Zero

SÃO PAULO (à esquerda?) – Depois do Recruta Zero, da Coca Zero e do Fome Zero, vem aí a Fórmula Zero. O blogueiro Rodrigo Daprá Ser assistia a um documentário na TV e mandou o link da categoria.

Na verdade, apenas um estudo; uma empresa holandesa, financiada pela Shell, que em 2008 fará um campeonato de karts movidos a células de combustível que transformam hidrogênio em eletricidade e emitem apenas água no lugar de fumaça. Poluição zero, pois.

A idéia dos caras é estudar a aplicação do hidrogênio como combustível em carros de corrida. Primeiro o kart, depois carros de verdade. Acho que não fazem nem barulho…

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
André
André
13 anos atrás

este kart é mais protegido do queos velhos e mais tesão.

Senhor Volante
Senhor Volante
16 anos atrás

Interessante também como o Gomes parece apoiar toda iniciativa anti-efeito estufa e anti-aquecimento global… pra que apoiar? Se o mundo derreter, ele tá protegido dentro dos DKW dele… ou melhor, do Audi dele.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Vamos lá Thiago arroba:
Sem polemizar, mas apenas para pontuar algumas coisas:
Tenho quse 60 anos (faltam 2 meses) e sou agrimensor por formação a mais de 30 e consultor para assuntos de reciclagem de dejetos agricolas para umas quantas empresas, e conheço esse pais de norte a sul e leste a oeste, não como turista,mas sim como profissional, e sou testemunha ocular do que tem acontecido por aí. Não preciso consultar a Wikipédia para saber. Eu sei ! eu vi!. Eu acompanho o que está acontecendo. Dei suporte topográfico para muita expedição cientifica interessada nos fenomenos climáticos que começavam a dar as caras. Mesmo fenomeno estava ocorrendo em outras plagas e a permuta de informações era muito grande a despeito de não haver internet e facilidades de comunicação. Conheci cientistas de altissimo coturno e que muito me ensinaram e com alguns ainda troco correspondencia. Com o nivel de informação hj disponível, realmente não precisa ser PHD em p…a nenhuma. Basta ser minimamente inteligente e por para funcionar o bom senso para saber que é meio irreversível o que ocorre com o planeta.
Onde eu disse que as grandes empresas se preocupam com o meio ambiente? Eu disse que “por uma questão de sobrevivencia ” delas, , são obrigadas a pensar e agir nesse sentido ou vão quebrar num futuro não muito distante.
A pintura da HOnda é horrorosa, mas tem o mérito de chamar a atenção para o meio ambiente. Este post mesmo, na foto se ve o logo da Shell que patrocina a bagacinha aí. Além de inúmeras outras pesquisas científicas de combustíveis alternativos.Vc acha que vão torrar milhões a toa?
Voce pediu para que, nós, aficionados esquecessemos o ronco dos motores , mas comenta que seu carro sujo tem um ronco legal. O meu também, e , por dentro parece uma lixeira devidamente limpo toda semana e não exatamente num lava rapido. Um balde e um pano , ta resolvido o problema. A minha parte eu FAÇO. Mesmo não gostando. O meu quintal é varrido com vassoura, não com jatos dágua e por aí vai.
Em suma, posso nem ser um cidadão exemplar mas sei que estou bem acima da média em termos de Brasil. Se for comparar com europeus, tenho muito ainda a melhorar e é bom que seja assim. Bons exemplos devem ser seguidos sempre pois frutificam. Moro em Sampa e moro também em Santos , de frente para o mar, pertinho do aquário e fico possesso com a educação do pessoal que vai a praia. Dá nojo de andar calçado na areia de tanto lixo que largam por lá. E os porcos reclamam….Todo santo dia a turma da Prefeitura varre, recolhe, distribui saquinhos mas o lixo continua a ser produzido às toneladas.
Essa conversa vai longe…e eu sempre passo muito bem, pq a despeito de tanta coisa errada eu sou um cara feliz e acredito.
Abraço cordial.
O espaço que FG nos concede admite a polemica e assim, podemos – todos nós – trocar experiencias relevantes.

Thi@go Pereira
Thi@go Pereira
16 anos atrás

reginaldo.

