Sedan ou coupé?
SÃO PAULO (dúvidas, dúvidas…) – Meus DKWs são sedans. Ou sedãs. Mas um DKW idêntico, com o mesmo formato, apenas com duas portas a menos, é coupé. O Corolla é um sedan. Não tem nada a ver com meu DKW, mas é sedan. Como o Fusca. Que também é sedan. Fusca e Corolla são sedans. Mas o Corcel II, que poderia ser parente do Corolla porque tem os mesmos três volumes, é coupé. Se tivesse quatro portas seria sedan? Ah, para ser sedan tem de ter quatro portas? Mas o Fusca tem duas. E é sedan.
Quem inventou essa merda de sedan e coupé?
Passarei o fim de semana pensando na questão.
Um DKW que com quatro portas seria sedan, mas com apenas duas é coupé…
…enquanto esse feioso aí em cima é sedan, embora tenha as mesmas formas…
…que o lindão da Ford, que no entanto não é um sedan, mas um coupé…
…e o Fusca, que não tem nada de Corolla, é sedan que nem o japonês feioso.
Sempre acreditei que o fusca era um sedã. Mas não é. Vejam as definições:
1. Sedã, ou sedan – é o carro em sua forma mais tradicional, de três volumes. Nele se identifica claramente três compartimentos: o do motor, o dos passageiros e o da bagagem. Quase sempre com quatro portas, é o modelo preferido dos executivos. Pelo mesmo motivo é considerado por muitos um carro careta. Pode ser de porte pequeno, médio ou grande. Exemplos: Prisma, Jetta, Fusion.
4. Coupé, cupê ou fastback – à primeira vista lembra um sedã, mas com duas diferenças marcantes: a linha do teto é mais curva, com o vidro traseiro bastante inclinado; e, por padrão, tem duas portas. Porte médio a grande. Exemplos: Mustang, Camaro.(Matéria do blog especialista em carros.).
O ponto crucial entre sedã e cupê são o número de portas.O zé do caixão que já está morto é o verdadeiro fusca sedã.
Na década de 40, os cupês eram carros com duas portas e os porta-malas eram inclinados (como o dkw, por exemplo). Essa inclinação era meio curva, portanto não era como os hatchs atuais, cuja tampa do porta-malas abre integrada ao vidro traseiro. Talvez esse detalhe do porta-malas fosse o diferencial entre cupês e sedans. Quanto ao fusca, não dá pra entender por que sedan.
Feioso é o Corolla, mesmo.
o zé do caixão é cineasta.
?
Tem razão! Era Coupê e não Sedan!
Dr Koroiva – não era sedan mal assombrado, e sim coupe mal assombrado
E o Sedan mal-assombrado?
Acho que só tinha 2 volumes.
De qual desenho era? Corrida maluca?
Em todo o mundo, sedans são chamados de sedans. Na Inglaterra, são conhecidos como saloons. Alguém sabe o motivo? Tenho uma teoria: como ingleses e franceses historicamente não se bicam, os ingleses não iriam adotar uma denominação de origem obviamente francesa.
Sério? O mais requisitado? Puxa.
Essa discussão pode levar séculos, e ninguém nunca vai entender nada
No pós-guerra quando a industria automobilística começou a se desenvolver a coisa era mais definida, pois eram poucas as opções.
O carro era Sedan de 4 portas, tinha opção de 2 portas e tinham os Coupés cuja traseira era mais alongada. Alem de alguns conversíveis.
Existiam também os Fleetlines (aqui chamados de Sedanetes ou “meia água”) que podiam ter 2 ou 4 portas mas tinham a caída de capota bem acentuada, que hoje chamamos de Fast Back.
Os americanos chamavam de Business Coupé os carros geralmente usados pelos representantes comerciais ou vendedores, por contarem com amplo porta malas, mesmo que isso prejudicasse um pouco o espaço para os passageiros no banco traseiro.
Posteriormente surgiram varias versões para um mesmo modelo, e aí entram os marqueteiros que começaram a batizar os carros de todas as maneiras.
