A Corrida, 50

SÃO PAULO (houve outra?) – Dia 4 de agosto fez 50 anos aquela que é considerada por muitos a maior corrida de todos os tempos: a vitória de Fangio em Nürburgring, pela Maserati.

Foi o ano de seu quinto título. Uma recuperação fabulosa no fim da corrida depois de um problema bizarro no pit stop: uma porca ficou sobre o banco, ele se atrapalhou e foi ultrapassado por duas Ferrari, de Hawthorn e Collins.

Saiu à caça das duas e no final descontou mais de 40 segundos de desvantagem, batendo recorde em cima de recorde. “Eu nunca dirigi tão rápido em toda minha vida e acredito que não serei capaz de fazer isso novamente”, disse, na época.

Para celebrar a data, a Maserati lançou um site especial. E maravilhoso. A 250F que Fangio usou em Nürburgring em 1957 será apresentada neste fim de semana no stand da marca no próximo Salão do Automóvel em Frankfurt.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Esta foi uma daquelas corridas que vai ficar para a história. Alias, já ficou.
Foi disputadíssima em todas as suas 22 voltas, e lembrem-se que cada volta tinha mais de 22 kms !!!
Na bandeirada de chegada a diferença entre o 1°, 2° e o 3° era de aproximadamente TRES SEGUNDOS entre cada um deles!!Fangio, Hawtorn e Collins, Maserati e duas Ferraris.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Vitão,

Já lí os comentários. Mais um lugar a ser visitado na minha próxima viagem. A lista já está enorme. Obrigado pela dica.

vitão
vitão
16 anos atrás

1- Colotti era um fabricante de transmissões (cambio e diferencial) , que quase acabou com a carreira do GT-40 (os primeiros tinham um cambio com embreagem eletromecanica, um tipo de cambio Corsa ou tiptronic sem a eletronica). O torque do V-8tão moia as engrenagens; só melhorou quando passou para um ZF, que devia ser eletromecanico também e acabou sendo movido a feijão, ou a hamburguer, voces entenderam.
2- off topic para o Milton – veja comentário da coleção Stumpf no post do Audi C-1 . Espero ter ajudado em sua próxima viagem a zoropa.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Por que será que o Senna desperta tanto ódio das pessoas? Num post do Fangio, que aliás o Senna tinha como ídolo, aparece um monte de gente falando dele que não tem nada a ver. Existe uma fixação em dizer que ele não foi o melhor do mundo, sendo que ninguém falou neste post disso.

Outra coisa: Esses carros eram perigosos, mas não eram cadeiras elétricas. Era o que de melhor existia das fábricas na época. Vamos ver daqui a 50 anos o que falarão dos carros atuais. Se esses carros davam 250 Km/h os de hoje dão 400 Km/h e daí?. Cada época com suas limitações.

Parece ser “veloche vettura” que seria carro veloz, mas não tenho certeza. Veloz seria “veloce” sem h. Estranho.

J Zumbrunsky
J Zumbrunsky
16 anos atrás

Outro dia um cara escreveu no blog que o Senna foi o melhor piloto do mundo.
Cada época teve seu melhor piloto
Apesar que na época do Senna tinha uns 3 ou 4 melhores do que ele. ( em tempo, muito melhores)
mas ele é do Brasil Zil Zil.
Nesta época da foto se pilotava de verdade, veja os pneus, deve ser pirelli, nada de radial, tala 4 talvez 4 e meio.
Essas baratinhas tinham velocidade final de 250 kls por hora.
Essa molecada de hoje não tem culhão nem pra manobrar esse carro.
O que está escrito na foto?
Em cima ” Porque Fangio vence?”
Segunda linha: ” por sua grande classe e pela???? de seu carro.”
Terceira linha a pessoa está oferecendo essa foto para um cidadão chamado Valerio Colotti.
Se alguem traduzir melhor ótimo.
Para essa molecada que pensa que Senna , Hamilton, Schumacher, foram os melhores do mundo.. veja se eles tem peito de acelerar essa cadeira elétrica..
J Zumbrunsky

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

É por isso que simples mortais viram lendas imortais… grande Fangio… felizes aqueles que puderam ver isso… a gente só saboreia as histórias…

E como saboreia…

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Bela comemoração de uma corrida de verdade, com piloto de verdade em Autódromo (com A maiúsculo mesmo) de verdade. Maravilhoso!!!!!!

Jason
Jason
16 anos atrás

Taí o maior piloto de todos os tempos!

É esse tal de Juan Manuel…

Humberto Corradi
Humberto Corradi
16 anos atrás

De primeira o site. Eles realmente capricharam.

Valeu

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

O que achei mais legal na foto é a serenidade, a tranquilidade que a imagem do Fangio está passando!
Nem parece que ele está deitando o cabelo nesse belo carango!

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Que carro e que foto. Pena que não dá para entender o que está escrito nela e nem quem escreveu. É bom lembrar que na Mecânica Continental, categoria brasileira da década de 60, correram esses carros. Só os motores eram trocados por motor Corvete.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
16 anos atrás

Essa Maserati foi considerada por muitos o mais belo carro de Formula 1 de todos os tempos. Só o conheço por fotografias e, claro, por miniaturas. A CMC saiu de suas tradições de só fazer carros alemães e fez essa machina italiana. Nas escalas 1/18 e 1/12. Custavam uma fortuna ! Preparei o espírito para gastar, quando fui comprar, já era! Esgotou…

Mattos
Mattos
16 anos atrás

Concordo plenamente Vitor… E tenho uma visão um pouco diferente sobre a “evolução” da F1. Se é esporte não sei, competição seria a palavra mais adequada… mas competição de quê? Aí é q entra a parte mais complexa, muitas vezes invisível para os telespectadores… Hoje é mais fácil? Por um lado sim, por outro não… As coisas antigamente eram mais artesanais, mais no feeling. Hoje se tem muita informação, se trabalha com muito mais detalhe, mais precisão. Será q o Fangio seria bom guiando um carro com 300 botões no volante e tendo q ajustar o balanço dos freios 19 vezes em uma só volta? Não dá pra comparar…

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
16 anos atrás

Mattos, esse é o problema de quererem comparar épocas diferentes.

Mattos
Mattos
16 anos atrás

Boa lembrança.. Não sei muito desta época da F1, mas claro que todo o blah blah blah acerca das ajudas que os pilotos têm hoje já surgia no fim dos anos 80… E depois o Senna é q guiava carros difíceis, que tinha vida dura! Dá-lhe Fangio, o cara foi penta campeão sem cinto de segurança, sem capacete fechado, sem sant’antônio, sem nada…. O parachoque era a cara do piloto! Dizem q o Schumacher não foi o melhor de todos, pois a quantidade de títulos não conta. Aí o q conta é a dificuldade.. Mas qual a desculpa pra dizer q o Senna foi maior q esse cidadão Fangio????

Ico
Ico
16 anos atrás

O maior, o maior!!! :-)

Data especialíssima, homenagem merecida. Fiz um longo post sobre esta corrida no meu blog no sábado, 4 de agosto. Passem por lá também!

Abs!