By Spielberg
SÃO PAULO (só geladas) – Humberto Corradi, o maior fornecedor de fotos deste blog, mostra como se fazia uma filmagem “on board” nos anos 70. Notem a inscrição da Elf de cabeça para baixo, para ser mais legível nas imagens.]
Cacilda, os caras meteram uma antena na Tyrrell! Será que passava pelo túnel?
Com aquela antena ele faz DDI de graça para qualquer lugar no mundo. Além da câmera semi-on-board, talvez estivessem testando um prototipo dos rádios em carros de corrida, o único problema (além do “leve” arrasto aerodinâmico) era que o pequeno apetrecho não cabia em túneis.
Nossa esta aí é classica o Patrick Depailler pilotando o Tyrrel P 34 em Mônaco, no video da para notar a posição de pilotar pois o carro estava sem a caranagem.
Alguem ai sabe dizer as medidas deste Tyrrel 6 rodas? ao que parece é maior que os carros da época e até mesmo que os atuais.
Flávio Gomes,
Pelo que eu vi, esta foto do Tyrrell P34 (pilotado pelo saudoso Patrick Depailler) com a câmera onboard, foi tirada durante os treinos livres do GP de Mônaco de 77.
Impressionante!
abs
jamais esqueci a primeira corrida que assisti pela tv com uma camera onboard.Johnny Dumfries no gp da Australia de 86 com um Lotus-Renault ELF.
Sensacional, e a câmera on board serrada no tal limpa trilhos para filmar “a rua”…
Jayme, fica difícil fazer qq correção nesse tipo de câmera, que não possui “controle remoto” a distância, como as câmeras de video atuais.
Vc fixavao setup do foco e íris para que pudesse, em uma volta, registrar o máximo possível. No caso, 99% das cenas acontecem no claro. Os caras fixavam a câmera, ajeitavam foco e diafragma e, segundos antes do carro sair do box, dispravam a câmera, que começava a “queimar” filme. O rolo durava cerca de 4 minutos, o suficiente para uma volta. O rolo de filme acabou, acabou o registro. Se o cara desse uma pirueta ou coisa que o valha, pode ser que a câmera não registrasse, pois estava parada, sem filme!
Heróicos tempos da era pré-video!
Outra coisa: Notaram o nº 4 invertido no limpa-trilhos do Tyrrell ? Não tinha prestado atenção nesse detalhe quando assisti o vídeo antes.
Só esqueceram de colocar no Lap of Gods uma pista: O nosso saudoso Interlagos pré 1990.
Alguem reparou que aquelas cameras não corrigiam a luminosidade o %!@$&@#breu que era dento do tunel? Não dava pra enchergar nada. Parece os de SP com carro filmadonão se encherga pn
Pode ser estranho, mas ainda bém que alguém teve a idéia de montar essa torre para poder filmar pilotos de verdade… hoje em dia chega a ser um desperdício por câmera em F-1, ninguém faz nada muito arrojado.
Putz, sensacional… parece estranha essa câmera em cima desse jeito, mas a visão que se tem de todo o trabalho da famosa Tyrrell de seis rodas é incrível nesse vídeo… as corrigidas do Depailler não escapam… que barato!
Para os que gostam, visitem esse link ( http://www.project34.co.uk/ ) e deleitem-se!
Eeeeeeita tocada amigo…
Nao sei porque , mas me veio na cabeça imaginando o Edgar de Mello Filho narrando essa volta do Depailler……as cutucadas que ele dá na barata, na saída daquela curva de baixa um pouco antes da entrada do tunel…ahhhh vai se f…..
Tem de TOCAR MUITO……
E tem essa aqui do J.Stewart…..
http://www.youtube.com/watch?v=SQB9tDZ830Y
Bicho, eu nao botava fé que o escocês tocava isso tudo não. A hora que ele entra na reta dos boxes DE LADO……..parei!!!!!!
Sorry pilotada nova…..dependentes quimicos de um negocio chamado CONTROLE DE TRAÇÃO.
Controle de tração pra mim é isso aí. O resto é o resto.
Que video F00000000000DA!!!!!
Nossa… É daqueles vídeos que você só admira e não fala uma palavra qualquer!!!
Demais! Show!
Espetacular !!!
Eu tenho este vídeo em casa. São dois volumes, que mostram vários formula 1 ao longo dos anos. Sempre com carros patrocinados pela ELF, claro. Chamam-se Laps of the Gods.
Foi a Elf quem patrocinou os primeiros ensaios com câmeras on-board, ainda de cinema, em 35mm, durante as décadas de 70 e 80.
O diretor francês Alain Boisnard era contratado deles para fazer essas imagens apenas de carros que corriam com combustível e/ou lubrificantes da estatal francesa.
Esses filmes estavam “perdidos” e foram reunidos recentemente em DVD duplo, chamado “Lap of the gods” (“No colo dos deuses”). É dificílimo de achar, e só tem lá fora. Eu comprei o meu no eBay, mas no DVD há o http://www.terrificstuff.co.uk, talvez tenha lá tb.
Esse é um dos melhores DVDs da minha coleção, e essas imagens captadas aí na foto estão lá tb. O maior destaque é para as imagens on-board do Jackie Stewart testando e desenvolvendo esse P34 de 6 rodas, com 3 câmeras pregadas em gruas de metal enormes, mostrando todos os detalhes da pilotagem e do carro.
Sensacional!
Hahaha, tinha visto esse vídeo e fiquei me perguntando por que a imagem estava tão longe… está explicado.
Mesmo com esse tôrre para a filmadora, ele passou pelo túnel. Lindo ronco, sem dúvida naquela época a F1 era mais legal
Que loucura a posição do piloto no carro. Sem a carenagem frontal dá pra ver o perigo que era andar naquilo. Parece posição de kart, e o pezão lá na frente, quase à frente do primeiro eixo. E os carros eram muito pequenos. Medo!! Mas devia ser uma sensação incrível.
Flavio gente fina,
Como faço para te mandar algumas fotos? Tenho umas bem interessantes, gostaria de ler seu comentário sobre elas…
No mais, parabéns pelo blog! Leitura obrigatória das minhas horas de almoço…
Aqui tem o vídeo da empreitada. Abs
http://www.youtube.com/watch?v=dchPW55k6pk&eurl=http%3A%2F%2Ffabioseixas%2Efolha%2Eblog%2Euol%2Ecom%2Ebr%2F
A coisa que mais evoluiu na F1 foi o volante.
Dá uma olhada no volantinho da Tyrrel.
Aliás, hoje já não é mais volante……..é joystick!
Ta ai o video…
http://www.youtube.com/watch?v=dchPW55k6pk&mode=related&search=
como era legal a formula 1 né ?
Imaginem o desequilibrio do carro, com uma traquitana destas.
Esteticamente, já não fazem mais pneus traseiros como antes….
Antes, faltava tecnologia mas sobravam vontade, amor ao trabalho e conteúdo.
Hoje sobram tecnologia e busca doentia pela celebridade., mas faltam conteúdo e sentido na vida.
Passava! Por coincidência, ví o vídeo hoje. É demais. Dá para ver o movimento das rodas, a direção, o piloto (Patrick Depailler) engatando…
Ótima idéia.