SÃO PAULO (no tato) – Eu já tinha escutado algo sobre o assunto, mas nunca soube se era lenda ou piada de mau-gosto. Em todo caso, dou a cara para bater junto com o blogueiro Laurence Nogueira, que me enviou a foto. Se for um furo n’água, levamos os dois!

A foto seria do Puma de Ray Charles, um admirador de carros apesar da deficiência visual. Será que é a maior cascata do mundo? Com a palavra, os pumeiros. E tinha uma outra história também sobre um carro brasileiro que o Michael Jackson teria comprado e levado para os EUA, mas já esqueci qual é.

Subscribe
Notify of
guest

92 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Galvão
Galvão
16 anos atrás

Só mais uma coisinha, ó Pai,
Afasta de mim também esses outros projetos Geniais :
O Adamo, o miura e principalmente o MP lafer.

Galvão
Galvão
16 anos atrás

Meu caro Augusto, meu caro puma gts, meu caro felipe, na pessoa de quem saúdo os demais pumentos desse espaço;
Continuo rezando por vocês e também por mim. A oração está funcionando muito bem para mim e espero que esteja funcionando para vocês também.

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
16 anos atrás

Estranho, tem um monte de gente aqui falando que não se sabe valorizar o produto nacional, mas tenho certeza que a maioria dava risada do Copersucar e falava que o carro era um fiasco, coisa que não era verdade.
Para quem não entendeu, sei toda história da Puma e a importancia desses carros na história, o que estou discutindo é a qualidade do produto.

Augusto
Augusto
16 anos atrás

Prezados leitores, este é um espaço democrático na internet, Flávio Gomes a quem respeito, criou este espaço para falar principalmente sobre automobilismo, assunto que domina e como jornalista e cidadão instruido que dá suas opiniões em outros assuntos.
Assim aqui quem vem pelo menos conhece alguma coisa sobre carros e também pesoas que querem saber , crescer, aprender, neste espaço livre.
É com pesar que lemos algumas opiniões e deduzimos como existe pessoas despreparadas em nosso Pais.
Não respeitam o passado, não entedem se hoje existem esses carros espetaculares, foi a custo de entusiasmados pessoas que viveram em suas épocas que nos permitiram presenciar o carros de hoje.
É claro que gosto não se discute, MAS SE RESPEITA, não é assim que convivemos com religiões diferentes? Com times de futebol pelo qual torcemos? Pelo prato de comida que nós esolhemos? pela roupa que usamos?
Pois bem gosto deste espaço, mas algumas opiniões postadas, demonstram DESCASO, DESESPEITO, FALTA DE CULTURA, E NÃO CONTRIBUEM PARA NADA. COITADOS, INFELIZES, FRUSTADOS EM SUAS VIDAS MEDIOCRES.
Que a memória de Brasileiros do passado que contribuiram com sua genialidade ao fazerem projetos audaciosos (Puma, Miura, Adamo, MP Lafer) entre outros, fizeram o sonho de outros brasileiros nos anos dourados do desenvolvimento da indústria automobilística Nacional.
Estudem um pouco antes de darem palpites.
Felizes os que conhecerem, souberam e ainda aproveitam OS PRAZERES de apreciar um CARRO.

Puma GTS
Puma GTS
16 anos atrás

Nossa c liga nesse Gustavo e nesse Galvão… naum devem valer o chão q pisam…. dois babacas

Galvão
Galvão
16 anos atrás

Oração:
Ó Pai,
Dai todos os Pumas desse mundo aos Pumentos.
Mas livrai todos os não Pumentos desse mal,
Amén

Galvão
Galvão
16 anos atrás

Gustavo,
Você mandou muito bem. Concordo plenamente com o que você escreveu.

JC
JC
16 anos atrás

Galvão, vc é um babaca tenho pena de vc deve se mal de Galvão como dizem por ahi CALA BOCA GALVÃO!!!!!!!!!!!!!!

