Sedan ou coupé?

SÃO PAULO (dúvidas, dúvidas…) – Meus DKWs são sedans. Ou sedãs. Mas um DKW idêntico, com o mesmo formato, apenas com duas portas a menos, é coupé. O Corolla é um sedan. Não tem nada a ver com meu DKW, mas é sedan. Como o Fusca. Que também é sedan. Fusca e Corolla são sedans. Mas o Corcel II, que poderia ser parente do Corolla porque tem os mesmos três volumes, é coupé. Se tivesse quatro portas seria sedan? Ah, para ser sedan tem de ter quatro portas? Mas o Fusca tem duas. E é sedan.

Quem inventou essa merda de sedan e coupé?

Passarei o fim de semana pensando na questão.


Um DKW que com quatro portas seria sedan, mas com apenas duas é coupé…


…enquanto esse feioso aí em cima é sedan, embora tenha as mesmas formas…


…que o lindão da Ford, que no entanto não é um sedan, mas um coupé…


…e o Fusca, que não tem nada de Corolla, é sedan que nem o japonês feioso.

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Alexandre
Alexandre
4 anos atrás

Sempre acreditei que o fusca era um sedã. Mas não é. Vejam as definições:
1. Sedã, ou sedan – é o carro em sua forma mais tradicional, de três volumes. Nele se identifica claramente três compartimentos: o do motor, o dos passageiros e o da bagagem. Quase sempre com quatro portas, é o modelo preferido dos executivos. Pelo mesmo motivo é considerado por muitos um carro careta. Pode ser de porte pequeno, médio ou grande. Exemplos: Prisma, Jetta, Fusion.
4. Coupé, cupê ou fastback – à primeira vista lembra um sedã, mas com duas diferenças marcantes: a linha do teto é mais curva, com o vidro traseiro bastante inclinado; e, por padrão, tem duas portas. Porte médio a grande. Exemplos: Mustang, Camaro.(Matéria do blog especialista em carros.).
O ponto crucial entre sedã e cupê são o número de portas.O zé do caixão que já está morto é o verdadeiro fusca sedã.

fernando
fernando
12 anos atrás

Na década de 40, os cupês eram carros com duas portas e os porta-malas eram inclinados (como o dkw, por exemplo). Essa inclinação era meio curva, portanto não era como os hatchs atuais, cuja tampa do porta-malas abre integrada ao vidro traseiro. Talvez esse detalhe do porta-malas fosse o diferencial entre cupês e sedans. Quanto ao fusca, não dá pra entender por que sedan.

fernando
fernando
12 anos atrás

Feioso é o Corolla, mesmo.

sandro b cardoso
sandro b cardoso
15 anos atrás

o zé do caixão é cineasta.

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
16 anos atrás

?

Tem razão! Era Coupê e não Sedan!

?
?
16 anos atrás

Dr Koroiva – não era sedan mal assombrado, e sim coupe mal assombrado

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
16 anos atrás

E o Sedan mal-assombrado?
Acho que só tinha 2 volumes.
De qual desenho era? Corrida maluca?

Zé Antonio S. Coelho
Zé Antonio S. Coelho
16 anos atrás

Em todo o mundo, sedans são chamados de sedans. Na Inglaterra, são conhecidos como saloons. Alguém sabe o motivo? Tenho uma teoria: como ingleses e franceses historicamente não se bicam, os ingleses não iriam adotar uma denominação de origem obviamente francesa.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Sério? O mais requisitado? Puxa.

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Essa discussão pode levar séculos, e ninguém nunca vai entender nada
No pós-guerra quando a industria automobilística começou a se desenvolver a coisa era mais definida, pois eram poucas as opções.
O carro era Sedan de 4 portas, tinha opção de 2 portas e tinham os Coupés cuja traseira era mais alongada. Alem de alguns conversíveis.
Existiam também os Fleetlines (aqui chamados de Sedanetes ou “meia água”) que podiam ter 2 ou 4 portas mas tinham a caída de capota bem acentuada, que hoje chamamos de Fast Back.
Os americanos chamavam de Business Coupé os carros geralmente usados pelos representantes comerciais ou vendedores, por contarem com amplo porta malas, mesmo que isso prejudicasse um pouco o espaço para os passageiros no banco traseiro.
Posteriormente surgiram varias versões para um mesmo modelo, e aí entram os marqueteiros que começaram a batizar os carros de todas as maneiras.
Coupé de duas portas, Hatch Back, Fast Back, Hard Top, Conversível, Cabriolet, Roadster, Perua, Van, Coupé 2 + 2, 3 volumes, 2 volumes, 2 volumes e meio, SUV e outros.
Lembrando que na Europa é usado outro tipo de nimenclatura, como na Italia por exemplo, que usa para os 4 portas a designação Berlina.
Portanto vale tudo.
Como exemplo, existe uma discussão tambem infindável quanto a sigla SS usada nos Impalas da decada de 60.
Sinifica Super Sport para uns ou Separeted Seats (bancos separados) para outros.
Nem a GM, fabricante dos modelos conseguiu dar uma explicação convincente até hoje.

