que apesar desse carro não ter dado certo pelos vários motivos já expostos, principalmente os técnicos que o Vitão tão bem explicou, fica, acima de tudo, a certeza de como era bom e bonito acompanhar a F1 nos anos 60/70/80 onde havia a possibilidade de experimentação e testes das mais variadas teorias.
Carros como esse, outro com 6 rodas, outro com 2 chassis, outro com turbina de helicóptero, turbo, bi-turbo, V6, V8, V12, H16, L4, enfim, havia de tudo e a F1 era realmente o máximo do automobilismo mundial justamente por isso.
Por isso também, acredito que os pilotos daquela época eram mais completos que os de hoje, pois corriam e venciam com várias configurações mecânicas ao longo da carreira.
Hoje, o que temos hoje nessa F1 placêba ?
De minha parte o mais profundo desprezo e repúdio. Nojo, para ser mais sincero.
Então, amigos da Rede Gomes, saudemos todos esses maravilhosos monstros desajeitados pois eles representaram o verdadeiro espírito de vanguarda, pesquisa, experimentação e liberdade criativa que o automobilismo já teve um dia, assim como nossa finada Mil Milhas Brasileiras já foi um dia.
Com esta pizzaria toda eu diria o seguinte:
– Ferrari abandonaria o campeonato deste ano sob protesto de deslealdade.
– McLaren seria a campea de forma duvidosa e vergonhosa, trazendo uma grande macula na F1 e na FIA.
Dinheiro a Ferrari tem para arcar com este prejuizo.
Este fato, ou melhor, palhacada toda vem comprovar que o crescimento nas ultimas corridas da McLaren e o mal desempenho da Ferrari foram resultados dos dados que a McLaren comprou.
Este resultado emitido pela FIA e como se alguem rouba e nao eh preso…..ahahahah
Belair,
Se eles fizerem um “curso rápido” com o povo brasileiro, em dois tempos engolirão pizzas muito maiores que essa !!
Parem de chorar Ferraristas!!!
A McLaren abriu todos os dados imediatamente para invesitigação desde do inicio do campeonato.Não fez uma obstrução ao trabalho de investigação da FIA.
Isso contou em muito na decisão da FIA.
E se a Mercedes abandonasse o barco , Ron Dennis agradeceria e diria “Tchau e benção” , obrigado por comprar ações na alta e me larga na baixa.Alem dos milhões investidos de graça.
A Vodafone e outro patrocindores poderiam reclamar.
Na realidades , os tifosis esperavam pelo menos uma multa e o campeonato de construtores numa bandeja , e o restante seria lucro.
Contaram tanto com o ovo antes da galinha chocar que nem pestenejaram a derrota em Nurburgring.
A certeza de uma punição era tanta que só não sabiam a extensão da punição e ficaram frutrados.
Na realidade a maior humilhação na McLaren era se FIA encontrasse dados da Ferrari no MP4-22.O dinheiro do campeonato de construtores é dinheiro de pinga perto do orçamento da F1.
Coughlan nunca teve papel na estrategia da McLaren , caso chegasse dados vindo deles sobre qualquer aspecto dos adversarios deveria dar algum motivo plausivel da sua certeza e seria confrontado por fonte e assim seria “pego” pelo Ron Dennis.
Ou os briefing são regados a cerveja Guinness , queijo e chutes????
A McLaren foi culpada pela responsabilidade administrativa do seu empregado ter dados ferrarista e ponto final.
Sob a otica do prejuizo do campeonato , não foi prejudicada a esportividade.PQ NÃO AFETOU OS CARROS!!!
Essa explicação foi bem mais plausivel doq a historia do angulo e da sombra das aletas laterais da Ferrari na Malasia/99.
O campeonato se decidirá nas PISTAS!!!!!!
E havia alguma dúvida que haveria pizza no menu da reunião da FIA? Faltando 7 provas ainda? Como dizem por ai “Nem a pau, Juvenal!”
A pizza já havia sido encomendada, ou melhor, agendada para hoje.
F1 é um esporte? Tão imparcial e direcionado quanto o futebol,
Business, just business!
Acho que esse pacote de informações da Ferrari foi comprada com dinheiro limpo das vaquinhas de 6 milhões de dólares do calheiros…
A máfia não se queixa da máfia.
Eu prefiro uma portuguesa, com bordas recheadas
É uma piada sem graça a FIA, se fosse aqui no Brasil ja tava nego esguelando de ódio e falando que a culpa era do Lula. Agora e ai as outras equipes não tem interesse em colaborar? A Honda poderia esclarecer melhor o caso deles pedindo o emprego, o que foi apresentado e tal. Bom pra mim a McLaren alem de cagar espalhou a %!@$&@# porque se o Hamilton for campeão no fundo vai ter sempre um dizendo que foi porque a McLaren fez uso de material de outra escuderia pra ter um carro competitivo para a temporada. E outra o que ja foi visto pela equipe continua visto, se alguem aprendeu algo vendo os papeis vai por em prática, mais segundo li tinha informações até das estratégias e de desenvolvimentos futuros dos carros, que obviamente podem ser aproveitadas sem que possa ser provado algo.
Punir os pilotos serial d+ esses sim eu acho que não tem nada haver, mas sair sem punição tambem é ridiculo.
Pois então, a prórpria FIA Flávio deixa em aberto, dizendo que se algo de novo, ou alguma prova contundente aparecer poderá punir a Equipe McLAren, ou seja, ela está mandando um recado a Ferrari, não vamos punir a não ser que fique provado que o projeto McLaren é muito semelhante ao Ferrari, e é lógico e evidente que não é, mas estão esquecendo que estamos falando do Projetista-Chefe da McLaren, mesmo que ninguém soubesse de nada, e as informações que ele tinha, e os ajustes que ele indicava?e as idéias que ele passava?devia ter gente na McLaren o considerando gênio já.Na verdade porque o FIA dá um veredito, mesmo sem antes ter escutado os dois principais personagens da história?Bom, esperamos notícias, mais uma vez obrigado pelo espaço Flávio!…Abraços
Interessante é que o povo do país da pizza vai ter q envolir esta….e sem azeite…
Estarei em Interlagos com um belo nariz de palhaço em comemoração a mais esta patifaria…
Que as pista limpem o que bastidores sujaram!!!
Alguém aqui se lembra da puniçãp que foi dada à equipe BAR-Honda quando esta correu com um carro 5 QUILOS abaixo do peso regulamentar no GP de ìmola de 2005 (não me lembro se é esse ano mesmo)???
DUAS CORRIDAS DE SUSPENSÃO!!!!! Por causa de 5 quilos!!!!
E agora com um escândalo dessa magnitude não acontece NADA???
PALHAÇADA!!!!
Espero que não termine mesmo! Um campeonato dessa magnitude, uma das maiores equipes da F1 envolvida em uma acusação séria assim???
Como disseram os vermelhos, o episódio ‘legitimou a desonestidade’. Não pode ficar assim!!
Não somos palhaços!
Sem cebola FG?? E ainda coberta com mozzarella? aiai…
FG,
Duvido que essa historia vá terminar por isso mesmo. Difícil,muito difícil todos engolirem uma pizza deste tamanho.