JC

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
16 anos atrás

e ainda tiveram a brilhante idéia de deixar o entre eixos mais curto.
vi vários comentários sobre não saber valorizar o que é feito no brasil, mas vamos lá:
1) problema nenhum ser de fibra eu gosto de carros de fibra, porém quando ela é irregular, e tão grossa que pesa um monte.
2) o gosto para acabamento uma piada… a primeira lanterna traseira ficou boa, porém lanterna de Kombi e depois Brasilia foi de doer
3) o conjunto mecanico escolhido é o fim da picada (tá certo que era o mais barato)
4) os vidros da fanavid era cada um de um jeito
5) puma com teto é até bonito, mas o conversivel é medonho

Já tive um Puma, era até legal andar com ele, mas temos que ser sinceros, o carro é ruim demais, pior que com o tempo não arrumaram nenhum problema dele.
Dada a época… vamos comparar o que é realizado aqui… o Lobini por exemplo custa um absurdo e é feio demais, um tamanho mal gosto.
não é só o puma que era ruim, todos fora de série dessa época são ruins

Galvão
Galvão
16 anos atrás

Minhas orações estão dando certo.
Pumentos com seus maravilhosos pumas e não pumentos sem a coisinha fibrosa, até porque puma nunca foi CARRO.

RATO
RATO
16 anos atrás

AOS Q CONHECEM A HISTÓRIA DA MARCA PUMA, MEUS PARABÉNS! PELO MENOS VEJO Q AINDA EXISTEM PESSOAS DE CONSCIÊNCIA NESSE PAÍS!
AGORA, PARA OS “VUGO ENTENDIDOS” DE CARROS VOU ESCREVER DE FORMA BEM SIMPLES PRA VER SE ENTENDEM: SABEM AS FERRARIS DE SÉRIES ESPECIAIS? SÃO DE FIBRA. SABEM OS MELHORES E MAIS RÁPIDOS CARROS DE CORRIDA DO MUNDO? SÃO DE FIBRA. SABEM Q HJ TDS OS CARROS (0KM) SÓ POSSUEM COCKPIT E CAPUS DE LATA? O RESTO? PASMEM! É DE PLÁSTICO! … JÁ DEU TPO DE PENSAREM???… CUIDADO PRA Ñ TEREM CONVULSÕES…
CONCLUINDO, PERDI A CONTA DE QUANTAS VEZES OS PLAYBOYZINHOS COM SEUS CARRINHOS DE PAPAI E SEUS DE-TUNADOS PASSARAM VERGONHA DO LADO, OU MELHOR, ATRÁS DO MEU GTB (ORIGINAL E AINDA COM REPAROS A FAZER)… MAL DAVA TPO DE ENGATAR A SEGUNDA E JÁ ESTAVA LONGE…
(A INVEJA É UMA M$!!!)
PUMEIROS, NOS VEMOS NO DIA 13/10/07-SC

LFMonzon
LFMonzon
16 anos atrás

É uma pena ver tantos falando bobagens. O Puma é um ícone de uma época e uma prova de que a criatividade e a capacidade de empreender do brasileiro pode e deve ser explorada e defendida.
Ainda é uma delícia dirigir as “ferinhas”, exatamente pelos seus “atrasos” tecnológicos.
E, que me perdoem os feios, a BELEZA é fundamental….
Até cego vê!!!

Leo
Leo
16 anos atrás

Entrem no site e confiram a genialidade de Anísio Campos:

http://www.obvio.ind.br/index2.asp

Asmodeus
Asmodeus
16 anos atrás

Esse Puminha da foto é realmente uma joinha, principalmente essa série com a bunda já levantada! …finalmente o equilibrio de formas !