Caso não saiba, a desertificação vem crescido ano a ano no planeta. Não precisa ser ecologista para saber disto, procure no wikipedia e você poderá aprender um pouco a respeito. Também não precisa ter PHD para saber que este é um fenômeno recente.

Sim, reciclo o meu lixo. Porém ando em carros sujos mas com um ronco legal. Não por minha culpa, se a empresa que os fabrica resolvesse produzir carros limpos por um preço que eu pudesse pagar eu compraria com certeza.

É muita inocência da sua parte acreditar que as grandes empresas se preocupam com o meio ambiente. Você realmente acredita na pintura da Honda?

Passar bem.

Júnior: o verdadeiro
Júnior: o verdadeiro
16 anos atrás

Ao Sérgio barros e blogueiros em geral:

Como é que é? O álcool não tem a infra estrutura da gasolina?
Esperem aí… O álcool produzido nas usinas é colocado na Petrobrás a R$0,60(preço Est. São Paulo) e revendido nos postos a R$1,40(em São Paulo) e ainda não tem estrutura?
O que que precisa? Ter uma lucratividade da gasolina com de $4,00 de custo o barril, para a Petrobrás e revender a $70,00? Vamos pensar um pouco moçada!!!
Eu só queria saber se tem homem, cidadão honesto para abrir as contas da Petrobrás? Sai governo entra governo ninguém abre as contas dessa teta?
Outra coisa:
Esqueçam o biodiesiel, pelo menos por enquanto. Para compensar produzir o biodiesel em escala comercial o petróleo tem que estar acima dos $80,00(doláres). E tem que ser em outro governo, porque nesse a prioridade é quebrar o produtor rural e quem produz em geral. A agricultura está na maior crise de toda a sua história e o governo apresenta como solução mais dívida pra quem só está tendo prejuízo. Prejuízo provocado pelo próprio governo que coloca uma taxa de juros nas alturas para a especulação financeira nadar de braçada. Aí o dólar afunda e exportador(produtor rural) toma na bund…
Então amigos blogueiros, enquanto a gente não virar um país sério, é melhor a gente ver os outros progredindo e evoluindo…
Abraço a todos.

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Roberto, você também tem razão, afinal, o que falta ao álcool se estabelecer de vez é ter a infra que a gasolina tem, mas a Petrobrás atualmente não tem como gerir isso para ambos.

Como as reservas da BR tem entre 15 e 20 anos, ela não vai abrir mão. Vai acompanhar e investir. O bio diesel está aí, mas não foi mérito dela apenas, pois na época que trabalhei na Matriz Carrefour, era um esforço danado contribuir com o projeto doando os óleos. Ainda bem que vingou.

Outra coisa boa nisso é que a Petrobrás soube conduzir bem sua transição, sua re-invenção antes que acabem os combustíveis fósseis (seu carro chefe).
A Xerox, por exemplo, se perdeu a um tempo atrás, na década de 90, quando não sabia se continuava a fabricar e dar assistência à fotocopiadoras ou entrava na fase de informações digitais. Ainda não se encontrou, infelizmente.

matra cinco
matra cinco
16 anos atrás

Como é …? nao faz barulho??? …lamento , estou viciado…

Roberto Valle
Roberto Valle
16 anos atrás

Caro Hendrix,

Petrobras hoje é uma empresa de energia. Petróleo ainda é o mainstream, mas várias energias alternativas estão sendo pesquisadas: hidrogênio, solar, eólica, energia das marés, atômica e energias renováveis que já conhecemos como biodiesel, álcool.

hendrix
hendrix
16 anos atrás

Esse doc rolou na diconery channel sob o nome de “carros do futuro” ou “o futuro dos carros” foram 4 episódios.
Doc maravilhoso onde vários engenheiros cientistas etc e tal, mostram como será o carro daqui a 20 a 30 anos. Os minis carros, os motores de hidrogênio são do tamanho de caixas de sapato e isso revolucionara o modo de se fazer construir e o desenho.
Esse formula zero é um cart com motor de hidrogênio, + o q eu achei + legal é um cara chamado Luigi Colani, esse sim é um revolucionário, ele fez um desenho de um caminhão/ônibus q é parecido com um concorde e o bicho simplesmente sem alterar o motor só com a aerodinâmica economiza 50% de combustível, ele possui outros caminhões q desenhou nos anos 70 q rodam na Europa q economiza 25% de combustível, os desenhos dos carros são simplesmente incríveis.
O problema são as Cias de Petróleo ( petrobrás, esso, shell, etc etc) deixarem.

fnva
fnva
16 anos atrás

Só não deixem a Audi participar da brincadeira, pois vai perder a graça.