Coupé de duas portas, Hatch Back, Fast Back, Hard Top, Conversível, Cabriolet, Roadster, Perua, Van, Coupé 2 + 2, 3 volumes, 2 volumes, 2 volumes e meio, SUV e outros.
Lembrando que na Europa é usado outro tipo de nimenclatura, como na Italia por exemplo, que usa para os 4 portas a designação Berlina.
Portanto vale tudo.
Como exemplo, existe uma discussão tambem infindável quanto a sigla SS usada nos Impalas da decada de 60.
Sinifica Super Sport para uns ou Separeted Seats (bancos separados) para outros.
Nem a GM, fabricante dos modelos conseguiu dar uma explicação convincente até hoje.
O DKW e o Corcel são legítimos coupés.
O Fusca muda de nome conforme o país que é fabricado. Ex.: Beatle (EUA e GBR), Silver-Bug (México), Sedan (Alemanha).
Essa geração do Corolla não tem nada de feio. Concordaria contigo, Gomes, se estivesse mencionando a geração anterior, o tal “Corolla de óculos”, que foi fabricado para o mercado europeu, e não emplacou aqui. Aquele Corolla sim era feio.
VAN ou PERUA???
A Kombi é muitas vezes chamada de “Perua”,quando na verdade,assim como a Besta,é uma “Van”. Sendo que Palio Weekend, Passat Variant, Peugeot 206 SW,são denominados “Peruas”. Favor esclarecerem mais essa agora!!
Souza e o pessoal:
Não, gente, nada tem a ve com portas. Cupê é o carro mais aerodinâmico, com a traseira mais suave, mesmo denegrindo espaço interno, já Sedã é o modelo que valoriza mais o espaço interno.
O que ficou confuso é que hoje em dia com melhores aproveitamento de espaço, as fábricas fazem os carros bem aerodinâmicos ainda com espaço interno. Daí o erro de chamar carros cupê de 2 portas e sedã de 4.
Por favor, se ainda tem dúvida, até pelo exemplo do Opala cupê nacional, verifique o modelo europeu dele:
www2.uol.com.br/bestcars/classicos/opala-1.htm
Logo no começo da matéria eles mostram fotos do Opel Rekord versão sedã 2 P, e logo abaixo uma foto do mesmo modelo, com o mesmo número de portas, mas na versão cupê.
Na verdade, esse conceito só é aplicado em relação aoo mesmo modelo. Se dois modelos são idênticos, vira cupê o 2P e sedã o 4P, pela facilidade de acesso atrás, que indica atenção ao conforto, como era o caso do DKW.
Mas fica aí a diferença: cupê coloca a estética e aerodinâmica no projeto à frente, enquanto sedã coloca o conforto de quem vai atrás como prioridade.
Pra mim sempre foi claro que Coupe é duas portas e sedan 4 não sei qual é a confusão. o fusca ser chamado de sedan é um erro.
O Opala 2 portas é um belo exemplo de um Coupe. Um lindo carro
Isso que dá colocar quem não entende de carro para comunicar e vender. Era tão simples, os marqueteiros zoaram tudo.
Parace até a estória que comentamos sobre a Audi no Brasil, nesta semana.
Esse negócio de número de portas não existe. Tanto que existem modelos iguais com 2 ou 4 portas no mercado. Um Uno de 2 ou 4 portas nunca será um sedã.
E o Ford Ku é o que ?
A Mercedes CLS é o que ? cupê de 4 portas ?
Também nunca entendi isso. E creio que nunca entenderei…
Sedan ou coupé eu não sei, mas que o Corcel II está em frente a estação da Luz, isso eu tenho certeza.
FG divulgue a exposição de carros antigos em Santos, hoje e amanhã no Mendes Convention Center.
CHEGA!!! Agora vamos levá-lo aos tribunais. Nosso carro não é feioso! Nos vemos no Fórum
Gomes,
A frase \\”enquanto esse feioso aí em cima é sedan, embora tenha as mesmas formas\\” deveria estar na primeira foto, mais precisamente na foto do DKW.