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

Vamos pessoal,não parem os comentarios! Os Pumas merecem bater o recorde dos comentarios dos “cansados”

albano
albano
16 anos atrás

o interior da puma é na cor caramelo, o que confirma ser um carro de exportação, mas alguem sabe se ele era colecionador?, o puma tem varios defeitos, mas é o meu brinquedo preferido, só quem tem como adimirador é que pode dar valor, os outros podem no maximo dar a sua opinião, como até tem pessoas que preferem ter um gol ou uno, pois é.

Fernando Ferri
Fernando Ferri
16 anos atrás

Estamos falando de um carro construído com os recursos da época, não podemos comparar com os de hoje, a marca virou raridade, mas o prazer de dirigir uma na estrada com a capota abaixada, não deixa nada a desejar a nenhum carro! Vendi uma Puma GTC 84 prata para um fazendeiro de Uberaba chamado Francisco, ele tinha tb uma BMW 325, mas me disse que nunca havia feito uma viagem até Uberaba tão descançado como ele fez com a Puma que lhe vendi!!! Ferri

Costa
Costa
16 anos atrás

Boas,

Li todos os comentarios e fiquei indignado com alguns.
Mas fazer o que?

Eta paisinho de %!$&# que não tem memória.

Por este motivo que temos os governantes que temos pois se tivessemos memória não votariamos neles novamente.

Nós não temos amor a nossa pátria e nem temos amor a nossa bandeira, não somos nacionalistas.

Metemos o pau em nossas coisas, muitas vezes por termos ouvido alguém falar.

O que seria da Harley Davidson se os americanos não a adorassem, é pois é se comparar-mos elas com as japonesas acho que elas perdem feio, mas no entanto as japonesa a estão copiando, digo isto pelo simples fato de não ve-las em corridas.

Saibam que o Puma esta exposto no museu na Alemanha.

Tenho 2 Pumas um GTB e um GTC não vendo não troco e não empresto.

Tenho ORGULHO de ser PUMEIRO (não pumento) e de ser brasileiro e adorar as coisas que o Brasil produz.

Se o carro é uma porcaria? ótimo ele é meu, o seu posso comprar um igual em qualquer lugar o meu vc não compra.

Um abs a todos

Costa

Zé Dirceu
Zé Dirceu
16 anos atrás

Essa foto foi tirada na BR 282 (trecho Floripa/Lages), em SC, próximo a Alfredo Wagner…

Marcos Caravellas
Marcos Caravellas
16 anos atrás

E ainda……….Falta competência para os que falam mau da Puma, porque para se ter um exemplar desses hoje em dia não basta ter dinheiro, tem que conhecer suas linhas, seus macetes e sua história de sucesso, só assim vc. poderá ter um carro de extrema confiabilidade e diferenciado que tanto se busca nos automóveis de hoje, pois acabaram ficando todos iguais. Os Pumas não deixam nada a dever prá nenhum outro carro e ainda tem seu marcado valorizado dia a dia.

Elmo   s1 1979
Elmo s1 1979
16 anos atrás

lataria de fibra esta é %!$&#…melhor nem comentar vi os comentarios acima dos q acha o puma um lixo pelo amor e deus só pessoas desinformadas.. Elmo —gtb s1 1979

Felipe Nicoliello
Felipe Nicoliello
16 anos atrás

Aos Brasileiros,
Que nunca souberam valorizar a empreitada nacional,
Que nunca se orgulharam dos nossos feitos que não seja o esporte,
Que pouco dão importancia daquilo que é nosso,
Que não ligam, não se informam e não defendem nossos profissionais,
Que tristeza se convencer disto.

A Puma Indústria de Veículos S/A, assim como a Gurgel, levaram nosso nome ao mundo, incluindo nosso jovem país, no disputadíssimo mercado automobilistico mundial, coisa que muitas nações não tiveram. A Puma licenciou a fabricação do modelo GTE para uma indústria da África do Sul, que recentemente voltou a fabricá-lo. Isso tudo com esforço próprio, sem ajuda governamental, aliás muito pelo contrário, “falenciaram” a Gurgel e não aprovaram o emprestimo externo para fabricação do Mini-Puma, isso foi a grande derrota daquela que poderia ter sido a maior indústria de automóveis brasileira.

