Bom passeio

SÃO PAULO (nas nuvens) – Essa é para o pessoal do Rio. O blogueiro-aviador Thiago Sabino visitou o Museu Aeroespacial, na Base Aérea dos Afonsos.

“Fica aberto das 9h às 16h. É um belo passeio, que creio, representa um Rio dos bons tempos. Pra você que curte essa aviação antiga, tal como eu, vai ficar o dia inteiro lá vendo as garças que lá repousam. Tem até uma Kombi-torre. Me disseram que essa aí era para ser um posto avançado de controle aéreo, como uma torre itinerante”, conta o Thiago.

A Kombi-torre está aí embaixo. E tem esse DC-3, creio, que me parece algo maravilhoso.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago
Thiago
16 anos atrás

Vicente

Para chegar ao MUSAL/BAAF, sugiro pegar a av. brasil e ir até perto de Deodoro, Marechal Hermes, Vila Militar. Aí é só ir até a BAAF. Fica fácil chegar assim.

Fica atento com o horario de visitação. Pessoal lá não dá nem 1 min de canja caso voce exceda.

E aos amigos que gostam do museu da TAM (que complementa o acervo do MUSAL), em novembro, o Asas de um Sonho completa 1 ano, e vem surpresa por aí viu…( não posso dizer muita coisa, mas vai ter avião do acervo voando sim….
é o maximo que posso falar)..

Aguardem.

Abraços.

vicente
vicente
16 anos atrás

estou indo ao Rio e gostaria de visitar o museu. como chego lá?

Frederico Cavalcante
16 anos atrás

Esse DC-3 (PP-AVG) é simplesmente magnifico! Quanto ao museu da TAM, nem todos os avioes tem condicao de voo. Se o Lockheed L-049 Constellaton que lá está voasse teria muito neguinho infartando de tanta emoçao.

Abracos

Gilberto
Gilberto
16 anos atrás

Bacana demais! Todos os desenhos do %!$&#pau que tinham aviões usavam esse modelo (DC-3). Lembrei muito da minha infância, sou louco para tocar um avião, nunca o fiz.
Até mais!

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Poucas coisas me emocionam mais do que ver um DC-3 – ou C-47, no jargão militar, Dakota para os ingleses -. Foi num deles que fiz meu primeiro vôo, nas asas da Real Aerovias no distante 1957. Este avião mudou completamente a aviação mundial, tendo se convertido no primeiro economicamente viável. Outros que me levam às lágrimas: Curtis Commando, PBY Catalina, Constellation, o bom e velho Connie; Electra então já é choro convulsivo. Alguém aqui lembrou muitissimo bem do YS-11 Samurai. Adiciono ainda o maravilhoso Caravelle, o DC9 e o 707, na sua primeira versão. Clássicos, por que não dizer…

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Só a título de informação, e pouquissimos sabiam desta..

O electra está com combustível nos tanques…….

Se der partida, vai.

eheheheh ABraço.

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

É sempre um colírio ver o DC-3 (C-47 na versão militar), belo e eficiente. Quanto à Kombi… bem, felizmente o Brasil não entrou em uma guerra a sério desde 1945!

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
16 anos atrás

Visitei o Museu Aeroespacial em 1996 e, na quela época, estava impecável. Um dos aviões mais importantes que estão lá, na minha opinião, é o primeiro Lockheed Electra II que veio para o Brasil, encomendado pela REAL-Aerovias, mas recebido pela VARIG, que absorveu aquela empresa, em 1962, prefixo PP-VJM, utilizado por muitos anos na Ponte-Aérea Rio-São Paulo. Esse avião foi doado pela VARIG ao Museu Aeroespacial em 1992.

Ricardo Cunha

nicoboco
nicoboco
16 anos atrás

Com esse apagão aéreo no Brasil bem que poderíamos usar as Kombis e os DC 3, Viscount, Samurai, YS11, Constellations, J3 e outros bons aviões que temos nos museus, fariam jus ao caos implantando no País.

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Valeu Flavio!!!

Pois é pessoal, vale a pena meeesmo ir no MUSAL. Tem umas alas que foram encampadas pela EMBRAER e tá coisa linda.
André: O itamaraty ta do lado do Viscount , que era o avião presidencial do JK. Continua reluzente. E tem algumas aeronaves ( tais como esse DC3 da Aerovias Brasil) que estão do lado de fora por pura falta de espaço . Em condições de vôo, se encontram o C-46 Curtiss Commando, e o P-47 B4. Só que existe uma cláusula, da fundação do MUSAL, que não permite que o seu acervo seja dinâmico, ou seja, que possa voar.

Mas enfim, eu recomendo o passeio a todos, que não irão se arrepender. Ah, levem as crianças!!!!

Abração e mais uma vez valeu flavio!

PH
PH
16 anos atrás

Realmente o muse é beeeem legal. Eu nunca tinha ido lá até esse ano, quando fui lá em busca de uma locação para um clipe. Quem quiser conferir o resultado, está aqui http://www.youtube.com/watch?v=3ntCoOA52xk . A banda é a Columbia, grupo independente aqui do Rio.
Obs: Tudo o clipe foi feito através de fotos, utilizando a técnica do stop-motion.
Obs2: O povo reclamou dos aviões que ficam a céu aberto, mas a graaande maioria fica nos galpões.

Jason
Jason
16 anos atrás

Já fui várias vezes.

Vê se aparece no Rio pra gente dar um pulinho lá.

Gustavo S.
Gustavo S.
16 anos atrás

São mantidos em condições de vôo, mas não voam. De que adianta? O Corsair e o Spitfire não voaram mais desde que chegaram lá, há uns bons anos.

Bruno
Bruno
16 anos atrás

Pena esse DC-3 que foi restaurado nas cores da Aerovias Brasil (na verdade era um C-47 da FAB pelo o que me lembro) estar ao ceu aberto detonando a pintura.
Esse museu é legal pena que nenhum desses aviões voa de fato, nesse aspecto o museu da TAM é bem mais interessante pois todos os aviões de lá são mantidos em condições de vôo.

Maurício Carvalho /
Maurício Carvalho /
16 anos atrás

Moro na Penha e minha Mãe em Marechal. Nesse sábado estarei por lá para visitá-la e vou dar um pulo no museu. Marechal Hermes é minha terra, bem ao lado do museu.

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

O museu é sensacional!!

Essa Kombi é a antecessora dos Caveirões atuais…

Mauro
Mauro
16 anos atrás

Aqui no sul, em Porto Alegre, tinha um DC3, restaurado pelo Aeroclube de Belém Novo, que sobrevoava a cidade, era uma maravilha, pena que acabou.
Abraço a todos.

Serginho RJ
Serginho RJ
16 anos atrás

moro perto, uns 3 km mais ou menos.

já fui várias vezes.

é muito bom pra quem gosta e muito bom pra fazer alguém gostar.

André Buriti
16 anos atrás

Tem, ou tinha, um Itamaraty Executivo também, estacionado ao lado do Convair que serviu à presidência da república.
É um museu muito interessante, talvez um dos melhores do país.