Gato Mestre
Gato Mestre
16 anos atrás

O DKW e o Corcel são legítimos coupés.

O Fusca muda de nome conforme o país que é fabricado. Ex.: Beatle (EUA e GBR), Silver-Bug (México), Sedan (Alemanha).

Essa geração do Corolla não tem nada de feio. Concordaria contigo, Gomes, se estivesse mencionando a geração anterior, o tal “Corolla de óculos”, que foi fabricado para o mercado europeu, e não emplacou aqui. Aquele Corolla sim era feio.

Rafael Luiz
Rafael Luiz
16 anos atrás

VAN ou PERUA???
A Kombi é muitas vezes chamada de “Perua”,quando na verdade,assim como a Besta,é uma “Van”. Sendo que Palio Weekend, Passat Variant, Peugeot 206 SW,são denominados “Peruas”. Favor esclarecerem mais essa agora!!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Souza e o pessoal:

Não, gente, nada tem a ve com portas. Cupê é o carro mais aerodinâmico, com a traseira mais suave, mesmo denegrindo espaço interno, já Sedã é o modelo que valoriza mais o espaço interno.
O que ficou confuso é que hoje em dia com melhores aproveitamento de espaço, as fábricas fazem os carros bem aerodinâmicos ainda com espaço interno. Daí o erro de chamar carros cupê de 2 portas e sedã de 4.

Por favor, se ainda tem dúvida, até pelo exemplo do Opala cupê nacional, verifique o modelo europeu dele:

www2.uol.com.br/bestcars/classicos/opala-1.htm

Logo no começo da matéria eles mostram fotos do Opel Rekord versão sedã 2 P, e logo abaixo uma foto do mesmo modelo, com o mesmo número de portas, mas na versão cupê.

Na verdade, esse conceito só é aplicado em relação aoo mesmo modelo. Se dois modelos são idênticos, vira cupê o 2P e sedã o 4P, pela facilidade de acesso atrás, que indica atenção ao conforto, como era o caso do DKW.

Mas fica aí a diferença: cupê coloca a estética e aerodinâmica no projeto à frente, enquanto sedã coloca o conforto de quem vai atrás como prioridade.

Souza
Souza
16 anos atrás

Pra mim sempre foi claro que Coupe é duas portas e sedan 4 não sei qual é a confusão. o fusca ser chamado de sedan é um erro.

O Opala 2 portas é um belo exemplo de um Coupe. Um lindo carro

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Isso que dá colocar quem não entende de carro para comunicar e vender. Era tão simples, os marqueteiros zoaram tudo.
Parace até a estória que comentamos sobre a Audi no Brasil, nesta semana.

Daniel
Daniel
16 anos atrás

Esse negócio de número de portas não existe. Tanto que existem modelos iguais com 2 ou 4 portas no mercado. Um Uno de 2 ou 4 portas nunca será um sedã.

E o Ford Ku é o que ?

vitão
vitão
16 anos atrás

A Mercedes CLS é o que ? cupê de 4 portas ?

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
16 anos atrás

Também nunca entendi isso. E creio que nunca entenderei…

Nico Contreras
Nico Contreras
16 anos atrás

Sedan ou coupé eu não sei, mas que o Corcel II está em frente a estação da Luz, isso eu tenho certeza.
FG divulgue a exposição de carros antigos em Santos, hoje e amanhã no Mendes Convention Center.

Toyota do Brasil il
Toyota do Brasil il
16 anos atrás

CHEGA!!! Agora vamos levá-lo aos tribunais. Nosso carro não é feioso! Nos vemos no Fórum

Thiago Casado
Thiago Casado
16 anos atrás

Gomes,

A frase \\”enquanto esse feioso aí em cima é sedan, embora tenha as mesmas formas\\” deveria estar na primeira foto, mais precisamente na foto do DKW.