Se vamos comparar a qualidade dos carros, temos que fazer com o mesmo período da história. Fica sem sentido compararmos tecnologia dos anos 70 com as dos anos 90. É óbvio que um Uno tem diversos aprimoramentos em relação ao Puma, mas temos que nos convir que os materiais adotados e a tecnologia empregada, é muito melhor atualmente que a da época. Mas mesmo comparando produtos em épocas diferentes, vamos pegar um exemplo: o Puma GT DKW 1966, que com seu motor 1000 cc conseguia extrair mais de 100 hp, sem turbo ou outros equipamentos, qual motor 1,0 L da atualidade consegue essa façanha? Isso foi fruto do Engenheiro Jorge Lettry (sócio da Puma entre 1966 a 1970) e seu mecanico Crispin. Já os motores VW das Puminhas, poderiam receber o Kit Puma, que facilmente chegavam aos 90 hp, e de novo, sem auxilio extra de equipamentos. Qdo recebiam o “the best” do Kit Puma, aí até alguns Porsche abaixavam a cabeça.
Como dizia o slogan de propaganda da época do final dos anos 60:
“Bom mesmo é ser minoria”
E quem tem Puma conservado hoje em dia, orgulha-se desse slogan, esses são os brasileiros que amam a nossa nação e não tem vergonha dela e de seus produtos.
Abraços
Felipe Nicoliello
Puma Clube

vitão
vitão
16 anos atrás

ooooppsss : mal construidos, ou invés de mau ocnstruídos.

vitão
vitão
16 anos atrás

Dr. delega , assino embaixo. O fato de ser bom para uma época, dadas as limitações impostas, nào quer dizer que tenhamos que deixar de apreciar a evolução. Qualquer carro 1.0 hoje é melhor que o Puma (que era muito mau construído sim. Conheci o advogado da fábrica, o Dr. MArcos Furquim, que durante um tempo usou um Opala adaptado com motor Diesel que era exportado como taxi para Portugal. Os carros eram pretos com o teto verde. O odor de combustível na cabine era terrível, causava enjôo. Como tudo o que a Puma fez, a execução dexava a desejar. Quem quise conhecer esses Opalas pretoleiros que procurem fotos).

FAB1000
FAB1000
16 anos atrás

Se o Puma era bom carro ou não eu não sei, mas que um professor de Ed.Fisica da minha escola na época, comia um bando de professoras por conta de um conversível branco, isso eu sei…hehehehe
E os Miura? Esses eu babava de verdade. Qdfo comprei meu Maverick, cheguei a cogitar levar pra casa um Top-Sport ou X-11.

Mecânico
Mecânico
16 anos atrás

Esses motores refrigerados a ar são pura lenda. A preparação aspirada é caríssima (comandos, admissão, TBi’s tudo importado), aceita pouquíssma pressão de turbo sem desbielar e é a maior dor de cabeça do mundo pra mexer.

Fica potente? Fica sim, mas a um custo muito maior e com sérias restrições de uso.

Qualquer golzinho caixote (que é outra porcaria) por aí refrigerado à água rende muito mais potência por 1/3 do preço da preparação.

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

O que sei é que a molecada só pegou do Collor prá cá, com a abertura das importações. Antes disso gurizada, a vida era outra e pelo jeito vocês não estão indo às aulas de ´história do Brasil.

Como morei muito tempo em Santos, eu via muita Puminha que andava barbaridade. Raro era alguém não se empolgar, era baixo, motor traseiro e recebia bem preparações. A instrumentação e posição de dirigir instigava mais ainda. Na praia, a coisa mais simples do mundo é trabalhar em fibra, e não lembro de reclamações fortes, eram ajustes fáceis de fazer, o que não consegui fazer em carros novos que tive, inclusive caros.
Gosto é particular, mas uma dessas bem mexida, a molecada não acredita.
Isso sem falar na GTB S2, maravilhosa, mas que merecia um eixo traseiro melhorzinho.

