Scania-Vemag

SÃO PAULO (ah, um desses…) – Para quem não sabe, a Vemag montou caminhões Scania-Vabis nos anos 50. E eles saíam da fábrica com o glorioso “V” vermelho e branco na lateral.

Quem mandou a foto foi o Dario Faria.

Estou totalmente vemagueiro e dois-tempista esta semana.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Reinaldo de Mello
Reinaldo de Mello
10 anos atrás

Escrevi em 30/09/2009 que estava restaurando um Scania Vabis 1958 que era do meu Pai,
apos estes longos anos afinal ficou pronto com 99% de originalidade fui com ele no 22º Sul Brasileiro de Veículos Antigos- 2013 e ganhei o premio DESTAQUE de originalidade.
Abraços
Reinaldo.

PAULO RICARDO STRACKE
PAULO RICARDO STRACKE
13 anos atrás

boa tarde estou adquirindo um L 75 como faço para confirmar n chassi se é verdadeiro e sua data de fabricação

rogerio
rogerio
13 anos atrás

sou apaixonado por scania!!!
queria ter nascido naquela epoca dos “joao de barro” e estradas de chao…

Reinaldo de Mello
Reinaldo de Mello
14 anos atrás

O meu pai comprou um SCANIA VABIS 1958 L75 em dezembro de 1958 e eu que vos escrevo fui junto com ele na loja J PROCOPIAK em Curitiba-Pr buscar o caminhão, era uma sexta feira chuvosa ficava olhando para o cardan girar e os pneus traseiro espirando água achava muito legal, parece bobagem falar sobre isso mas eu tinha 5anos e o que e mais legal até hoje tenho o caminhão único dono pois não passei para o meu nome após o falecimento do meu pai OSWALDO DE MELLO em novembro de 2000 subindo na cabine do seu SCANIA , por aneurisma celebral, ele trabalhou até o último dia de sua vida. Agora estou restaurando o caminhão e vou deixar 100% original e para isso preciso de algumas peças tais como purificador de ar , bancos , friso lateral, parachoque com SCANIA VABIS. Sem mais agradeço desde já cooperação de todos obrigado.

Ricardo Carmo
Ricardo Carmo
14 anos atrás

Completando o comentario acima essa epoca esses caminhões levavam combustivel do Rio de Janeiro para Belo Horizonte e Brasilia me lembro das historias q são varias por isso esse caminhão tem uma importancia muito grande não so pra mim como adimirador mais para o Brasil ajudou muito na sua construçao era umas carretinhas de um eixo, depois começou as de dois eixos q quando surgiu todos ficaram assustados com o tamanho hoje são insignificante mais foi ai q começou tdo, esses carros por serem maçaricos ou seja não eram turbinados na subida da serra de Petropolis saia uma tocha de fogo pela descarça olha era show tenho boas recordações destes como tb do GMC MARITIMO, FNM, MACK, MANN, BERLIET e outros mais valeu abraço

Ricardo Carmo
Ricardo Carmo
14 anos atrás

Sim este Scania Vabis L 75 se eu não me engano e 1958 ou 1959 meu tio teve duas desta me lembro eu criança na epoca gostava de brincar nesses carros achava bonito tinha um painel com detalhe imitando madeira em fim era um painel diferente dos outros modelos mais novos achava mais bonito e o simbolo da Vemag ao lado do radiador essa e a famosa cabine João de Barro valeu abraço

André Buriti
16 anos atrás

Mestre Mahar testa caminhões antigos também.
Outro dia fomos sair num desses, um cavalo-mecânico 76, aquela cabinezinha pequena, que chamavam de “maçarico”.
Como quica o filho da mãe, com carga deve melhorar um pouco.
Mas dá pra ter uma boa idéia de como eses heróis trabalham carregando o país nas costas pelo Brasil afora.

Asmodeus
Asmodeus
16 anos atrás

Essa configuraçao do Scania é mesmo um barato, e quem punha o pé na estrada sabe disso. essas merdas sao como os FNM que desciam as retas da Raposo tavares carregados a 130 por hora, imagine que punk! …eram meio laranja, fedidos e maravilhosos!!!

