By Spielberg

SÃO PAULO (só geladas) – Humberto Corradi, o maior fornecedor de fotos deste blog, mostra como se fazia uma filmagem “on board” nos anos 70. Notem a inscrição da Elf de cabeça para baixo, para ser mais legível nas imagens.]

Cacilda, os caras meteram uma antena na Tyrrell! Será que passava pelo túnel?

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Telemar
Telemar
16 anos atrás

Com aquela antena ele faz DDI de graça para qualquer lugar no mundo. Além da câmera semi-on-board, talvez estivessem testando um prototipo dos rádios em carros de corrida, o único problema (além do “leve” arrasto aerodinâmico) era que o pequeno apetrecho não cabia em túneis.

claudio
claudio
16 anos atrás

Nossa esta aí é classica o Patrick Depailler pilotando o Tyrrel P 34 em Mônaco, no video da para notar a posição de pilotar pois o carro estava sem a caranagem.
Alguem ai sabe dizer as medidas deste Tyrrel 6 rodas? ao que parece é maior que os carros da época e até mesmo que os atuais.

Rodinei Campos da Si
Rodinei Campos da Si
16 anos atrás

Flávio Gomes,

Pelo que eu vi, esta foto do Tyrrell P34 (pilotado pelo saudoso Patrick Depailler) com a câmera onboard, foi tirada durante os treinos livres do GP de Mônaco de 77.

Renato Bellote
Renato Bellote
16 anos atrás

Impressionante!

abs

marcio cordeiro
marcio cordeiro
16 anos atrás

jamais esqueci a primeira corrida que assisti pela tv com uma camera onboard.Johnny Dumfries no gp da Australia de 86 com um Lotus-Renault ELF.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Sensacional, e a câmera on board serrada no tal limpa trilhos para filmar “a rua”…

Caca
Caca
16 anos atrás

Jayme, fica difícil fazer qq correção nesse tipo de câmera, que não possui “controle remoto” a distância, como as câmeras de video atuais.

Vc fixavao setup do foco e íris para que pudesse, em uma volta, registrar o máximo possível. No caso, 99% das cenas acontecem no claro. Os caras fixavam a câmera, ajeitavam foco e diafragma e, segundos antes do carro sair do box, dispravam a câmera, que começava a “queimar” filme. O rolo durava cerca de 4 minutos, o suficiente para uma volta. O rolo de filme acabou, acabou o registro. Se o cara desse uma pirueta ou coisa que o valha, pode ser que a câmera não registrasse, pois estava parada, sem filme!

Heróicos tempos da era pré-video!

The câmera eye.
The câmera eye.
16 anos atrás

Outra coisa: Notaram o nº 4 invertido no limpa-trilhos do Tyrrell ? Não tinha prestado atenção nesse detalhe quando assisti o vídeo antes.

The câmera eye.
The câmera eye.
16 anos atrás

Só esqueceram de colocar no Lap of Gods uma pista: O nosso saudoso Interlagos pré 1990.

Jayme
Jayme
16 anos atrás

Alguem reparou que aquelas cameras não corrigiam a luminosidade o %!$&#breu que era dento do tunel? Não dava pra enchergar nada. Parece os de SP com carro filmadonão se encherga pn

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Pode ser estranho, mas ainda bém que alguém teve a idéia de montar essa torre para poder filmar pilotos de verdade… hoje em dia chega a ser um desperdício por câmera em F-1, ninguém faz nada muito arrojado.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Putz, sensacional… parece estranha essa câmera em cima desse jeito, mas a visão que se tem de todo o trabalho da famosa Tyrrell de seis rodas é incrível nesse vídeo… as corrigidas do Depailler não escapam… que barato!

MInoru
MInoru
16 anos atrás

Para os que gostam, visitem esse link ( http://www.project34.co.uk/ ) e deleitem-se!