Perito da Polícia Fe
Perito da Polícia Fe
16 anos atrás

Só porque era o único carro esportivo (entre aspas) da época da juventude de alguns caras, eles acham que o carro é bom por causa disso.

Como bem disse um infeliz ex-proprietário abaixo, o carro é um lixo: não acelera, não breca, não faz curva, tem péssimo acabamento, chove mais dentro do que fora, tem péssimo perfil aerodinâmico, tem distribuição de peso toda errada, suspensão risível dentre outras qualidades não muito apreciáveis, pelo menos nos meios automobilísticos mais tradicionais.

Fabricado por gênios? Fala sério, qualquer um faz um buguinho destes no fundo de quintal. Os caras relacionam o carro com a juventude deles, confundem um elemento com um todo e associam um automóvel com uma época da vida que não vai mais voltar.

Só que o automóvel em questão é um lixo. E o pior, era caro.

Normand G. de Castro
Normand G. de Castro
16 anos atrás

Correção: O nome correto do genio da Gurgel é “ João Augusto Conrado do Amaral Gurgel´´ e não joão Carlos , me desculpem pela falha

Normand G. de Castro
Normand G. de Castro
16 anos atrás

Nos “BRASILEIROS´´deveriamos nos sentir envergonhados por não valorizarmos um produto nacional fruto do trabalho de Genios, O Puma foi e continua sendo demonstração da capacidade dos engenheiros e de projetistas que trabalharam nele, ainda hoje seu design é atual, lembro-me tb do Gurgel( João Carlos do Amaral Gugel ) um outro Genio BRASILEIRO, um visionario, que foi ´´esquecido´´ pelos governos, se fosse apoiado poderiamos ser donos de uma das maiores fabricas de Automoveis do mundo ( tecnologia nacional ) ele fez tudo no peito e na raça, vc´s ainda acham que esses parasitas que vem de fora vendendo porcarias a preço de ouro, ainda os melhores do mundo, revisem seus valores , Esse BRASIL merece melhores BRASILEIROS, deem valor ao produto nacional, aos valores nacionais, e a essa Terra Maravilhosa. E ainda existe gente que fala de carros de Fibra de vidro, esqueçe que grande parte dos carros esportes do mundo usam Fibra de Vidro, o Corvette por exemplo…, e pra quem não sabe ainda ,foi feito o lançamento recentemente de um carro com motor a ar comprimido, a sensação do mundo automobilistico, motor revolucionario e adivinhe com que material é feito revestimento ..fibra de vidro…preciso falar mais alguma coisa…um abraço (ah! pra que se interessar o carro se chama MDI (site com o mesmo nome .com)

tom
tom
Reply to  Normand G. de Castro
12 anos atrás

E isso ai NORMAND! Brasileiro infelismente tem esse grande defeito, nao valoriza o que e nosso; eu aposco com voce e qualquer outra pessoa que se o puma fosse fabricado por uma marca famosa estrangeira, essas mesmas pessoas que criticam o elegeriam um dos carros mais belos do mundo! A maioria das pessoas que falam mal da fibra de vidro, mal conhece o material e um bom proficional que trabalha com o produto…

Galvão
Galvão
16 anos atrás

Oração aos Pumentos:
Desejo de todo o coração todos os Pumas do mundo, aos Pumentos. Só gostaria de lembrar, por favor meu Deus, que nunca fui Pumento.
Me inclua FORA DESSA!!!
Amém.

tom
tom
Reply to  Galvão
12 anos atrás

Pra comecar Galvao nao e pumentos mas pumeiros: mas o destaque em si nao e a quelidade do carro, mas o desenho de carro que e maravilhoso! E isso e um fato indiscutivel!