Fabrício de Almeida
Fabrício de Almeida
16 anos atrás

Belíssimo caminha, o velho Jacaré como dizem em certas bandas, bom por toda vida. E ainda com essa cor de geladeira, enche os olhos. E recorda-me a minha infância.

.
.
16 anos atrás

Acho que merece contar a estória inteira !
O problema na VEMAG era a sociedade.
Os Almeida Fernandez eram bicheiros, e banqueiros mal vistos.
Os Pereira Lopes se mandaram e foram fazer geladeiras (Gelomatic) e tratores (CBT)

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

o que a saab tinha realmente a haver com a scania vabis????
jose carlos
sete lagoas

Prof.José Augusto
Prof.José Augusto
16 anos atrás

fiquei muito feliz. Lembei dos anos 50 meu api teve um caminhão desta cor. obrigado pela foto muito sucesso. um abraço.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Uai, se quiser eu arrumo um!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

É, belo caminhão, de bela história… aliás, homenagem aos 50 anos dos caras aqui no Brasil… não só bons caminhões, mas colocando muitos e muitos ônibus que tanto amamos rodando por aí…

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Ari:
Mais um brinquedo? não vai sobrar tempo pra trabalhar.

Quando eu lembro da história do tenis sem meia…ai , ai, ai,…desopilo o fígado.
Abração. Foi legal te conhecer…

Dú
16 anos atrás

Ari, é nós na fita. Com respeito ao Saloma. Mas de que vale o show que foi ofertado se não houvessem os personagens. Foi muito legal. O Flavio pode me recriminar, mas estes babacas que surtam durante o cafézinho deveriam curtir a vida. Se cuida Ari, seu louco! Vou correr atrás do lucro senão não coloco uma Romisetta TWO STROCK FOREVER para andar e nem vou poder dar mais pitaco nestes nóias que criticam a F1.16:39 vrummm

Ari
Ari
16 anos atrás

Flavio,

Vc viu o candango que estava em Londrina?
Fui lá babando todo original e o proprietário, um senhor muito educado e simpático me mostrou o carro inteiro, ligou o motor, exibiu assoalhos originais e a tal cuica, ou seria um bandolim, bem, uma espécie de compressor de escapamento que ele me explicou com absoluta desenvoltura de um expert ser necessário para manter a compressão do motor. Algo que eu nem sabia que existia. Depois, perguntado se teria interesse em se desfazer do brinquedo, respondeu como um gentleman mas com convicção: “Levei um tempão pra deixar neste estado” … “fiz pra mim, não vendo”
Vou continuar buscando, mas não é fácil.

Ari

TUTA
TUTA
16 anos atrás

Que coisa mais querida esse caminhão

Alexandre Reis
Alexandre Reis
16 anos atrás

Adorei a semana, bem melhor que a semana do Lada.

Putz não era pra ter te lembrado dessa peste.

PEdro Neto
PEdro Neto
16 anos atrás

Muito Linda. Adoro Scania.

Alguém disse que a cor oficial da Scania é Laranja? Errado! a cor é vermelho, vermelhos-scania …

T+

Dú
16 anos atrás

Preciso trabalhar, mas não deixo de rolar de rir do seu post. O Flavio é casado, e não sou paga pau do cara, diferente a parada. Depois que acompanhei este fds. a Classic, vendo a competência da trupe, os olhos desde o Eric Granado, pilotinho que terá de suceder o Alex , sentando no #96, vendo o profissionalismo de uma turma. Vendo Mecânicos surtando quando dava um paú no carro. Cara, no meu conceito, blig, blog ou que seja,é para aficcionados. Quer bater de frente? Já que lê o GP, manda mail direto para lá. Aprenda uma coisa, o filtro digital da Internet é como vc. postar numa caixa de fibra ao lado da sua casa. Lambendo o sêlo e jogando.

RC
RC
16 anos atrás

Flávio Gomes,

Minha “réplica” foi colocada aqui, apenas para que vc visualizasse, já que o post do Buriti já está ficando muito abaixo.