1GT
1GT
16 anos atrás

Carro de corrida sem barulho é dose pra leão…mas na cidade seria uma boa pedida…

Júnior: o verdadeiro
Júnior: o verdadeiro
16 anos atrás

Ao Sérgio Barros:
Acompanho seu relatório e assino em baixo.
Se um lugar bom para produzir holandesa… É lá mesmo na Holanda e países baixos em geral :-) :-)
Só não concordo com sanduíche -íche de pernil nas saídas dos estádios. Aí, sem saber a procedência… Meu Plano de saúde não cobre esses tipos de riscos.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
16 anos atrás

O Sérgio sugeriu aí em baixo colocar alto falante nos carros como sonoplastia.

Pois eu sugiro colocar aquela molinha que faz barulho quando a roda gira, igual aos velocípedes de antigamente… hehehe…

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

1. Realmente, o melhor de tudo é a loira – eu VÔ! Essa Holanda pode não dar campeão em nada, mas sabem se divertir….

2. Experiências são bem vindas, para se evoluir e sair do lugar comum. Não precisa ficar restrito a um segmento, pode ser reaproveitado em diversas atividades humanas.

3. Um carro movido a combustível fóssil pode não ser tão poluente assim: um veículo brasileiro hoje, 0 Km, polui MUITO MENOS que uma moto ou scooter, tanto em valores absolutos como proporcionais.
Podem ainda receber doses de álcool, como os Flex, aprimoramento dos sistemas de alimentação/ignição/exaustão.

4. Nos primeiros anos do campeonato Pick Up Racing (S10, Ranger e Dakota) a Petrobrás deu patrocínio e apoio pois os veículos utilizavam o GNV.
Acho que neste ano mudou-se para álcool além de utilizar-se 2 turbinas.

4. Motor de carro de corrida SEM SOM é = a:
* jogo de futebol acabar 0 x 0
* mulher ruim de cama
* cerveja sem álcool
* subir a Imigrantes em carro 1.0 carregado de passageiros e bagagem
* apagão aéreo
* pastel sem recheio
* empada sem azeitona
* mesa redonda de futebol sem discussão
* ex-BBB não sair na Playboy
* Santos FC sem Pelé
* ver corrida narrada pelo Galvão
* saída de jogo de futebol sem sanduíche de pernil
* entrevista de jogador de futebol
* desculpa de senador /deputado corrupto

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Como não “roncam” como os motores a combustão,usem sonoplastia, ou seja , um altofalante em cada carro.

Georges
Georges
16 anos atrás

se nao tiver ruido, nao emplaca. Se bobear, os caras inventam ronco artificial!

Lemigrant
Lemigrant
16 anos atrás

Fico pensando.. uma cidade com uns 2 milhoes de carros, e hora de pico, soltando agua pelo escapamento…alguem acha q isso seria a soluçao?! Umidade do ar em uns 99,99% ate q nao seria ruim… ahuaheaueh

Andre
Andre
16 anos atrás

Olha acho que é Valido..
Existe o fator que no automobilismo se desenvolve tecnologia para o setor automotivo.
Agora acho que falta a “NOSSA” Petrobras impor a “Stock Car” para colocar apenas motores FLEX. Desenvolver nossa tecnologia.
Se até a IRL usa combustivel de biomassa. Pq não temos que usar o automobilismo para desenvolver nossa tecnologia.
Por isso acho que poderia criar a campanha ” FLEX JÁ NO AUTOMOBILISMO NACIONAL”

Humberto Corradi
Humberto Corradi
16 anos atrás

Eu ví o programa…o carrinho andou uns 25m e o pessoal fez a maior festa! Não achei muita coisa…