Pedro Bresson
Pedro Bresson
16 anos atrás

hehehe, parece q o ray charles fez o mesmo tratamento pra ficar branco do michael jackson…

gil
gil
16 anos atrás

Pois é, o carro é “ruim, de baixa potência, entra água e é barulhento” mas já vi Puma rodando no Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, França, África do Sul, Alemanha, Itália e México. Isto porque o carro não presta. imaginem se fosse bom.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Trabalhei em um lava-rápido uns tempos, em mesmo lavava e colocava os carros na rampa.
Tudo que é carro raspava, principalmente os médios, como Civic, Stilo, Focus…
Com engate não subia.

Pois bem, certa vez chegou um Puma, conversível. O dono me garantiu “ele sobe”.
Tentei, o carrinho, super baixo, metade da altura de um Stilo, com metade da altura em relação ao solo também, subiu fácil, bom projeto de ataque e saída do carrinho.

Lavava ele com uma VAPP industrial, e nunca entrou uma gotinha dentro, quando ia aspirar nunca reclamaram. E era conversível…

Marcos Caravellas
Marcos Caravellas
16 anos atrás

E ainda, depois de ver modelos custando até 60 mil daquí a pouco vai ter muita gente vendendo os medalhões e alguns outros ítens do Kit mencionado para comprar um.

Morello
Morello
16 anos atrás

Que pena!!! tantos “entendidos” de carros que nao sabem reconhecer um clássico genuino nacional, uma marca, um estilo, com certeza nunca dirigiram um Puma , dizer que o carro entra água e que a mecanica é ruim é típico de quem nao gosta de carros, nao cuida, com uma boa conservaçao, cuidados, e revisao mecanica, o carro é maravilhoso e Nao entra agua, acabou o tempo que as Pumas estavam nas periferias esquecidos, hoje se encontram carros maravilhosos restaurados por bons profissionais, basta ir a qualquer encontro para ver belíssimos exemplares de Pumas com seus orgulhosos e felizes proprietários, quem fala mau na realidade nao tem nem condiçoes de adquirir um Puma hoje, isto é dor de cotovelo e inveja pois carro esporte e bom gosto nao é para todos. PUMA, MAIS QUE UM CARRO, UMA PAIXAO!!!!

mario mala
mario mala
16 anos atrás

Vendo um kit Mala completo: peruca caju, camisa de seda [use meio aberta…], correntao imitando ouro e um Puma.

.
.
16 anos atrás

Quanta bobagem…

james stuwart das va
james stuwart das va
16 anos atrás

agoro sou obrigado a discordar de tudo, lembro-e que em 1981 tinha um puma vemelho sem capota e fui almoçar com um amigo e duas promoters no centro de sampa em um restaurante portugues a ao lado do campo da portuguesa mas deixei a barata sem capota e uma chuva caiu e falei;
Nossa deixei a ferrari sem a capota vai entrar agua …
a gata falou Voce tem uma ferrari?
falei tenho porque ?
ela não teve duvidas se iluminou e quiz tirara roupa ali mesmo e acabei me divertindo muito naquela tarde chuvosa, recomendo compre um carro esporte porque carro esporte não envelhece e mintam sempre elas não entendem nada mesmo e chamam tudo de baratinha vc dá uma bom tapa na peteca e conta aquela que vc morre no fim e caso de alguem descubrir que é tudo mentira
vc estará longe com seu carro sem capota

Luciano Moreno (bras
Luciano Moreno (bras
16 anos atrás

Gomes, sobre a lenda do carro do michael jackson o carro era o saudoso SP2. Embora o MJ tenha um gosto extravagante (prefere criancinha a mulher), de carro ele até que entendia. (risos) um abraço.