Já que desejas um comentário, o caminhão, é lindo. Já tive o prazer de andar num Scania-Vabis desses.

Sandro Costa
Sandro Costa
16 anos atrás

Olá Flavio.

É verdade, no último dia 02, foi aniversário da Scania no Brasil. 50 anos de história. Contou inclusive com um discurso do presidente Lula.
Essa foto foi tirada aqui, ao lado da fábrica. Note que ao lado direiro, há um outro caminhão série 4 (2007).
Na data mencionada, a Scania também inagurou um museu, com vários caminhões e ônibus montados. Têm cada um mais lindo que o outro, inclusive esse aí da foto.
Abraços,
Sandro.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Anti-pático, eu? Ora, como pode me acusar de tal coisa? Sempre fui pró-pático, adoro os patos, especialmente à moda de Pequim (o Feltrim vai me odiar por isso). No mais, meu caro, este é um post sobre caminhões Scania. Se você tem algo a dizer sobre caminhões Scania, o que duvido, diga. Se não tem, vaza.

Dú
16 anos atrás

Nossa, lembram qdo. a GM lançou aqui uns Detroit 2 tempos nos caminhões? Flavio, aqui é TWO STROCK FOREVER. Tucho longo, tucho curto? Cabeçote e cilindro acho aqui. Tipo na correria do dia a dia, ops, lá tem um! Daí plainar, e trabalhar. Vai junto de brinde uns patrocínios de vela, ignição e o escape tem de ser feito por último. Isso tudo se o Team Manager, Security, Marketing, faz tudo do Saloma crivar. Senão mandamos cromar e vc pendura. O Saloma é phoda com ph. Ví a largada lá de cima, na nóia do papo do Thiago e desci para o miolo, na entrada da reta. VC. estava só fazendo caca, e cruzo o Saloma. Não havia como dar sinal para vc. espalhar na entrada devido a um barranco, mas ele tentou descer até a terceira perna da curva, desistiu e voltou. Fitou um cinegrafista repórter de TV local, deu um up grade no cara, virou o boné e vrumm. Mais mídia da Classic. É isso aí. Pode uma Romi de fibra, embalando um motor de Suzuki 750 engaiolado num berço andar na Classic? Thiago, cadê o mail para eu confirmar o cep?

RC
RC
16 anos atrás

Realmente Flávio Gomes, não gosto de vc mesmo.

Minha bronca contigo começou quando vc deu uma entrevista por e-mail a um site que estava iniciando, cujo nome não me lembro agora, mas também aborda o automobilismo. Em tal entrevista, vc demonstrou ser altamente anti-pático, fazendo uso de respostas curtas e sucintas, o que não pega nada bem para um jornalista do teu porte.

O meu completo desgostar de ti chegou ao auge quando vc covardemente humilhou uma leitora desse blog, provando assim a tua arrogância.

Acesso teu blog, bem como o Grande Prêmio, porque assim como vc, sou um apaixonado por automobilismo.

Não leio mais o Lance! pois aquele jornal fala mais de futebol do que outra coisa.

Caso queira me dar uma “resposta atravessada”, mensagem para [email protected].

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
16 anos atrás

Tá apelando ,hen ! Esta semana o Fg está melancólico; saudosista, impossivel …..e tome Lubrimatic na cabeça e fumaça nas ventas !!!!

HC
HC
16 anos atrás

muito bonito o caminhãozinho heim.
um verdadeiro clássico.

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Maravilhoso, e vale por alguns pontos:

* estado impecável
* Scania by Vemag
* A cor inusitada (a cor oficial Scania é laranja)
* chassi pescoço-duro (raro nos Scania)

Claudio Bassi
Claudio Bassi
16 anos atrás

A Vemag também montou os Studbaker e eos tratores Massey-Harris e Fergunson que depois viraram Massey-Fergunson.

Thi@go Pereira
Thi@go Pereira
16 anos atrás

Belo veículo, será que tinha direção hidráulica naquela época?

Ricardo Carmo
Ricardo Carmo
Reply to  Thi@go Pereira
14 anos atrás

Não tinha direção hidraulica era a famosa queixo duro ok valeu abraço