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Acho que vale como mais um campo de testes e desenvolvimento da tecnologia de motores a hidrogênio… já está virando moda, tanto que ano que vem entra até ônibus em operação na Grande São Paulo, no corredor do ABC, com motor desse tipo… e corridas são um ótimo teste para motores novos que, em breve, estarão nos nossos carros… e pelo menos a ambição dos caras é grande, já que em 2015 querem estar com fórmulas…

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Thiago arroba:
muito simplista sua colocação.
qualquer pessoa envolvida com esporte a motor (até a maioria que não o é), tem o condicionamento de ‘ter’ que ouvir a música.
Para uns é música de qualidade, para outros é poluição sonora.
No entanto, ruídos à parte, a maioria quase absoluta das empresas tem investido pesadamente nos aspectos ecológicos positivos, até por questão de sobrevivencia.
Só queria entender porque o ronco dos motores, transforma o mundo em areia e deserto (sic).
Voce recicla seu lixo?, joga papel pela janela do carro ? ou é ecologista de fotografia e mesa de botequim?…menos amigo, menos…
Egoismo é outra coisa…
E naõ entendo como crítica o que escreveram por aqui. Estão mais – em minha visão – tirando sar.ro da idéia.

Thi@go Pereira
Thi@go Pereira
16 anos atrás

Vamos entregar um mundo de areia e deserto aos nossos filhos e netos em troca de um ronco de motor? Muito egoísmo da parte de quem critica projetos como este. Aproveitem e curtem o ronco do motor do seus carro em quanto podem. Pois dentro de poucos anos o mundo que vocês vivem não será mais o mesmo.

ALEX GRANJA
ALEX GRANJA
16 anos atrás

CARA ASSITI ISSO NO DISCOVERY CHANNEL, O BICHO ANDA BEM, SE DER CERTO VAI SER BOM, DA ATÉ PARA ANDAR A NOITE, JA QUE NA GRANJA O MOTOR DE 2 TEMPO SO PODE ATE AS 20:00. ABRAÇO A TODOS

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

A idéia é boa. Me ofereço para ser piloto de testes.

Lago
Lago
16 anos atrás

neste link do youtube há o documentário do discovery channel sobre o kart. dá até prá ouvir o ruído (ou falta dele):
http://www.youtube.com/watch?v=f68IIikvdvQ

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Imagina que merrrrda uma corrida de kart sem aquele barulho e aquela fumaceira toda….

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

José Luiz:
Link interessante, na parte do video a velocidade é de 38 milhas, uns 66km… e os rapazes estimam poder chegar nos 110 km ,umas 65 milhas +/-. Interessante a idéia mas ficará um gostinho de “falta algo”… Sem música muito barulhenta, não sei se terá graça. Dará a impressão que é movido a elástico.

José Luiz
José Luiz
16 anos atrás

Se eu entendi o que diz aqui: http://www.formulazero.nl/pagina/formula_zero/history Ele dá 110km/h e faz 0-100 em 6 segundos. Não é tão ruim.

Eduardo
Eduardo
16 anos atrás

Bela iniciativa! Um dia quem sabe tenhamos a sensibilidade de trocarmos a emoção do ronco de um motor movido a combustível fóssil por um motor que polua menos e proteja o meio ambiente, e assim nossos filhos e netos também poderão continuar ouvindo o canto de passarinhos…

Rodm
Rodm
16 anos atrás

É bom termos várias alternativas sendo testadas. Os campeonatos pelo mundo afora deveriam colocar regras “zero”, “verde”, “bio”, etc.

Um exemplo, seria no Brasil todas as categorias usarem combustíveis vegetais, como as pick ups, exceto a Super Classic

Patrick
Patrick
16 anos atrás

Eu quero guiar um trem desse. Na verdade quero guiar quase tudo que tem roda e que pode correr.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

Já é algo em prol do nosso combalido planeta, gostei, claro que a engenhosidade humana terá que fabricar algumas emoções que os antigos karts nos davam…(em caso de real substituição claro)

.
.
16 anos atrás

Isto já é muita viadagem !
Para ser realmente ecológico, façam a Formula-Feijão, movida a pedal.

