Another comment
O projetista entregou o carro, o piloto testou e disse: “Ainda está saindo um
pouco de traseira, não dá pra colocar mais uma asinha?”. E o projetista, já de
saco cheio daquele mala, respondeu: “Deixa comigo”. Depois, foi trabalhar na Honda.
Serginho do RJ:
Eu não sou petista e vc enfiou a carapuça…Vai se tratar, garôto
Aposto que este é um Chaparral de JIm Hall, com um Chevy 7 litros empurrando. Esta fazendo a curva do Saca-rolhas em Laguna Seca!
Pelo capacete, diria que o pilot é John Surtees!
“Puxadinho” e “efeito sub-solo” foram demais…
huahauhauhuahuahauhauhauha
Mais detalhes aqui:
http://www.chaparralcars.com/gallery.php
Muito boa, esta…
O Walter mostrou grande dose de lucidez. O Jim Hall sempre esteve adiante do seu tempo e a maioria de suas idéias aparentemente malucas foram adotadas pelos gênios da F1 que não viveram seus últimos dias projetando carros da Honda. Câmbio automático, freios aerodinâmicos, aerofólios, tanque de combustível incorporado à estrutura do carro, extrator de ar e uso de materiais como lexan sào apenas algumas dessas propostas. De quebra ainda deu o maior apoio para que o Gil de Ferran deslanchasse no automobilismo norte-americano.
Supusitório metido a Chaparrall
O sol tava muito forte em Laguna e colocaram um telhado no carro(???)
Clauke:
Vc é petista? É que os petistas tem a ‘sua verdade’ e não costumam muito aceita as opiniões alheias…
Em vêz de asa o cara fez um ‘Puxadinho”
Não é por nada, mas essa asa do meio tá parecendo aquele treco que colocaram no meio da Praça do Patriarca, na entrada da Galeria Prestes Maia…
” Mas antes de sair pra pista entrega a mesa de jantar na casa do dono da equipe ok ?”
Faltou dizer que o Jackie Stewart participou dos testes iniciais desse carro, além de disputar várias corridas com o modelo posterior que tinha o sistema “aspirador de ar” com 2 hélices movidas por um motor 2T de motocicleta montado em cima do eixo traseiro.
O Gordon Murrey (escrevi certo o nome ?) utilizou essa idéia no projeto da Brabham de 1978/9 e o Lauda adorou.
Só quem vinha atrás dele é que detestava a chuva de pedras que o sistema mandava para trás e então, a FIA proibiu-o.
Porém, tudo começou na Chaparral, desde os aerofólios até os “aspiradores de ar”, utilizando-se todos os recursos intuitivos possíveis para se melhorar o desempenho aerodinâmico da caranga.
Grande Chaparral e grande Jim Hall, tenho a maior admiração por tudo o que fizeram no automobilismo.
O Walter e o Claudio Paes Leme sabem das coisas. Os outros são pré-débeis teleguiados…
esse dever ser o proximo carro do Dario Franchitti, essa coisa pelo menos deve ser mais dificil de decolar, como ele já fez duas vezes esse ano
AHAHAHAHAHA
Boa Vitão !!!!
Na presença de um Chaparral, vocês tinham que ser mais reverentes.
Esse maluco extrapolou nas asas, quando ninguém nem pensava em tê – las.
Quarenta anos depois, cheios de ver carros idênticos, desenhados por computadores e túneis-de-vento, a ousadia do Jim Hall pode parecer bisonha, mas, na verdade, era genial.
Viva Jim Hall!
césar costa,
essa asa foi utilizada sim ! pouco mas foi, creio que só em duas provas.
tenho essa foto que o FG publicou e mais algumas outras de revistas da época.
acho que no site da minichamps eles tem duas miniaturas desse carro, uma sem asa e outra com essa prateleira gigante da foto.
abs
Com ceretza o Projetista terá emprego na Eca Honda. rs…
A sombra é tão grande que o carro não paga IPVA, paga IPTU…..
o bom é que, com a sombra, ninguém corre de cabeça quente.
Acho que o piloto não reclamou do carro estar saindo de traseira não…acho que ele reclamou do sol !
HAhahahahahahaahahahahahaha
Essa coisa é uma piscina de fibra???
Que coisa triste, mas ao mesmo tempo hilária.
Abcs
Quem foi o patrocinador que perdeu a chance de ter esta “EXPOSIÇÃO”? Poderia ser algum frigorífico ou cervejaria, pq com certeza a churrasqueira tá aí no porta-malas, é só parar na beira da pista, se acomodar debaixo do “ranchinho” e mandar brasa. Rsrsrsrsrsrsr
loucoporcorridadecarro.blogspot.com.
Efeito solo ???
Este é o famoso efeito SUB-SOLO.
Mistura de Bamba-Cabeção com Conguinha Pirulito, ajambrado com uma porca prenha.
Deus me livre… que coisa horrível.
Acho que foi o único jeito que o projetista arranjou para esse bicho aí fazer o saca-rolha. Só faltou chamar o Zanardi.
O Foresti e o Paes Leme estão certos, mas essa asa me parece muito mais efeito de photoshop do que efeito aerodinâmico. Nunca vi foto desse carro com essa “asinha”…
Jim Hall torrou muito bem a grana que recebia da petroleira da família; maldade sua FG, o cara já saiu da Honda e foi para a Toyota desenhar pokemons.
Isso sim que é Penduricalho Aerodinâmico!!!!!
FG,
Parece que a foto é na saída da primeira curva do saca-rolha de Laguna Sêca….
Agora este carro não tem C tem CC!! Deve ter sido projetado pelo mesmo pessoal que fez a aerodinâmica da Kombi (sem ofensa, a sua é linda – principalmente os faroizinhos amarelos na frente…..) só que ela não foi projetada para ser carro de corrida….
Esta foto deveria estar na seção esquisitices!!!!
Abraços e boa tarde a todos.
Marcelo Foresti
Chaparral 2H pilotado por John Surtees na Can-Am. A solução das janelas laterais foi depois utilizada pelo Tyrrel P-34 de seis rodas.
parece um tenis com asa