Nem parece que tem tantos amigos jornalistas especializados em indústria automobilístca…

E o pior: usa o blog para denegrir a imagem do carro que é o mais requisitado para serviço executivo da minha transportadora.

Paulo Caveira
Paulo Caveira
Reply to  Thiago Casado
8 anos atrás

minha ex-mulher, quando casei com ela, era um cupê…Depois, virou um sedan, pois seu trazeiro parecia que havia sido criado a palmada.

Thiago Casado
Thiago Casado
16 anos atrás

Gomes,

A frase “enquanto esse feioso aí em cima é sedan, embora tenha as mesmas formas” deveria estar na primeira foto, mas precisamente na foto do DKW.

Nem parece que tem tantos amigos jornalistas especializados em indústria automobilístca…

E o pior: usa o blog para denegrir a imagem do carro que é o mais requisitado para serviço excutivo da minha transportadora.

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
16 anos atrás

Sendo assim, o Zé do Caixão é um sedã, ja que ele tem quatro portas, independente do seu motor traseiro, não é isso?

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

Esse é o melhor tópico que já li aqui no seu blog. Sério!! Excelente pergunta!!

Consultei o dicionário Aurélio, eis os significados:

Coupé (ou cupê): 1. carruagem fechada, de quatro rodas, geralmente para dois passageiros. 2. Carro de passeio ou carro esporte, de duas portas.

Sedan (ou Sedã): 1. carro de passeio destinado, em geral, a quatro ou cinco pessoas.

Eu não acho que o Fusca é sedan, apesar da VW dizer que é. Fusca é Fusca e não há definição.

Pra mim, sedan e coupé têm o terceiro volume bem definido, mas a diferença é que sedan é sempre 4 portas. Por exemplo: BMW série 3 quatro portas é um sedan e a BMW M3 é um coupé.

Em relação aos coupés, atualmente tem a Mercedes CLS, que falam que é um coupé de 4 portas. No momento, não tem concorrentes coupés de 4 portas, apesar que a Porsche está com um modelo saindo do forno.

Ou seja, sedan são sempre 4 portas, e coupés são quase sempre 2 portas.

Resumindo tudo, também não sei e tentarei descobrir.

Valmir Chicarolli
Valmir Chicarolli
16 anos atrás

O Escort é Hatch (tem porta traseira), com 2 volumes e meio.

Esta foto é a do último modelo do Fusca mexicano.

Abraço a todos!

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
16 anos atrás

É mesmo, e o Zé do Caixão, o que é???

1GT
1GT
16 anos atrás

Tema questão tb do que é o escort…não é hatch nem cupê, muito menos sedã…é um notchback

Thi@go Pereira
Thi@go Pereira
16 anos atrás

Mas este Flávio Gomes é uma figura mesmo….

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Gente, vocês lembram do Opala?
Lembram do modelo europeu em que ele pegou a base?

Pois bem, era vendido em 4 carrocerias: perua, sedan 4 portas, sedan 2 portas, e cupê 2 portas.

O Maserati Quattruoporte, pra mim sempre será um coupé, 4 portas.

Mas, sobre todos os meus conceitos de o que é um sedã e o que é um cupê, o fusca é cupê sim.

Irapuã
Irapuã
16 anos atrás

O Bugre já matou a charada: A SAE (Society of Automobile Engineers) -associação que organiza e normatiza informações da indústria automotora e aeroespacial- estabelece um volume no compartimento interno trazeiro de veículos com teto rígido, para definir se é coupé ou sedan, independentemente de ter ou não 2 portas.

André
André
16 anos atrás

A classificação apenas segundo o número de portas é questionável, no mínimo.

O que teria de Hatch, picape, perua e o escambau classificados como coupê seria uma barbaridade.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Sedãn é 4 portas e coupê de 2.
Sempre foi assim até começarem a querer dar designações sofisticadas a coisas simples e populares.
Aí, pronto, começou a zona, Jesus virou Jenézio e Geni virou nome de pu.ta.

Tchock
Tchock
16 anos atrás

E o hatch (sei lá se é assim que se escreve), onde entra nessa história???

Policia
Policia
16 anos atrás

e o Renault Laguna é o quê?

Mario
Mario
16 anos atrás

HAHA O Gosto do Flavio Gomes é um tanto quanto questionavel!!!!!! Mas gosto não se discute e o meu considera o seu “feioso japones” bonito e seus “bonitões” um tanto quanto descartaveis e esqueciveis…..