Nem parece que tem tantos amigos jornalistas especializados em indústria automobilístca…
E o pior: usa o blog para denegrir a imagem do carro que é o mais requisitado para serviço executivo da minha transportadora.
minha ex-mulher, quando casei com ela, era um cupê…Depois, virou um sedan, pois seu trazeiro parecia que havia sido criado a palmada.
Gomes,
A frase “enquanto esse feioso aí em cima é sedan, embora tenha as mesmas formas” deveria estar na primeira foto, mas precisamente na foto do DKW.
Nem parece que tem tantos amigos jornalistas especializados em indústria automobilístca…
E o pior: usa o blog para denegrir a imagem do carro que é o mais requisitado para serviço excutivo da minha transportadora.
Sendo assim, o Zé do Caixão é um sedã, ja que ele tem quatro portas, independente do seu motor traseiro, não é isso?
Esse é o melhor tópico que já li aqui no seu blog. Sério!! Excelente pergunta!!
Consultei o dicionário Aurélio, eis os significados:
Coupé (ou cupê): 1. carruagem fechada, de quatro rodas, geralmente para dois passageiros. 2. Carro de passeio ou carro esporte, de duas portas.
Sedan (ou Sedã): 1. carro de passeio destinado, em geral, a quatro ou cinco pessoas.
Eu não acho que o Fusca é sedan, apesar da VW dizer que é. Fusca é Fusca e não há definição.
Pra mim, sedan e coupé têm o terceiro volume bem definido, mas a diferença é que sedan é sempre 4 portas. Por exemplo: BMW série 3 quatro portas é um sedan e a BMW M3 é um coupé.
Em relação aos coupés, atualmente tem a Mercedes CLS, que falam que é um coupé de 4 portas. No momento, não tem concorrentes coupés de 4 portas, apesar que a Porsche está com um modelo saindo do forno.
Ou seja, sedan são sempre 4 portas, e coupés são quase sempre 2 portas.
Resumindo tudo, também não sei e tentarei descobrir.
O Escort é Hatch (tem porta traseira), com 2 volumes e meio.
Esta foto é a do último modelo do Fusca mexicano.
Abraço a todos!
É mesmo, e o Zé do Caixão, o que é???
Tema questão tb do que é o escort…não é hatch nem cupê, muito menos sedã…é um notchback
Mas este Flávio Gomes é uma figura mesmo….
Gente, vocês lembram do Opala?
Lembram do modelo europeu em que ele pegou a base?
Pois bem, era vendido em 4 carrocerias: perua, sedan 4 portas, sedan 2 portas, e cupê 2 portas.
O Maserati Quattruoporte, pra mim sempre será um coupé, 4 portas.
Mas, sobre todos os meus conceitos de o que é um sedã e o que é um cupê, o fusca é cupê sim.
O Bugre já matou a charada: A SAE (Society of Automobile Engineers) -associação que organiza e normatiza informações da indústria automotora e aeroespacial- estabelece um volume no compartimento interno trazeiro de veículos com teto rígido, para definir se é coupé ou sedan, independentemente de ter ou não 2 portas.
A classificação apenas segundo o número de portas é questionável, no mínimo.
O que teria de Hatch, picape, perua e o escambau classificados como coupê seria uma barbaridade.
Sedãn é 4 portas e coupê de 2.
Sempre foi assim até começarem a querer dar designações sofisticadas a coisas simples e populares.
Aí, pronto, começou a zona, Jesus virou Jenézio e Geni virou nome de pu.ta.
E o hatch (sei lá se é assim que se escreve), onde entra nessa história???
e o Renault Laguna é o quê?
HAHA O Gosto do Flavio Gomes é um tanto quanto questionavel!!!!!! Mas gosto não se discute e o meu considera o seu “feioso japones” bonito e seus “bonitões” um tanto quanto descartaveis e esqueciveis…..