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

tenho uma gtb ano 1982,uma dkw 1966 e ja tive uma spyder e uma outra dkw a uns 2 anos atraz,mas dizer que puma e melhor que porsche e demais
puma nunca representou um bom carro,representou sim uma epoca inesquecivel para todos nos.o carrim era equipado com uma mecanica singela porem ode chegava abafava por falta de opcao.em 1972 meu padrinho tinha uma vw 1968 tubarao e alguns amigos tinham 2002 tii e onde chegavamos quem abafava era o felino
isto representou uma epoca que nao volta mais

jose carlos
sete lagoas

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

É muito dificil ou quase imposivel fazer alguma coisa neste pais com os portos abertos.No tempo do Puma a grande vantagem era a importação fechada que permitia a aventura de fazer carros.Não falo de quem ,mas já ouvi a confidencia que a Puma não vendia o carro,era o cliente que comprava!Sem duvida foi um produto cobiçado e diferenciado que abalava os corações femininos, e para dizer a verdade, o desempenho pra epoca era bem razoavel,não vamos querer comparar com os carros de hoje.Um sei lá o que 1000 atual, sobe a serra carregado bem rapidinho e não ferve na metade do caminho, e ainda tem freio para descer depois.O pecado que todos os fabricantes de especiais sempre cometeram aqui, e que não merece perdão, é depois de uns 22000 carros produzidos não terem sequer melhorado um defeito! Defeitos cronicos que poderiam ter sido solucionados facilmente nunca foram resolvidos, o que leva o produto ao fracasso no primeiro concorrente que aparecer,que é o que sempre acaba acontecendo aqui.A mecanica Fusca embora muito versatil é ineficiente principalmente quando o assunto é “esportivo”e foi usada até o ponto da ânsia de vomito.A conclusão que podemos chegar é que fora as dificuldades tipicas do Brasil, sobra aventura e falta profissionalismo.É dificil fazer um chassi com motor entre eixos,mas querer perpetuar o chassi Fusca e muito mais dificil ainda.

Marcos Caravellas
Marcos Caravellas
16 anos atrás

Realmente, percebe-se claramente que tem gente que não entende nada da história dos carros nacionais, que já é uma lástima prá quem se presta a comentar algo sobre eles, e ainda mais da Puma, que foi em larga margem de vantagem a mais bem sucedida indústria automotiva nacional.

Caravellas
Puma GTB/S2 – 1980

Duênio
Duênio
16 anos atrás

Primeiramente a palavra cego esta em desuso, hoje em dia se fala DEFICIENTE VISUAL.

A piada do Puma esta incompleta, pois a alegria de quando se vende um é 4 ou 5 vezes maior do que quando se compra.

Puma entra água não por ser velho, mas sim por falha de projeto e construção. Quem fabricou não foi por ideal e sim para ganhar dinheiro.

Tinha fila para comprar? Lógico pois a produção era pequena e isso não significa qualidade pois ate o Corsa da GM já passou por isso.

Sípoli - de novo...
Sípoli - de novo...
16 anos atrás

Mulecada que não grana pra comprar caixotes mas gosta de comentar sobre pumas? VocÊ deve ter um Puma né? Não? Eu tive, andei, tive um bianco, andei, tive outros carros, muitos, tenho 5 hoje em dia, e graças a deus nenhum é de fibra, carro de fibra é igual aquaria, cheio de água, nunca mais… esquenta igual sauna, cheira gasolina, não vira, mas também não anda reto, uma contradição isso… não acelera mas em compensação também não freia, frear pra que né? Demora tanto pra acelerar que frear iria fazer perder o tesão… duas alegrias, uma quanto compra e outra quando vende.

Racer_X
Racer_X
16 anos atrás

O Bacana mesmo, é ficar lendo essa mulecada que num tem grana nem pra comprar um golzinho caixote, que anda com o Astra do Papai achando que aquilo é “o carro”.
Pois bem pivetada, quando virem uma Puma GTS Amarela parada no semáforo em São Paulo, embaralhando a marcha lenta do Boxer 1800 trabalhado até a alma, Para do meu lado e tenta me acompanhar. Pode vir que eu te espero no próximo cruzamento.