Armando
Armando
16 anos atrás

Flavio sempre estou visitando seu blog e sempre fica a duvida vc acha mesmo feio o COROLLA tudo bem que o carro não seja um divisor de aguas na industria automobilistica brasileira mas pra mim é um carro bonito ainda tem um otimo preço comparando com outros modelos nacionais um forte abraço té mas.

Rozen
Rozen
16 anos atrás

Só para encher o saco: o Volvo C30 é um coupê ou um hatch?

Ah, o fusca da foto é o mexicano última-última-última série.

Bugre
Bugre
16 anos atrás

Achei na Wikkipedia, mas to com preguiça de traduzir. Aí vai: “The SAE distinguishes a coupé from a sedan (saloon) primarily by interior volume; SAE standard J1100 defines a coupé as a fixed-roof automobile with less than 33 ft³ (0.93 m³, 934 L) of rear interior volume. A car with a greater interior volume is technically a two-door sedan, not a coupé, even if it has only two doors.”

Pedro Araújo
Pedro Araújo
16 anos atrás

São questões como essa que realmente afligem a humanidade… hehehe…

Stovebolt29
Stovebolt29
16 anos atrás

Tanto os Ford quantos os Chevrolet da década de 30 tinham modelos sedan 2 portas e sedan 4 portas. Alguém já ouviu falar de Sedan Tudor (two doors)? E Fordor (four doors)?

André
André
16 anos atrás

Pra completar meu comentário, citarei dois exemplos da mesma montadora.

Cupê: O maravilhoso Jaguar E-Type, um dos mais belos carros já desenhados.

Sedan: A antiga série XJ, também da Jaguar. Nos EUA e Inglaterra, eles se referem a esse carro como “saloon”, mas, pra mim, é um sedan com todas as letras.

1GT
1GT
16 anos atrás

A classificação de sedãs, cupês, etc…remonta aos tempos de que os mesmos eram conduzidos por cocheiros…
Quem tiver a mão a enciclopédia do automóvel poderá falar e descrever melhor a respeito…
Hoje em dia a classificação tá mais ao gosto dos marqueteiros das fábricas que propriamente do pessoal da produção..

André
André
16 anos atrás

Segundo o que sempre soube, sedã é todo carro com “três volumes”, em uma generalização barata. A frente, com o motor, o habitáculo, com as colunas A, B e C, e a traseira, com porta-malas, tanque de combustível, etc. Ex.: BMWs E30, E36.

O cupê seria o mesmo, mas o vidro traseiro teria um caimento bem extendido, quase acabando com a parte do porta-malas, também em uma generalização. Ex.: o mais clássico seria o bom e velho 911.

Esse troço de portas é baboseira das montadoras.

Humberto Corradi
Humberto Corradi
16 anos atrás

A foto do corcel II, que é muito legal, já valeu!

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Nos anos 40/50, existiam os sedans de 2 e 4 portas nos carros americanos.Os coupês eram os 2 portas com a traseira alongada,isso nos anos 40. Depois virou essa confusão que hoje está aí.

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
16 anos atrás

Flavio,

não perca o seu tempo !!!
Gaste o com algo mais útil.

Bom fim-de-semana

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
16 anos atrás

Olá Gomes!

Parece que em 1972 fizeram uma classificação, onde, basicamente, os carros de duas portas com capota passaram a ser considerados cupes e os quatro portas sedãs. Com essa nova classificação o Fusca passou e ser um cupe, mas permaneceu com o nome “Sedan” por tradição.
Fico devendo qual a entidade que fez essa classificação, mas tenho certeza que logo logo aparece algum blogueiro mais bem informado pra ajudar.
O que acho mesmo é que, da proxima vez, você deveria abrir uma boa cervejinha e desencanar desse lance de entender o que é cupe ou sedã…. num vale a pena.. rsrs

Abraços

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

FG,

Ótimo assunto colocado em pauta. Para colocar mais lenha na fogueira, nada mais polêmico que os Rover P5. Existiam 2 modelos, ambos de 4 portas: o Saloon e o Coupe. A diferença entre os modelos era a inclinação da capota próximo ao vidro traseiro, sendo mais inclinada no Coupe e mais plana no Saloon.

Rodm
Rodm
16 anos atrás

Oh dúvidas…

Mas o importante é ter estilo e isso ninguém tira do DKW, do Fusca, Corcel…

Paulov Henricov
Paulov Henricov
16 anos atrás

Que eu saiba, o fusca só é sedan porque a VW insistia em chama-lo assim.
Duas portas é coupé e quatro portas sedan.
Bonito o Fusca. É alemão?

Paulov