Flavio sempre estou visitando seu blog e sempre fica a duvida vc acha mesmo feio o COROLLA tudo bem que o carro não seja um divisor de aguas na industria automobilistica brasileira mas pra mim é um carro bonito ainda tem um otimo preço comparando com outros modelos nacionais um forte abraço té mas.
Só para encher o saco: o Volvo C30 é um coupê ou um hatch?
Ah, o fusca da foto é o mexicano última-última-última série.
Achei na Wikkipedia, mas to com preguiça de traduzir. Aí vai: “The SAE distinguishes a coupé from a sedan (saloon) primarily by interior volume; SAE standard J1100 defines a coupé as a fixed-roof automobile with less than 33 ft³ (0.93 m³, 934 L) of rear interior volume. A car with a greater interior volume is technically a two-door sedan, not a coupé, even if it has only two doors.”
São questões como essa que realmente afligem a humanidade… hehehe…
Tanto os Ford quantos os Chevrolet da década de 30 tinham modelos sedan 2 portas e sedan 4 portas. Alguém já ouviu falar de Sedan Tudor (two doors)? E Fordor (four doors)?
Pra completar meu comentário, citarei dois exemplos da mesma montadora.
Cupê: O maravilhoso Jaguar E-Type, um dos mais belos carros já desenhados.
Sedan: A antiga série XJ, também da Jaguar. Nos EUA e Inglaterra, eles se referem a esse carro como “saloon”, mas, pra mim, é um sedan com todas as letras.
A classificação de sedãs, cupês, etc…remonta aos tempos de que os mesmos eram conduzidos por cocheiros…
Quem tiver a mão a enciclopédia do automóvel poderá falar e descrever melhor a respeito…
Hoje em dia a classificação tá mais ao gosto dos marqueteiros das fábricas que propriamente do pessoal da produção..
Segundo o que sempre soube, sedã é todo carro com “três volumes”, em uma generalização barata. A frente, com o motor, o habitáculo, com as colunas A, B e C, e a traseira, com porta-malas, tanque de combustível, etc. Ex.: BMWs E30, E36.
O cupê seria o mesmo, mas o vidro traseiro teria um caimento bem extendido, quase acabando com a parte do porta-malas, também em uma generalização. Ex.: o mais clássico seria o bom e velho 911.
Esse troço de portas é baboseira das montadoras.
A foto do corcel II, que é muito legal, já valeu!
Nos anos 40/50, existiam os sedans de 2 e 4 portas nos carros americanos.Os coupês eram os 2 portas com a traseira alongada,isso nos anos 40. Depois virou essa confusão que hoje está aí.
Flavio,
não perca o seu tempo !!!
Gaste o com algo mais útil.
Bom fim-de-semana
Olá Gomes!
Parece que em 1972 fizeram uma classificação, onde, basicamente, os carros de duas portas com capota passaram a ser considerados cupes e os quatro portas sedãs. Com essa nova classificação o Fusca passou e ser um cupe, mas permaneceu com o nome “Sedan” por tradição.
Fico devendo qual a entidade que fez essa classificação, mas tenho certeza que logo logo aparece algum blogueiro mais bem informado pra ajudar.
O que acho mesmo é que, da proxima vez, você deveria abrir uma boa cervejinha e desencanar desse lance de entender o que é cupe ou sedã…. num vale a pena.. rsrs
Abraços
FG,
Ótimo assunto colocado em pauta. Para colocar mais lenha na fogueira, nada mais polêmico que os Rover P5. Existiam 2 modelos, ambos de 4 portas: o Saloon e o Coupe. A diferença entre os modelos era a inclinação da capota próximo ao vidro traseiro, sendo mais inclinada no Coupe e mais plana no Saloon.
Oh dúvidas…
Mas o importante é ter estilo e isso ninguém tira do DKW, do Fusca, Corcel…
Que eu saiba, o fusca só é sedan porque a VW insistia em chama-lo assim.
Duas portas é coupé e quatro portas sedan.
Bonito o Fusca. É alemão?
Paulov