fabricio
fabricio
16 anos atrás

sobre a formula zero, os motores fazem barolho, mais claro nao como os movidos a combustiveis foceis, se aparece mais um um motor eletrico funcionando, e os caras dessa formula zero tambem bateram o record de velocidade com este tipo de motor, 62 km, claro e pouco mais pra um tecnologia que esta começando agora, ate que nao ta mal

Danilo Kondrasovas T
Danilo Kondrasovas T
16 anos atrás

Depois de 10 voltas, todos terão que parar nos box para substituir os pneus por pneus de chuva.

musgo ambulante da H
musgo ambulante da H
16 anos atrás

os caras têm uma iniciativa visando reduzir o aquecimento global para as futuras geracoes, ou seja, para os NOSSOS descendentes, e tem neguinho aqui achando que o ronco dos motores é que é importante. Fala sério !

Airton
Airton
16 anos atrás

Apesar do paleo ecológico, deve ser feio, pesado, lento, sem barulho = sem emoção e não corre na chuva pq pode dar curto… hehehe

Júnior: o verdadeiro
Júnior: o verdadeiro
16 anos atrás

Eu vi como Como o Diego Lopes na Discovery Channel, neste final de semana.
Exatamente, tinha uma demonstração de outros carros de competição e por causa do tempo (ameça de chuva foi adia a apresentação) E europeu em matéria de organização são um pouquinho melhor que a gente…
Uns três meses depois foi feita a apresentação.
Obs: Diego Lopes, você é de S. J. Rio Preto?
Abs.

GEX
GEX
16 anos atrás

E junto vem com mp3 para tocar o som do motor … ha ha ha… por enquanto só mesmo dando uma golada como a da loira que aparece no site entornando uma garrafa de champagne …

Fernando Carmona
Fernando Carmona
16 anos atrás

Flávio
Essas células são bem interessantes, e o carro não faz barulho nenhum. O Kart não polui nada, mas para produzir o gás Hidrogênio, há poluição pois é produzido pela queima do coque e redução do monóxido de carbono. E esse método produz muito resíduo alem de ser um caro. Mas mesmo assim ainda é menos poluente que um carro de rua!
Abraços

Bruno
Bruno
16 anos atrás

“Acho que não fazem nem barulho…”
acho que então num tem nem graça. haahha

japonês
japonês
16 anos atrás

é… sinal dos tempos, um dia disseram que automóvel, cinema, avião… era tudo brincadeira que não duraria muito tempo…

Tequila man
Tequila man
16 anos atrás

Imagine como deve ser fazer uma curva numa coisa pesada dessa meu deus…

José Luiz
José Luiz
16 anos atrás

Do jeito que está grave a situação ambiental vale até mesmo se o kart não passar de 40 km/h

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

voces acreditam nisto patrocinado pela shell???
ja vi carro a hidrogenio,a ar comprimido,a estrume bovino,a gas em suma ao escambau e nenhum vingou ate agora
o alcool funciona mas na mao destes politicos ordinarios que nos cercam nada dara certo
jose carlos
sete lagoas

jorge
jorge
16 anos atrás

flavio
a um tem-o atrás vc postou aqui um site que fazia uam simulação de cada corrida de f1, em um gráfico que mostrava como tinha sido as provas.
queria muito ver esse site mas não acho, pra ver detalhes do gp da europa!
tem o endereço??
abraços

Alfeu
Alfeu
16 anos atrás

O que aquela mulher tá bebendo no site da categoria ??? Água ???

Diego Llopis
Diego Llopis
16 anos atrás

desculpem a falha.. “motores de combustível” foi boa… rsrs
Motores de combustão interna movidos a combustível fóssil… rs
Um abraço!

Estevão
Estevão
16 anos atrás

Putz, sem ronco de motor fica difícil. Melhor, nesse caso, corrida de aspirador de pó.

Abs.

Diego Llopis
Diego Llopis
16 anos atrás

Eu tb vi…. eles tiveram inclusive uma demonstração cancelada de última hora em um evento se não me engano na própria Holanda…
Embora carros com equipados com célula de combustível sejam ecologicamente corretos, na minha opinião, eles nunca irão despertar o carisma e paixão que os velhos motores de combustível, com roncos incomparáveis.[Alguém concorda comigo??
Um abraço!! Diego Llopis