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Eeeeeeita tocada amigo…

Nao sei porque , mas me veio na cabeça imaginando o Edgar de Mello Filho narrando essa volta do Depailler……as cutucadas que ele dá na barata, na saída daquela curva de baixa um pouco antes da entrada do tunel…ahhhh vai se f…..
Tem de TOCAR MUITO……

E tem essa aqui do J.Stewart…..

http://www.youtube.com/watch?v=SQB9tDZ830Y

Bicho, eu nao botava fé que o escocês tocava isso tudo não. A hora que ele entra na reta dos boxes DE LADO……..parei!!!!!!

Sorry pilotada nova…..dependentes quimicos de um negocio chamado CONTROLE DE TRAÇÃO.

Controle de tração pra mim é isso aí. O resto é o resto.

Bruno Said
Bruno Said
16 anos atrás

Que video F00000000000DA!!!!!

Nossa… É daqueles vídeos que você só admira e não fala uma palavra qualquer!!!

Demais! Show!

Episcopo
Episcopo
16 anos atrás

Espetacular !!!

Roberto Valle
Roberto Valle
16 anos atrás

Eu tenho este vídeo em casa. São dois volumes, que mostram vários formula 1 ao longo dos anos. Sempre com carros patrocinados pela ELF, claro. Chamam-se Laps of the Gods.

Caca
Caca
16 anos atrás

Foi a Elf quem patrocinou os primeiros ensaios com câmeras on-board, ainda de cinema, em 35mm, durante as décadas de 70 e 80.

O diretor francês Alain Boisnard era contratado deles para fazer essas imagens apenas de carros que corriam com combustível e/ou lubrificantes da estatal francesa.

Esses filmes estavam “perdidos” e foram reunidos recentemente em DVD duplo, chamado “Lap of the gods” (“No colo dos deuses”). É dificílimo de achar, e só tem lá fora. Eu comprei o meu no eBay, mas no DVD há o http://www.terrificstuff.co.uk, talvez tenha lá tb.

Esse é um dos melhores DVDs da minha coleção, e essas imagens captadas aí na foto estão lá tb. O maior destaque é para as imagens on-board do Jackie Stewart testando e desenvolvendo esse P34 de 6 rodas, com 3 câmeras pregadas em gruas de metal enormes, mostrando todos os detalhes da pilotagem e do carro.

Sensacional!

Ozman
Ozman
16 anos atrás

Hahaha, tinha visto esse vídeo e fiquei me perguntando por que a imagem estava tão longe… está explicado.

William Peña
William Peña
16 anos atrás

Mesmo com esse tôrre para a filmadora, ele passou pelo túnel. Lindo ronco, sem dúvida naquela época a F1 era mais legal

Wilson
Wilson
16 anos atrás

Que loucura a posição do piloto no carro. Sem a carenagem frontal dá pra ver o perigo que era andar naquilo. Parece posição de kart, e o pezão lá na frente, quase à frente do primeiro eixo. E os carros eram muito pequenos. Medo!! Mas devia ser uma sensação incrível.

Loreno Menegotto
Loreno Menegotto
16 anos atrás

Flavio gente fina,

Como faço para te mandar algumas fotos? Tenho umas bem interessantes, gostaria de ler seu comentário sobre elas…

No mais, parabéns pelo blog! Leitura obrigatória das minhas horas de almoço…

Rodrigo
Rodrigo
16 anos atrás
Sam
Sam
16 anos atrás

A coisa que mais evoluiu na F1 foi o volante.

Dá uma olhada no volantinho da Tyrrel.

Aliás, hoje já não é mais volante……..é joystick!

Rafael Duarte
Rafael Duarte
16 anos atrás
anselmo
anselmo
16 anos atrás

como era legal a formula 1 né ?

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Imaginem o desequilibrio do carro, com uma traquitana destas.

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Esteticamente, já não fazem mais pneus traseiros como antes….

Antes, faltava tecnologia mas sobravam vontade, amor ao trabalho e conteúdo.

Hoje sobram tecnologia e busca doentia pela celebridade., mas faltam conteúdo e sentido na vida.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Passava! Por coincidência, ví o vídeo hoje. É demais. Dá para ver o movimento das rodas, a direção, o piloto (Patrick Depailler) engatando…

Ótima idéia.