Não adianta ficar lendo a FullPower e depois vir fazer comentário sobre carro. Isso aqui tá cheio de “Piloto de Revista ” huahaha !!!

Outra, ando de Puma por opção. Poderia perfeitamente andar de Audi. Carro alemão que é bom ?
De fato. os Fuscas vieram de lá.

Abracetas !

Eliane Weigand
Eliane Weigand
16 anos atrás

Após ler esses depoimentos não me contive!
Para os meus amigos, colegas, simpatisantes ou que nome queriam dar para quem é aficcionado por Puma, continuem assim, defendendo nossos raros carros. Raros??? Sim, porque só quem possui uma Puma (não a de quatro patas OK!) sabe o que é ter vida, ter emoção, ter vento na cara (no meu caso que tenho uma GTS), em fim, sabe como a vida é boa, bela e linda pilotando um carro desses.
Eles tem problemas? Tem com certeza, como qualquer carro antigo. Mas nada que atrapalhe essa paixão chamada:
PUMA.

E para quem não tem uma Puma ainda, adquira uma e descubra a vida dentro dela.

Um abraço a todos.
Eliane
Puma Clube
Diretora de Secretaria
http://www.pumaclube.com.br

Marcão Fioretti
Marcão Fioretti
16 anos atrás

Olhando com atenção….
é um baita Photoshop mal feito !!!!!!!
o cara não está encostando no carro e o carro está voando !!!! A roda traseira dela não está no chão…. francamente….

Marcão Fioretti
Marcão Fioretti
16 anos atrás

A lenda conta que o Michael Jackson levou um SP2 pros Istaites….

Rafael Diresta Argem
Rafael Diresta Argem
16 anos atrás

Aos “entendidos” sobre verdadeiros automóveis, meus parabéns. Creio que todos eles devem ter pelo menos carros melhores, ao invés de ficar falando de algo que eles sequer têm um equivalente. O carro tem defeitos? Claro que tem… O (meu pelo menos) tem 32 anos, foi muito judiado, o refiz inteirinho, gastei muita grana, pois ele vale muito pra mim, pela história da marca, pela história que esse exemplar tem comigo, etc. Alguém aí sabe o que é se importar com quem tentou fazer algo por esse país? Infelizmente ele não teve apoio, assim como vejo os “brasileiros” que temos nesses comentários… Agora, por que será que ninguém fala das desgraças que são os carros de hoje em dia? Fiesta, Corsa, Palio, Gol, Uno, etc? Até mesmo o Vectra tem problemas que aposto que os entendidos nunca viram, pois na verdade não entendem! Afinal, é novo e passa na TV, pra eles é isso o que importa. Já tive/andei com todos os carros possíveis fabricados nesse país, e em nenhum eu deixei de encontrar um defeito. Agora, por que falar mal do apenas “um dos mais importantes” carros da indústria automobilística nacional, juntamente com Fusca, Kombi e Brasília? Por que nunca tiveram o prazer de andar em um bem arrumado, que preste, pois realmente quando judiado, têm mesmo esses problemas citados e mais, mas assim como também têm problemas a Saveiro do meu pai, o Logus de minha madrasta, e todo qualquer carro que não é tratado como se deve.
Na minha já foram investidos R$ 16 000,00 com muito orgulho, do MEU bolso (e não do meu papai que me deu), serão investidos ainda mais R$ 20 000,00 para que fique como quero, e depois desafio até mesmo neguinho de Audi A3 Turbo que se acha o máximo, Golf ou Marea ou qualquer desgrama dessas, pra acelerar comigo na pista da Goodyear, pra ver qual anda mais forte e tem mais estabilidade, tá?

Abraços aos verdadeiros Pumeiros,
Rafael Diresta Argemiro – GTE 75 Vermelha – Jaguariúna/SP